Atualmente, para começar a empreender é preciso ter cautela e entender como é o mercado empresarial. Isso porque, antes de tudo, é preciso saber quais são os segmentos mais rentáveis.
Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, ter uma grande ideia é apenas o primeiro passo para investir em seu próprio negócio.
Sabe-se que o aumento do espírito empreendedor entre os brasileiros desde o início da pandemia de coronavírus. Essa reviravolta provocou uma onda de abertura de lojas online e demanda por serviços de entrega de restaurantes, mercados e padarias.
No entanto, mesmo que você tenha estudado administração financeira faculdade, começar um negócio não é tão simples, pois há sempre algo novo mudando a forma como você vende e se comunica com o público.
Por outro lado, abrir seu próprio negócio é uma ótima maneira de se concentrar no que você realmente ama e tornar sua carreira um sucesso por meio de seu trabalho duro e de suas próprias decisões.
Dentre as vantagens de investir em seu próprio negócio, podemos destacar:
- Veja seus sonhos tomarem forma;
- Tomada de decisão autônoma;
- Aprender a resolver problemas;
- Crescimento pessoal e profissional.
Para começar no mundo dos negócios, algumas pessoas optam por lançar produtos ou serviços inovadores, ou até mesmo realizar uma especialização em um curso de gestão de pessoas online para aprender mais sobre gestão.
Independente da sua escolha, existem alguns passos que são essenciais para te ajudar a iniciar sua jornada empreendedora. Confira abaixo.
Índice do Conteúdo
Conhecendo os primeiros passos para ter seu próprio negócio
Um dos principais fatores que levam as pessoas a iniciar seus próprios negócios é gerar ou aumentar seu fluxo de renda.
No entanto, se a sua situação for a primeira opção, ou seja, gerar renda, tente não ter grandes expectativas principalmente nos primeiros meses.
Isso porque, no início de qualquer empreendimento, ele pode não gerar lucros tanto quanto o esperado. Por isso, considere ser lucrativo apenas no médio e longo prazo. Dessa forma, você pode evitar decepções em primeiro lugar e continuar trabalhando até ter sucesso.
Não é à toa que diversos empreendedores se frustram e fecham as portas logo no início, pois não atingem as metas pré-determinadas e autodenominam sua empresa um fracasso.
Entretanto, é importante lembrar que, até mesmo as maiores corporações do mundo começaram do zero e algumas até já chegaram perto da falência.
Uma forma de otimizar a escalada para o sucesso da sua empresa é desenvolver um plano de negócios voltado para o aumento dos lucros, utilizando o conhecimento adquirido em gestão de vendas para ajudá-lo a traçar estratégias nesta fase.
Dar o primeiro passo para realizar o sonho de ter a própria empresa pode parecer difícil, mas os benefícios que advêm dessa ação podem ser inúmeros, dependendo do quanto você trabalha para alcançar o sucesso.
Outro fator importante é entender o mercado de atuação do segmento em que você pretende atuar.
Portanto, você precisa pesquisar seus concorrentes para descobrir quais são os produtos mais vendidos, além de outras informações para ajudá-lo a construir seu negócio.
Procurar por uma formação, como um curso de empreendedorismo ead pode te ajudar a regular sua situação fiscal para que seu negócio possa operar sem restrições.
Após esses primeiros passos, é importante começar a divulgar o seu negócio e as redes sociais podem ser uma poderosa aliada para te ajudar nessa fase. Crie um perfil profissional e mostre seus serviços e produtos na web.
Por fim, estabeleça metas e objetivos em seu plano de negócios e crie atividades de rotina que o ajudem a atingir essas metas. Com base em seus resultados, avalie como você está crescendo e onde pode melhorar.
10 dicas de empreendedorismo para iniciar o seu negócio
Existem diversos segmentos que oferecem oportunidades favoráveis para as pessoas, basta escolher aquele com o qual você mais concorda e pesquisar como investir para ter lucro.
Para te ajudar nessa tarefa, confira essas 10 dicas de negócios.
Cosméticos de beleza
Cuidados pessoais e cuidados com a beleza são característicos de muitos, inclusive da maioria dos brasileiros.
O Brasil é o quarto país a ter o maior mercado de beleza e bem-estar do mundo, segundo dados levantados pela Forbes.
