Um dos primeiros passos para o desenvolvimento de qualquer empresa é a montagem do planejamento de marketing. Esse processo é muito importante para delimitar o andamento da marca e a visualização de todo o cenário em que ela está posicionada.
É no momento do planejamento que o gestor terá uma visão da saúde da empresa e vai vislumbrar e projetar todas as ações futuras para alcançar os objetivos.
Portanto, é um momento de muita atenção e estudo para não deixar nenhum erro passar, comprometendo o sucesso da estratégia. Fique conosco neste artigo que vamos te explicar como montar um planejamento de marketing do zero.
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O que é Planejamento de Marketing?
O Planejamento de Marketing é o direcionamento das ações de divulgação da empresa e, consequentemente, do nome dela. Tais processos devem ser pensados considerando os objetivos desenhados pela gestão do empreendimento.
A sua importância se encontra na clareza dos passos a serem seguidos para atingir as metas da marca, válido para diferentes casos, da financiadora de carros até a vendedora de roupas do bairro.
Com o planejamento realizado, os gastos serão pensados de maneira mais adequada e as ações serão tomadas com responsabilidade e embasamento.
Além disso, o público-alvo da empresa será tido como foco de todas as ações, sendo beneficiado pelos objetivos (e contribuindo para essas metas).
Seja você o dono de uma fábrica de alarmes monitorado ou de uma agência de artistas musicais, alguns passos são importantes no planejamento de marketing. Confira alguns deles abaixo.
Conheça o seu negócio
Ao começar o seu Planejamento de Marketing, é importante conhecer o seu próprio negócio e o que se deseja destacar para alcançar o público.
Assim é possível aplicar as melhores ideias e direcionamentos para o desenvolvimento das ações e da própria empresa.
Nesse sentido, seja um especialista do seu serviço, conheça tudo sobre ele para tirar as dúvidas dos clientes e auxiliar nos processos de trabalho da sua equipe.
No escopo de aprofundar o conhecimento sobre o próprio negócio, proposta e valor para o público, também está o estudo do mercado que você está inserido.
Para ajudar nesse processo, existe a análise SWOT, ou em português FOFA, que envolve as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
A partir desses termos, você fará um estudo do ambiente interno e externo da empresa e do ambiente com o qual ela se relaciona.
Nesse sentido, temos as forças e as fraquezas representando os fatores internos, e a análise das oportunidades e ameaças para o ambiente externo.
É o momento de checar quais são os seus concorrentes, o que eles apresentam de boas ideias ou de oportunidades/”brechas” que possibilitam a entrada do seu serviço.
Assim, ao traçar o planejamento é preciso se perguntar: o que você tem de melhor a oferecer e no que pode melhorar?
Essas são perguntas que ajudarão a entender melhor a projeção do negócio e das ações de marketing, direcionando as vendas, considerando qualquer tipo de produto, das cortinas blackout para as mesas de escritório.
Conheça seu público
Depois de entender o seu negócio, é necessário conhecer o seu público.
Hoje, o marketing não se volta para o alcance geral das pessoas. É a segmentação e personalização do público que traz melhores resultados. Para isso é necessário investir na chamada criação da persona da empresa.
Essa persona é um cliente ideal da marca, projetado nas primeiras conversas do Planejamento de Marketing. É uma pessoa fictícia moldada considerando o público com diversos dados a serem preenchidos. Alguns deles são:
- Nome;
- Idade;
- Localização;
- Hobbies;
- Escolaridade;
- Dores;
- Medos;
- Desejos;
- Preocupações, etc.
O aprofundamento é importante nessa etapa, pois quanto mais você entender seu cliente ideal, com base em pesquisa e entrevista, mais você vai direcionar suas vendas para a pessoa que tende a comprar rapidamente, aumentando o lucro final.
Considere, por exemplo, um curso NR 10. Para que você consiga o número de inscrições necessárias, conhecer o seu público-alvo é um passo importante.
Só assim você será capaz de divulgar da forma mais atrativa e com a linguagem que o seu futuro cliente vai se identificar.
Tenha um posicionamento
Conhecer o que você vai oferecer e para quem é importante também para entender como você quer ser percebido pelo público e qual abordagem usar. Entra aí o posicionamento de marca, um item relevante para o sucesso – ainda mais no momento hiperconectado em que vivemos.
O posicionamento diz respeito a alguns valores subjetivos que você deseja que sejam atrelados à marca, tais como ideologias, missão e significados de vida. No geral, é aquilo que dará um sentido especial e único para sua marca.
Ou seja, é o que pode diferenciar você dos concorrentes com serviços semelhantes, tais como venda de portaria remota e outros produtos de segurança.
