Os Stakeholders são grupos ou até mesmo indivíduos sozinhos que demonstram algum interesse na marca, seja em seus produtos, seja em seus serviços.
Com o impacto que é causado nesses indivíduos, as chances de que a empresa possa crescer com boas bases aumentam de modo considerável. Há, em alguns determinados grupos, estes tipos:
- Investidores;
- Clientes;
- Funcionários;
- Fornecedores.
Por serem grupos que demonstram interesses na empresa de diferentes modos, compreender sobre este público faz com que a marca de scanner de documentos portátil saiba como atuar com eles.
Com a tradução de “stake” para interesse, e “holders” para aquele que possui, a tradução do conceito está ligada aos interesses e até mesmo às iniciativas que se podem ter com os negócios de tal forma que eles podem, mesmo, influenciar resultados ou metas.
Esse conhecimento faz com que a marca saiba como se preparar do melhor modo, para que mesmo sendo perfis diferentes possam ter uma consideração elevada com a empresa e com isso, se estabelecer dentro do mercado.
Portanto, compreender os benefícios destes grupos e as formas que podem ser impactados oferecem bases mais sólidas para atuar de um bom modo e, até mesmo, atuar positivamente, com a compreensão plena desse conceito.
Com a competição do mercado sendo cada vez mais frequente, conhecer os pontos fortes que impulsionam a marca é um diferencial em meio a concorrência e, com isso, podem-se conquistar os stakeholders por um longo período.
Índice do Conteúdo
Conceito de stakeholder
Embora seja algo usado em qualquer segmentação de mercado, desde aluguel de escritório compartilhado até mesmo em lojas de roupas infantis, os stakeholders ganharam essa denominação na década de 80.
Robert Edward Freeman, filósofo norte-americano, disse que os stakeholders são indivíduos ou até mesmo organizações que são impactados de acordo com as ações de determinadas empresas.
Fazendo com que, na teoria, o sucesso seja realizado especialmente quando se cria um valor para interessados no que a marca tem a oferecer, tanto sendo consumidores tradicionais, investidores e parceiros ou então funcionários.
Mesmo que haja modificações do conceito em si devido às formas e abordagens das marcas, mesmo dentro da mesma segmentação de mercado, os stakeholders são um grupo que pode oferecer benefícios quando se tem um conhecimento.
Com o tempo, as formas de fazer com que uma empresa tenha stakeholders foi sendo alterada com a presença da tecnologia porém ainda se tem uma ligação com o conceito que foi propagado a partir da década de 80.
Os benefícios e a importância de se ter stakeholders
Quando se tem a atuação de stakeholders dentro de uma empresa de camiseta infantil laranja lisa, por exemplo, as formas com as quais as ações são realizadas buscam a entrega de valores que serão transmitidos com o produto, serviço ou contato.
E, quando se têm atividades em andamento que contribuem para que esse resultado ocorra, as chances de que os benefícios da marca sejam grandes crescem consideravelmente.
O que é algo vantajoso diante da competição do mercado, porque, quando uma marca conta com uma carteira de stakeholders, sua atuação no mercado ganha uma confiança ainda maior, que contribui para o seu destaque.
Ou seja, a confiança em torno do que a empresa oferece, bem como o seu atendimento, ganham novos níveis que resultam em melhorias para o negócio e na sua relação com estes grupos.
Isso acaba fazendo com que as conexões sejam mais extensas devido ao networking que pode ser gerado, algo positivo também para que a marca cresça com bases mais sólidas no mercado de catraca eletrônica biométrica, por exemplo.
Essa ação faz também que as tomadas de decisões da empresa sejam realizadas rapidamente, ganhando otimização de tempo que são fundamentais para uma boa atuação do mercado.
Porque ao se ter uma conexão e comunicação mais direta com este público, as chances de que recursos sejam reduzidos, o relacionamento melhor estabelecido e a clareza na comunicação são ainda maiores.
Pontos estes que, dentro da competição pela visibilidade e credibilidade do mercado, são considerados como algo positivo. E, com isso, acaba-se tendo bases mais sólidas para que a empresa possa até mesmo criar formas de expandir a conexão com o stakeholder.
Desse modo, os benefícios em torno desses grupos proporcionam para a empresa um bom crescimento e também um melhor desempenho com as equipes internas, que ajudarão na elaboração das abordagens adequadas.
