Metas Smart: como aplicar esse conceito

Qual o conceito do Metas Smart? Posteriormente ao período de  crescimento de indústrias e empresas com a Revolução Industrial, possuem cada vez mais empresas e marcas em ascensão no mercado, as empresas têm que trazer sempre inovações, profissionalismo, qualidade de matérias-primas e produtos, desenvolvimento de publicidades e marketing, impulsionar um contato  e interação, e demais “vantagens”. 

Ou seja, as empresas viram-se obrigadas a desenvolver e planejar estratégias, organizar suas demandas e compromissos, e trazer a inovação como parte da empresa, em todos os setores, pois vender o básico e apenas estar presente no mercado já não é mais suficiente.  

Com isso, a cada ano e até mesmo período momentâneo, as tendências, tecnologias e desenvolvimento de cada setor, fornece muitos meios de desenvolverem-se estratégias para que, cada empresa se sobressaia em  relação aos seus concorrentes. 

Para isso, as estratégias devem ser preparadas e planejadas por profissionais e serem prioridades para as empresas, caso contrário, todo o investimento em qualidade, matéria-prima e profissionais será em vão. 

Essas estratégias podem ser para atingir diretamente os resultados da empresa e seus públicos, ou mesmo que atingir indiretamente, através de planejamentos, métodos, fórmulas de trabalho e performances internas. 

Essas “fórmulas” podem ser esquemas que foram criados e definidos por profissionais em suas áreas, para que os resultados sejam elevados, em menos tempo, com mais agilidade e com menos custos. O Metas Smart, é um desses métodos criados.  

O que é Metas Smart? 

O termo Metas Smart é um método desenvolvido com base em definir e estabelecer metas, metas essas que podem ser para uma empresa, companhia, instituição, ou mesmo para um profissional, uma pessoa física com seus  objetivos. “Smart” vem do inglês com as iniciais de: 

  • específica (S);
  • mensurável (M);
  • atingível (A);
  • relevante (R);
  • e temporal (T).

Simplificando, são metas que são desenvolvidas a fim de estimular os envolvidos em prol a um objetivo em  conjunto, referente a empresa e seus resultados. 

As metas são criadas para trazer uma visão para a equipe, de alguns setores da empresa, podendo ser as  finanças, marketing, publicidade, novos produtos, conteúdos, entre outros. Basta estabelecê-las e desenvolvê-las.  

Para que serve o Metas Smart? 

O Metas Smart, como o próprio nome afirma, é o desenvolvimento de metas para que da melhor e mais estratégica forma,o objetivo seja atingido. Existem inúmeros métodos de fazer as funcionalidades e obrigações de uma empresa para que a mesma esteja correta com suas expectativas, mas, acertar o caminho de primeira pode ser um risco que pode prejudicar a empresa. 

Devido a isso, deve-se criar soluções (as possíveis metas) e com elas posicionar as dificuldades, obstáculos, possibilidades, investimentos disponíveis e comparar cada opção, para ao fim, definir a melhor meta e segui-la para atingir o resultado esperado. 

Criar metas é como uma forma de criar planos, nos quais são baseados em dados, informações válidas, tendências, concorrentes, público-alvo, mídias sociais, entre outros, para que então as metas tenham um propósito e uma base  relevante. 

Essas metas podem ser desenvolvidas por profissionais de cada setor e serem prioridades antes de qualquer decisão e investimentos. Funcionado  semelhante a uma checklist

Quem criou o Metas Smart? 

Conhecido como o pai moderno da gestão de empresas, Peter Drucker, desenvolveu a ideia, as ferramentas e o método que a Metas Smart trabalha, principalmente a ideia das suas letras que formam a palavra Smart, que em cada letra, possuem um ideal para que as metas sejam atingidas com base nesses , e que devem ser trabalhados de maneira correta, de acordo com as oportunidades e necessidades da empresa.  

Como utilizar o método Metas Smart? 

A utilização do método Metas Smart, são baseadas em cada letra da palavra Smart, que como já foi afirmado, é referente aos termos: específica (S),  mensurável (M), atingível (A), relevante (R) e temporal (T). 

Cada termo, possui um método para ser utilizado e então tornar as metas mais concretas e possíveis  de resultados. 

Específica (s)

Esse termo é referente a forma das metas traçadas serem específicas. Para que seja uma meta específica, o profissional deve definir quais serão os objetivos a serem alcançados com essa meta. 

Aumentar as vendas em 50%? Quais serão as estratégias de marketing utilizadas para esse aumento de vendas? Qual será a equipe definida?… Especificar todos os seus objetivos.

Mensurável (m)

O termo mensurável vem do que pode ser medido, que tem um resultado. Para que então as metas sejam atingidas, é necessário medir tudo que está referente a essa meta, ou seja, organizar todos os dados e informações, para que baseados nos mesmos, seja possível atingir a meta. 

Qual é o meu investimento para esse setor? Qual foi meu faturamento passado? Em quanto tempo tenho que atingir essa meta? 

Atingível (a)

Mesmo que seja uma meta, e que a mesma deve prever o sucesso e resultados com uma alta expectativa, é necessário ser racional para as decisões e passos a serem seguidos. É importante estar ciente das reais possibilidades em atingir os objetivos estabelecidos, para que acima de tudo, a meta não seja uma perda de tempo e dinheiro.

Relevante (r)

Esse termo é referente às metas serem relevantes para a realidade, objetivo, missão, valores e visão da empresa. Não é viável investir em vários setores e apostar em várias metas, é importante pensar e estar ciente que as metas são baseadas na realidade da empresa, com  resultados positivos.

Temporal (t)

O termo temporal nas Metas Smart é feito para que em quaisquer metas que foram desenvolvidas pela empresa, tenham um tempo para que se estabeleçam e então comecem a obter resultados reais. 

Mesmo com toda organização, planejamento e estudo de metas, o  tempo é essencial para que a mesma possa começar a atingir seus objetivos. Definir um prazo para cada meta é indispensável.

O uso do método Metas Smart 

As metas possuem os termos como bases, para que os profissionais possam ter um fundamento e que sejam as orientações para que as metas sejam desenvolvidas com um foco, uma direção e acima de tudo, sejam diretrizes que  auxiliam na visão e no resultado das metas. 

Com base nesses fundamentos, cada meta é criada, sempre centrada, racional, possibilitada de resultados reais, para que seja benéfica, viável para a ascensão e engajamento da empresa.

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