Em diversos casos, toma-se como pressuposto que todo e qualquer empreendedor deve investir em marketing digital. Mas por qual motivo exatamente? Apesar desta ser uma premissa verdadeira, é importante entender o que ela de fato significa para evitar erros.
Com o advento e popularização da Internet, é notável que cada vez mais pessoas têm optado por pesquisar e comprar on-line, ao invés de presencialmente. Assim, o investimento em marketing digital se faz não apenas relevante, mas também extremamente crucial.
Apesar de reconhecerem o aspecto imperativo do investimento em marketing digital, muitos empreendedores atrasam a digitalização de suas empresas devido, por exemplo, à ausência de recursos ou de conhecimento das ferramentas necessárias a esse processo.
Tendo isso em vista, este artigo buscará esclarecer as principais dimensões do impacto do marketing digital, e também falará sobre como e quando um pequeno empreendedor deve começar a investir neste instrumento fundamental de publicidade e propaganda.
Bem como um disco abrasivo de desbaste, o marketing digital pode servir como uma ferramenta de lapidação e refinamento da estratégia de vendas de uma empresa, tornando-a ainda mais eficiente e sofisticada e, portanto, destacando tal marca no mercado.
Índice do Conteúdo
A importância do marketing digital
Há diversos aspectos do marketing digital que justificam sua importância mediante o grande público, entretanto, para fins didáticos, serão aprofundados apenas alguns deles ao longo deste texto.
A princípio, é de grande relevância que seja apontado como o marketing digital é capaz de afetar a confiança da clientela na marca, seja de forma positiva ou negativa.
Para além da qualidade do trabalho que determinada empresa executa, suas ações de marketing digital também são responsáveis por passar credibilidade e estreitar laços sólidos de confiança com seu mercado consumidor.
Assim, quando uma marca investe em estratégias eficientes de atração e conversão de clientes on-line, é provável que esta seja lembrada pelo grande público de forma positiva e, dessa maneira, constitua uma reputação admirável no mercado em que se insere.
Outro aspecto importante do marketing digital é seu impacto em termos de presença on-line das empresas pelas quais é implementado. Estar ativo em plataformas digitais, como as redes sociais, é um excelente caminho para a visibilidade e o reconhecimento.
Além disso, a presença digital de uma marca permite que ela se mantenha sempre acessível à clientela, a informe periodicamente sobre suas novidades e lançamentos e, por consequência, nutra com ela uma relação de maior proximidade e solidariedade.
Analogicamente, é como se, por meio do marketing digital, determinada empresa fosse premiada com um troféu de vidro personalizado pelo grande público, em decorrência de sua presença e atividade no ambiente virtual.
Seguindo com a listagem de vantagens e benefícios do marketing virtual para pequenos empreendedores, é pertinente ressaltar a minimização de custos com investimentos da parte de empresas que o adotam de forma eficiente.
Em comparação ao marketing tradicional, a publicidade e propaganda on-line tende a oferecer uma relação custo-benefício muito mais vantajosa. Novamente, as redes sociais se apresentam como excelentes ferramentas para atrair e converter clientes gastando pouco.
Assim como uma embalagem de pizza personalizada, o marketing digital oferta para as mais diversas marcas uma forma de se destacar entre a concorrência por meio de investimentos relativamente modestos em termos de divulgação.
Portanto, é fundamental mencionar a melhor segmentação do público viabilizada pelo marketing digital, ou seja, tal abordagem propicia um alcance mais ágil e direcionado do mercado consumidor desejado por determinada empresa.
Dessa forma, existem muito mais chances de atrair e converter clientes realmente interessados nos produtos ou serviços ofertados por uma marca. Ao contrário do que ocorre com o marketing tradicional, é conferido o devido foco a um público-alvo pré-definido.
Bem como um cabo de instrumentação prysmian, é possível, por meio do marketing digital, interligar certa clientela a uma empresa qualquer, priorizando encaminhar pessoas com determinadas demandas e interesses a uma instituição que seja capaz de atendê-las.
Como e quando investir em marketing digital?
Agora, tendo em vista a significativa relevância do marketing digital, extensamente abordada anteriormente, permanece a questão: como e quando o pequeno empreendedor deve começar a investir nesta tão fundamental estratégia?
