O marketing tem sido um componente crucial da lógica de empreendimento desde que os negócios foram criados. Em última análise, é daí que certos componentes foram incorporados às transformações regulares de mercado.
Suas ferramentas sempre trazem elementos que tornam algumas atuações memoráveis em determinados segmentos. Como resultado, entender como ele acomodou a lógica digital torna-se crucial.
No final das contas, a dinâmica de venda é variada de um negócio para o outro, afinal, uma empresa de zeladoria e portaria tem um processo de vendas, marketing e operações completamente diferente dos restaurantes.
Os empresários devem considerar uma situação em que a empresa anteriormente “promoveu” um grupo demográfico específico. Isso é importante porque mostra que o marketing é um conjunto de ferramentas destinadas a atuar sob a ótica do mercado.
Por outro lado, o ambiente digital trouxe novas complicações ao meio, que já contava com algumas ferramentas poderosas.
Por exemplo, agora é possível que as pessoas contratem o serviço de um porteiro 24 horas sem precisar ficar um dia inteiro procurando o serviço.
Para isso, basta o usuário pesquisar alguns termos relacionados na internet, e logo conhecerá empresas que prestam esses serviços. Interagir com essa dinâmica do ponto de vista empresarial é a prática do marketing digital.
Dessa forma, fica fácil entender que o ambiente digital oferece para as empresas diversas formas de implementar estratégias muito benéficas para todo tipo de negócio e com o setor gastronômico, por meio do marketing para restaurantes, não seria diferente.
Índice do Conteúdo
9 formas de aplicar o marketing para restaurantes
Hoje, assim como para negócios de tratamento de piso industrial, boas estratégias de marketing para restaurantes já estão disponíveis para pequenas, médias e até grandes empresas do ramo.
Mas para ter sucesso, os donos não precisam colocar todas as ideias em prática para obter um bom retorno de marketing com as ações propostas.
Basta que os proprietários de restaurantes façam como as empresas que desenvolvem rastreador para caminhão via satélite e procurar ideias que possam realmente aumentar a base de clientes do restaurante e implementá-las.
O grande desafio para qualquer dono ou gerente de restaurante é dar vida a essas ideias e ainda administrar o restaurante da maneira correta.
Mas para solucionar esse problema, os responsáveis devem procurar compreender quais as melhores estratégias disponíveis no marketing gastronômico e como aplicá-las aos restaurantes. Algumas estratégias comuns são:
- Marketing de conteúdo;
- Anúncios patrocinados;
- Marketing de experiência;
- Inbound marketing.
Logicamente, essa perspectiva pode levar a muitas possibilidades, essas são apenas algumas delas. No entanto, é crucial entender quais são as capacidades do negócio para ter algumas oportunidades táticas. Por isso algumas dicas podem ajudar nesse quesito.
Criar um bom planejamento de marketing
No plano de marketing de um restaurante, é necessário entender as necessidades e desejos dos clientes e planejar bem em cooperação com o proprietário ou gerente do negócio.
A partir disso, somente após a implementação e aprovação do plano de uma perspectiva estratégica e financeira muito mais prática, é possível começar a colocar as ações em prática.
Divulgar boas fotos do estabelecimento
Tirar fotos deslumbrantes não é o mesmo que pegar um smartphone e começar a clicar, porém se o dono tem um smartphone com capacidade para produzir fotos impressionantes e se tem conhecimento para tirar fotos profissionais então pode fazê-lo.
Mas como a maioria dos empresários de restaurantes tem pouco tempo para administrar seu próprio negócio, a dica é contratar um profissional especializado em tirar fotos de restaurantes.
Afinal, assim como nas fotos de uma empresa especializada em portinhola de alumínio 60×60, os fotógrafos profissionais não só têm bons equipamentos para captar imagens de restaurantes, como também sabem enquadrar cenas de pratos e muito mais.
Criar um diferencial para o restaurante
Para um restaurante se destacar da concorrência, não basta ser bom, o trabalho tem que ser diferente e único para de fato chamar atenção dos consumidores.
Os proprietários de restaurantes precisam entender que um diferencial inovador é o que vai atrair clientes e colocá-los à frente dos concorrentes.
Esse diferencial pode advir de várias estratégias de marketing, bem como do uso de novas tecnologias disponíveis no mercado, seja por meio de um aplicativo para reservar pedidos pelo celular ou até mesmo um cardápio eletrônico com boas imagens.
