Dentro do marketing digital, o Marketing Flywheel é conhecido como o substituto do Funil de Vendas. Para quem está acostumado com um termo, pode ser difícil compreender a mudança, mas ela veio para ficar.
Essa mudança se dá pelo principal fator de contraste entre os dois. No Flywheel, o foco é na fidelização do usuário, atacando na melhoria da experiência de compra do consumidor.
Essa técnica pode ser usada em qualquer segmento de compras, da loja de roupas até uma empresa de engenharia civil. O benefício será o de sempre: o retorno do usuário em novas compras.
Se você ficou curioso a respeito do Marketing Flywheel e como aplicá-lo na sua marca, fique conosco nos tópicos abaixo que preparamos para você e termine pronto para colocar o ensinamento em prática.
Índice do Conteúdo
O Funil de Vendas
Antes de conhecer de fato o Marketing Flywheel, vamos lembrar o que é o Funil de Vendas, já que é um termo tradicional e que ocupava o lugar desse novo sistema que será comentado daqui a pouco.
O Funil de Vendas é o nome dado ao processo de compra do cliente. Normalmente, o seu cliente deve passar do topo, para o meio e depois para o fundo do funil. Nessa última etapa, restam poucas pessoas presentes e que de fato estavam com a sua marca desde o início.
Ele é importante porque um tipo diferente de ação é direcionada para cada etapa do Funil, com a intenção de nutrir leads que estão em momentos diferentes da Jornada de Compra.
Topo do funil
O Topo do Funil é a fase de descoberta, onde o usuário ainda não sabe que precisa da contabilidade fiscal e tributária, por exemplo. Ele está apenas pesquisando na internet sobre o problema que afeta a vida dele em um dado momento.
É nesse ponto que, a partir de técnicas do Inbound Marketing, a sua empresa deve apresentar conteúdos que resolvam as primeiras necessidades do usuário, mas sem fazer nenhuma proposta comercial direta.
Meio do funil
Já na etapa do Meio do Funil, a pessoa sabe o problema que possui e procura por algo que possa curá-lo. Digamos que agora ela está pesquisando por logística internacional. Cabe a você mostrar que a sua marca é a melhor no ramo e a opção correta de contrato.
No meio, é responsabilidade dos seus conteúdos transformarem o simples visitante em um lead, ou seja, alguém que já conhece a sua marca e passou informações para você por meio do preenchimento de um formulário, por exemplo.
Fundo do funil
O Fundo do Funil é a etapa em que todo empreendedor se sente satisfeito quando o lead chega nela. É o momento da escolha final. É aqui que você deve demonstrar para o cliente que a sua empresa de terceirização de limpeza é a melhor opção para ele.
Muita atenção nessa fase, pois a debandada de um cliente para outro serviço é fácil de acontecer.
Para evitar esse comportamento, potencialize as atrações a partir de uma parceria entre o time de Marketing e Vendas, para deixar toda a página final irresistível para o cliente.
A chegada do Marketing Flywheel
No conceito de Funil de Vendas, normalmente a caminhada acaba no Fundo do Funil. Porém, é um erro pensar nisso, tendo em vista que ter uma base de clientes fiéis é um grande investimento para todo o caixa de uma empresa.
É aí que chega o Marketing Flywheel, uma ideia que, já no nome, trabalha a rotatividade da Jornada do Cliente. Do inglês, Flywheel quer dizer “volante de motor”, um instrumento com funcionamento contínuo a partir da ativação dos mecanismos do veículo.
Trazendo para o Marketing Digital, a forma de funil é eliminada e o círculo característico de um motor é referenciado, gerando a impressão de um movimento contínuo, energizado pelos próprios clientes envolvidos no processo de compras.
O Marketing Flywheel possui como foco a interação entre cliente e marca desde o início da Jornada do Cliente. Com ele, é possível acompanhar todo o processo desde o conhecimento da marca até o pós-compra.
Com o Flywheel é possível se alimentar e utilizar as informações que surgem dessa Jornada para incrementar a experiência do cliente e conquistá-los para futuras compras.
O Inbound Marketing e o Marketing Flywheel
O Inbound Marketing é a principal estratégia que o Marketing Flywheel utiliza e impulsiona. Esse termo designa atrair os clientes até a empresa, e não o inverso. Isso é feito por meio de quatro etapas fundamentais:
- Atrair, por meio de palavras-chaves e redes sociais;
- Converter, usando formulários e landing pages;
- Fechar contrato, por meio de e-mail e CRM;
- Encantar, fidelizar o cliente com o monitoramento social.
