Landing page é uma página criada com o objetivo de converter o visitante em lead e este em cliente. Também é conhecida como página de captura, mas muito mais simples do que uma página comum.
Seu propósito é oferecer uma oferta compatível com os objetivos do planejamento de marketing da marca. Atualmente, as empresas que investem em Inbound Marketing têm como objetivo atrair os usuários para seus canais digitais.
Elas também querem fazer com que as pessoas consumam seus conteúdos e possam caminhar pelo funil de vendas, mas todo esse processo só vai acontecer se os visitantes forem convertidos em potenciais clientes.
Além de produzir bons materiais e ter uma boa oferta, é necessário trabalhar com a landing page, visto que ela se encarrega de oferecer alguma coisa em troca de dados dos visitantes ou até mesmo para concretizar a venda.
Mas não basta criar uma página mais simples e inserir alguns elementos achando que isso é o suficiente para fazer as conversões.
Neste artigo, será possível compreender qual é o conceito de landing page e o que é necessário para que ela tenha um bom número de conversões e traga bons resultados.
Índice do Conteúdo
O que é landing page?
Landing page é um termo em inglês que pode ser traduzido como página de aterrissagem. Ele se refere a qualquer página em que o usuário acessa para entrar em um site, mas, ao longo do tempo, assumiu um novo conceito.
Os profissionais que usam o Google Analytics já perceberam que uma de suas dimensões de comportamento é a landing page, que na versão em português é apresentada como página de destino.
Quando o usuário procura por algum assunto na internet, como cuidados com idosos acima de 80 anos, e acessa uma publicação no blog sobre o assunto, o conteúdo é considerado uma página de aterrissagem.
Agora, se o usuário digita o endereço no navegador, vai entrar na página principal do site, também conhecida como landing page. Só que dentro do conceito de marketing digital, a landing page é uma página com o propósito de converter.
Para cumprir esse papel, conta com menos elementos e links do que uma página comum, e isso é feito com o objetivo de levar o visitante a realizar a ação que a empresa espera.
Importância da land inter
Usar esse recurso nas estratégias de marketing digital é muito importante para que a organização consiga aumentar o número de conversões, além de trazer muitas vantagens, como:
- Facilita o lead scoring;
- Segmenta os contatos;
- Reduz o custo de aquisição de clientes;
- Aumenta as taxas de conversão.
O lead scoring é uma pontuação oferecida para os leads, de modo a identificar aqueles que estão mais preparados para a conversão.
Se o visitante do site de uma escola que oferece aula de hidroginástica para idosos foi convertido por meio de um material fundo de funil, é um grande indício de que ele está pronto para comprar, portanto pode ser abordado pelos vendedores.
Isso é muito importante para facilitar o trabalho da equipe de vendas, otimizar as conversões e aproveitar as oportunidades. Também é assim que a corporação consegue criar o histórico dos contatos e levar informações valiosas para os vendedores.
Uma dica é usar uma boa ferramenta para criação de landing page, além de definir uma pontuação para os conteúdos que fazem sentido para o fundo de funil.
Dependendo da conversão e do material envolvido no processo, é possível melhorar o potencial dos clientes. No caso de uma empresa que vem de mais de um produto e possui personas diferentes, é possível distingui-las por meio da conversão.
O negócio também sabe exatamente quem está interagindo com ele, principalmente no caso daqueles que não atendem a um segmento ou porte definido.
Por meio da landing page, um fabricante de toldo vertical retrátil consegue gerar mais oportunidades para o negócio.
Sem a landing page, seria difícil obter tantas informações sobre pessoas interessadas nos produtos e serviços da marca. Ela teria que passar muito tempo em ligações, fazer centenas de entrevistas, entre outras ações custosas e trabalhosas.
Por outro lado, ao fazer uma divulgação adequada e usar uma boa estratégia, a landing page consegue potencializar as vendas, gerar oportunidades e nutrir os vendedores.
Como resultado, as taxas de conversão melhoram consideravelmente, tanto de visitantes para leads quanto destes para clientes, algo que interfere de maneira positiva nos lucros da companhia.
