O branding é um termo que designa um conjunto de estratégias alinhadas ao posicionamento, valores e propósitos de uma marca, tendo como objetivo despertar sensações e criar uma conexão consciente e inconsciente.
Isso é crucial para que o consumidor escolha a marca em detrimento de outra, no momento da decisão de compra. Quando uma pessoa pensa em uma marca, rapidamente se lembra de seu nome, cores, letras, formas e sons.
Também é muito comum que se lembre de sensações e tenha algumas lembranças relacionadas à organização. Quando isso acontece, é sinal de que o branding foi muito bem desenvolvido.
Seu propósito é justamente despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, fundamentais para que o cliente escolha a empresa no momento da compra.
Todos os movimentos da marca, desde a criação do logotipo, até suas estratégias de vendas, vão representá-la. Ao longo do tempo, é isso que vai construir sua personalidade na mente dos consumidores, transmitindo percepções e sensações.
São práticas que também auxiliam na hora de criar uma proposta de valor, por isso, é essencial conhecer um pouco mais sobre o assunto.
Este artigo vai explicar o conceito de branding, o impacto que gera para os negócios e como desenvolver essa estratégia.
Índice do Conteúdo
O que é branding
Branding é uma estratégia de gestão de marca que envolve ações com o objetivo de tornar a empresa mais forte e presente no mercado de atuação. É assim que ela passa a ser mais reconhecida pelo público, além de admirada e desejada pelas pessoas.
Mas engana-se quem acredita que o branding é uma estratégia pontual, uma vez que precisa ser trabalhado continuamente para que os efeitos apareçam em médio e longo prazo.
Além disso, um canil especializado em american bully xl filhote deve ter em mente que nenhuma organização se torna líder da noite para o dia. Esse processo requer tempo e envolve diversas ações que precisam ser planejadas.
Também envolve marketing, mas vai um pouco mais além, uma vez que traz detalhes sobre o negócio e todos os aspectos de sua característica. Tanto é que o branding precisa ser visto como um projeto da empresa e todos precisam contribuir.
Isso porque os colaboradores precisam se sentir motivados, acreditar na organização e atuar como verdadeiros promotores, convencendo o público sobre o valor da companhia.
Nenhum consumidor em sã consciência vai comprar com uma marca quando seu próprio funcionário fala mal dela. Isso significa que fazer um bom trabalho com branding é essencial para conquistar o público interno e externo.
Fortalecendo, não somente a qualidade dos produtos que a marca oferece como também sua história e as experiências que ela proporciona.
Impactos do branding para o negócio
O branding é importante para uma empresa de serviço de poda e jardinagem porque atribui valor agregado aos produtos e serviços, além de criar uma conexão maior com o público.
As organizações são capazes de atrelar sua história e valores a tudo aquilo que faz, algo fundamental para cativar o consumidor e mostrar o diferencial da marca. Mas o branding também traz outros impactos positivos, como:
- Gera reconhecimento;
- Aumenta o valor da marca;
- Atrai novos clientes;
- Melhora as vendas.
Um dos maiores impactos do branding é o reconhecimento que ele gera para o negócio, algo fundamental no mercado atual porque a concorrência é ampla e o consumidor é cada vez mais exigente.
Trabalhar essa estratégia gera reconhecimento para a companhia, e isso é possível porque os valores e pontos importantes da marca são transmitidos para as pessoas, fazendo com que elas se identifiquem e se transformem em defensoras.
Ele também é muito impactante para os investidores, uma vez que quando o negócio se torna mais conhecido, acaba aumentando sua credibilidade e seu valor de mercado, transmitindo confiança para futuros investidores.
Isso faz com que o valor agregado da corporação se torne seu grande diferencial, e naturalmente os consumidores vão preferir seus produtos e serviços porque se identificam mais com o negócio.
Uma empresa de pintura de fachada residencial consegue conquistar muitos clientes e se destacar entre os concorrentes porque possui valor agregado. Em outras palavras, é uma organização que conquistou a fama de ser boa no que faz.
O consumidor é muito exigente e está até mesmo disposto a pagar mais por produtos e serviços de valor agregado, isso é provado com a fama que uma empresa recebe ao longo do tempo.