Porque, ao se ter uma abordagem da qual está alinhada com a gestão e os objetivos que foram desenvolvidos pelo negócio, as formas de alcançar os resultados ou então saber como resolver os empecilhos do melhor modo.
O desenvolvimento de um projeto pode ser ainda mais impulsionado quando se tem stakeholders como bases do empreendimento, o que eleva ainda mais a importância de se conhecer seus tipos e os meios de impactos.
Tipos de stakeholders
A categoria de stakeholders que uma empresa de impressão de etiqueta pode desejar usar para seu crescimento é dividida entre primário e secundário.
Apontando qual é o grau de dependência e sendo classificados desse modo, os stakeholders primários são os que acabam exercendo uma influência mais direta para a empresa.
Tais como investidores ou clientes, e podem-se, ainda, incluir os funcionários por terem um poder para influência dentro do negócio. Com isso, podem-se alterar alguns pontos que a gestão estabeleceu anteriormente.
E os stakeholders secundários, por sua vez, são aqueles que influenciam mas não são tão determinantes para que a empresa conquiste o que é desejado. Nestes casos, imprensa, governo e ONGs são considerados como o público deste perfil.
A compreensão destes dois grupos ajudam a empresa a saber o que deseja alinhar para que seu balcão desmontável seja a referência aos que compram e aos que pesquisam no mercado, e isso gera, assim, oportunidades maiores de crescimento.
Formas de impactos de stakeholders em negócios
Dentro de uma empresa, as formas que um stakeholder pode gerar um impacto tanto no tipo primário como nos grupos secundários variam de acordo com o que é desejado pela gestão.
Visto que, por serem grupos dos quais são impactados pela empresa e também podem causar um determinado impacto no negócio, algumas opções são selecionadas pela gestão para que possam crescer com bases mais estabilizadas.
E quando o indivíduo ou grupo tem a percepção de que há um impacto na empresa de papel de parede para quarto colorido de algum modo, as chances da parceria ser mais longa aumenta em boas proporções.
Isso é o que eleva a importância de saber que os impactos são causados positivamente quando se tem uma satisfação com o trabalho realizado, e deste modo, prolongando a relação que é desenvolvida com o stakeholder.
E, também, isso acaba fazendo com que o desenvolvimento possa ser natural e os impactos ajudem no crescimento da marca a fim de atrair novos consumidores e concluir os objetivos e metas que foram estabelecidos.
Por isso, quanto mais for a compreensão do que os stakeholders podem impactar na empresa, independentemente da segmentação atuante, melhores se transformam os resultados conquistados no mercado.
Além da estabilidade, há maiores chances também dos stakeholders se transformarem em promotores da marca, crescendo sua presença ainda mais na segmentação atuante.
Um crescimento saudável é um impacto positivo que os stakeholders podem contribuir para que a empresa que fabrica mesa de trabalho com 3 gavetas conquiste no mercado, especialmente com as constantes crises e transformações do nicho.
Por isso, ter uma boa gestão e os objetivos estabelecidos proporcionam um melhor impulso para que este grupo ajude a empresa aumentar ainda mais sua presença mercadológica.
Considerações finais
Os stakeholders são grupos que estão ligados com o interesse da empresa, e eles podem ser desde consumidores até funcionários, parceiros e investidores. Ambos causam impactos e têm sua opinião considerada importante para a empresa.
Com a constante competição do mercado, ter bases sólidas para um crescimento estruturado e a longo prazo é algo que a empresa deve buscar ainda mais, o que ocorre quando se tem os stakeholders.
Por isso, saber quais são os grupos primários que geram mais influência, e os grupos secundários, cuja influência não é tão grande ao ponto de abalar a marca, também é fundamental para ter uma boa estabilidade.
Essa ação proporciona uma chance de que a empresa possa ter uma atuação aprimorada no mercado em relação à concorrência e, a partir de então, ter bases mais sólidas para que as vendas ainda ocorram em boas escalas mesmo em períodos de crise.
Quanto mais a gestão compreender quais são os pontos que podem ser solidificados internamente e externamente, melhor se transforma o seu desempenho, e, com isso, a base para o aumento de sua presença no nicho em que se atua aumenta.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.