O posicionamento é como você quer ser lembrado pelos consumidores, seja no pós-venda, durante a conversa com colegas ou na escolha do serviço.
O posicionamento da marca será lembrado nas futuras tarefas do Planejamento de Marketing, quando você vai se concentrar no design da marca, nos conteúdos oferecidos, na identidade visual e muitos outros itens.
Defina seus objetivos
Depois de ter uma boa base dos passos acima, é hora de definir seus objetivos.
Nenhuma empresa pode avançar sem um objetivo claro, sem um cenário a alcançar. Esta etapa requer muita atenção para que tudo seja claramente entendido e os objetivos sejam compreendidos.
Para tanto, há o modelo SMART. Uma metodologia que funciona como uma grande aliada na hora decidir os objetivos. Esse termo é desmembrado da seguinte forma:
- S de specific = específico;
- M de measurable = mensurável;
- A de attainable = atingível;
- R de realistic = realista;
- T de time-bound = com prazo.
Assim, é possível entender que os seus objetivos devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazo definido, trazendo mais clareza aos processos.
Ao seguir esse método, a equipe vai entender rapidamente o que e como deve ser feito, agilizando o projeto e obtendo resultados.
Portanto, no caso de uma empresa com foco na venda de chuveiro de emergência, tenha em mente quantos produtos serão fabricados e em quanto tempo, por exemplo.
Agora também é hora de revisar o estudo sobre o ambiente, a fim de entender o que já foi feito por outras empresas e como elas lidaram com os processos para se posicionar de forma mais adequada.
Defina as suas estratégias
Objetivos bem definidos foram traçados, mas como alcançá-los e mensurados?
Isso também faz parte de um bom Planejamento de Marketing. Pensar quais serão as operações necessárias para alcançar os resultados indicados na última etapa compõe as estratégias da empresa.
É o momento de escolher as ferramentas. Se a ideia é ter um número específico de seguidores nas redes sociais e aumentar a autoridade do site, é necessário aplicar técnicas do Marketing de conteúdo, por exemplo.
Considere que você possui uma empresa que vende produtos relacionados com a segurança do trabalhador.
Ao criar um site ou blog, uma boa ideia de conteúdo é um artigo explicativo sobre AVCB bombeiro, atraindo um dos profissionais que mais entram em risco no cotidiano.
Nas redes, materiais complementares podem ser divulgados, atraindo os usuários para a página e criando relação entre elas.
Tal como para o objetivo, também existe uma metodologia para auxiliar na definição das táticas de trabalho. São os 4Ps do Marketing, compostos por Preço, Produto, Praça e Promoção.
Em resumo: o valor do seu produto, o que você está oferecendo, em quais locais e como você pretende divulgá-lo precisam ser compreensíveis nas campanhas.
Esses quatro pilares são fundamentais para estabelecer o começo de qualquer empreendimento, com ações bem fundamentadas e definidas.
Faça um plano de orçamento
Não tem jeito, para colocar qualquer empresa em prática, é necessário um certo investimento. Mas ele precisa ser bem estudado e direcionado, para que nenhum dinheiro seja desperdiçado e as áreas corretas sejam ampliadas.
Para isso, existe o plano de orçamento dentro do Planejamento de Marketing.
Estude o que você vai precisar para colocar em prática as suas ideias e quanto exatamente você vai precisar investir para aplicá-las, identificando melhorias e retornos.
Isso envolve desde a contratação e capacitação de funcionários, despesas com contas de luz, internet e água, campanhas de anúncios pagos e o próprio marketing e publicidade aplicados no projeto como um todo.
Dessa forma, com um bom estudo após os objetivos e estratégias, considerando o orçamento e prioridades, você não deixará de gastar, mas investirá com mais qualidade no negócio, obtendo equilíbrio, lucro e uma boa receita.
Tenha um cronograma
Depois de tudo isso, é hora de pensar nos dias e meses de ativação da empresa e acionamento das campanhas. É hora de responder a pergunta mais esperada: “quando colocar as ações em prática?”
É importante definir datas para táticas mais gerais e outros prazos mais específicos.
Estabeleça também os responsáveis por cada estratégia e faça com que todos saibam os passos de toda empresa e o que devem fazer.
Por exemplo, se existe uma equipe responsável por alinhar os materiais de proteção radiológica na sua loja de ferramentas, certifique-se que eles saibam as datas e horários para terminar os projetos e entregar os relatórios, tudo dentro do cronograma.
Comece agora a montar o seu planejamento de marketing
Agora que você já sabe os principais passos para montar um Planejamento de Marketing, já está pronto para começar os trabalhos.
Se reúna com a sua equipe, pesquise bastante e coloque em prática as dicas que te ensinamos neste artigo para obter os melhores resultados em seu negócio.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.