Tanto o atendimento online, como o físico, têm como objetivo auxiliar os consumidores em todo o processo de venda de produtos ou serviços de uma empresa, que vai desde o pré-venda até o pós-venda.
O tempo é muito importante para os consumidores, e cada vez mais eles exigem processos rápidos e dinâmicos por parte das empresas, para que elas possam resolver seus problemas de maneira ágil.
E, quando isso não ocorre em um fabricante de forno fundição alumínio, por exemplo, os clientes acabam optando pela concorrência que tenha um atendimento mais eficaz, prejudicando as vendas.
Isso significa que uma das maiores preocupações das empresas atualmente, é proporcionar um atendimento online rápido, inteligente e ágil e para isso elas precisam coletar e passar para os usuários o maior número de informações necessárias.
Uma maneira de melhorar o atendimento online para os clientes é utilizar-se de chatbots, pois eles são capazes de manter uma comunicação instantânea entre o cliente e uma empresa vendedora de portão articulado automatizado.
Portanto, ela deve escolher os canais para a comunicação com os consumidores com base em seus comportamentos, definindo quais são as plataformas em que eles estão presentes com maior frequência. Podendo ser nas redes sociais ou no site da empresa.
Índice do Conteúdo
Canais de atendimento online
Existem diversos canais de atendimento online que podem ser implementados nas estratégias de comunicação de uma empresa para aproximar os clientes conseguindo retê-los, desde que esse atendimento seja de qualidade. Os canais são:
- Chat;
- Whatsapp;
- Redes sociais;
- Atendimento através de videoconferência;
- Mensagens enviadas por e-mail;
- Contatos por ligação telefônica.
O chat é um canal muito utilizado pela equipe de suporte, e é útil na atração e captação de novos leads. A comunicação através do chat é realizada por pessoas ou robôs (chatbots).
Os chatbots são sistemas de conversação online extremamente eficazes que possibilitam um atendimento autônomo e inteligente, nos quais os usuários de pisos fora de linha podem receber todas as informações necessárias sobre o produto.
Esse sistema de diálogo tem como objetivo tornar a experiência do cliente mais humanizada, natural e familiar. Mesmo na ausência de pessoas, é muito versátil, sendo utilizada através de diferentes mídias digitais.
Quanto ao WhatsApp, é o aplicativo que tem sido mais utilizado para trocar mensagens com os consumidores e praticamente a maioria das pessoas o tem instalado em seus celulares, ele pode ser uma ótima opção para o atendimento online e com nenhum custo.
Por meio das mensagens enviadas, uma empresa que comercializa cilindro pistão hidráulico consegue de maneira mais fácil vender o seu produto, e é um ótimo canal de atendimento que merece investimento.
O mesmo ocorre nas redes sociais e no atendimento por videoconferência. Mesmo que o cliente não tenha contato físico com os produtos e serviços, são formas de apresentá-los para facilitar as vendas.
Ainda que considerados tradicionais, o envio de mensagens por e-mail e contato por telefone ainda trazem excelentes resultados e continuam sendo as principais ferramentas de atendimento.
Receber uma mensagem por e-mail ou um telefonema sobre um curso de operador de caminhão munck passa confiança ao consumidor e demonstra interesse por parte da empresa, já que se trata de algo bastante específico e cheio de detalhes.
Portanto, conclui-se que esses canais de atendimento, quando utilizados, podem melhorar o contato com o público, assim como aumentar as possibilidades de novas negociações.
Dicas para melhorar o atendimento online
O atendimento online, além de economizar tempo e recursos financeiros da empresa, colabora para que ela construa uma boa imagem, dando agilidade no processo de vendas e deve estar em contínua melhoria.
Existem diversas estratégias que podem melhorar o atendimento e que podem ser aplicadas em comércios de diversos segmentos como em uma empresa de envelopamento black piano carro, por exemplo. Abaixo serão listadas algumas delas:
- Fazer um atendimento humanizado e amigável;
- Ter modelos de mensagens para o contato;
- Mensurar os resultados;
- Ter um equipe de suporte à disposição o tempo todo;
- Escolher uma plataforma de atendimento adequada.
Mais do que nunca, o atendimento online precisa ser realizado de forma amigável e humanizada. Principalmente no período do pós-vendas.
Todo cliente quer se sentir acolhido, com suas dúvidas sanadas, tendo a certeza de que o produto ou serviço oferecido irá resolver as suas necessidades. Por essa razão é essencial que o atendimento seja o mais personalizado possível.
