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Home»Gestão estratégica para empresas»7 passos para um gerenciamento estratégico de vendas bem-sucedido
Gestão estratégica para empresas

7 passos para um gerenciamento estratégico de vendas bem-sucedido

JoãoBy JoãoNenhum comentário6 Mins Read
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Gerenciamento de vendas é a coordenação de pessoas e recursos para produzir efetivamente o objetivo desejado.

Essas metas de longo prazo podem ser amplas, porém geralmente aumentam o volume de vendas, a contribuição para os lucros e o crescimento contínuo. 

Para atingir esses objetivos, os gerentes de vendas têm vastas responsabilidades, incluindo previsão de demanda/vendas, estabelecimento de cotas/objetivos, orçamento, organização, recrutamento, treinamento, remuneração e avaliação de desempenho de vendas. 

No final do dia, no entanto, o papel mais importante do gerenciamento de vendas não é gerenciar vendas, mas gerenciar as pessoas que fazem as vendas.

Índice do Conteúdo


Por que isso é importante?

Os gerentes de vendas têm uma das funções mais vitais em qualquer organização. Sem um, uma equipe de vendas provavelmente ficará morta na água.

Um bom gerente organiza e direciona sua equipe de vendas para atingir seus objetivos de aumento de receita e produtividade. 

O tom e a cultura das equipes de vendas, criados pelo gerente de vendas, podem ajudar a gerar paixão e aumentar a moral entre os representantes individuais.


As tarefas importantes no gerenciamento de vendas

1. Planejamento de vendas

Essa área de gerenciamento de vendas envolve definir os objetivos para os quais a equipe de vendas trabalhará.

Algumas das tarefas individuais envolvidas são definir metas gerais de vendas, cotas, previsão de demanda/vendas e estratégia.


2. Recrutamento de equipe de vendas

Os gerentes de vendas têm a tarefa de gerenciar o pessoal que possuem sob eles.

Isso se estende do recrutamento e contratação de funcionários, através de treinamento e treinamento individual. 

Quando se trata de recrutamento de funcionários, os gerentes de vendas devem analisar a posição em aberto, criar uma descrição do cargo e qualificar os candidatos.


3. Relatório de vendas

O gerenciamento de vendas também tem a tarefa de desenvolver e analisar KPIs para sua equipe de vendas.

Ao entender esses indicadores, os gerentes estão mais aptos a rastrear e fazer ajustes para melhorar a produtividade. 

Os relatórios distribuídos permitem que a gerência sênior avalie a saúde geral das vendas, bem como o desempenho do gerente de vendas individualmente.


Qual o papel de um gerente de vendas?

Gerentes de vendas bem-sucedidos devem criar vendas através do desenvolvimento, motivação e gerenciamento de equipes competentes. Os gerentes devem criar uma atmosfera baseada em camaradagem e objetivos comuns.


1. Compartilhe a visão das organizações

Os gerentes de vendas devem incluir uma visão compartilhada em toda a organização em uma equipe de vendas.

Essa visão dará aos representantes uma ideia do que a empresa está tentando alcançar e ajudará a direcionar todos para esse objetivo.

Ter uma visão compartilhada acenderá as equipes de vendas à medida que avançam.


2. Comunique a declaração de missão

A declaração de missão é a chave para qualquer empresa que tente integrar novos contratados.

Ele cria um caminho que os funcionários podem seguir para entrar em uma organização.

Sem declarar claramente o que uma empresa está tentando alcançar, os funcionários não terão uma direção clara.


3. Trazer princípios de guia para a equipe de vendas

Os gerentes têm a tarefa de fornecer princípios orientadores que sejam entendidos e suportados por toda a organização.

Esses princípios moldam como as decisões e a política geral serão tomadas e alteradas.


4. Inspirar os valores da empresa

Um bom gerente de vendas deve inspirar os valores essenciais da empresa em sua equipe de vendas.

Esses valores orientarão como eles lidam com situações e tomam decisões mais adiante.

É importante contratar pessoas que mantêm valores pessoais alinhados com os valores da empresa como um todo.


Que habilidades você precisa para se tornar um gerente de vendas bem-sucedido?

Uma capacidade clara e concisa de se comunicar

A capacidade de se comunicar claramente com a equipe de vendas é uma habilidade importante para um gerente de vendas. Os gerentes precisam ser capazes de esclarecer as expectativas e os objetivos das equipes de vendas.


Eficaz na delegação de tarefas e responsabilidades

Ser capaz de delegar responsabilidades é absolutamente necessário.

Os gerentes precisam poder dedicar tempo às coisas que têm o impacto mais poderoso, não perdendo tempo nas tarefas domésticas. 

Ao passar alguma responsabilidade, eles podem se concentrar no que é mais importante.

Os gerentes devem poder confiar nos funcionários que eles contrataram e treinaram para realizar as tarefas necessárias.


Entenda como treinar e ajudar outros membros da equipe

O treinamento pode ser a atividade mais importante para um gerente de vendas.

Como resultado, eles precisam saber como cada representante responderá ao treinamento e quando ele terá o melhor efeito. 

Um bom treinador sabe quando é melhor fornecer feedback e quando é melhor deixar as equipes sozinhas para fazer seu trabalho.


Preste atenção no talento e no potencial

Cabe ao gerente criar uma equipe competente. Portanto, é necessário que o gerente seja capaz de identificar clientes em potencial talentosos e manter altos desempenhos. 

Junto com isso, os bons gerentes devem ser capazes de saber quando instruir os que têm desempenho ruim ou soltá-los.


Produzir resultados consistentes

Os gerentes de vendas devem ser capazes de produzir resultados positivos de maneira consistente.

Eles devem criar um processo repetitivo e consistente que possa ser seguido conforme as equipes de vendas mudam ao longo do tempo


Pode fazer as coisas

Um bom gerente de vendas deve ser capaz de seguir até a conclusão e terminar o que iniciou.

Para fazer isso, eles devem, em primeiro lugar, ser capazes de definir objetivos realistas que eles sabem que têm uma alta chance de conclusão. 

Uma vez definidos, um gerente de vendas competente deve seguir adiante, e não perder o controle do objetivo geral à medida que o processo se torna complicado.


Pode pensar a longo prazo, não apenas o presente

Os gerentes devem ter visão ou capacidade de formular planos de longo prazo.

Eles devem ser capazes de olhar mais para o futuro para considerar possíveis oportunidades ou enfrentar possíveis problemas.

Ter uma visão curta pode causar grandes problemas na linha.


Capacidade de trabalhar sob pressão

Ser gerente de vendas é um trabalho cheio de pressão, exigindo gerentes que possam lidar com ambientes estressantes.

No final do dia, o desempenho da equipe depende dos ombros do gerente. 

Um bom gerente sempre será capaz de pensar com clareza e manter uma atitude positiva nos momentos mais complicados.


Pode fazer as perguntas certas

Um bom gerente precisa saber quais são as perguntas certas e quando.

Algumas perguntas, como “como está meu pipeline de vendas hoje”, precisam ser feitas semanalmente.

Enquanto outros, como “quais são os pontos fracos do pipeline”, precisam ser perguntados mais mensalmente.


Saiba como utilizar seu tempo

Embora isso seja importante também para o gerente de vendas individual, um bom gerente deve ser capaz de gerenciar (proteger) o tempo das equipes de vendas.

Ao identificar e eliminar tarefas ineficazes e que desperdiçam tempo, os gerentes podem concentrar as equipes de vendas na venda real.

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