Quando o assunto é vendas, o que boa parte das pessoas pensa é que, para obter sucesso no disputado mercado dos dias atuais, é necessário dispor de uma infraestrutura milionária, quando na verdade o que é preciso para investir é saber o que está sendo feito.
Em contrapartida, também são muitos os que pensam que basta anunciar um piso tipo paver de qualquer forma nas plataformas digitais para poder dizer que está vendendo online. A realidade é que o conhecimento a respeito da área comercial também não basta.
Dessa forma, para que um site possa vender mais na internet, oferecendo o tipo de produto que for, desde peças de automóveis até uma cantoneira plástica preta, ou mesmo a venda de serviços, é preciso unir experiência comercial ao domínio de ferramentas da web.
É por esta razão que, neste artigo, será abordado o tema da otimização da conversão nos sites, indicando dicas úteis para aumentar as conversões e vender mais na internet, sem precisar gastar mais do que o necessário para alcançar isso.
Por fim, e para que se torne fácil de acreditar que até sobre uma textura fachada externa da pintura de muro pode-se criar conteúdo, também será feito o apontamento da importância e dos benefícios das estratégias de conversão voltadas aos conteúdos.
Índice do Conteúdo
Como converter bem no próprio site?
Construir um site é ir bastante além de uma simples vitrine digital para a própria empresa. Nos dias de hoje, ter essa plataforma de visitação e não imaginar esse espaço como um meio direto de venda dos seus produtos e serviços é, literalmente, um gasto de tempo.
É perder a chance de alcançar novos consumidores e possuir melhores resultados nas suas práticas comerciais.
Por esta razão, além de dispor de um site para o próprio negócio, aquilo que a pessoa está buscando, em geral, é construir páginas que possuam uma boa taxa de conversões de leads em clientes concretos, que pagam bem e que voltem mais vezes.
Tendo em mente que o significado do termo lead indica justamente um visitante que cadastra os seus dados de usuário, ou mesmo informações pessoais como nome, e-mail e celular, há de se deduzir que o processo de vendas não é imediato nesses casos.
Porém, seja fazendo o anúncio de um lambril galvanizado para portão ou vendendo cursos pela internet, através de um funil de comunicação, o que os empreendedores podem alcançar está muito além daquilo que se consegue vender no mundo offline.
Porém, o que aparenta ser uma meta simples, na realidade consiste em um processo que não dispõe de uma receita pronta. O marketing digital por trás do rendimento dos sites exige dedicação, tempo e paciência.
Antes de ter um novo site ou de fazer qualquer mudança, é preciso ter em mãos uma avaliação completa da marca, do mercado em que ela se insere, do cliente ideal e dos demais critérios pertinentes ao negócio.
Tudo isso pelo fato de ser através do site que a companhia poderá conduzir o visitante através do funil até a conversão em lead, achar uma oportunidade, e ter potencialmente uma levantada de mão para a sua equipe comercial.
Entretanto, existem alguns critérios que, quando presentes nas plataformas dos sites, aumentam muito as chances de êxito nas táticas de marketing digital e de conversões das diferentes empresas.
Dessa forma, é importante ter em mente que, se a pessoa já tem um site, ou mesmo já compreende a importância de tudo isso, o primeiro passo para conseguir vender mais e ter mais oportunidades de comerciais no seu negócio já foi dado.
Ainda que o segmento do mercado seja bem específico, e até mesmo vendendo divisória em alumínio e vidro para escritório sob encomenda, há muito o que se tirar proveito da internet, só com esse primeiro pontapé inicial.
Todavia, diversos sites não são criados com táticas que entregam esse tipo de resultado de imediato e com a qualidade necessária. A verdade é que o processo, muitas vezes, carece dos elementos que levam em conta a jornada de compra do consumidor.
Assim, como primeiro ponto a ser chamado atenção, vale levar em conta a importância da escolha de um domínio curto e simples de escrever para o criar o site.
O domínio de um site consiste simplesmente no endereço digital do negócio, isto é, naquilo que se sucede ao digitar “www” no campo de busca de um navegador.
É preciso pensar sempre que este será o primeiro contato que o consumidor terá digitalmente com a marca em questão. E é justamente por esta razão que ele precisa ser curto e fácil de digitar.
