Consolidar-se em um mercado significa, sobretudo, estar em contato qualificado com o público. Por essa razão, entender como fazer a prospecção de clientes a partir do site da empresa é fundamental.
Não há estratégia de comunicação que não tenha a intenção de conseguir esses objetivos e, por este motivo, precisam ser avaliadas em sua complexidade.
Quando uma empresa opta pela construção de um site, ela, em grande medida, está buscando aparecer com mais facilidade para os seus possíveis clientes.
Essa é uma relação que tem se tornado cada vez mais comum por conta do advento das ferramentas digitais.
Uma empresa que fornece telhado de madeira com vidro, em outras circunstâncias, conseguiria efetuar sua venda de forma muito localizada.
Fosse em uma loja de materiais de construção em algum bairro ou, no sentido de B2B business to business, através de métodos de trade marketing, essa relação não passava por mediações tão complexas.
No entanto, na medida que esse tipo de dinâmica vai se aprofundando, vai se tornando essencial para o mercado assumir certas medidas frente às suas imposições.
Contudo, engana-se quem acha que apenas garantir a presença nesses espaços digitais basta para ter um bom desempenho dentro de um segmento.
É importante ter em mente que essas são apenas ferramentas utilizadas para mediar essas relações e, por isso mesmo, precisam integrar alguns aspectos de maior magnitude.
Uma loja de jaleco personalizado enfermagem, por exemplo, vai ter uma série de mecanismos estratégicos adotados para elevar as suas vendas.
Diante disso, será possível entender se a atração de leads para um site pode ser viável ou não. Quando o assunto é e-commerce, inclusive, existem algumas outras ferramentas que visam contornar a necessidade de um site.
Os marketplaces aparecem como uma alternativa para utilizar essas plataformas como mediadoras de venda.
Entretanto, a estruturação de um site próprio pode fornecer muito mais insumos para a manutenção de uma boa relação da marca com o seu público.
Sendo assim, apontar algumas de suas vantagens com relação a atração, qualificação e conversão dos leads é fundamental. As principais delas são:
- Empatia;
- Reconhecimento da marca;
- Atratividade;
- Confiança.
Esses são alguns pontos sensíveis que um site próprio consegue impor para o mercado de uma determinada empresa.
Entendê-los de forma amplificada, portanto, torna-se necessário para estruturar essa dinâmica de forma mais esclarecida.
O primeiro ponto de contato diz respeito à empatia que esse tipo de recurso pode gerar. Isso se dá porque um lead atraído para uma plataforma é, sobretudo, alguém que pesquisou algo relacionado à ela.
Então, se a busca foi por mochila de cordinha personalizada, é possível que seu clique já tenha uma certa qualificação.
Além disso, o reconhecimento daquela marca como referência daquele segmento pode ser uma consequência natural disso.
Se, ao explicitar os seus questionamentos no ambiente digital, o usuário obter respostas de uma determinada marca, isso acabará posicionando ela.
Todos esses aspectos se dão por conta de alguns mecanismos de atração que a empresa pode adotar no curso de sua implementação.
Muito famoso por conta de sua capacidade de trazer novos leads para uma marca, o inbound marketing é o grande responsável por essa equação.
Por exemplo, a partir de um conteúdo sobre fachada de loja de roupas femininas, uma loja que oferece insumos para esse tipo de mercado pode atrair uma série de cliques.
Fundamenta-se, assim, uma relação que pode incidir em um aumento do número de vendas de uma empresa.
Por fim, um site bem estruturado e com informações claras tem a capacidade de gerar confiança nos seus frequentadores.
Esse ponto acaba sendo um dos mais importantes na hora de se consolidar diante de um segmento.
Índice do Conteúdo
O que é um lead?
Antes de desenvolver o artigo sobre as dinâmicas mais complexas que o mercado pode ter quanto à prospecção de clientes, é preciso entender quais são as terminologias mais utilizadas dentro deste universo.
Nesse sentido, o lead aparece como o epicentro dessa relação de acesso do site da empresa e vendas.
Ele aparece, nesse sentido, como o possível cliente que está circulando os ambientes digitais da empresa.
Sendo assim, uma pesquisa por impermeabilização de cadeiras estofadas pode trazê-lo para o universo da marca.
Existe, então, um interesse manifestado por parte dele e que, por isso, ele precisa ser prospectado pela empresa em questão.
Por que ele é tão importante?
Sua importância reside no fato de que a sua atração custa uma série de esforços e investimentos.
