Como aumentar o engajamento no Instagram com 10 estratégias simples

1 Comente
como aumentar o engajamento no instagram

O engajamento no Instagram é praticamente o Santo Graal para os profissionais de marketing de mídia social. A plataforma se torna mais popular a cada momento e seus usuários prestam muita atenção ao conteúdo das principais marcas.

Muitas pequenas empresas – de salões de beleza, butiques de moda, cafés e restaurantes até empresas de grande porte, devem muito do seu sucesso ao Instagram.

Eles encontraram usuários que vão gostar, comentar e compartilhar suas postagens, o que ajuda a atrair novos clientes que, de outra forma, nunca os teriam encontrado.

Então, como você pode fazer o mesmo? Você não precisa esperar ter recursos para investir em um bom serviço de Gestão de Mídias Sociais e Marketing Digital.

Juntamos estratégias de nossos especialistas para saber como os melhores do ramo tiram mais proveito do Instagram.

Juntamos e criamos 10 estratégias inteligentes que você pode usar para melhorar seriamente o seu envolvimento no Instagram.

 

1. Use todos os recursos do Instagram

O algoritmo do Instagram realmente prioriza contas que usam todas as ferramentas. Esses robôs estão ficando mais inteligentes!

Usar Stories, por exemplo, é fundamental para que você tenha mais resultados. Se ainda não faz essa prática, é recomendável que comece urgentemente.

Você encontra o tamanho dos stories do Instagram neste guia da Webtrends.

E isso faz sentido. O Instagram quer incentivar um conteúdo mais diversificado e interessante. A empresa não gastaria todo esse tempo e dinheiro desenvolvendo novas tecnologias se não quisesse que você as usasse!

Então, na prática, o que você pode realmente fazer?

 

Inscreva-se no Instagram para empresas

Em primeiro lugar, se sua marca ainda não tem uma conta “comercial”, você pode começar por aí. Essas contas oferecem análises extras, uma estética mais profissional e acesso a anúncios.

Talvez mais emocionante, você inclui links nos stories e um botão “contato” no seu perfil. Portanto, se seu objetivo é direcionar o tráfego do Instagram para seu site ou produtos, essa é uma grande vitória.

Mas os perfis de negócios não são para todos. Abaixo você pode ver um infográfico publicado pela Later que mostra as características de um perfil profissional no Instagram:

fluxograma de negócios do instagram posterior

 

Use diferentes formatos de conteúdo

O Instagram começou como um local simples para compartilhar fotos, mas evoluiu consideravelmente desde então. Agora você tem stories (histórias), vídeos, postagens de carrossel, anúncios e destaques.

E no momento em que você lê isso, provavelmente existem ainda mais opções.

Agora não faz sentido produzir o mesmo conteúdo dia após dia. Suas postagens parecerão cansativas, e lembre-se, os robôs querem ver você usar o aplicativo inteiro!

Uma estatística importante citada pelos principais estudos a respeito de Instagram que pode convencê-lo: as postagens em vídeo têm taxas de envolvimento muito mais altas do  que as postagens de imagem ou carrossel.

E embora você não possa produzir apenas  postagens de vídeos (isso seria chato e difícil de fazer), vale a pena usar o vídeo aqui e ali para manter o conteúdo do Instagram interessante.

 

Confira as análises do Instagram

Se você fazer mudança para uma conta empresarial, você terá acesso a várias análises para ajudá-lo a melhorar o seu desempenho Instagram.

Esses incluem:

  • Locais de seguidores;
  • Sexo dos seguidores;
  • Informações sobre postagens específicas (para ver qual funcionou melhor).

Se você levar o marketing do Instagram a sério, esses tipos de insights podem ser indispensáveis.

 

Use pesquisas, destaques do Stories, vídeo e muito mais

Vamos olhar para cada um deles abaixo. Porém, quanto mais você puder usar esses diferentes recursos e variar os tipos de conteúdo que publicar, melhor será seu envolvimento.

Experimente os novos recursos assim que lançados e você será recompensado no algoritmo. Isso levará a mais engajamento para você.

 

2. Use Instagram Stories diariamente

Se o alcance do Instagram parece estar baixo, muito disso vem de alterações no algoritmo da plataforma.

Não mais cronológico, o Instagram prioriza determinadas postagens nos feeds dos usuários, por várias razões. E não há razão para pensar que isso vai mudar.

Mas uma maneira de manter seu conteúdo no topo  do feed de todos é focar na publicação regular de stories.