Essas informações tornam o setor uma área interessante para investir em 2022, seja em lojas físicas ou online. Os produtos vendidos vão de cremes de beleza a cosméticos, fragrâncias, sabonetes e produtos para o cabelo.
Entrega de comida
Se você gosta de cozinhar, então a seção de culinária pode ser para você unindo os seus dons a uma boa especialização em gestão comercial ead.
Devido à pandemia do COVID-19, a popularidade do delivery de comida aumentou significativamente após o período de quarentena.
Como resultado, o take-out se tornou muito popular, seja uma lancheira vendendo comida caseira ou um tipo de torta para agradar um namorado à tarde.
Comércio eletrônico
Com o advento da transformação digital, as lojas online se popularizaram como uma ótima opção para quem quer ter seu próprio negócio. Fazer uma faculdade de vendas e marketing pode te ajudar nessa tarefa.
Para abrir uma loja online, você só precisa de uma pequena quantidade de estoque de produtos em casa e uma plataforma de vendas eficiente para atender seus clientes. Uma variedade de produtos está disponível, como joias, livros, roupas e material escolar.
Ensino à distância
As instituições de ensino EAD (ensino à distância) também serão uma tendência em 2022 devido à popularidade dessa abordagem durante a pandemia do COVID-19.
Essa é uma ótima oportunidade se você é professor e oferece curso de gestão de recursos humanos. Desta forma, você pode ensinar em casa usando seu próprio celular. Para atrair alunos, você pode divulgar seu curso nas redes sociais com base nos interesses do seu público-alvo.
Franquia
As franquias podem proporcionar alta visibilidade porque já possuem marcas estabelecidas no mercado.
Isso torna o investimento mais seguro, pois seu público já conhece seu produto por causa da marca-mãe de sua franquia.
No entanto, o valor do investimento desse tipo de negócio pode ser alto, dependendo da popularidade da marca e do público que o franqueador possui. Portanto, você precisa considerar seu orçamento disponível antes de investir.
Consultoria
As empresas de consultoria são negócios ideais para especialistas em áreas específicas, como gestão de startups e empreendedorismo digital. Esses profissionais podem repassar seus conhecimentos por meio de mentoria.
Dessa forma, é possível atuar como coach, palestrante e assessor dos produtos e serviços da empresa em eventos. As possibilidades são muitas, basta saber transferir seu conhecimento.
Produtos de Informação
Produtos de informação são produtos digitais que ensinam as pessoas a fazer algo, como, por exemplo, cursos e e-books para alunos que realizam faculdade gestão financeira ead, geralmente a um preço acessível.
Ou seja, é uma forma organizada de difundir conhecimento, entreter e inspirar as pessoas a participarem.
As oportunidades de trabalho são muitas, como produzir conteúdo digital, distribuir seus próprios materiais, revender produtos de terceiros, criar divulgação de cursos e outras necessidades das pessoas que compram produtos.
Material de escritório
Atualmente, os materiais de escritório existem em vários lugares, como mesas de trabalho nas casas das pessoas. Essa mudança também se deve à pandemia que está mudando os espaços de trabalho das pessoas.
Por se tratar de um campo em constante evolução, os investimentos podem ser feitos em diversas áreas dentro dele, desde a venda de móveis até a montagem de um home office até a venda de produtos que tornam os espaços mais confortáveis, como cadeiras giratórias, apoio para os pés e mousepads.
Revenda de produtos
O revendedor é o intermediário entre o comprador e o fabricante do produto. Por se tratar de um mercado grande e abrangente, o valor do investimento inicial é baixo, sendo necessárias apenas algumas peças para iniciar a revenda.
Você só precisa ter o cuidado de reabastecer seu estoque e ter sempre produtos disponíveis quando os clientes precisarem comprar. Seu catálogo de revendas pode ser extenso, variando de produtos eletrônicos como fones e carregadores a itens como jóias.
Vestuário
A indústria de vestuário é enorme e diversificada, pois existem nichos de mercado para todos os tipos e estilos de corpo. Se você fizer suas próprias peças personalizadas, você tem mais chances de sucesso porque as pessoas se interessam muito por esse tipo de trabalho.
Para aumentar seus lucros, use fotos, vídeos e outros tipos de conteúdo relevante e interativo para divulgar seu trabalho através das redes sociais.
Com isso, é possível obter boa visibilidade e lucro para o seu negócio.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.