O ato de gerenciar e empreender uma empresa, negócios ou mesmo que uma carreira própria, possui alguns obstáculos, caminhos infelizes e riscos diários corridos para quem investe todo seu financeiro, tempo, trabalho e expectativas.
Mas, com um planejamento, organização e investimentos em setores que tendem a auxiliar cada área pertencente no funcionamento de uma empresa, garantindo que todos os setores façam suas performances e em uma junção, é possível obter os resultados esperados.
Existem softwares, aplicativos, profissionais e serviços de outras empresas que são capazes de auxiliar os empreendedores em questões delicadas, burocráticas e que pensam em influenciar nos resultados de toda a performance da empresa.
É possível contratar e solicitar determinados serviços, e com isso obter um controle e organização maior dos setores. Primeiramente, é importante organizar as pendências e dificuldades, e então estabelecer as necessidades.
Empresas como o Serasa S/A, detentora da marca Serasa Experian, fornecem os serviços direcionados a outras empresas.
Índice do Conteúdo
O que é o Serasa Experian?
O Serasa Experian é uma marca advinda da empresa Serasa S/A, presente no Brasil a mais de 50 anos, que fornece serviços direcionados para outras empresas, com o foco em realizar análises de informações e dados, serviços burocráticos e com base neles, criar soluções para as demais etapas presentes em negócios, para então fornecer os relatórios profissionais e auxiliar nas questões envolvendo todos os dados e informações da empresa, tais como: marketing, gestão de riscos e certificação digital.
É uma forma de ampliar as soluções e fornecer oportunidades de crescimento e ascensão para empreendedores.
O que é o Certificado Digital?
O certificado digital é um termo referente ao e-CNPJ, que trata-se da versão eletrônica do CNPJ (certificado digital), documento que é responsável por identificar pessoas jurídicas (empresas) para responsabilidades e direitos formais, jurídicos e profissionais.
O certificado digital garante o fornecimento de informações e realização de compromissos com segurança, menos burocrático, reduzindo processos e simplificando-os, tudo de maneira digital.
Como obter o certificado digital do Serasa Experian?
Para obter o certificado digital do Serasa Experian, é necessário que a empresa já possua seu CNPJ (documento de pessoa jurídica), para facilitar todo o processo de aquisição do certificado digital.
Posteriormente, é necessário acessar ao site oficial do site do Serasa Experian (serasa.certificadodigital.com.br/ecnpj) e então acessar a aba para adquirir o certificado. Com isso, é necessário seguir as etapas que são fornecidas no site.
Defina qual o tipo de certificado digital disponibilizado pelo Serasa, será mais útil para as necessidades da sua empresa, quais atingem todas as funções que pretende obter com o certificado.
Com isso, será necessário inserir dados principais do empreendedor, para que seja possível a etapa presencial (será agendado pela empresa o melhor local e horário), apresentando os documentos solicitados, tais como:
- Cartão CNPJ;
- Documento de constituição da empresa, com chancela digital ou possibilidade de validação da autenticidade digital (contrato social/última alteração consolidada, certidão simplificada, Ata/Estatuto);
- Alteração(ões) contratual(ais);
- Documentos de eleição da diretoria vigente e toda a documentação de identificação o representante legal da empresa.
Com a validação do processo realizado presencialmente, é necessário aguardar o período de aprovação da empresa para emitir o certificado digital (cerca de 24 horas).
Com isso, basta escolher o método no qual será utilizado o certificado, podendo ser tipo A1: através de um software; ou tipo A3: Token ou cartão.
É importante decidir o método que será mais fácil e prático para a utilização do certificado, referente às funções que o mesmo estabelecerá.
Como instalar o Certificado Digital do Serasa?
Para instalar o certificado digital tipo A1, que trata-se da sua utilização através de um software, primeiramente é necessário estar com toda a documentação e finalização dos procedimentos para adquirir o certificado.
Com o certificado finalizado, a empresa irá fornecer um protocolo e uma senha, e então, a empresa irá direcionar para a instalação do software, para através dele obter o uso das funcionalidades disponibilizadas através do certificado digital.
Quem tem MEI precisa de certificado digital?
Para obter o MEI (Micro Empreendedor individual), não é necessário obter o certificado digital, pois o MEI é direcionado para trabalhadores informais e autônomos, para que seja formalizado e obtenha as documentações de uma microempresa.
E, para obter o MEI, não é necessário o certificado digital, pois o mesmo é um tipo de serviço referente ao CNPJ.
O que precisa para tirar o Certificado Digital?
Para tirar o certificado digital, é necessário que as etapas todas estejam finalizadas, antes da entrega de fato dos elementos principais para a retirada do certificado digital, esses elementos são os documentos.
É necessário apresentar tais documentos:
- Cartão CNPJ;
- Documento de constituição da empresa, com chancela digital ou possibilidade de validação da autenticidade digital (contrato social/última alteração consolidada, certidão simplificada, Ata/Estatuto);
- Alteração(ões) contratual(ais);
- Documentos de eleição da diretoria vigente e toda a documentação de identificação do representante legal da empresa.