Investir em branding é a melhor forma de transmitir essa mensagem para o público e fazer com que as pessoas se transformem em verdadeiros defensores da marca e conquistem clientes engajados.
Eles são verdadeiros defensores do negócio e, ao fazerem isso de maneira natural, as vendas da companhia vão aumentar muito.
Uma das coisas que mais influencia a decisão de compra dos consumidores é a opinião de outras pessoas que já compraram, e essa influência pode ser tanto positiva quanto negativa.
Se o aluno de uma escola que oferece curso de manicure profissional fala bem dela nas redes sociais, automaticamente outras pessoas interessadas vão perceber que a companhia é de confiança e que podem procurá-la para fazer o curso.
Mas para ter acesso a todas essas vantagens, é necessário saber desenvolver o branding da marca.
Como desenvolver o branding da marca
Existe todo um processo necessário para desenvolver o branding de uma marca, e ele conta com pilares essenciais que envolvem a história e a simbologia do negócio.
A história de uma empresa precisa contar quem ela é, quais são suas principais características e a experiência que promete entregar para o consumidor.
Sua simbologia, por sua vez, deve traduzir essa história visualmente para chamar a atenção dos potenciais clientes. Mas para criar uma boa estratégia de branding, também é necessário investir nas seguintes práticas:
Criar um nome
É importante pensar na maneira como o negócio deseja ser chamado pelas pessoas, e mesmo que isso pareça muito simples, acaba se tornando uma tarefa desafiadora e demorada se não houver um processo envolvido.
Antes mesmo de pensar no material gráfico e até em uma caneta com logo para distribuir aos clientes, é necessário listar os nomes de todos os concorrentes e elencar algumas palavras mais importantes para descrever problemas que o negócio quer resolver.
Depois é interessante pensar em palavras ou combinações que traduzem muito bem o produto ou serviço oferecido. Depois que chegar a uma conclusão, é necessário verificar no site do INPI se o nome está disponível.
Pensar no posicionamento
Pensar no posicionamento do negócio é muito importante para definir como ele deseja que as pessoas passem a enxergá-lo, principalmente em comparação com os concorrentes.
Supondo que o negócio seja uma empresa de fechamento de sacada sistema reiki, é necessário que sua declaração de posicionamento considere o espaço que pretende ocupar e qual é o principal desejo que pretende satisfazer.
O posicionamento também deve considerar outros jogadores que estejam competindo pelo mesmo espaço.
Definir a promessa da marca
Por trás das marcas de sucesso existe uma promessa em satisfazer os desejos dos clientes, e isso pode ser definido por meio de uma frase curta que descreve muito bem a oferta e aquilo que a marca quer entregar para o consumidor.
A frase precisa ser sucinta e fácil de memorizar, da mesma forma como aquelas que são usadas por grandes marcas do mercado.
Definir a personalidade da marca
Uma empresa de impressão crachá possui sua própria personalidade e muitas pessoas acreditam que a personalidade de uma marca é uma extensão da personalidade dos proprietários.
Pode até ser que isso aconteça, visto que a cultura da empresa é moldada pelos princípios dos criadores, mas não se pode esquecer de que a nova marca está sendo desenvolvida para agradar um público.
Isso significa que suas características precisam estar alinhadas aos interesses dessas pessoas, e para alcançar esse propósito, o ideal é escolher até seis palavras, preferencialmente adjetivos, para descrever as características da empresa.
Retratar a buyer persona
Para contar uma história convincente, primeiro é necessário saber quem são os consumidores que vão comprar com o negócio. A companhia precisa desenvolver sua persona, um personagem que descreve seu perfil de cliente ideal.
A persona de uma confecção de uniforme profissional para pizzaria traz informações mais detalhadas e é com base nessas características que o negócio vai desenvolver suas estratégias de marketing e vendas.
Considerações finais
Para finalizar uma estratégia de branding, também é muito importante definir a identidade visual do negócio para que ele realmente fique marcado na lembrança das pessoas.
Isso envolve logotipo, cores, tipografia, entre outros elementos fundamentais para que o consumidor possa memorizar a empresa com quem está comprando.
Seguir essas dicas vai ajudar a criar um branding marcante e que consiga transmitir uma mensagem positiva e de valor para o público-alvo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.