O Marketing Digital B2B e B2C são duas estratégias que todo empreendedor deve conhecer para estruturar o seu negócio da melhor forma e se relacionar mais adequadamente, conforme o perfil do cliente.
Os dois modelos se diferem em alguns pontos, e estudá-los permite entender melhor qual a melhor ação para adotar no planejamento do seu negócio e até mesmo em campanhas específicas, seja o empreendimento uma empresa de engenharia civil ou uma fabricante de roupas e tecidos.
Outro ponto é que estamos falando de um modelo voltado para o Marketing Digital, ou seja, ações realizadas online. Esse é um ambiente que conquista cada dia mais relevância, devendo compor as estratégias de qualquer negócio para alcançar o sucesso.
Afinal, o Marketing Digital B2B e B2C atuam justamente nesse local com foco em ações diversas, direcionadas a diferentes públicos.
Para entender melhor essas diferenças, preparamos um artigo explicativo sobre esses dois termos, para ajudar você a navegar melhor por esse mundo. Saiba mais abaixo.
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A diferença entre as siglas
O Marketing Digital B2B e B2C, apesar de não ser novo, ainda é um estranho para muitos que estão iniciando a jornada.
Isso inclui novos e velhos empreendedores que estão vendendo algum produto, principalmente aqueles que migraram recentemente para o ambiente online.
Basicamente, a diferença consiste no fato de que o Marketing Digital B2B designa aquele modelo voltado para o público empresarial.
Neste caso, a sigla B2B vem de Business to Business. Na tradução livre, Empresa para Empresa. Ou seja, estamos falando desse modelo quando o caso é uma consultoria empresarial, por exemplo.
Enquanto isso, o B2C vai falar com outro tipo de público. É o Business to Customer, ou Empresa para Consumidor. Seria o caso de uma loja de bolos caseiros no bairro, que vende de acordo com a demanda do público que vai até o local, entre muitos outros casos.
Já deu para perceber como esses dois modelos podem ser bem diferentes, certo?
Há ainda mais alguns contrastes que podem ser discutidos e aprendidos. Abaixo, vamos conhecê-los melhor.
O público-alvo no B2B
O B2B possui certa dificuldade na captura rápida de clientes. O gestor que deseja trabalhar nessa área precisa entender que a Jornada do Cliente será mais longa do que o normal, pois envolve diversos tomadores de decisão.
Isso se dá principalmente pelo fator “emoção”, inexistente quando se trata de empresas comprando ou contratando um serviço.
Pode ser desde uma empresa administradora de condomínio vendendo o produto para condomínios ou uma agência de publicidade.
Com o B2B, o aprofundamento da relação com o cliente deve ocorrer na base da razão e menos com a emoção. Além disso, contratos de longo prazo são comuns e geralmente se trabalha com nichos especializados.
Aqui, é importante lembrar que a empresa que está contratando o seu serviço também irá vender e lucrar, de certa forma, com o material que você oferece.
Nesse sentido, é necessário muita cautela por parte do comprador e paciência para aquele que está vendendo.
Geralmente, no B2B, seja na aquisição de um insulfilm janela residencial ou na venda de portas de aço, o comprador está mais interessado no quanto o seu produto é inovador, na técnica utilizada, benefícios que podem ser obtidos e qualidade oferecida.
Mesmo que você não tenha muitos clientes logo de uma vez, o valor que estará envolvido nas transações será bem maior do que se fosse a mesma ideia vendida no B2C.
O público alvo no B2C
Se em uma marca B2B o processo pode ser um pouco mais longo, no B2C isso não acontece tanto.
Em se tratando da emoção e canais, a captura do cliente pode ser muito mais rápida, gerando resultado em um curto espaço de tempo.
Isso acontece porque estamos lidando com um grande número de pessoas.
Nesse mercado, o que mais se busca, além da qualidade do produto, é um pouco do seu entretenimento e identificação, e o quanto a solução pode curar rapidamente a dor do cliente.
Esse cliente muitas vezes busca ser mais econômico e agir o quanto antes na solução do seu problema.
Não à toa ele realiza pesquisas do tipo “transformadores de tensão”, a fim de se deslocar rapidamente para o local e resolver tranquilamente a sua preocupação.
Mais ainda, diferentemente do mercado B2B, o cliente do B2C não estará dependendo da decisão de um chefe, subordinado, sócio ou qualquer outro agente de uma empresa.
Afinal, ele estará agindo sozinho na decisão, sendo assim, tratando dos casos de forma rápida e individual.
