A comunicação com o cliente é fundamental para que o negócio faça um bom marketing de relacionamento. É por meio da comunicação que o negócio atrai, retém e fideliza os consumidores.
Mas, para que qualquer estratégia voltada para esse propósito funcione, é necessário aumentar a retenção, algo que depende do tipo de comunicação. A empresa só consegue fazer isso se conhecer seu público e seus interesses.
Dessa maneira, vai empregar a linguagem certa e estabelecer uma conversa mais assertiva e compatível com suas necessidades. A comunicação é a base para qualquer relacionamento, tanto pessoais quanto profissionais.
Se a sua marca não fala com o público, como espera que as pessoas conheçam suas ideias e as soluções que vende? Por conta da internet, a comunicação está ainda mais rápida e os usuários estão em contato com uma grande quantidade de informações.
No meio disso, as empresas que conseguem se destacar são aquelas que usam as melhores estratégias para atrair as pessoas.
Neste artigo, você vai entender a importância de se comunicar com o cliente, maneiras de fazer isso e algumas dicas para ser assertivo.
Índice do Conteúdo
Importância da comunicação com o cliente
Saber se comunicar com os clientes é fundamental para estabelecer um relacionamento com eles e assim aumentar o reconhecimento de marca. A companhia deve se fazer presente no dia a dia das pessoas e transmitir seus valores e relevância.
Investir em diferentes canais possibilita ao público escolher os meios que preferem para falar com a empresa, algo que os deixa mais satisfeitos. A satisfação, por sua vez, faz com que eles voltem a comprar mais vezes.
O custo de aquisição de clientes é muito alto e, por vezes, supera o valor gasto na primeira compra, mas boas estratégias de comunicação reduzem esses custos para uma empresa de programa de prevenção de riscos ambientais materiais perfuro cortante.
Para reduzir ainda mais esses custos, essas práticas também deve estar presentes no pós-vendas. É uma forma de estreitar vínculos e manter uma boa relação com os consumidores após a compra.
Por fim, uma estratégia de comunicação bem elaborada se torna divulgação gratuita. Isso acontece porque clientes satisfeitos compartilham experiências positivas com seus amigos e familiares.
Empresas de sucesso simplesmente não abrem mão dessa prática, e fazem isso por meio de diferentes canais.
Maneiras de se comunicar com os clientes
Existem várias maneiras de se comunicar com os clientes, mas o gestor deve escolher os canais de acordo com as características do negócio e o perfil de seu público. Dentre eles estão:
Central de atendimento
Uma central de atendimento via call center supre as demandas dos consumidores que precisam de informações variadas, como:
- Dúvidas;
- Sugestões;
- Reclamações;
- Elogios;
- Suporte.
Uma loja de materiais para reforma do quarto de casal deve garantir a qualidade do atendimento prestado, para que ele se torne um aliado que ajuda a conquistar seus objetivos.
Uma boa central é integrada a um software CRM (Customer Relationship Management), um sistema que melhora a relação com os clientes, concentrando informações sobre eles, como histórico de ligações e compras.
Caixa de sugestões
Essa prática é aplicada há muito tempo pelos espaços físicos, para que os consumidores possam escrever suas sugestões e reclamações em um papel e depositá-lo em uma caixa.
Com o surgimento das redes sociais, essa estratégia se modernizou, e hoje os negócios podem usar a caixa de perguntas do Instagram. Trata-se de um meio de comunicação direto que melhora o engajamento e o alcance do conteúdo.
Aplicativos
Organizações que possuem recursos suficientes podem criar seu próprio aplicativo. A ferramenta torna a comunicação com o cliente ainda mais rápida e personalizada, destacando a marca entre seus concorrentes.
Se o negócio ainda não pode fazer esse investimento, pode trabalhar com as redes sociais, visto que podem ajudar uma confecção de uniforme infantil escolar a alcançar bons resultados.
Pesquisas de opinião
A pesquisa de opinião é um recurso importante para medir o nível de satisfação do consumidor. O gestor entende a opinião das pessoas sobre a marca e quais pontos precisam melhorar.
As pesquisas também ajudam a elaborar novos produtos e serviços, bem como melhorar os que a companhia vende. Ademais, aproximam os clientes da empresa e estabelece uma relação de confiança.
Ouvidoria
Por fim, a ouvidoria pode ser implementada como uma etapa mais avançada do atendimento ao cliente, como um canal feito para solucionar problemas mais complexos que o suporte não conseguiu finalizar.