Com o Marketing Flywheel, esse processo se torna contínuo e ininterrupto, impactando novos clientes e mantendo a confiança em antigos, seja para a venda de lanches artesanais ou móveis planejados alto padrão.
Além de atuar diretamente no fluxo do Inbound Marketing, existem algumas ações do Marketing Flywheel que impactaram diretamente o modo como observamos esse modelo de marketing.
O primeiro deles é o pós-venda. Se antes o gestor olhava para o fundo do funil como a etapa final das vendas, hoje em dia é necessário um pouco mais de atenção para observar a continuidade desse ciclo, para cativar o cliente e fazê-lo voltar a comprar novamente.
Tendo essa preocupação como base, o Flywheel permite uma abordagem mais agressiva e proativa para reter o cliente, justamente pela pós-venda ser o foco dele. Por isso, desde o início, a interação com o usuário é o foco para que a fidelização aconteça de fato.
Por fim, o terceiro impacto se encontra no auxílio que cada etapa do Funil deve dar para outra. No lugar de se concentrar somente na geração de lead, a ideia é gerar força para que a transição de etapas seja bem sucedida e a experiência marque o usuário.
O foco do Marketing Flywheel, independentemente do tipo de serviço, seja um escritório contábil ou uma loja de roupas, é no cliente. Afinal, a venda depende dele e quanto mais ele se sente satisfeito, melhor é para os dois lados do processo.
Como funciona o Marketing Flywheel?
Você pode realizar o Marketing Flywheel a partir de três diferentes ações que facilitam e auxiliam todo o processo da Jornada do Cliente: o self-service, a automação e a coleta de informações. Vamos conhecê-las melhor abaixo.
Self-service
Com o Marketing Flywheel, o trabalho dos vendedores e do marketing em si é deixado um pouco de fora, enquanto o cliente fica no centro da atuação, desde o momento do encontro até a compra final. Esse é o self-service.
O usuário das compras se sente bem melhor quando ele mesmo está no controle das compras. Quando o assunto é manter um ciclo contínuo e estável de compras, essa é uma ação fundamental para cativar o público.
Automação
A automação é a responsável por deixar automáticos os diversos processos do marketing. Dentro do Flywheel, ele se torna presente no atendimento ao cliente.
Dessa forma, a possibilidade de existir atritos que se tornam obstáculos na relação entre empresa e consumidor é bem menor do que sem a automação.
Você pode visualizar a automação nos chatbots, nos e-mail da pós-venda e até mesmo em pesquisas de satisfação. Tudo isso torna a experiência do usuário até a compra final bastante agradável.
Esse é um excelente meio de avaliação patrimonial, proporcionado pela chegada do Marketing Flywheel nos negócios.
Coleta de informações
Lembra quando foi comentado que o Flywheel possui como foco o usuário das compras? É aí que entra a coleta de informações, durante todo o processo da Jornada.
A partir dessa coleta, o time de marketing usa as informações do usuário para personalizar a experiência. Com isso, é possível incrementar o modo da entrega das promoções, conteúdos especiais e mudar a comunicação a partir dos dados percebidos pela equipe.
Comece agora a usar o Marketing Flywheel!
O Marketing Flywheel veio para substituir o Funil de Vendas e ficar para sempre na rotina do time de marketing das melhores marcas e empresas do mercado. Se você deseja estar no meio desse nicho, comece agora a praticar esse modelo de marketing.
Como se trata de uma estratégia que busca efetivar um fluxo contínuo, é recomendado que empresas B2B usem esse modelo. São elas que possuem um ciclo de vendas mais racional e demorado, com mais dificuldades e obstáculos do que no caso de marcas B2C.
Nesse sentido, se você cuida de uma empresa que fornece licenciamento ambiental, busque estudar e aplicar o Marketing Flywheel. Talvez seja a mudança que os seus negócios precisam.
E mesmo que a sua marca seja totalmente diferente desse exemplo, não fique longe do Flywheel e pense em aplicá-lo na sua estratégia. O resultado pode demorar, mas você vai sentir. Boa sorte e boas vendas!
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.