Isso não só vai criar confiabilidade, como também aumentar as chances de fidelização de clientes que compram caixa para doces com visor personalizada, por exemplo. Por isso, durante o atendimento o diálogo não deve ser muito forçado.
Quanto mais humanizado e personalizado for o atendimento, sem mensagens clichês ou respostas curtas, mais o consumidor vai se sentir atraído por esse tipo de produto e garantir a compra ou até mesmo divulgar para amigos e familiares.
Quanto aos modelos de mensagens elas devem conter as informações necessárias para sanar possíveis dúvidas dos clientes e aquilo que eles precisam dizer deve ser muito bem observado e respeitado.
Vale ressaltar que é muito importante utilizar uma linguagem adequada para cada cliente, sem frases muito robotizadas, pois isso pode fazer com que eles se afastem e se desinteressem nas compras. Atente-se ao uso correto do português.
Para satisfazer o cliente em todas as suas necessidades é essencial fazer pesquisas de satisfação, nas quais podem ser identificadas falhas na comunicação ou outros setores, visto que o cliente vai responder ao questionário baseado em sua experiência.
Através dos resultados dessa pesquisa, vender presilha prendedor de cortina fica muito mais fácil, pois a empresa vai conseguir as melhores soluções para atender seu cliente.
Nem sempre o atendimento automatizado é suficiente. Portanto, disponibilizar uma equipe de atendimento que esteja sempre à disposição do cliente é fundamental para resolver os seus problemas, conferindo-lhe mais atenção.
No entanto, essa equipe deve estar preparada para passar ao consumidor as informações corretas dos produtos ou serviços. Treiná-la é fundamental para que todas as dúvidas do cliente sejam supridas.
E por fim, a empresa deve escolher a plataforma de atendimento online mais adequada ao cliente para que suas vendas tenham destaque e aumento.
Cada uma dessas ferramentas devem ser usadas de acordo não só com o perfil do cliente, mas também em conformidade com o tipo de negócio e podem atender às necessidades de todas as empresas, independentemente do segmento em que atuam.
O atendimento online e a retenção dos clientes
Como uma empresa consegue reter os clientes por meio do atendimento online para que o aumento de vendas possa ocorrer e mais à frente eles sejam fidelizados e efetuem suas compras frequentemente?
Não é uma questão difícil de ser respondida. Porém, para alcançar esse objetivo, são necessárias algumas condutas para que a retenção de clientes seja bem maior, como as especificadas na lista abaixo:
- Conhecer muito bem os clientes;
- Criar um programa de fidelidade;
- Envolver os clientes nas mídias sociais;
- Incentivar o feedback do cliente;
- Salvar todos os dados de contato do cliente.
A cada contato no atendimento online a empresa passa a ter novas ideias de como melhorá-lo, porque os clientes têm comportamentos e dúvidas diferentes. Isso pode fazer com que a empresa trabalhe com mais eficácia no seu atendimento.
A importância do atendimento online
O atendimento online ao cliente está cada vez mais em evidência, mesmo porque essa já é a era da conectividade.
As compras de produtos e serviços por meio da internet já se tornou comum e é uma das maneiras mais confortáveis e fáceis de aquisição.
Mesmo que as pessoas não tenham contato físico com aquilo que compram, o atendimento online é muito importante, porque é através dele que as pessoas passam a confiar na empresa e naquilo que elas oferecem.
Nesse sentido, o atendimento online traz praticidade para o cliente em suas aquisições e também é uma maneira das empresas venderem seus produtos mais rapidamente, desde que as informações sejam passadas com responsabilidade e conhecimento.
O atendimento online também é essencial, porque por meio dele é muito mais fácil registrar as informações dos clientes, pois são dados trocados entre o atendente e o consumidor, podendo ser utilizadas no futuro.
Em todas as vertentes possíveis de análise, o atendimento online é muito importante para aumentar as vendas, gerar a retenção de muito mais clientes e com ele a empresa pode passar uma imagem de confiança.
Todos esses quesitos apontados acima não estão necessariamente ligados ao contato físico com os produtos, desde que o atendimento online seja de qualidade e voltado para a total satisfação do cliente.
Considerações finais
O atendimento online traz imensos benefícios para uma empresa e com as dicas deixadas aqui, ele pode ser melhorado cada vez mais dentro das empresas.
Seja pelas redes sociais ou até mesmo pela circulação de pessoas em um site de uma empresa, o atendimento online deve ser implementado, proporcionando assim, muito mais oportunidade de vendas de produtos e serviços além de melhorar a relação com o cliente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.