A Black Friday é a temporada na qual a grande maioria das pessoas aproveita o momento para antecipar suas compras de final de ano, acessando estabelecimentos de e-commerce que colocam à disposição descontos extremamente vantajosos.
Nesta Black Friday, o sucesso nas vendas de produtos e serviços é uma condição que todo e-commerce busca.
Além do sucesso, todo e-commerce procura, nesta época, por meio de várias estratégias, atrair muito mais consumidores.
A concorrência é acirrada, e cada loja, independentemente do segmento em que atua, utiliza-se do alto potencial de alcance da internet para ir em busca de um público qualificado que pretende, por exemplo, realizar uma revisão automotiva completa.
Não se trata apenas de vender esse serviço, mas mostrar ao consumidor o quanto vale a pena optar pelo seu e-commerce. Isso por causa dos descontos interessantes que ele pode oferecer e, também, um pagamento mais facilitado.
Mas, para que isso aconteça, o seu e-commerce precisa identificar exatamente quais os tipos de ações que serão aplicadas em marketing, porque o consumidor está cada vez mais exigente e, mesmo neste período, não opta por qualquer produto ou serviço.
Por isso, é importante saber como atrair um consumidor, seja aquele que procura um rack aberto de parede ou qualquer outro produto, pois com isso certamente as chances de sucesso nas vendas serão bem maiores.
Índice do Conteúdo
Dicas para obter sucesso na Black Friday
Para que o seu e-commerce tenha sucesso em um dos dias mais importantes do comércio varejista, a lista abaixo mostra algumas dicas interessantes que fazem com que as vendas aumentem consideravelmente, tais como:
- Planeje-se antecipadamente;
- Faça uma análise de outras Black Fridays;
- Defina seus objetivos;
- Faça negociações com fornecedores;
- Avalie a estrutura da loja;
- Comprometa-se com o que foi prometido;
- Transmita segurança nas informações;
- Libere informações da Black Friday aos poucos;
- Altere o layout da loja;
- Estenda o período da Black Friday.
Um erro que o seu e-commerce não deve cometer é deixar os preparativos para esta data em cima da hora. É importante agilizar antecipadamente o disparo de e-mails ou fazer telefonemas, para informar que a data está chegando
Para facilitar esse trabalho, planejar um calendário para essas atividades é fundamental, inclusive à própria organização dos funcionários que trabalham com a logística de entrega dos produtos, por exemplo.
Uma entrega de peças para motor de empilhadeira, quando compradas na Black Friday, devem ser entregues na data solicitada pelo consumidor. O atraso no recebimento dos produtos pode transformar esse período em uma “Black Fraude”.
Tudo isso precisa estar na ponta do lápis. É importante também reforçar o quadro de colaboradores e, se for necessário, entrar em contato com fornecedores e planejar promoções que serão fornecidas.
Outra dica para o sucesso é estudar as Black Fridays anteriores. Por meio dos relatórios do período anterior, seu e-commerce poderá ter uma boa perspectiva de como será a atual.
Esse período não é só para impulsionar as vendas. É uma oportunidade para angariar mais clientes para a base de contato da loja, aumentar o tráfego do site, engajar-se nas redes sociais e vender as esquadrias de alumínio preto fosco encalhadas.
Por isso, os objetivos precisam estar bem definidos, dessa maneira seu e-commerce conseguirá criar uma estratégia eficiente para avaliar bem as informações do que está dando certo ou não, realizando mudanças se for necessário.
A negociação com o fornecedor é fundamental, pois nesse período a demanda na procura dos produtos é muito grande.
Então, antes da Black Friday começar, aproveite as técnicas de negociação e capriche no preço dos produtos para que a movimentação do estoque gire facilmente e não falte produtos.
É importante salientar que o mesmo fornecedor que atende à sua loja, também atende a outras e, quanto mais rápido se entrar em contato com ele, mais fácil se faz o trabalho nesse momento.
A verdade é que muita coisa pode não dar certo na Black Friday, por isso é essencial verificar a estrutura do seu e-commerce, como a equipe que atenderá aos pedidos de compactador de solo manual, a área financeira e o setor de logística.
É necessário que tudo esteja funcionando adequadamente nesse dia, desde o sistema de pedidos até a entrega do produto. Trata-se de um dia em que tudo precisa dar certo, pois o sucesso se baseia na preparação de todos os setores da loja.
Durante esse período, é importante atentar-se a tudo que foi prometido aos consumidores. Seja por meio dos e-mails, dos telefonemas e das propagandas colocadas no site: tudo deve ser cumprido e respeitado.