Eles estão lá no topo! Portanto, mesmo que os usuários não encontrem seu conteúdo nos feeds como costumavam, esperamos que eles o encontrem lá.

Talvez o mais importante seja que os Stories pareçam diferentes, se sintam diferentes e dê a você a chance de se envolver de maneiras diferentes.

Como eles duram apenas 24 horas, você pode ser mais descontraído e pessoal, o que atrairá muito mais alguns usuários.

Além disso, alguns usuários simplesmente gostam de ver o Stories mais do que o feed.

Assim, você pode estar lá para os usuários em que eles preferem encontrar você e ainda ter um ótimo conteúdo em seu feed para todos os outros.

“Especialmente com o declínio do Snapchat, é nesse ponto que você deseja começar a posicionar seus negócios.

E é muito mais fácil obter engajamento e obter sucesso no Stories do que no feed normal no momento.

 

3. Explore os diferentes formatos de vídeo

Mencionamos que o vídeo gera mais envolvimento, em média, do que outros tipos de postagem? Bem, considere este seu lembrete.

Supondo que você queira levar a sério o vídeo, quais são suas opções?

 

Vídeos no seu feed

Estes são permanentes (a menos que você escolha excluí-los). Então você vai querer gastar um pouco mais de tempo para acertar.

A boa notícia é que esses vídeos realmente podem ser pesquisados ​​e você poderá incluir hashtags para tentar ajudar os usuários a encontrá-los. Portanto, vale a pena criar alguns vídeos exclusivos e de alto valor como esses, talvez não tão frequentemente quanto você criaria o Stories.

Perfeito para:

  • Tutoriais;
  • Anúncios de produtos;
  • Principais campanhas de marca;
  • Qualquer coisa que você queira que as pessoas voltem e compartilhem.

 

Vídeos nos Stories

Como mencionado acima, as histórias desaparecem após 24 horas. Portanto, você definitivamente não  deseja publicar Stories em vídeo que você espera que permaneçam por aí.

Elas podem parecer mais “reais” e práticas, e você não precisa se preocupar que em 12 meses se arrependerá da maneira como as apresentou.

Perfeito para:

  • Filmagens de eventos;
  • Anúncios ao vivo;
  • Snippets e snapshots para dar aos seguidores uma olhada nos bastidores.

Você provavelmente desejará usar os dois formatos regularmente. E a escolha que você fizer para um determinado post dependerá do que você espera alcançar.

Pense realmente na melhor maneira de contar seus stories. Este vídeo seria interessante em uma apresentação ou mais informal? Dê um passo para trás antes de criar seu vídeo e pense na intenção por trás dele.

 

4. Posts que geram engajamento no Instagram são em horário de pico

Essa dica é antiga, mas muito boa. Você pode saber mais neste post sobre os melhores horários para postar no Instagram.

Você também encontrará conselhos sobre os melhores horários para postar nessas redes.

E desde que as pessoas se deram ao trabalho de encontrar esses tempos ideais – com base em todos os tipos de estudos – por que não aproveitar?

A grande diferença para o Instagram é que, até muito recentemente, você não era capaz de agendar essas postagens.

Portanto, se você deseja compartilhar conteúdo no momento perfeito, basicamente precisa estar disponível para clicar em “Enviar” sempre que necessário.

Não mais. Graças a uma mudança de API do Instagram, ferramentas como Later, Buffer e HubSpot e outras agora permitem que você agende postagens com antecedência.

O que significa que você pode ter certeza de que está sempre compartilhando conteúdo matador no melhor momento possível.

Acertar o tempo é mais importante do que você imagina. O algoritmo do Instagram responde positivamente às postagens que obtêm um engajamento rápido.

Se o seu público se engajar cedo com seu conteúdo, há uma chance maior de que essa postagem apareça nos feeds de mais pessoas. E isso significa ainda mais engajamento.

Então, quando é a melhor hora para postar? Bem, cada conta é um pouco diferente, então a resposta é que depende.

Felizmente, o Later possui um recurso para ajudá-lo a descobrir o melhor horário para você. Portanto, não há necessidade de adivinhar – basta usar sua ferramenta!

 

5. Poste o número certo de vezes

As mídias sociais podem ser tão tentadoras. Pense nisso: se você soubesse que uma postagem do Instagram seria igual a 10 curtidas ou cinco visitas à sua página inicial – ou a métrica que fosse importante para você – você pode ficar lá o dia todo postando o mais rápido possível.