No entanto, para aproveitar tudo o que essa página tem a oferecer, é necessário saber elaborá-la do jeito certo.
Saiba o que incluir na landing page
Para que possa cumprir seu propósito de conversão, a landing page precisa contar com alguns elementos indispensáveis. São eles:
Conteúdo
Se o material está falando sobre cobertor doação casal, é fundamental que seu título seja capaz de aguçar a curiosidade do leitor e mostrar o que ele vai ganhar com a conversão.
O subtítulo da página também é muito importante e precisa dar informações extras para convencer o usuário a clicar. O texto em si deve descrever a oferta para vender a ideia e eliminar qualquer dúvida.
A melhor forma de fazer isso é por meio de frases curtas e mostrar os benefícios para o usuário. É essencial pensar na escaneabilidade do texto, evitando parágrafos muito longos e grifando palavras importantes em negrito.
Fazer uma oferta
Nenhum usuário vai simplesmente acessar a página do site ou blog e preencher o formulário com suas informações pessoais a troco de nada. Para levar o visitante a fazer isso, primeiro é necessário fazer uma oferta.
Ela deve gerar valor para as pessoas, ou seja, o material muito comum e que pode ser encontrado em qualquer lugar da internet não é uma boa opção como moeda de troca.
Uma companhia de impermeabilização de paredes deve saber quem é sua persona e quais são suas necessidades para oferecer algo interessante. Isso ajuda a obter diversos insights e criar algo que realmente estimule o preenchimento do formulário.
Usar uma boa imagem
A imagem usada na landing page deve refletir a oferta, por isso a marca deve evitar qualquer fotografia generalista e que possa atrapalhar a conversão.
Uma forma de fazer essa escolha é visualizar a imagem sem o título da página, pois assim fica mais fácil entender se ela realmente está relacionada à oferta.
Também é muito importante que ele esteja de acordo com o público para causar identificação. Supondo que uma loja tenha foco no público feminino jovem, precisa usar recursos que criem aproximação.
Inclusive, é fundamental investir em elementos e cores que trazem mais proximidade, algo que precisa ser muito bem pensado, principalmente no Brasil, que possui um povo muito diverso.
Usar um bom CTA
Um fabricante de tubulação gás de cozinha precisa usar um bom CTA (Call To Action), uma chamada para ação que convida o visitante a realizar uma ação específica.
É crucial usar frases imperativas neste processo, tais como: “baixe agora”, “acesse o conteúdo”, “receba o material”, “agende uma consultoria”, entre outras.
O recurso precisa ser claro, objetivo e permitir que o visitante entenda a ação que ele está realizando e o que vai ganhar com isso.
Fazer uma boa descrição
A inserção ou não de uma descrição depende muito das características da persona. Se o negócio quiser inseri-la, precisa transmitir uma mensagem sucinta e demonstrar o objetivo da oferta e o valor que ela representa para o usuário.
Mas não tem problema nenhum se um fabricante de balcão de vidro para padaria não quiser usar, desde que fale claramente para o visitante o que está sendo ofertado.
Criar um formulário
O formulário talvez seja a parte mais importante da landing page, afinal, é com ele que tudo acontece. Esse elemento representa o pagamento que o negócio recebe em troca do que ofereceu para o usuário.
Um bom formulário precisa reunir todos os campos que o visitante deve preencher, e uma empresa especializada em laudo técnico AVCB pode facilitar a vida dos usuários por meio de opções práticas de preenchimento.
Um exemplo disso é o campo suspenso, no qual o visitante só precisa escolher uma opção e consegue preencher tudo de maneira breve.
Considerações finais
A landing page é um recurso fundamental para que a marca possa fazer suas conversões e alcançar o sucesso de suas estratégias de marketing digital.
No entanto, para que ela cumpra sua função, é necessário saber criá-la e inserir todos os elementos necessários e que induzem uma ação por parte do usuário.
Uma oferta de valor é o primeiro passo, depois, basta criar uma página de captura completa, com os elementos mostrados neste conteúdo, para aumentar o número de conversões do negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.