Justamente por causa desse aspecto, até o momento inexplorado, serão listadas quatro dicas simples e acessíveis no que se refere à implementação de ações de marketing digital por parte de toda e qualquer empresa interessada em aderir a ele. São elas:
- Conhecer profundamente o perfil do público-alvo;
- Escolher cuidadosamente as plataformas online para atuação;
- Produzir e monitorar frequentemente conteúdos digitais;
- Registrar e formalizar os negócios on-line.
Sobre o primeiro tópico, é essencial, antes de adentrar o universo do marketing digital, compreender a fundo qual é o público-alvo da marca em questão e, sobretudo, quais são suas principais demandas e interesses de forma a manter máxima eficiência nas ações.
O reconhecimento do território que se está buscando explorar é absolutamente fundamental para que as ações de marketing digital, a serem realizadas por certa marca, gerem os melhores resultados e impactem da forma mais positiva possível nas vendas e nos lucros.
Para operacionalizar isso, há algumas maneiras: realizar enquetes nas redes sociais, solicitar sugestões do grande público em comentários de postagens diversas, entender o perfil dos usuários que mais interagem com a empresa em questão, entre outras.
Referente à segunda dica, mas ainda em estreita relação com a primeira, é importante, uma vez conhecido o perfil do público-alvo, escolher de maneira criativa e responsável em qual plataforma digital será centrada a atuação de determinada marca.
Além disso, conhecer também o mercado e se ater aos objetivos previamente estabelecidos pela empresa são aspectos fundamentais a serem levados em consideração no processo de selecionar, por exemplo, a rede social mais vantajosa em que vale a pena investir.
Assim, se uma marca hipotética está no mercado de vendas de capinha de celular com popsocket, é relevante para ela compreender se o conteúdo sobre seus produtos seria melhor divulgado em plataformas digitais de fotos, vídeos, ou quaisquer outros formatos.
Em relação ao terceiro tópico, é importante enfatizar que a postagem de conteúdos com assiduidade nas mais diversas redes sociais, por exemplo, cumpre um papel inestimável em termos de execução e consolidação de uma estratégia de marketing digital eficiente.
Evidentemente, além da quantidade, é importante também a qualidade nas ações de comunicação. Em diálogo com os tópicos anteriores, é fundamental conhecer o perfil do público-alvo e, por meio da melhor plataforma digital, produzir conteúdo relevante para ele.
Por exemplo, se uma empresa que oferece serviços de decoração e design de interiores chega à conclusão de que sua clientela tem um interesse especial por cortinas, é razoável que ela busque produzir conteúdo sobre manutenção persianas para engajar o público.
Por fim, sobre o quarto e último item, tão essencial quanto a presença e atividade no ambiente virtual é a formalização de uma identidade própria de determinado negócio e a manutenção da coerência com essa mesma identidade pré-estabelecida.
Assim, também realizar o registro oficial do nome, do logotipo e dos demais aspectos básicos de toda e qualquer empresa é importante para consolidar o estabelecimento da marca em questão mediante o mercado consumidor e investidor de uma vez por todas.
Bem como uma parede de gesso decorada, a identidade de uma empresa se faz absolutamente necessária para a concretização de ações eficientes de marketing digital e, por consequência, para a produção de impactos positivos na lucratividade dessa marca.
Considerações finais
Ao longo deste artigo foram abordados os principais aspectos referentes à importância do marketing digital para os pequenos empreendedores e, além disso, solucionada a questão de como e quando devem começar a investir nessa ferramenta de inestimável relevância.
As razões pelas quais empresas devem começar o quanto antes possível a investir em marketing digital são inúmeras, como atrair e converter clientes, aumentar as vendas, crescer em termos de visibilidade e reconhecimento, dentre várias outras.
Além de que há formas simples e eficazes de pôr em prática uma estratégia de marketing digital, a exemplo das citadas no texto: conhecer o público-alvo, escolher as plataformas de atuação on-line, produzir e monitorar conteúdos digitais e registrar/formalizar os negócios.
Mesmo em momentos de crise econômica, assim como a qual o país tem passado nos últimos anos, segue válida a afirmação de que para capitalizar em tempos de abundância e prosperidade, é necessário investir em tempos de escassez e recessão.
Faz-se extremamente importante, seja em que momento for, que as marcas vistam a camisa do marketing digital, tal qual um uniforme administrativo feminino, para que possam, apesar dos percalços, colher frutos valiosos em um futuro não tão distante.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.