É fácil ficar atolado pensando que as habilidades digitais são importantes apenas para trabalhos específicos de tecnologia, como desenvolvimento web ou web design.
Mas a verdade é que, no local de trabalho de hoje, as habilidades digitais são habilidades profissionais, um fato destacado pelo aumento de carreiras relacionadas ao marketing digital .
O marketing “digital” está se tornando sinônimo de marketing em geral, o que significa que adicionar habilidades digitais ao seu repertório como profissional de vendas e marketing é menos uma especialidade e mais uma necessidade.
Ainda assim, antes de decidir que o marketing digital é ideal para você, você precisa entender o que é, incluindo o que o diferencia do marketing tradicional, das habilidades necessárias e de como aprendê-las.
Para responder a essas perguntas, reunimos este guia para aprofundar o significado do marketing digital.
Índice do Conteúdo
O que é marketing digital?
O marketing digital inclui todas as estratégias aplicadas online para comercializar produtos e serviços, independentemente de você estar segmentando públicos-alvo em potencial por computador ou smartphones.
Se você segue marcas ou influenciadores no Instagram, está experimentando marketing digital diariamente, e provavelmente toda vez que abre seu feed.
O mesmo acontece quando você mergulha fundo nos resultados de pesquisa do Google para encontrar qualquer coisa, desde um novo local para jantar até onde encontrar cursos de marketing digital online.
Como a Internet é um lugar grande e virtual, o marketing digital é usado por todos, desde os gigantes do varejo online, como a Amazon, às empresas locais de materiais elétricos, usando um site para anunciar seus produtos.
O que ilustra exatamente por que o marketing digital é um campo tão vasto e crescente. Você consegue pensar em muitas empresas de qualquer tamanho que NÃO têm presença online?
À medida que os consumidores registram mais horas online todos os dias, a demanda por pessoas que podem organizar e implementar estratégias bem-sucedidas de marketing digital está aumentando.
Com isso em mente, vamos ver o que diferencia uma estratégia de marketing digital do marketing tradicional, e as habilidades necessárias para se vender como profissional de marketing.
Marketing Digital vs. Marketing Tradicional
O marketing digital e o marketing tradicional compartilham a mesma ideia: identificar o público-alvo e suas necessidades, conectar o público a produtos e serviços que atendam a essas necessidades e convencer a eles a continuar consumindo.
No entanto, a conexão com os clientes em um espaço virtual envolve diferentes métodos de conexão que o marketing tradicional.
Essas são algumas das principais diferenças:
Marketing tradicional
Atingindo o público-alvo localmente, comprando publicidade impressa ou de difusão veiculada em áreas geográficas específicas. Produzir materiais físicos de marketing, como folhetos, catálogos e outdoors.
Confiando nos canais de entrega tradicionais, pense em métodos de entrega conhecidos, como anúncios de televisão, jornal, revista e rádio, anúncios por correio, chamadas de vendas por voz, eventos presenciais, estabelecendo uma presença de marca em conferências, convenções entre outros.
Marketing Digital
Personalizando um público-alvo de uma população global, que pode ser alcançado em qualquer lugar com acesso à Internet.
O que significa que os profissionais podem segmentar seu público usando dados demográficos que melhor se encaixam em sua campanha.
A interação com público-alvo, ao contrário do marketing tradicional, podem interagir diretamente com eles por meio de fóruns, como seções de comentários de sites, contas de mídia social e questionários interativos.
O uso de vários canais de entrega com base nas necessidades e preferências do público-alvo, o conteúdo permite que os profissionais ofereçam ao público uma variedade de canais (incluindo vídeos do YouTube, postagens no Instagram e Facebook, artigos de blog e etc.), permitindo que o público se envolva com o canal que mais lhes agrada.
Eventos de marketing online, assim como as conferências e convenções em marketing tradicional, os profissionais de marketing digital realizam eventos online, como seminários, demonstrações de produtos e cursos, que geralmente podem ser assistidos ao vivo ou visualizados posteriormente, sob demanda.
Quais são as habilidades necessárias para o marketing digital?
Embora as estratégias e campanhas tradicionais de marketing ainda representem uma parte significativa da indústria geral de marketing, o crescimento e a evolução contínua das mídias digitais exigiram soluções digitais específicas para o marketing online.
Com essas soluções, vêm habilidades e estratégias específicas de marketing digital.
1. Otimização para mecanismo de pesquisa (SEO)
A otimização de mecanismo de busca (ou SEO, como é chamado no mundo do marketing digital) é um jargão de marketing para garantir que seu conteúdo on-line seja exibido quando as pessoas o pesquisam on-line.
Você sabe quando usa o Google, Yahoo ou Bing para procurar algo “o que é marketing digital?” e clica nos primeiros artigos que aparecem na parte superior da tela?
É isso que você deseja que aconteça quando alguém pesquisar tópicos relevantes para seu próprio produto ou negócio, e o SEO é o caminho para chegar lá.