Além disso, o seu interesse pode ser um motor essencial para a sua conversão em cliente, inclusive, podendo apostar na recorrência dessa relação.
Portanto, se uma família está procurando por escola maternal 1, essa é uma oportunidade perfeita para que os agentes desse segmento estejam presentes como alternativas para a resolução desse problema.
Se o mundo dos negócios é feito de oportunidade, não há porque ignorar essa que é uma de suas principais expressões no ambiente digital.
Jornada do cliente: por que tão importante?
A partir da compreensão do que é e qual a importância de um lead, é importante entender como compreendê-lo e conduzi-lo.
Diante desse ponto é que surge a compreensão da jornada do cliente como uma das ferramentas principais para efetuar essa análise.
Ela consiste na compartimentação das ações dos leads em algumas etapas essenciais que precisam ser compreendidas.
Consciência
A consciência faz referência ao ponto que o cliente está diante de algum problema que precisa ser resolvido e é impactado por algumas alternativas de resoluções.
Sendo assim, em uma busca por pergolado de madeira roliça ele tomará consciência da existência de diversas empresas desse segmento.
Consideração
Esse é o momento em que ele vai começar a compreender quais são as opções mais viáveis para que ele comece a contratação.
Decisão
Nesse momento, aquele lead já está dentro do site da empresa que ofereceu o produto que ele estava procurando.
Sua decisão estará baseada em uma série de fatores e, por isso mesmo, a marca precisa estar atenta a eles e trabalhar estratégias para se destacar perante a concorrência.
Compra
Esse é o ponto ápice de qualquer relação comercial com um lead dentro de um site. Na verdade, esse é o ponto em que se realiza a sua ação desejada pela prospecção.
Prospecção: o que é e como aplicar?
A prospecção diz respeito à análise da qualificação dos leads pertencentes a uma empresa com a finalidade de trazê-los cada vez mais para consolidar a ação de compra.
Esse é um recurso muito utilizado a partir da compreensão da jornada do cliente como mecanismo que informará a comunicação feita.
Nesse sentido, dependendo da etapa que o lead se encontrar, a prospecção será feita de uma forma diferente.
Por essa razão, é importante adotar alguns horizontes estratégicos para verificar e qualificar ainda mais um lead em uma plataforma.
Marketing de conteúdo
Apostar em um bom conteúdo pode, em grande medida, fundamentar uma relação de longo prazo com um lead.
Afinal de contas, se ele encontra naquela plataforma as respostas que ele estiver procurando, possivelmente, ele se lembrará da empresa na hora de comprar algo relacionado com esse mix de produtos.
No caso de uma política editorial que tenha como foco temáticas de primeiros socorros, isso pode ter influência na hora do cliente buscar aquela empresa para contratar o serviço de assistência de enfermagem ao paciente gravemente enfermo.
Palavras-chave e links patrocinados
Saber quais são as palavras-chave mais utilizadas dentro de um segmento pode, em grande medida, definir quais serão os rumos estratégicos de uma empresa no ambiente digital.
Afinal de contas, a partir da compreensão correta de qual termo utilizar, é possível fazer a contratação do serviço de links patrocinados de forma bastante eficaz aumentando a chance de visitantes no site e consequentemente de vendas.
Quando um cliente pesquisa por aqueles termos relacionados, a empresa pode aparecer como uma opção para ele, tornando-o, desta maneira, um lead qualificado.
Remarketing
Com esse grande fluxo que há de leads dentro de uma plataforma, torna-se quase impossível averiguar com detalhes cada um deles.
Por isso, ter em mente algumas automações de remarketing pode ajudar na hora da prospecção, fazendo com que a empresa apareça novamente para o cliente, permanecendo na memória dele.
Um e-mail marketing ou um display qualificado pode ter um impacto muito positivo dentro desse tipo de dinâmica.
Considerações finais
Hoje em dia, dentro do mercado, muito se fala sobre um conceito prioritário na hora de se assumir uma estratégia: o lead.
Na verdade, esse tipo de categoria tem sido o grande epicentro das relações comerciais no último período.
Portanto, entender como se comunicar com ele de forma qualificada pode ajudar a ter uma dimensão de sua importância.
A partir da análise de sua jornada, por exemplo, é possível saber exatamente quais são os elementos que irão rumar a sua prospecção.
Tendo em mente, também, algumas das estratégias mais utilizadas pelo mercado para efetuar esse tipo de relação pode ser primordial para o desenvolvimento e relevância da empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.