De fato, é exatamente assim que algumas pessoas tratam as mídias sociais.

Mas, como acontece com tantas coisas na vida, o marketing social vem com retornos decrescentes. Você não pode postar um número absurdo de vezes e esperar ver resultados consistentes.

Você também não pode simplesmente postar uma vez por semana e esperar que alguém lhe preste a menor atenção.

Então, há um equilíbrio.

E a única maneira de encontrar o equilíbrio certo para sua marca é testá-lo.

Se você estiver postando apenas uma vez por dia, tente postar duas vezes por dia durante uma semana. E tente postar em dias alternados. Mensure o tamanho da diferença que isso pode causar. 

 

6. Encontre novas maneiras de interagir com sua comunidade

A próxima dica é sobre marketing de influenciadores – uma estratégia muito popular no Instagram. Essa dica é para aquelas marcas que não têm dinheiro ou estão dispostas a criar essas campanhas pagas.

Em vez disso, por que não olhar para sua comunidade – seus fãs, amigos e seguidores  – e encontrar maneiras de colaborar.

Existem três ótimos exemplos de tipos de conteúdo que funcionam bem nesses casos:

  • Nos bastidores: coloque os seguidores para ver o que acontece nos bastidores e mostre a eles momentos de “criação de” com seus mais recentes produtos ou campanha de marketing. Incentive-os a participar e responder, e a criar engajamento dessa maneira.;
  • Concursos: se a criação de uma quantidade grande de conteúdo do Instagram por conta própria se mostra complicada, os concursos podem ser uma ótima maneira de incentivar os seguidores a contribuir com seus próprios. Além disso, os concursos são por natureza atraentes, já que você normalmente pede aos usuários que façam algo para participar. Assim, você pode esperar ótimas taxas de engajamento se planejar bem o seu concurso;
  • Tutoriais: você deseja que os seguidores confiem e acreditem nos conhecimentos e habilidades da sua marca. E você pode provar seus próprios talentos ensinando aos outros.

Seu tutorial pode consistir em dicas e truques simples ou até demonstrações detalhadas de produtos para mostrar aos seguidores como você pode ajudá-los.

Esses tipos simples de conteúdo permitem que você se conecte com os seguidores com mais facilidade, o que, com sorte, os incentivará a compartilhar sua marca com suas próprias comunidades. Uma maneira simples e natural de crescer.

Colabore com pessoas com quem você já tem um relacionamento no Instagram, sejam fãs, usuários de produtos, clientes, funcionários – qualquer pessoa!

 

7. Traga grandes armas (influenciadores)

Esta é a versão “pro” da dica de hacker que acabamos de ver. Envolver outras pessoas em sua estratégia do Instagram vai ampliar sua rede e trazer novos seguidores para sua comunidade.

Portanto, faz sentido encontrar as pessoas com as maiores e melhores redes!

O marketing de influenciadores já se tornou sinônimo de Instagram. O mercado está crescendo a uma velocidade espantosa e as marcas podem gastar bilhões em influenciadores até o próximo ano.

Se grandes marcas estão apostando nisso, porque a sua não pode apostar também?

Mas essa estratégia realmente funciona? Para marcas que desejam um maior engajamento, isso definitivamente acontece.  

# de Anúncios

Quem usaria a tag #ad? Certamente não estou interessado em digitalizar anúncios diferentes e realmente não conheço mais ninguém. Mas há uma razão simples pela qual os usuários incluem essa tag em suas postagens.

Essas tags significam que os usuários avançados do Instagram (influenciadores) precisam divulgar parcerias pagas na plataforma. E uma maneira de fazer isso é usar a hashtag acima.

Nota: o Instagram agora tem uma tag de “promoção paga” na parte superior dessas postagens, então #ad em alguns casos pode não ocorrer.

Então, se #ad é a tag com mais compromissos, e os influenciadores costumam usar essa tag, então os influenciadores devem ser muito bons em gerar engajamento no Instagram, certo?

Certo. Mesmo quando os seguidores sabem que é uma promoção paga, eles provavelmente não se importam. Esses influenciadores são realmente bons no que fazem.

Os influenciadores têm comunidades direcionadas e leais e podem apresentar sua marca ao público certo. Então comece a rastreá-los e trabalhe com eles.

 

8. Converta seguidores regulares em “super seguidores”

Nem todos os seus seguidores são iguais. Há aqueles que tropeçam em uma foto ou duas aqui e ali, e depois passam para outra coisa.

