A internet se tornou o principal canal de divulgação de informações, marcas, produtos e serviços. Quem deseja ser visto atualmente, precisa saber como se posicionar nos meios digitais. Uma dessas estratégias é diversificar o conteúdo.
Ao longo dos anos, o marketing digital tem sido a principal metodologia de escolha das empresas para atrair e fidelizar clientes.
Porém, existe uma série de ferramentas dentro do marketing digital que podem ser escolhidas para atingir diferentes objetivos de maneiras diferentes, basta o empreendedor saber o que melhor se enquadra com o seu negócio.
A produção de conteúdos tem sido extensa, pois publicar algo online é relativamente fácil e não exige muitos custos como os meios de comunicação tradicionais.
Antigamente, quando a internet era algo que ainda estava em processo de desenvolvimento e as pessoas nem sequer ouviam falar dela, as empresas precisam investir altas quantias no marketing.
Pois, uma propaganda de televisão no horário nobre, por exemplo, era muito cara, ou manter um outdoor em uma via movimentada por semanas era também uma opção que estava fora do orçamento de diversos empreendedores.
Principalmente, aqueles que tinham acabado de abrir um negócio e que não tinham muitos clientes ainda.
Atualmente, publicar um produto ou oferecer um serviço na internet é algo que pode ser até mesmo gratuito, feito pelo próprio empreendedor que acabou de abrir um negócio sobre emissão de laudo de continuidade elétrica do spda, por exemplo.
Portanto, as chances de fechar um negócio são menores, pois o marketing se tornou mais acessível devido à expansão do uso da internet para acessar sites e redes sociais.
Hoje em dia, as pessoas, quando desejam algo, conseguem comprar através até mesmo de seus smartphones.
Entretanto, de acordo com pesquisas do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o número de empresas que fecham as portas após dois anos de funcionamento ainda continua em torno de 20%.
Para auxiliar os empreendedores a se desenvolverem no mercado ao qual estão inseridos, este artigo irá abordar como utilizar o marketing digital e a diversificação de conteúdos para melhorar o posicionamento de uma empresa.
Índice do Conteúdo
Quem divulga serviços online?
São diversos tipos de pessoas, com as mais variadas profissões que digam de maneira mais simples os seus serviços e produtos, além, é claro, das empresas grandes, que utilizam o marketing digital de maneira mais sofisticada.
Geralmente, de formas mais simples, as pessoas costumam vender alguns produtos artesanais, como:
- Bijuterias e joias;
- Móveis;
- Velas;
- Queijos e outros derivados;
- Flores;
- Roupas e sapatos;
- Mel.
Dentre diversos outros exemplos que podem ser comercializados de acordo com a legislação, até mesmo um curso personal gestante pode ser ofertado.
O mesmo vale para serviços de freelancers que são oferecidos pelas pessoas, dentre os mais comuns:
- Redação e edição de texto;
- Fotografia;
- Design;
- Edição de vídeos;
- Serviços de social midia e marketing;
- Serviços de conceito;
- Serviços na área de estética;
- Fisioterapia;
- Psicologia;
- Coach;
- Professores;
- Desenvolvedores.
Enfim, diversos profissionais que não possuem formação na área de marketing, até mesmo aqueles que realizam lavagem de cortinas a seco, podem utilizar os canais de divulgação digital para atrair e fidelizar clientes.
As empresas grandes possuem equipes com profissionais de marketing, pois geralmente atingem uma quantidade maior de clientes e seus produtos tendem a ser fabricados e comercializados em grande escala.
Isso no caso de empresas B2C, que são as business-to-customer, ou seja, da empresa para o cliente. Empresas que possuem como objetivo vender seus produtos para o consumidor final.
Diferentemente, das empresas B2B, as business-to-business, da empresa para empresa, ou seja, empresas que comercializam grandes volumes de produtos ou prestam serviços para outras empresas.
Por exemplo, a vacina para gato v5 é fornecida para clínicas médicas, e não para o consumidor final, o dono do pet.
Cada tipo de negócio exige uma abordagem de marketing digital diferente, mas de forma geral, o segredo do sucesso é colocar o cliente no centro e descobrir o tipo de conteúdo que ele quer consumir, sempre buscando diversificar esses conteúdos.
Como ter sucesso divulgando algo online?
Divulgar produtos e serviços online é algo que, basicamente, todo empreendedor deve saber fazer, pois, às vezes, basta apenas ter um perfil em uma rede social e postar ali o que se deseja vender.