O Marketing digital para B2B e B2C
No geral, o Marketing Digital B2B e B2C podem se beneficiar dos processos já existentes, entre eles, temos:
- SEO;
- Anúncios;
- Redes sociais;
- Blog;
- E-mail marketing.
Quando a sua marca está presente nas redes sociais, realizar publicações em um blog, disparar anúncios dentro do Google e investir em e-mail marketing para os leads, além de realizar tudo isso com o auxílio do SEO, é sinal de que um grande passo já foi dado.
Mas, é claro que o modo de realizar essas tarefas vai diferir quando separamos os modelos entre B2B e B2C. Para entender as particularidades, fique conosco nos tópicos abaixo.
Marketing digital para B2B
Dentro do mercado do modelo B2B, alguns pontos de atuação merecem destaque e devem ser aplicados na sua estratégia.
Lembre-se que a relação com o cliente aqui é mais longa do que no B2C. Por isso, muita paciência para conseguir alcançar a compra final é necessária. Além disso, materiais mais profundos e uma jornada de venda bem estruturada é fundamental.
Para que essa etapa seja alcançada, mantenha sempre uma relação constante com o cliente. Se necessário, realize encontros presenciais, marque eventos, tudo que for possível para estreitar ainda mais a relação.
Também se certifique que a equipe realmente entende a solução que está vendendo. Afinal, é necessário transmitir uma imagem de autoridade para o cliente. Nesse caso, as publicações especiais do seu blog podem te ajudar nesse alcance.
Lembre-se que o comprador final não age na base da emoção. Um bom ingrediente para lidar com essa característica é divulgar cases de sucesso nos seus canais.
Relatos de clientes sobre o uso das suas vending machines, por exemplo, podem ajudar a aumentar a confiança na sua marca.
Marketing digital B2C
Dentro do processo do Marketing Digital para B2C, a compra ocorre um pouco mais rápido do que no caso do B2B.
O cliente avalia o produto e decide, comparando entre outros concorrentes, se deve ou não levá-lo para casa.
Se com o B2B a aposta é nos cases de sucesso, dentro do B2C a ideia é, além disso, dar um maior destaque para as redes sociais, onde boa parte do público está presente diariamente.
O público do B2C, no geral, age na base do impulso e está sempre pensando na possível ligação de um produto com o status de uma personalidade ou na relação com algum assunto do momento.
Investir nessas ideias pode engajar e aproximar mais a sua persona, criando identificação, sendo crucial para ter sucesso online.
Importância da persona
Aliás, caso não conheça o termo “Persona”, saiba que ele é ideal para falar sobre Marketing Digital B2B e B2C.
A Persona é o seu cliente ideal. Ele deve ter nome, idade, ocupação, localização, hobbies e, no caso do B2B, deve traçar a empresa que a sua marca possui foco, identificando os tomadores de decisão, segmento de atuação e porte.
Você deve entender como a sua persona se comunica e onde ele mais acessa os conteúdos, a fim de criar conversas nos locais que ela mais frequenta.
Outro bom caminho para seguir aqui é o envio de e-mail marketing para o cliente.
Dessa forma, você mantém constantemente o nome da sua marca na memória dele, auxiliando no processo de fidelização do lead.
Além, é claro, dos anúncios dentro do Instagram, Google, Youtube e Facebook, que ajudam a alcançar um possível cliente enquanto ele realiza suas atividades cotidianas pelas redes sociais.
Esse modelo deve funcionar para a venda de insulfilm janela residencial ou dentro de uma loja virtual de roupas, por exemplo. Basta estudar bem qual o seu público e aplicar as estratégias do marketing digital da melhor forma possível.
Comece agora com o Marketing Digital!
Agora que você sabe tudo sobre Marketing Digital B2B e B2C, você já está pronto para realizar as maiores vendas do seu negócio, seja com uma equipe especializada no ramo ou a partir dos próprios mecanismos que você possui.
Independentemente se você é o dono de uma das grandes empresas de energia solar em Fortaleza ou é o gestor de uma franquia de fast-food, o Marketing Digital é o melhor caminho para aumentar as suas vendas exponencialmente.
Com ele, você alcança o público onde ele está, intensifica a relação com o cliente, o nível de autoridade dentro do seu nicho e muito mais.
O melhor de tudo: a partir de pequenos investimentos financeiros que vão retornar para você com enormes lucros dentro da empresa. Comece a praticar já e veja a diferença!
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.