O mundo corporativo é repleto de desafios, considerando os impactos de aspectos como as oscilações de mercado e o posicionamento da concorrência nas negociações. Sendo assim, é crucial que as empresas foquem em estratégias assertivas para converter clientes.
O processo de qualificação de consumidores em potencial é a etapa responsável por avaliar o perfil e comportamento dos indivíduos, a fim de determinar o efetivo potencial de compra. Trata-se de uma etapa essencial no escopo comercial.
Os times enfrentam desafios justamente em tal etapa, justamente porque o volume de trabalho e informações a serem apuradas gera maior complexidade nas tarefas.
Para o gestor de um fabricante de soluções alimentícias, como cortador batata palito industrial, é preciso que os colaboradores, gestores e executivos estejam alinhados dentro de um plano de ação estratégico.
O plano de ação é o documento que contempla todas as metas organizacionais bem como os mecanismos para atingi-las. Tendo em vista o cenário dos negócios como um todo, pode-se afirmar que é fundamental a análise de indicadores e métricas.
Contextualizando a análise de indicadores e seu papel no plano de ação estratégica, o processo trata diretamente da apuração de dados para potencializar as taxas de conversão de clientes para tanque de polipropileno 1000 litros.
Em outras palavras, isso significa que, para a implementação de um plano de ação voltado para apoiar o fluxo de trabalho dos times comerciais, é crucial um apurado de informações relevantes sobre o perfil e comportamento dos clientes.
Desse modo, deve-se compreender a forma pela qual se dá a captação de dados, abrangendo, neste sentido, as recomendações de órgãos reguladores e também como utilizar as informações de maneira assertiva.
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O que é a inteligência comercial?
Entende-se por inteligência comercial um conjunto de ações que combinam estratégia, análise e pesquisa, que têm a finalidade de aprimorar o andamento de processos comerciais e suas transações.
Muitas pessoas acreditam que as vendas propriamente ditas acontecem de forma espontânea, exigindo somente que o vendedor tenha nascido com aptidão natural para abordar, argumentar e convencer os potenciais compradores.
Entretanto, de acordo com a perspectiva de especialistas, é correto afirmar que as etapas de comercialização requerem estratégia.
No cotidiano de um microempreendedor que atua no segmento de construção civil, é notável que não necessariamente os clientes estão precisando de soluções específicas, como uma placa luminosa para fachada de loja.
Aliás, normalmente, as pessoas visualizam a necessidade de aquisição de um bem ou serviço em específico após o surgimento de algum problema, como é relatado por profissionais de alto desempenho na divisão de negócios e vendas.
Dado o cenário, é importante que as equipes contem com um mecanismo para fomentar o interesse de compra, atuando de maneira indireta e influenciando o comportamento de consumo dos clientes em potencial.
Ou seja, considerando o comportamento de compradores no geral, pode-se compreender que as pessoas precisam de estímulos, diretos ou indiretos, para efetivamente demonstrar interesse de compra em soluções diversas, como aplicação de floreira de cimento.
Por isso, a inteligência comercial apresenta-se como o mecanismo que possibilita a atuação das equipes, contando com a elaboração de estratégias a partir do uso de dados assertivos sobre os clientes para análise e pesquisa.
Conheça a intersecção entre marketing e negócios
Durante a implementação de um plano de ação, é possível notar que as decisões tomadas geram efeitos em duas áreas distintas, marketing e negócios.
Apesar de serem linhas de atuação diferentes, ambas são forças antagônicas, isto é, divergentes, mas que se complementam, podendo interligar com a analogia feita pelo economista Keynes acerca da relação entre Estado e mercado.
O antagonismo protagonizado pelas áreas de marketing e negócios se dá pelo próprio significado visto na esfera de atuação.
O marketing é um conjunto de ações com cunho promocional para atrair e reter a atenção de clientes em potencial para festa a domicilio. Já a divisão de negócios, por sua vez, consiste em todas as etapas necessárias para o fechamento de uma venda.
Considerando a definição de ambos, é essencial o reconhecimento de que há uma intersecção entre tais frentes de trabalho. As ações de marketing facilitam o fluxo de atividades comerciais.
Do mesmo modo, é ideal validar, ainda que sem a atuação dos profissionais atuantes no departamento comercial, as ações de marketing que dificilmente iriam surtir resultados. Afinal, é preciso contar com o andamento dos processos após o contato inicial com clientes.
