A concorrência existe e não deve ser considerada como um empecilho no desenvolvimento dos negócios dentro de uma empresa. Afinal, concorrência é algo que não falta dentro do mercado.
Lidar com a concorrência é ter uma mola propulsora e instigante para que novas soluções possam ser disponibilizadas aos consumidores que sempre estão em busca de algo novo para utilizar junto aos brindes comestíveis que são oferecidos em festas e eventos.
É necessário analisar a concorrência, observar mais atentamente a forma como ela aborda os clientes, quais ferramentas usa para alavancar os negócios, que tipo de pessoal é contratado dentro da companhia, dentre outras considerações muito importantes.
O que não falta no mercado são lojas, empresas e e-commerce vendendo o mesmo tipo de produto, como tenda de lona grande, oferecendo benefícios que, certas vezes, atraem muito mais os consumidores convencendo-os de que compras rotineiras são necessárias.
A concorrência não é algo negativo, mas pode significar uma oportunidade de rever as estratégias de vendas, a forma como é realizado o atendimento ao cliente ou como o vendedor está abordando novos consumidores.
Para isso, é necessário que uma empresa prestadora de serviços gerais, por exemplo, consiga descobrir exatamente a forma como os concorrentes estão trabalhando e o mistério que se encontra atrás disso, principalmente se ela estiver arrecadando mais dinheiro.
Concorrente não é apenas aquele que vende o mesmo tipo produto ou serviço, mas é a forma de comportamento que ele adota frente ao mercado e ao segmento no qual trabalha e isso faz uma grande diferença para quem quer atingir o sucesso nos negócios.
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Por que é importante analisar a concorrência?
É uma pergunta muito comum e que oferece respostas fortes o suficiente para identificar quais são as qualidades e deficiências de um concorrente, onde uma outra empresa pode perceber o que deve ser reavaliado internamente. Porém, existem outros aspectos, como:
- Tomar a decisão correta diante de dificuldades;
- Criar estratégias para vender mais fachada de vidro comercial;
- Colocar a empresa em destaque e como referência no mercado;
- Obter fornecedores mais qualificados;
- Identificar estratégias internas que não produzem resultados;
- Alcançar mais potenciais clientes com versatilidade;
- Criar oportunidades para o ajuste das estratégias internas;
- Contratar profissionais mais qualificados;
- Conquistar uma porção maior no mercado;
- Procurar alternativas melhores, diferentes das dos concorrentes.
A análise da concorrência tem a capacidade de trazer para a empresa informações cruciais, não apenas destacando a forma como a mesma tem conduzido os negócios, como também qualificando-a melhor para que possa decidir frente a dificuldades.
O mercado é volátil, decisões políticas e econômicas afetam a movimentação desde uma pequena loja conserto celular Samsung até grandes empresas, e é nesse momento que alternativas melhores devem ser geradas e, nesse sentido, a concorrência pode ajudar.
Sempre que for necessário, para que se reconheça de verdade quem é o concorrente, uma primeira solução é questionar os fornecedores para que informem qual o produto mais solicitado por ele, para que essa informação gere mais insights para novos negócios.
Outro ponto relevante é conhecer como são feitas as campanhas e publicidades pela concorrência, para que muito mais clientes para o conserto de televisão de LED sejam atraídos, se esse é o mesmo nicho do concorrente.
Concorrência interessante é aquela com a qual se aprende algo, tanto nas vitórias quanto nos fracassos. Ela pode transmitir lições muito importantes para que o “pupilo” não incorra nos mesmos erros e faça com que os negócios fracassem e deem prejuízos financeiros.
Os colaboradores internos têm um papel relevante frente à concorrência e podem ajudar a entender como ela tem se destacado muito mais nas vendas dos serviços de impressão de lona para outdoor, por exemplo.
Vale a pena ressaltar que a concorrência sempre vai existir, mas aquele que, mesmo sendo do mesmo nicho de comércio, consegue dar toques essenciais, diferentes e únicos para alavancar a popularidade do negócio, terá grandes chances de se destacar.
Inclusive, pode-se até afirmar que existem concorrentes amigáveis que trabalham na área de conserto tela notebook, sem que um afete negativamente o outro, mesmo que as estratégias aplicadas nas vendas sejam totalmente divergentes.
Quando a concorrência é analisada de forma profunda, ela consegue fortalecer os objetivos de uma empresa, para que o foco continue sendo o cliente, no sentido de oferecer uma gama variada de produtos, para que o mesmo seja sempre surpreendido com novidades.
Como analisar a concorrência?