Algumas excelentes práticas para conseguir assegurar que o domínio seja positivo parte de estar diretamente de acordo com os anseios dos usuários.
Isso implica em optar por domínios que façam uso de uma palavra apenas ou, então, com o mínimo de elementos possíveis no seu conteúdo.
É preciso ter isso em conta, pois quanto menor for o tamanho do domínio, mais simples será de o gravar.
14 dicas de como converter mais
Falando de maneira mais direta e sintética, é pertinente listar algumas dicas práticas de como converter mais no próprio site, otimizando cada processo da maneira mais proveitosa possível.
Ainda que se esteja digitalizando um negócio já atuante há muito tempo no mercado físico, é possível dobrar as vendas de motor para portão deslizante peccinin da loja online com a aplicação desses detalhes.
Por esta razão, e para que seja possível alcançar os objetivos da loja o mais rápido possível, serão indicadas alguns passos básicos:
- Apostar alto na primeira dobra do site;
- Caprichar nos depoimentos;
- Fazer bom uso das fotos e vídeos;
- Ilustrar casos de sucesso;
- Listar benefícios da oferta;
- Evidenciar as diferenças dos planos;
- Apontar o plano mais indicado;
- Diminuir o tamanho do formulário;
- Solicitar o mínimo de informações;
- Pôr cada produto em uma landing page;
- Afunilar a atenção no momento da conversão;
- Possuir um site de rápido carregamento;
- Investir em um Reclame Aqui;
- Fazer integração com as redes sociais.
A partir do investimento em cada uma dessas necessidades, se torna simples e prático o processo de construção de um site.
Mesmo para aqueles que já possuem um endereço há muito tempo, é importante se lembrar de que nunca é tarde para apostar na renovação.
Importância do investimento no conteúdo
É interessante notar que o conteúdo digital pode ser considerado, nos tempos atuais, como o principal meio de transmissão entre as ofertas comerciais e o interesse dos consumidores.
Isso porque é por meio dele que as informações que o público precisa transmitir conseguem chegar de modo mais rápido e seguro nos lugares onde devem chegar, ainda que sejam a respeito da instalação de uma cuba dupla para triturador.
Tendo isso em consideração, deve-se existir a consciência da importância do conteúdo para se tornar autoridade em um segmento comercial.
A produção de conteúdo tem o poder de aproximar o consumidor da marca e estabelecer uma relação de troca mútua entre eles. O cliente recebe informação de alto valor e, em troca, busca comprar um produto ou contratar um serviço de quem lhe deu conhecimento.
É claro que a produção dos conteúdos em massa por si só não vence todas as barreiras. É para isso que existem as táticas eficazes do marketing digital. Do contrário, ter uma empresa de sucesso seria algo para qualquer um. Um fenômeno visto toda hora.
Quando esse projeto é bem trabalhado, o produto oferecido também se torna um transmissor.
A partir disso, ele consegue passar a ser capaz de dialogar com o consumidor, sem necessariamente precisar de boca para isso.
Benefícios das estratégias de conversão
Por fim, e para que fique bem claro do que se tratam todos os conjuntos de estratégias direcionadas aos sites que foram abordados aqui, é importante citar também alguns dos principais benefícios de focar no aumento da taxa de conversão.
Tal como um projeto de ventilação exaustão e climatização, cada item dessas estratégias contempla um aspecto diferente dos sites, e podem, portanto, fornecer vantagens tanto a médio como a longo prazo.
Assim, investir na otimização total do processo de conversão dos visitantes de um site em clientes pode trazer vantagens, como:
- Aumento no número de vendas;
- Crescimento do faturamento;
- Aumento da relevância;
- Maior tempo de navegação;
- Otimização da fama do site;
- Construção de autoridade no digital.
Através do bom uso das ferramentas digitais disponíveis e do posicionamento estratégico, um negócio pode alcançar essas e muitas outras vantagens.
Considerações finais
Somente com um planejamento e visão crítica a respeito de um negócio é que se pode levá-lo adiante, independente do meio utilizado.
Apostando no uso do site, é possível avançar cada vez mais em direção à autoridade digital, uma vez que sejam feitas as ações corretas para a sua otimização, e tudo isso em tempo oportuno.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.