Por muito tempo, o marketing atuou de forma direta com os consumidores surgindo de imediato com uma proposta de venda. Nos dias de hoje, é possível planejar uma conexão mais duradoura que vai desde a captação de leads até uma conversão de venda.
A captação de lead é um processo que visa conseguir um contato de clientes em potencial de uma determinada empresa. O uso mais comum dessa estratégia é feito por meio do preenchimento de um formulário online ou presencial.
Garantir o acesso a esse tipo de informações é um dos objetivos de algumas das estratégias de marketing que se provam mais eficientes. É a partir desse passo inicial que a empresa estende a sua comunicação para persuadir o visitante de realizar uma compra.
Esse segundo momento pode ser chamado de nutrição de leads, e é a partir de mais interações focadas nesse público já captado que a marca pode mostrar mais do produto ou serviço relacionado a fibra otica ou até propor ofertas exclusivas.
Todo esse processo é uma novidade vinda junto com o marketing digital e que já mudou completamente a forma que o mercado de marketing se organiza e estuda para se aprimorar, fazendo com que as vendas exijam mais trabalho para melhores resultados.
Se antes as vendas eram fruto de ofertas rápidas, agora é preciso de mais planejamento. Chegar direto até um consumidor com um discurso de venda se mostra um modelo cada vez mais ultrapassado e ineficiente, uma vez que tem baixa taxa de conversão.
Os modelos mais atuais de marketing envolvem mecanismos de Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e Marketing de Atração para chamar a atenção do consumidor para uma determinada marca, coletar informações e amadurecer a decisão de compra.
Durante esse processo, é preciso coletar informações tanto de perfil quanto de contato desse público. Esse processo é chamado de captação de leads e é fundamental nas estratégias de marketing mais influentes e eficientes nos meios digitais.
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O que é a captação de leads?
Para entender como essa estratégia atua no dia a dia de uma companhia de brindes personalizados para festas é preciso ter de forma muito clara uma definição de o que são leads e o que significa criar formas de captação, nutrição e conversão desses elementos.
O lead pode ser definido como um dos estágios que um cliente assume durante uma jornada de compra, mas também é a definição de uma fonte de dados sobre um determinado grupo de clientes.
Esse processo é analisado a partir de um olhar recente do marketing em que as empresas deixam de focar apenas em vendas e passam a olhar para a construção de laços de confiança dos seus consumidores.
O cliente que passa a ser tratado como um lead é aquele que já demonstrou interesse na marca ou no produto como camiseta uniforme empresa e pode, dependendo dos próximos passos, concluir uma compra.
Ao se apresentar no alcance da empresa para contato, o lead passa a fornecer informações e respostas para que a marca possa oferecer as condições certas para a venda.
Em geral, o lead chega até empresa de livre e espontânea vontade, mas atraído por uma oferta de valor.
Sendo assim, o processo de captação de leads ocorre em duas vias diferentes, de um lado tem uma marca oferecendo algum material relevante de forma gratuita, e do outro um público interessado em consumir esse material e receber mais informações sobre a marca.
Um dos modelos mais tradicionais dessa estratégia é aquela que utiliza landing pages, ou páginas de aterrissagem, para gerar essa procura e captar contatos de clientes em potencial, mas esse mercado cresce junto com o número de possibilidades.
Como gerar captação de leads para a sua empresa
Para uma estratégia de captação de leads eficiente é preciso investir em um bom mecanismo de atração. Para uma empresa de internet veloz, o universo de Inbound Marketing oferece muitos modelos diferentes de atração e consolidação de leads.
Parte fundamental de uma estratégia de captação, nutrição e conversão de leads é uma proposta de valor inicial coerente, atrativa e qualitativa. Esse fator é como a isca que vai atrair o consumidor para dentro do funil de vendas da sua empresa.