Essa é mais uma dúvida que permeia a mente da grande maioria dos gestores e empreendedores e essa análise pode ser feita através de alguns pontos específicos, como os citados abaixo:
- Pelo mesmo produto que é comercializado;
- Pelo preço praticado;
- Pela identificação se o público-alvo é o mesmo;
- Pelas estratégias de marketing digital aplicadas;
- Pela pesquisa dos pontos fortes e fracos;
- Pela observação da forma como os clientes são atraídos;
- Pelas ferramentas de gestão utilizadas;
- Pelo alinhamento entre os colaboradores;
- Pela comercialização qualitativa dos produtos.
Uma das ferramentas utilizadas na análise da concorrência é a análise SWOT, que é sigla para Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).
Com esses elementos, é possível reconhecer como está o ambiente interno e externo da empresa.
O Social Mention é outra ferramenta que faz o mapeamento dos concorrentes através dos comentários deixados nas redes sociais. Dessa forma, é possível identificar como os mesmos estão trabalhando e a aceitabilidade junto aos seguidores.
Impactos gerados na análise da concorrência
A concorrência nada mais é do que a competitividade entre empresas que comercializam o mesmo produto ou serviço, no mesmo nicho e que disputam entre si a mesma fatia do mercado.
Esse desafio gera impactos, como alguns apresentados na lista abaixo, para conhecimento e informação mais adequada:
- A procura pela concorrência perfeita que, na verdade, não existe;
- O monopólio sobre um determinado produto ou serviço;
- O monopsônio sobre o preço aplicado entre as empresas;
- O oligopólio, comandado por apenas um grupo empresarial no mercado;
- O oligopsônio, onde há poucos vendedores e muitos compradores;
- O monopólio bilateral (um comprador/vendedor influenciando nos preços).
Identificar a dinâmica da concorrência entre empresas é fundamental, pois com ela é possível evitar falhas nas estratégias aplicadas no mercado competitivo e ainda condicionar a companhia a melhorar e expandir a visão sobre os negócios.
As pesquisas de mercado são muito úteis para analisar os concorrentes, porque as marcas conseguem identificar a forma como os mesmos produtos e serviços estão sendo comercializados.
Além disso, pode-se descobrir os pontos fortes e fracos da concorrência, fazendo com que o ambiente interno e externo do negócio esteja em equilíbrio, gerando assim maiores oportunidades de negociações no futuro.
As pesquisas sobre uma determinada marca, por exemplo, quando comparadas a outras, pode se destacar ainda mais, por meio de preços e promoções mais interessantes, aumentando, dessa forma, o valor agregado aos produtos diante do público-alvo.
Benefícios gerados pela concorrência
Na prática, é indispensável saber quais são os benefícios gerados pela concorrência. Sendo assim, em seguida, serão listadas algumas vantagens notáveis dessa competitividade entre empresas. Elas são:
- A economia do país cresce;
- Os melhores preços são garantidos dentro do mercado;
- O consumidor passa a ter mais produtos e serviços;
- Gera maior número de empregos;
- Os preços diminuem;
- São criadas mais empresas;
- Promove inovações para melhorar os produtos e serviços;
- As exportações aumentam;
- A empresa passa a se posicionar melhor no mercado internacional.
Devido ao fato de as empresas se tornarem mais competitivas, a economia do país cresce, pois elas concorrem entre si e com base no mérito, elas se tornam mais eficientes, incidindo diretamente no posicionamento internacional.
Durante o processo concorrencial, a competitividade entre as empresas passa a assegurar os melhores preços, favorecendo os consumidores, no sentido de os mesmos realizarem mais compras, pela gama maior de produtos e serviços oferecidos.
Nesse contexto, obviamente, os preços mais reduzidos são os mais procurados e isso alavanca a entrada financeira, induzindo, assim, a criação de novos negócios, através do investimento na formação dos colaboradores, melhorando o processo de produção.
As inovações para a criação de novos produtos e serviços garantem a competitividade e a concorrência interna no país, estimulando a exportação e, com isso, a companhia passa a se destacar e se posicionar muito mais assertivamente no mercado internacional.
Considerações finais
Em síntese, a concorrência existe não apenas para determinar que diversas empresas podem comercializar o mesmo tipo de produto ou serviço em nichos iguais.
Ela, na realidade, é uma ferramenta poderosa para que a competitividade seja saudável, beneficiando o consumidor e fazendo com que as possibilidades de novos negócios aumentem consideravelmente.
Os concorrentes não devem ser considerados como inimigos, mas como professores, que podem dar dicas interessantes, para que as marcas consigam corrigir as falhas internas e caminhar por muito mais tempo dentro do mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.