Com isso, a intersecção de marketing e negócios aponta diretamente para as etapas de elaboração de estratégias, abrangendo a aprimoração da etapa de qualificação de clientes em potencial e todos os passos importantes para a conclusão de transações.
Saiba a importância dos dados de consumo
A elaboração de estratégias depende diretamente de elementos como a análise de dados, pois somente assim o plano de ação implementado consegue surtir os resultados positivos e esperados nas vendas de banner infantil personalizado.
Em outras palavras, para que a atuação das equipes comerciais possa ser assertiva, é importante o alinhamento de diretrizes com o time de marketing e, assim, atingir os efetivos compradores do produto ou serviço ofertado ao público.
Alguns dados podem trazer a visibilidade necessária e básica para os times, inclusive, são destacados por profissionais os indicadores indispensáveis em um plano de ação estratégico, como:
- Criação da buyer persona;
- Entendimento da demanda do público-alvo;
- Conhecimento do posicionamento na Internet;
- Definição das formas de linguagem adequadas.
Esses são os pontos essenciais para que a elaboração do plano de ação seja exitosa, e reflita na realidade do nicho de mercado. Somente assim, pode-se obter resultados satisfatórios nas taxas de conversão no serviço de limpeza de sofá impermeabilizado.
Cabe enfatizar que cada empresa possui suas particularidades, onde podem ser vistas as necessidades específicas. O fato se replica também no momento de elaboração e delegação das diretrizes estratégicas.
Consequentemente, deve-se levar em consideração os objetivos gerais e específicos de uma organização no momento de análise de indicadores e na captação de informações sobre os clientes em potencial.
Como captar dados dos clientes?
Uma vez estabelecidos os objetivos específicos, é momento de partir para a captação de dados com a finalidade de corroborar para o êxito empresarial, já na etapa de qualificação de clientes em potencial.
Principalmente para as empresas que investem no marketing digital, é válido o foco no processo de qualificação, considerando que as ações de marketing atingem um número relativamente expressivo de usuários e pessoas.
Isso não quer dizer que necessariamente todas as pessoas atingidas por campanhas atendem os requisitos pré-estabelecidos de potencial comprador. É importante que as equipes saibam como qualificar.
Em adição, para aprimorar as estratégias, deve-se dar atenção para a segmentação das ações, o que facilita o andamento das transações comerciais.
A segmentação se dá por intermédio da captação de dados dos clientes e da elaboração de estratégias. Para quem investe na Internet como recurso adicional nos procedimentos internos, é válido estar atento às normas previstas na LGPD.
A LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, é um conjunto de normas vigentes no Brasil com o intuito de regular o compartilhamento, armazenagem e tratamento de dados sensíveis e informações pessoais.
Em cenários diversos, as equipes requisitam documentos pessoais, como no procedimento para locação de sala reunião pequena. Entretanto, devem ser implementadas políticas de tratamento de dados.
As normas da LGPD foram desenvolvidas para mitigar a atuação de usuários mal intencionados, os chamados hackers, que realizam o sequestro de informações e fazem o uso indevido destas.
Logo, para trabalhar na captação de dados de clientes, as empresas devem estar atentas para o uso de ferramentas legais, evitando a exposição a hackers e também o acometimento por multas e sanções.
Redes sociais
As redes sociais são os principais veículos de comunicação atualmente. Se no início seu uso era voltado para conectar familiares e amigos, a tendência atual é que as empresas contem com as redes para aprimorar o relacionamento com clientes.
Por serem ferramentas que possibilitam a rápida troca de informações, as redes sociais podem ser instrumento de estudo e levantamento de dados relevantes sobre os consumidores, bem como acerca de seu comportamento de aquisição.
Newsletter e formulários
Os sites possuem ampla relevância nas estratégias empresariais, aliás, é através destes que técnicas como a criação de conteúdo e a otimização dos mecanismos de busca podem ser desenvolvidas.
Os sites e páginas na web devem conter, além de informações sobre a missão, visão e valores de uma empresa, ferramentas para ajudar na captação e qualificação de clientes, como newsletters e formulários para preenchimento de dados para contato.
Considerações finais
As empresas, de modo geral, enfrentam amplos desafios, principalmente relacionados às etapas de fechamento de vendas.
Contudo, o desenvolvimento de estratégias é de grande importância para enriquecer o processo de qualificação de clientes em potencial e, então, alavancar as taxas de conversão.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.