Algumas das possibilidades de geração de mais leads para uma empresa de viga de ferro armado, são:
- Materiais ricos como e-book, guias e infográficos;
- Pesquisas de mercado e de resultados;
- Newsletters ou disparo de e-mails informativos;
- Webinars ou aulas gratuitas;
- Podcasts e criação de conteúdo em vídeo;
- Acesso a uma comunidade relacionada;
- Incentivos exclusivos no consumo de produto ou serviço;
- Orçamentos e consultas gratuitas;
- Testes, amostras e períodos de uso;
- Uso de campanhas pagas para distribuição.
Todas essas ferramentas podem gerar a captação de leads tão necessária para o funcionamento de todas as estratégias de marketing. No geral, além de atrair um público já interessado no seu nicho de trabalho.
Esse material deve proporcionar uma experiência satisfatória em si mesma. Com esse produto entregue, a marca deve propor uma chamada para ação e, então, coletar informações dos clientes em potencial interessados em saber mais sobre a empresa.
Por que uma marca precisa captar leads?
A captação de leads é um dos processos mais essenciais, pensando no atual funcionamento das estratégias de marketing digital em vigor no dia a dia. Isso acontece por um avanço tecnológico que foi acompanhado de novas técnicas de marketing.
Outro fenômeno causador dessa transformação, que atinge desde grandes empresas até uma vendedora pequena de bateria fox 2014, é o aumento da exigência dos clientes e da demanda por acesso à informação antes de uma compra.
As compras de uma pessoa, em tempos antigos, eram feitas de forma muito mais impulsiva. Em geral, presencialmente e sem acesso à internet rápida, diminuindo a chance de que o consumidor avalie melhor essa compra e possivelmente mude de ideia muitas vezes.
Agora, as pessoas compram desde roupas até um cano de 2 polegadas para irrigação pela internet, onde o consumidor tem um universo incrível repleto de informações que ele pode utilizar para consultar e mediar a sua decisão.
Com esse fenômeno na nova estrutura de mercado do dia a dia, o poder de persuasão rápida de vendedores é cada vez menor, fazendo valer mais a criação de relacionamento entre consumidor e marca, assim como a demonstração prática de valor e utilidade.
Utilizando as ferramentas de motores de buscas e algoritmos das redes sociais, os consumidores encontram novas empresas todos os dias, mas não são as marcas as verdadeiras buscas e sim uma ferramenta, produto ou serviço.
A ideia de estratégias de Inbound Marketing, Marketing de Atração e Marketing de Conteúdo visa oferecer uma isca que prende a atenção do consumidor e oferece parte do que o consumidor precisa junto com um apresentação da eficiência do trabalho da empresa.
Esse material é oferecido para aqueles clientes que já se interessam pelo produto e deixam em contrapartida seus meios de contato, por onde a marca pode acessar esse consumidor.
Considerações finais
Os leads são um conceito do marketing utilizado por diversas empresas que aplicam no seu dia a dia uma lógica mais complexa de marketing e também mais atualizada aos modelos de marketing digital presente nos mais diversos mercados, nichos e portes.
O lead de uma companhia de chapa de madeirite 18mm é aquele consumidor que teve algum contato inicial com a empresa e, a partir disso, passou a se interessar mais por seus produtos e serviços, deixando seu contato e permitindo comunicações futuras.
Com esse processo estabelecido, boa parte dos leads devem, na melhor das hipóteses, chegar até o fim da jornada de compra e converter toda essa relação em uma venda mais satisfatória e com maior chance de se tornar recorrente ou até um embaixador.
Isso faz com que as empresas tenham cada vez mais a necessidade de expandir sua base de leads. Para tal, é fundamental planejar sua estratégia na captação ativa e eficiente de leads, assim, é possível lançar mão de várias estratégias.
Em linhas gerais, é preciso entender que as empresas criam e tem demandas de produtos e serviços, nunca de marcas ou empresas, isso significa que para atingir o público é preciso agir com foco nesse consumidor e atraindo o público com o que ele deseja.
Para iniciar um relacionamento as empresas podem oferecer materiais de fins informativos, educativos e até de entretenimento, assim como ferramentas gratuitas, consultas e guias que podem fazer o público tomar a ação do primeiro contato.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.