Você certamente já viu uma pedra âmbar. Uma substância orgânica produzida por uma resina fóssil de pinheiro. A sua cor amarela e alaranjada característica da pedra e os símbolos a ela associados contribuíram para a sua fama.
Os antigos, há mais de 10 mil anos, já usavam o âmbar para fazer muitas joias como brincos, pulseiras, pingentes e colares, mas também era usado para fazer amuletos, estátuas e ornamentos para roupas e armas. Hoje em dia, ele ainda é usado em jóias.
Índice do Conteúdo
Saiba tudo sobre o âmbar
O âmbar é uma substância que assume diferentes cores que vão do amarelo-alaranjado ao avermelhado, passando pelo laranja e marrom.
Originalmente, esta resina vem de coníferas que estavam presentes na atual localização do Mar Báltico, há mais de 40 milhões de anos. Portanto, é uma resina de fósseis terciários que foi inicialmente usada para curar as feridas da planta. Então ela manteve suas propriedades curativas e bactericidas.
Embora não seja necessariamente um mineral, faz parte da categoria das pedras semipreciosas, da mesma forma que a ametista, a granada, o olho de tigre e o lápis-lazúli.
É essencial que ao comprar alguma joia ou acessório, você saiba distinguir o âmbar verdadeiro do âmbar falso. Você deve exigir o certificado de autenticidade da pedra na loja que você comprou. As pedras falsas são, na verdade, pedras obtidas a partir de resíduos refundidos de âmbar de baixa qualidade ou mesmo imitações de plástico sintético vulgar.
Qual é o simbolismo do âmbar?
Como as pedras preciosas, a maioria das pedras semipreciosas também são carregadas de símbolos:
- Os antigos tinham o âmbar como símbolo do poder de Deus e da energia solar. Ele foi a pedra que iluminou o caminho e transmitiu energia vital e inteligência.
- Já em outra área, o âmbar era um talismã que deveria afastar a fome.
Além disso, as mulheres também usavam colares de âmbar na antiguidade.No entanto, neste caso, foi uma superstição que o âmbar amarelo deveria promover o não desenvolvimento da gravidez.
Também foi recomendado aos pais que vestissem seus bebês com âmbar (ou colocassem a pedra no berço) para que pudessem se desenvolver nas melhores condições possíveis.
Para os bebês, o colar de ambar alivia a dor e o desconforto da dentição.
Supostas virtudes do âmbar
Os litoterapeutas trabalham com pedras semipreciosas e minerais para usar suas virtudes com seus pacientes, assim como os herbalistas usavam as plantas. No entanto, todo mundo pode usar esses minerais para trabalhar em si mesmo.
Virtudes espirituais do âmbar
O âmbar permite:
- abrir-se aos outros e desenvolver o altruísmo;
- expressar seus próprios valores respeitando os dos outros;
- facilitar a tomada de decisões;
- saber adaptar-se mais facilmente às situações demonstrando flexibilidade;
- ajudar quem “imagina coisas” a ser realista e a agir de forma construtiva para progredir.
Além disso, colocado ao nível do crânio, o âmbar ajuda a elevar o nível espiritual e a “nutrir a alma”, ou seja, dar-lhe uma forma de inspiração superior. Além disso, o âmbar deve aumentar o prazer dos sentidos no amor e promover o charme das pessoas que o usam.
Benefícios do âmbar para os bebês
Os benefícios do âmbar em bebês e crianças começa quando eles estão perto de completar seis meses de vida e se inicia a fase da dentição. É nesta fase que se iniciam os choros e os bebês sentem muito desconforto..
Neste momento, buscando aliviar a dor do bebê, alguns pais recorrem à medicamentos e outros ao âmbar, que contribui para tranquilizar e aliviar os sintomas na fase da dentição e também é capaz de reduzir os processos inflamatórios de gengiva, garganta e ouvidos.
Além de auxiliar no desconforto do bebê durante a fase de dentição, o âmbar também tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, ele é um calmante natural, agindo como um substituto dos remédios artificiais para tranquilizar o bebê.
O âmbar age como um estimulante e melhora o sistema imunológico, auxiliando na recuperação mais rápida de gripes e febres.
Benefícios do âmbar para os adultos
Nos adultos, o âmbar também tem efeitos. Listamos aqui alguns dos benefícios do âmbar na vida adulta:
- Ele age como um antibiótico e anti-inflamatório natural;
- Estimulante e melhora o sistema imunológico;
- Auxilia no tratamento da garganta, fígado, vesícula, bexiga, baço e rins;
- Antioxidante, auxiliando na alcalinização do sangue;
- Promove a vitalidade;
- Equilibra as energias do corpo;
- Ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade;
- Pode ajudar a neutralizar as energias negativas e as influências psíquicas de outras pessoas;
Controvérsia do âmbar
Muitos médicos e pediatras não dão crédito às propriedades atribuídas ao colar e à pulseira de ambar. Deve-se dizer que é difícil avaliar realmente sua eficácia, que não é comprovada por nenhuma evidência científica. Além disso, existem muitas pedras de âmbar falsas.