O marketing de referência é uma das melhores estratégias para conquistar novos clientes e aumentar as suas vendas.
Buscar por referências, por opiniões a respeito de determinado produto é algo que o ser humano faz desde os primórdios da humanidade.
Como seres sociais, a comunicação em grupo foi o que possibilitou a sobrevivência e evolução da espécie.
Hoje em dia a comunicação atingiu outros patamares e no meio digital, está voltada para a compra e venda de produtos.
Desse modo, é muito mais fácil que uma pessoa compre os seus produtos a partir de indicações de pessoas conhecidas, famosas ou até mesmo de sites especializados.
A maior parte das pessoas quando realizam compras fazem uma pesquisa antes, buscando opiniões e realizando comparações, até mesmo para comprar um armário suspenso escritório.
As pessoas não compram apenas por consumir, elas estão buscando uma experiência. Portanto, às vezes o seu produto pode ser igual ao de outras empresas, mas o tratamento com o cliente é diferenciado.
São essas pequenas diferenças que fazem o seu negócio se destacar e obter um bom marketing de referência, ou seja, não basta apenas entregar produtos e serviços de qualidade, é um processo muito mais complexo.
Portanto, esse artigo busca trazer o conceito de marketing de referência, quais são as suas principais vantagens e como aplicá-lo em seu negócio.
Índice do Conteúdo
O que é marketing de referência?
O marketing de referência é um conjunto de estratégias, como uma rede quadra, para estimular as indicações realizadas por consumidores de uma determinada empresa.
Ser referência em uma área é fazer com que os próprios consumidores recomendam a sua marca, por meio de indicações boca a boca, avaliações em redes sociais e em textos de comparações de produtos em sites e blogs.
Quando uma empresa consegue alinhar a entrega dos produtos e serviços com os desejos dos clientes de forma que garanta uma experiência satisfatória, o cliente indica para seus conhecidos de forma gratuita.
Sendo assim, o cliente pode ser considerado como uma pequena parte da sua equipe de vendas e marketing, sendo uma fonte poderosa de aumento de vendas.
Para transformar um cliente em um promotor da sua marca é necessário investir no marketing e no cuidado com o cliente. Portanto, não perca tempo e compreenda essa divisória industrial de sucesso.
Clientes fiéis de verdade compartilham suas experiências e sabem como valorizar a empresa que fornece seus produtos e serviços, consequentemente a indicação acontece de forma natural.
Principais pontos positivos do marketing de referência
Em meio a um mercado altamente competitivo, o marketing é a ferramenta que irá auxiliar a empresa a se destacar e até mesmo se manter funcionando.
O marketing de referência trás diversos benefícios para uma empresa, pequena ou grande, sendo eles:
- Fidelização de clientes;
- Aumento do prospect de novos clientes;
- Se torna uma empresa referência na área;
- Redução de custos;
- Aumento dos lucros.
O marketing de referência está alinhado com o marketing de fidelização, pois ambos acarretam em clientes satisfeitos e que voltam a fazer compras na loja.
Além da fidelização, o marketing de referência aumenta o prospect de novos clientes por um preço acessível,reduzindo os custos do marketing, algo importante para qualquer empresa, inclusive aquelas que oferecem serviços de limpeza de fachada comercial. Além dessa redução de custos no prospect de novos clientes, a empresa se torna referência em sua área, pois será bem falada por muitas pessoas.
Portanto, quando bem falada por pessoas do meio, por exemplo, se você é cantor e outros cantores famosos falam bem de você, é mais fácil conquistar novos fãs e assinar mais contratos de shows.
Enfim, são diversos pontos positivos que essa estratégia de marketing gera, culminando em um aumento dos lucros, devido aos novos clientes, a fidelização dos clientes antigos, na economia dos processos de marketing e sendo referência na área.
As três etapas do marketing de referência
O processo de criar um bom marketing de referência não é realizado de um dia para o outro, ele acontece em três etapas, podendo ser visto até mesmo como uma jornada.
Essas etapas são o encanto, o incentivo e o controle, as três juntas constroem um caminho para que o cliente conheça a sua marca, se torne cliente e a promova. Principalmente, às empresas de placa de homenagem aço inox.