Investir em marketing de indicação
O marketing de referência é uma forma de marketing muito usada por fabricantes de cerca de PVC para muro e que também pode ser benéfica para aumentar a popularidade de um restaurante e fortalecer a marca do mesmo.
Mas para isso, o responsável pelo restaurante deve entender o processo de desenvolvimento de um programa de marketing de referência bem-sucedido que incentive as pessoas a agir.
Somente clientes satisfeitos poderão se tornar defensores da marca e divulgá-la nas redes sociais ou para amigos e familiares próximos.
O marketing de referência assume que as pessoas não podem ser compradas, mas receberão a melhor experiência possível que garanta sua satisfação.
Então para aplicar essa estratégia, os donos de um restaurante podem mostrar o domínio sobre a culinária, conceder promoções, brindes como um porta etiquetas, por exemplo, investir em festivais e eventos e assim incentivar os clientes a divulgarem o local.
Focar na experiência dos clientes
Investir em táticas de marketing que satisfaçam os clientes, sempre superando as expectativas, pode levar a uma experiência positiva com a marca que eles vão lembrar, seja para satisfazer suas próprias necessidades ou para repassá-las a um amigo.
O prazer durante a degustação de um prato especial, ouvir uma música suave, tocar o tecido macio da mesa, observar um ambiente limpo e confortável; tudo isso pode surpreender o cliente e proporcionar-lhe uma experiência inesquecível .
Com uma boa experiência, o marketing boca a boca fica muito mais fácil de ser desenvolvido, ajudando a conquistar novos clientes. Se tornando, então, um processo muito mais consistente.
Segmentar por meio da geolocalização
A geolocalização pode beneficiar o marketing de referência, pois os donos de restaurantes podem incentivar seus clientes a falar bem do estabelecimento e da comida, o que, por sua vez, levará a novos clientes.
Isso porque, atualmente, as pessoas confiam na internet para quase todos os aspectos de suas vidas, inclusive para encontrar um toldo cortina retrátil para garagem e com os restaurantes especializados em diferentes cozinhas é a mesma coisa.
Construir uma boa lista de e-mails
Aumentar o banco de dados de e-mail é uma ótima opção para marketing por e-mail. A eficácia desta estratégia de marketing não se consolida apenas no ambiente online
Os donos podem aproveitar a lista para manter os clientes informados sobre as novidades do restaurante, incentivar a interação, enviar promoções, anunciar benefícios, promover compras coletivas e muito mais sobre o estabelecimento.
Dessa forma, o e-mail se torna uma forma de atrair novos consumidores, incentivar os clientes que já conhecem o local a retornarem e ainda possibilita uma interação benéfica entre a marca e o público-alvo.
Criar um blog para falar sobre comida
Ao criar um blog com assuntos culinários, os donos dos restaurantes não só podem mostrar toda sua autoridade na gastronomia, mas também aproveitar o espaço para divulgar o estabelecimento.
Para isso, basta que os artigos desenvolvidos contenham links para o site do negócio, mostrem avaliações positivas, a diversidade gastronômica do local, a experiência positiva dos clientes em geral e por fim adicionar o endereço e modos de chegar ao local.
Tudo isso corrobora para reforçar ainda mais outras estratégias que podem alavancar os resultados dos restaurantes.
Reforçar o marketing de relacionamento
Toda estratégia de marketing tem seu benefício, porém de nada adianta se a relação entre a marca e o público-alvo se tornar algo robótico e sem emoção. Por isso, focar no relacionamento com os clientes é fundamental para o êxito de qualquer estratégia.
Se um cliente tem um relacionamento positivo com o restaurante, ele pode impactar positivamente sua rede de contatos, chamando novas pessoas para conhecer o estabelecimento.
Para isso funcionar, os proprietários do estabelecimento devem desenvolver programas de fidelidade, focar muito no atendimento e experiência dos clientes, realizar campanhas personalizadas, investir em diversas estratégias de marketing e monitorar os resultados.
Considerações finais
Com todas as exigências que o mundo digital impõe ao ambiente de negócios, é preciso entender cada uma das estratégias disponíveis e como elas auxiliam umas às outras.
Somente após um conhecimento aprofundado desses componentes é que um restaurante poderá alavancar sua marca de forma significativa.
Contudo, essa não é uma tarefa difícil. Mas basta que os donos estejam realmente comprometidos com o sucesso do estabelecimento que, assim, o desenvolvimentos das estratégias trarão resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.