As práticas recomendadas de SEO podem ser aplicadas a qualquer conteúdo online (o texto real das páginas de vendas, postagens do blog, descrições de produtos etc.), bem como à arquitetura de um site (codificação “sob o capô” e ajustes do site que podem melhorar o mecanismo de pesquisa indexação e classificação).
Trabalhar como especialista em SEO pode ser seu próprio nicho no campo do marketing digital, ou as habilidades de SEO podem ser combinadas com o marketing de conteúdo.
As habilidades de SEO incluem:
Pesquisa de palavras-chave: Usando aplicativos como Ahrefs e Moz para identificar termos específicos de mecanismos de pesquisa (ou “pesquisas no Google”) que direcionam tráfego para seu site.
Análise de tráfego da Web: Use ferramentas como o Google Analytics para analisar os números e tendências de tráfego do seu site e aprenda como usar esses dados para informar e avaliar suas práticas de SEO.
Entendendo a estratégia de classificação: Usando recursos como as Diretrizes do Avaliador de Qualidade de Pesquisa do Google para desenvolver maneiras eficazes de melhorar a classificação do seu site.
Novamente, isso inclui a criação de conteúdo do site otimizado para SEO e a arquitetura do site.
As melhorias na arquitetura podem envolver o trabalho com desenvolvedores da Web em questões como velocidades de carregamento do site, links desatualizados ou desatualizados para URLs (endereços da Web) e otimização de tags HTML (tags que identificam documentos HTML para os navegadores da Web).
Marketing de conteúdo
As plataformas online oferecem aos profissionais de marketing digital a oportunidade única de criar e entregar conteúdo para seu público regularmente (e com custos de produção relativamente baixos).
Em vez de pagar um prêmio pelo tempo de antena e publicidade tradicionais, um artigo de blog ou página de produto otimizado para SEO pode ser postado no site da empresa e atrair usuários relevantes por meio de uma pesquisa no Google.
Além disso, uma estratégia de marketing de conteúdo vai além dos anúncios convencionais no sentido de que, de acordo com a definição acima, fornece valor ativo ao seu público (versus o valor limitado de um anúncio em si).
O melhor conteúdo de marketing digital tem como objetivo ler como um artigo de revista (no caso de postagens de blog) ou reproduzir como um informativo (no caso de um vídeo do YouTube).
Tudo com o objetivo de informar o público sobre um problema que está enfrentando e como produtos e serviços específicos os ajudarão a aliviar esse problema.
Ao contrário de um anúncio tradicional com uma frase de chamariz estática, o conteúdo de marketing digital pode evoluir para corresponder ao ponto específico na “jornada do comprador” de um público-alvo (o histórico de envolvimento do cliente com um serviço ou produto), continuando a fornecer valor com base em suas necessidades específicas no momento.
Isso mantém o público envolvido antes, durante e após a compra, criando a possibilidade de os leitores ou espectadores de hoje se tornarem compradores de amanhã, que continuarão comprando e também indicarão novos membros do público após a compra inicial.
O conteúdo de marketing digital normalmente inclui:
Publicações no blog: Artigos que permitem identificar os problemas do seu público ou “pontos problemáticos” e maneiras de resolvê-los.
Guias e e-Books: Recursos de formulário mais longos que permitem explorar os tópicos do blog com maior extensão.
Conteúdo em vídeo: Reproduza os tópicos de capa relevantes para o seu público (geralmente publicados em plataformas como o YouTube, que podem ser incorporadas ao seu site).
Podcasts: Conteúdo de áudio que pode ser hospedado no seu site e baixado pelo seu público.
E-mails marketing: Boletins e anúncios de produtos enviados diretamente a clientes em potencial.
Como mencionado acima, a oferta de uma variedade de canais de conteúdo garante que você ofereça aos clientes em potencial um meio que funcione melhor para eles, em vez de insistir em que “um tamanho serve para todos” e perder membros do público ao longo do caminho.
Mídia social não é apenas para brigar com estranhos online, com parentes e postar mais memes de gatos!
Embora esses tipos de standby de mídia social possam não desaparecer tão cedo, o ponto é que a mídia social também é um pilar crítico para qualquer estratégia de marketing digital.
Seguindo o espírito de marketing digital da diversidade de canais, uma forte presença nas mídias sociais oferece aos membros da platéia outra maneira de interagir com sua marca fora do site da empresa.
As mídias sociais também funcionam ao contrário como um canal para trazer os membros do público diretamente para você, seguindo o conteúdo vinculado nas plataformas de mídia social de volta ao seu próprio blog ou site.
De fato, o uso das mídias sociais para promover artigos de blog ou páginas de produtos em seu site se encaixa nos esforços de SEO, pois um fluxo de novas visualizações combinadas com conteúdo otimizado resultará em um aumento nas classificações de resultados de pesquisa.
A mídia social atua como um megafone para seus esforços gerais de SEO e reconhecimento de marca.
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