Mesmo sendo um canal que traz ótimos resultados, precisa ser muito bem implementado, por meio de profissionais experientes e capacitados. Se isso não for feito, a reputação da marca pode ser prejudicada.
Dicas para melhorar a comunicação
Além dos canais mostrados no tópico anterior, uma confecção de agasalho esportivo infantil masculino pode investir em algumas estratégias para melhorar a comunicação com seu público. São elas:
1. Ouvir o cliente
Seja na hora de vender ou receber um feedback, é muito importante prestar atenção ao que o cliente está falando. Antigamente, o vendedor fazia propaganda de várias soluções em uma mesma compra, mas isso mudou.
Hoje, ele precisa parar para ouvir o que o cliente está dizendo para entender o que ele precisa, somente ao fazer isso é possível atendê-lo de maneira eficaz.
O cliente vai se sentir mais satisfeito e provavelmente vai comprar mais vezes, ou seja, ouvir o cliente é uma forma de fidelizá-lo. Ademais, prestar um bom atendimento é uma forma de gerar marketing espontâneo.
Pessoas satisfeitas com a marca vão compartilhar suas experiências com outros consumidores, mas vão falar ainda mais da empresa se não forem bem atendidas, portanto, atente-se a isso.
2. Saber o que falar
Algo que prejudica muito a comunicação com o cliente é a insegurança, uma situação que acontece quando o colaborador não sabe o que dizer.
Para evitar que isso aconteça, as oficinas de alinhamentos e balanceamentos devem treinar seus funcionários para que eles tenham total conhecimento do que precisam falar.
Oriente-os para que evitem expressões como “acredito que” ou “eu acho”, pois são termos que prejudicam o discurso e a credibilidade da companhia.
Não evite hipóteses e mostre o que sabe contando sobre experiências anteriores. Se não tiver certeza sobre alguma coisa, diga para o cliente que vai procurar essa informação e passar para ele posteriormente. Mas, é necessário cumprir essa promessa.
3. Usar recursos tecnológicos
Sem ajuda da tecnologia, é praticamente impossível melhorar a comunicação com os clientes hoje em dia. As redes sociais estão em alta e foi-se o tempo em que a comunicação acontecia apenas por telefone ou presencialmente.
Uma empresa de manutenção de carro blindado deve manter seus perfis nas redes sociais sempre atualizados e falar com as pessoas por meio deles.
Hoje em dia, essas plataformas são os principais meios de comunicação na internet e ajudam a estabelecer um bom relacionamento com os usuários.
4. Atentar-se ao vocabulário
Quando estiver falando com seu cliente, demonstre profissionalismo e seriedade, atentando-se ao vocabulário usado, tanto presencialmente quanto em todos os outros canais usados pela marca.
Evite gírias e saiba dosar o nível de formalidade. Caso o cliente dê abertura, o atendente ou vendedor pode ser um pouco mais informal, mas sempre cuidando de seu vocabulário.
5. Ser objetivo
Um fabricante de saco de tecido branco deve ser objetivo e direto em sua comunicação. O negócio não deve tentar enrolar o cliente porque pode deixá-lo irritado, principalmente se estiver tentando resolver um problema.
Evite rodeios desnecessários, pois isso mostra que a organização está atenta e sendo sincera em relação ao que está acontecendo.
6. Investir em pós-venda
O cuidado com o cliente não acaba depois que ele compra um produto ou serviço. Para ter uma boa comunicação, procure manter contato posterior para saber se está satisfeito e lembrá-lo de que a marca está à disposição.
Entretanto, saiba fazer isso porque existe uma linha tênue entre cuidar do cliente e persegui-lo. Não é necessário enviar e-mail todo dia ou toda semana, e quando for entrar em contato, saiba o que vai falar.
Você pode entrar em contato para oferecer um calendário A4 personalizado como brinde, falar sobre uma promoção ou apenas entender se a aquisição está entregando o que ele precisa.
Considerações finais
Essas dicas são apenas algumas maneiras que podem ajudar seu negócio a se comunicar melhor com as pessoas, mas existem muitas outras práticas que a empresa pode usar.
De qualquer forma, planeje a maneira como se dirige aos consumidores e às pessoas que compram com você. Saber se comunicar com a audiência é fundamental para estabelecer a marca no mercado e conquistar bons resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.