E há aqueles que ficam em todas as atualizações, adoram o conteúdo do Instagram e mal podem esperar pela próxima postagem.

Queremos mais destes!

E o melhor método para criar mais desses itens é o Instagram Stories Highlights. Essas são “categorias ou categorias de conteúdo” para suas postagens diferentes, permitindo agrupar conteúdo semelhante.

Em resumo, os Destaques permitem salvar stories específicos do Instagram em seu feed, criando um arquivo para conteúdo que, de outra forma, desapareceria.

Elas ficam na parte superior do seu perfil (não apenas nos seus stories diários) até você optar por excluí-las.

Algumas maneiras inteligentes de usar isso:

  • Crie “coleções” para lançamentos sazonais de produtos;
  • Crie categorias para o seu conteúdo em torno de tópicos específicos;
  • Ter “canais” diferentes para públicos com interesses ou necessidades específicas;
  • Separe seus principais estilos de conteúdo do Instagram (instruções, bastidores, etc.).

Parece ideal. Mas como isso leva a “super seguidores?”  Você está basicamente criando um hub de recursos para todo o seu conteúdo, dando aos seus seguidores um motivo para acessar seu perfil e explorar mais profundamente.

Em vez de um feed aleatório de postagens diferentes, basicamente, sempre que houver, você tem um espaço com curadoria que ajuda os seguidores a encontrar (e compartilhar!) o conteúdo que funciona para eles.

Agora você transformou seu Instagram nesse recurso essencial que as pessoas voltarão repetidamente. E quando você começar a assistir a um destaque, ele continuará reproduzindo automaticamente o próximo.

Para que as pessoas possam estar assistindo por minutos e não deixar seu perfil.

Dica de bônus: use suas histórias diárias para lembrar os usuários sobre seus destaques e enviá-los para seu perfil. Você tem que dizer a eles que eles existem!

 

9. Ouça atentamente a sua comunidade

Um bom marketing de mídia social é um exercício de mão dupla. Você não pode simplesmente publicar, publicar, publicar e torcer para que seu conteúdo atinja sua marca.

Você tem uma chance muito maior de alcançar seus seguidores de maneiras significativas – além de encontrar novos – se entender o que é importante para eles.

Você pode monitorar comentários, legendas e conversas no Instagram.

Os benefícios:

  • Entenda melhor seus seguidores;
  • Adapte seu conteúdo ao que importa para as pessoas;
  • Saiba o que as pessoas pensam de sua marca e suas postagens;
  • Acompanhe conversas mais amplas em seu setor e procure tendências;
  • Encontre hashtags relevantes e veja como as pessoas usam suas próprias tags de marca.

Você quer saber o que sua comunidade do Instagram está dizendo e com o que eles se importam. Isso permite que você se envolva mais com eles.

 

10. Use pesquisas em suas histórias

As pesquisas são semelhantes a concursos, pois são uma frase de chamariz direta para seus seguidores. E isso, por sua própria natureza, leva a um maior envolvimento.

Mas pesquisas são ainda mais fáceis de criar do que concursos. Você não precisa anunciar vencedores ou prêmios, e nem precisa de um bom motivo para iniciar uma enquete.

Além disso, os seguidores que votam em uma pesquisa agora investem no resultado. Eles querem prestar mais atenção à sua conta para ver o resultado. E isso pode aumentar a taxa em que os seguidores assistem suas histórias o tempo todo.

Algumas perguntas simples de pesquisa que você pode reutilizar repetidamente:

  • “Qual você prefere: x ou y?”
  • “Que tipo de conteúdo você gostaria de ver mais de nós?”
  • “De qual produto futuro você está mais animado?”

Mas, honestamente, você realmente não precisa de sugestões de perguntas. Sua pergunta é rápida e algo que você responderia com satisfação? Então provavelmente é um vencedor!

Faça uma enquete de vez em quando. É uma maneira de envolver [seguidores] em sua história, em vez de você apenas falar com eles. Você está envolvendo seu público também. 

You may also like

1 Comente

Como reter e agregar valor para seu anunciante no Rádio | Blog Brasil Stream -

[…] Tenho certeza de que você e seu anunciante querem ganhar seguidores nas Redes Sociais, a resposta para isto é sorteio pelas Redes Sociais. Desse modo, uma ideia é fazer um sorteio para quem seguir o Instagram da Rádio e do Cliente por exemplo. E marca outro amigo nos comentários (engajamento) […]

Resposta

Deixe um comentário