Encanto
A primeira etapa desse processo é atrair o cliente com um bom marketing e oferecer a ele produtos e serviços de qualidade, para que dessa forma ele tenha motivos para indicar a sua marca.
É por esse motivo que essa etapa se chama encanto, porque deve-se utilizar de vários artifícios para fazer com que o cliente se encante por sua marca, ao ponto de ter prazer em recomendá-la.
Nessa etapa, a dica é investir em uma boa equipe de marketing, investir no e-commerce, em SEO, no posicionamento da marca, em uma boa estrutura da loja física, treinamento para os funcionários, além é claro, de trazer o melhor produto para os clientes.
A promoção dessa etapa de encanto se dá por dois meios: investir na produção de bons produtos e serviços e na divulgação desses itens, por meio de estratégias de marketing fortes.
Incentivo
Um cliente encantado com o seu negócio pode divulgá-lo de forma gratuita para os amigos e familiares, mas quando ocorre um incentivo na divulgação o prospect de novos clientes é muito mais fácil.
Nessa etapa a dica é oferecer cupons, pequenos cashbacks, ou seja, uma pequena porcentagem de estorno do dinheiro da compra, caso um amigo compre na loja ou se inscreva no site.
Lembrando que não é uma obrigação das empresas, mas é algo que realmente, pois demonstra que a empresa está preocupada com o cliente e atenta a seus comportamentos, recompensa-do sempre.
Controle
Por fim, a última etapa é a de controle de dados, tal qual o controle de acesso por QR code.
Compreender o comportamento dos clientes e o sucesso de alguma estratégia de marketing por meio de planilhas é o ponto-chave do processo.
Isso é possível ser feito por via de aplicativos e planilhas, que gerenciam os dados de maneira automatizada, facilitando o trabalho do empreendedor.
Desta forma, é possível saber quantos novos clientes chegam a sua loja por indicação e quantos de fato realizam compras.
Por exemplo, se você tem uma empresa de refrigeração de produtos, pode criar planilhas estatísticas para medir a quantidade de novos clientes por mês e quais são os seus clientes fidelizados.
Com essas estatísticas é possível recuperar o número de clientes que não foram fidelizados, por meio da criação de novas estratégias.
Dicas para implementar o marketing de referência na empresa
Implementar um marketing de referência na sua empresa é um processo que pode ser simples, com muito empenho e conhecimento sobre estratégias de sucesso.
Uma delas, é já comentada, é oferecer descontos em troca de indicações, ou até mesmo serviços gratuitos, como serviço de busca e entrega gratuitas. Os descontos podem ser na forma de cupons aplicados na etapa final da próxima compra.
Outra dica, que toda empresa deve investir, é na experiência de compra. Atualmente, as pessoas não buscam apenas consumir um produto, elas buscam por experiências.
Sendo assim, invista em um bom local de atendimento, na personalização desse atendimento e em pesquisas de mercado para descobrir o que o cliente deseja.
Alie outras estratégias de marketing para gerar essa experiência diferenciada, como o marketing sensorial, que trabalha os 5 sentidos para cativar o cliente.
Também crie programas de fidelidade, oferecendo descontos, cupons e brindes para aqueles clientes que contribuem com o crescimento da loja.
Pessoas que são aderidas em programas de fidelidade possuem mais chances de indicarem a sua loja.
Todas essas estratégias alinhadas geram um bom marketing de referência, o que contribui para que uma empresa se torne referência na área e alavanque os seus lucros.
Considerações finais
Portanto, o marketing de referência é uma estratégia voltada a conquistar o cliente de forma que ele comece a indicar para seus amigos e familiares, pois um produto indicado possui mais chances de ser comprado, após avaliações de pessoas que o cliente confia.
Toda e qualquer estratégia de marketing é importante para auxiliar no crescimento de um negócio, o marketing de referência não fica para atrás.
Sendo assim, com as dicas inseridas nesse texto, qualquer empreendedor agora pode aplicá-lo, obtendo os seus benefícios.
Como, o aumento do lucro pelo prospect de novos clientes e fidelização dos clientes antigos, sendo a etapa de conquista de novos clientes um dos processos de marketing mais caros de uma empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.