Essa é a situação da maior parte dos microempreendedores ou dos freelancers, é a partir dessa divulgação e com o aumento da atração de clientes e fidelização que uma empresa cresce e suas táticas de marketing vão precisando evoluir também.
Na internet, é possível ter acesso a diversos relatos de sucessos como esse, onde a pessoa começou com um pequeno negócio, divulgando através das redes sociais seus serviços e depois de um tempo se tornou um empreendedor de uma empresa grande.
Ou seja, quando as pessoas sabem se posicionar online elas conseguem alcançar e até mesmo ultrapassar suas metas e objetivos.
Portanto, para fazer sucesso divulgando algo online é essencial compreender alguns pontos dentro do marketing digital, como:
- Saiba como os buscadores funcionam;
- Entenda tudo sobre o cliente;
- Tenha a presença online forte;
- Traga novidades e diversifique as coisas.
As empresas de sucesso só se tornaram um sucesso porque foram vistas e reconhecidas, até mesmo as companhias da área de manutenção de celular delivery atingiram sucesso dessa maneira.
Além disso, elas traziam soluções para seus clientes ou algo novo para o mercado, e tudo isso só era possível através da produção de conteúdos diversificados. Portanto, para detalhar um pouco mais cada ponto mencionado, eles serão abordados em seguida.
Saiba como os buscadores funcionam
A internet, como já explicado, é um local de fácil publicação, sendo até mesmo gratuito postar conteúdos digitais.
Porém, a facilitação também criou um mar de informações, onde os buscadores, como o Google, Yahoo, Bing, dentre outros exemplos, precisam utilizar de uma série de artifícios e ferramentas para classificar por relevância esses conteúdos.
Compreender como essa classificação é realizada auxilia no processo de traçar estratégias de marketing digital.
Apesar de essas empresas não divulgarem como as classificações são feitas, sabe-se que conteúdos relevantes, que são diversificados e utilizam boas palavras-chave, aparecem nos primeiros lugares de pesquisas.
Entenda tudo sobre o cliente
Para produzir um conteúdo diversificado e original, é necessário primeiro entender o que o cliente deseja ler e consumir.
Uma coisa é certa, todos os clientes querem estar atualizados sobre as novidades, então, um ponto é abordar novas tecnologias, trazer novas modelagens de produtos, coisas que são tendências.
Outra questão, é publicar coisas que são do interesse daquele público específico, após pesquisas de interesse, dessa forma, o conteúdo de um site fica extremamente diversificado.
Por exemplo, empreendedores donos de centro clínico veterinário podem postar conteúdos sobre como cuidar de pets e as novidades de produtos no mercado para seus clientes lerem e se informarem.
Tenha a presença online forte
Para vender produtos e ofertar serviços, não basta lançar campanha uma ou outra vez, é necessário constância e uma presença online forte.
Quando a presença forte é citada, geralmente, as pessoas estão se referindo a empresas que se destacam por produzirem algo diferente e contribuírem para a área no qual estão inseridas, sendo consideradas referência.
Traga novidades e diversifique as coisas
Não basta apenas produzir bons produtos e oferecer serviços de qualidade, como um curso para limpar piscinas, é necessário se manter atualizado, trazendo novidades para os clientes nas mais diversas áreas.
Por exemplo, a indústria da moda precisa sempre trazer peças com novas modelagens e significados, abraçando movimentos sociais da época ao qual está inserida.
Ou seja, precisa sempre se atualizar e se diversificar, pois, no século da informação, as pessoas se cansam facilmente das coisas. É essencial trazer algo novo.
Por que diversificar é necessário?
Se diversificar é importante para se tornar referência no mercado, pois a modernização é um dos pilares para o sucesso de uma empresa ou pessoa.
As informações estão sendo atualizadas em uma velocidade extremamente rápida, portanto, as pessoas anseiam por consumir coisas diferentes e que sejam modernas.
Portanto, para se continuar crescendo é essencial investir nas postagens de conteúdos com uma boa frequência e que trazem diversidade, até mesmo para ramos mais tradicionais, como é o caso das empresas que realizam a instalação elétrica de ar condicionado 220v.
Considerações finais
Se posicionar bem na internet não é uma tarefa fácil, portanto, com as dicas apresentadas neste artigo, principalmente voltadas à construção de conteúdos diversificados e modernos, qualquer empreendedor aumentará as chances de melhorar seu posicionamento.
Um bom posicionamento online atrai novos clientes e fideliza os antigos, pois a empresa se torna referência na área ao qual está inserida, sempre trazendo novidades ao seus clientes, além dos produtos e serviços de qualidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.