É importante que os lojistas respeitem o cliente durante a Black Friday para que muitos deles retornem em outras datas comemorativas.
As boas práticas devem ser exercidas a fim de que o consumidor se sinta seguro e as vendas de tubo de polietileno para gás aumentem.
Todo e-commerce deve aproveitar a Black Friday para passar as informações corretamente no site. Uma delas é garantir que o produto tenha quantidade suficiente no estoque. Se não tiver, é essencial informar a quantidade exata.
Isso faz diferença aos olhos do consumidor. Assim como explicar exatamente quais são as formas de pagamento que serão aceitas (boleto, cartões de crédito ou transferência bancária, por exemplo). Tudo de forma segura.
Um dos segredos de sucesso neste período é gerar expectativa nos clientes. Libere as informações desse evento aos poucos, criando um clima de suspense. Isso gera maior interesse.
O sucesso também está baseado no layout da loja virtual. As informações devem ser bem explícitas nas imagens colocadas no site. Portanto, mudar o layout é imprescindível para chamar a atenção nesse período. A sinalização deve ser clara.
Agora, se todos os produtos não forem vendidos, estender o prazo da Black Friday por meio de um saldão de bateria de moto, por exemplo, vai fazer com que as últimas peças sejam escoadas. Uma ideia é oferecer preços mais promocionais.
Diante de tudo isso o e-commerce pode garantir uma grande sucesso, porque a competitividade é grande nessa fase, principalmente com relação à logística nas datas de entrega, ou até no fornecimento de produtos errados e mal conservados.
Lembrando que são várias lojas disputando um melhor lugar nesse momento, e a agilidade é um grande diferencial, pois os consumidores não querem esperar muito para receber seus produtos ou verem seus pedidos aprovados.
Portanto, é recomendável que o e-commerce tenha uma boa plataforma de gerenciamento de fretes, por exemplo, para conseguir mais vendas, porque ela oferece melhores condições na rapidez da entrega, satisfazendo totalmente o consumidor.
O frete é uma forma de manter uma melhor competitividade frente aos concorrentes, garantindo uma boa experiência do cliente, assegurando-lhe maior confiança na compra de produtos e serviços.
Como abordado anteriormente, essa data pode causar alguns problemas, mesmo que tudo seja bem planejado antecipadamente. Algumas coisas negativas que aparecem nesse período são:
- Promoções falsas colocadas no site da loja;
- Demora na entrega do produto;
- Produtos defeituosos não condizentes com as propagandas;
- Má qualidade no atendimento dos consumidores;
- Falha na política de trocas.
A loja precisa estar atenta a esses detalhes,para que não aconteçam reclamações e que elas não façam com que o e-commerce denigra a sua imagem no mercado. Se isso ocorrer, reverter o processo é bem complicado.
Dicas de cupons na semana da Black Friday
Durante a semana desse evento o oferecimento de cupons é uma excelente maneira de atrair mais clientes para a loja e aumentar as vendas. Abaixo seguem algumas dicas de cupons que podem ser elaborados:
- Cupons de descontos progressivos;
- Cupons de combos promocionais;
- Cupons de desconto por forma de pagamento;
- Cupons de brindes e amostras gratuitas;
- Cupons de “compre 2 e pague 1”, por exemplo.
As vendas neste período não são fáceis, mas o empreendedor de um e-commerce pode oferecer esses cupons, cumprindo com o que foi prometido. Dessa forma o cliente não apenas pode retornar, como também indicar o site da loja para outras pessoas.
Eles não se aplicam apenas em produtos, mas a serviços como a locação máquina criolipólise, por exemplo. Nesse sentido, um cupom de desconto pela forma de pagamento do aluguel, é bastante interessante.
O contato com os clientes sempre é muito importante em qualquer período. Contudo, especialmente na semana da Black Friday eles devem ser muito mais acionados, porque isso garante, obviamente, mais vendas e lucros para o e-commerce.
Portanto, a lista abaixo mostra algumas dicas de como realizar isso nesse período, cuja conduta deve permanecer durante os 365 dias:
- Acionar a base de clientes já cadastrados;
- Usar mais intensamente as redes sociais;
- Planejar estratégias de retargeting;
- Identificar clientes que abandonaram o carrinho de compras.
As dicas acima apontadas, permite que o e-commerce ao longo da Black Friday capture os clientes, mantendo-os interessados em realizar compras, podendo, com isso, criar um bom relacionamento e avolumar as suas vendas.
Considerações finais
A Black Friday é um período em que o e-commerce pode alcançar um grande sucesso, destacando-se entre todas as lojas que participam do evento. A concorrência é acirrada, mas vale a pena investir esforços nessa temporada.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.