Depois de entender como funcionam alguns pontos essenciais de uma estratégia de SEO é a hora de definir as melhores palavras-chave.
Essa etapa da estratégia é muito importante para a otimização dos conteúdos e para garantir que o público ache o site através de pesquisas no Google.
Se essa escolha não for bem feita antes mesmo de iniciar os processo de otimização com o SEO, a probabilidade de perder tempo e dinheiro investindo nessa estratégia é grande.
Até porque sem essa ajuda o sonho de ficar cada vez mais perto dos primeiros resultados de busca no Google e outros buscadores se esvai.
Por isso, o artigo a seguir ajudará os leitores a entenderem o que são palavras-chave e explicará um pouco mais sobre a sua importância.
Por fim, dará as melhores dicas para que o site do negócio de tratamento de piso granilite possa achar as melhores palavras-chave possíveis.
Índice do Conteúdo
Afinal, o que são palavras-chave?
As palavras-chave ou Keyword, são termos que podem ser usados por uma ou mais palavras e são o elemento inicial principal de qualquer tipo de pesquisa.
Essas palavras são a mentira como os usuários descrevem o que desejam buscar para achar as respostas que precisam e descobrir algo ou resolver algum problema.
Mesmo que o termo em si já seja autoexplicativo, muita gente precisa entender exatamente o que ele é em detalhes e o que significa.
Como já mencionado, as palavras-chave acima de qualquer outra coisa são os instrumentos de busca principais de qualquer pesquisa.
Seja sobre um trabalho na escola, na faculdade, uma pesquisa na empresa ou a contratação de serviços de limpeza de fachada ACM.
Todos sabem que uma busca se inicia através de uma palavra ou até mais, que são usadas para que o usuário mostre ao buscador o que ele está procurando.
As palavras-chave, por isso, são os termos que eles usam para ter as respostas que desejam ou precisam e para solucionar os seus problemas.
Para um profissional de marketing, por exemplo, as palavras-chave são usadas para dar uma maior direção no momento em que ele cria os blog posts, os sites e as páginas do negócio.
Isso quer dizer que, quando uma palavra-chave é escolhida pela página do negócio de rastreador veicular com chip de celular, por exemplo, uma mensagem ao Google será passada.
Essa mensagem deixará claro que o conteúdo do site em questão trata diretamente daquele assunto em que o termo aborda especificamente.
Se toda a estratégia correr da maneira esperada pelas escolhas feitas serem as certas, os conteúdos criados serão exibidos para as pessoas que buscaram exatamente as palavras-chave pré definidas.
Por que palavras-chave são importantes?
Para explicar a importância das palavras-chave, seja no site que explica sobre regras de demarcação garagem ou qualquer outro, o Google será usado como exemplo.
Afinal, mesmo que existam muitos buscadores por aí nos dias de hoje, ele segue sendo o número um desde muito tempo e a tendência é que seja por vários e vários anos a fio.
As palavras-chave são as responsáveis por levar as pessoas até uma página, caso elas sejam usadas da maneira errada, o site não será encontrado por quem precisa dele.
Por isso, as palavras-chaves são importantes, e o plano para usá-las da melhor maneira deve ser muito bem elaborado pela equipe.
A relevância é mais importante ainda para o Google, até porque é com os resultados que os relatórios de SEO apresentam que ele vai saber qual as melhores posições para colocar as páginas de conteúdo.
Porém, é essencial ter cautela e ter em mente que além de relacionar as palavras-chave ao SEO, é preciso que elas façam sentido com o negócio que vende caixa anel oring, por exemplo.
Pesquisas são feitas pelo mundo todo a todo momento, e cada uma delas leva a um site com a ajuda das palavras-chave escolhidas.
Por isso, além de tudo elas são importantes para que o site e o negócio aumentem a sua geração, a sua nutrição é também a sua conversão de leads.
Para tanto, assim que o conteúdo é disponibilizado, ele se torna o concorrente de milhares de outros sites que também possuem conteúdos daquele tipo.
O objetivo principal do site da empresa de piso cimentício externo que compete com vários outros, é ter um ranqueamento melhor que o dos demais.
E para que ele possa fazer isso, é essencial que selecione e use as mais indicadas palavras-chave, pois elas ajudarão o site a aumentar as chances de aparecer no topo dos buscadores.
Como escolher as melhores palavras-chave?
Mesmo que não exista uma forma mágica de saber quais palavras-chave podem ser mais efetivas, algumas dicas podem ajudar a selecionar boas palavras-chave.
- Defina bem a persona do negócio
Assim como em muitas estratégias, definir a persona do negócio é o passo inicial antes de elaborar qualquer tipo de campanha.
A criação de uma persona, ajuda o negócio de auto peças próximo a mim que deseja ter um site para divulgar seus serviços a entender melhor como seus clientes pensam e agem.
Até a forma como a persona se comunica (sua linguagem) é importante, até porque ela pode mudar muito a elaboração das palavras-chave.
É necessário pensar que no Brasil diferentes regiões usam palavras distintas para se referir a algo, um exemplo disso é a famosa discussão se o correto é bolacha ou biscoito.
- Se coloque no lugar dos consumidores
Crie uma lista completa, ela deve conter cada um dos serviços e produtos que a empresa oferece, e também as suas variações.
Depois disso, se coloque no lugar dos seus consumidores e pendências em como eles pesquisariam seus serviços ou produtos nos buscadores.
Anote cada ideia que vier à mente, na etapa de elaboração cada ideia é válida, e quanto mais variações tiver, melhor será para seguir os próximos passos.
- Ferramentas para achar palavras-chave
Quando se fala em ferramentas, o território pode se convocar um pouco, até porque a maioria das ferramentas de busca de palavras-chave são em inglês e um pouco caras para pequenas empresas.
E mesmo que o inglês seja a língua mais conhecida entre as pessoas do mundo, a maioria dos brasileiros não fala inglês, e isso dificulta algumas estratégias.
Por isso, o ideal é achar ferramentas que possam ser acessíveis, e que além disso sejam baratas ou até mesmo gratuitas, bons exemplos são:
- Google Keyword Planner;
- Google Search Console;
- Ubersuggest;
- Keyword Tool.
Essas e outras também não citadas são ótimas ferramentas para a pesquisa de palavras-chave, principalmente para quem conta com um orçamento mais limitado ou baixo.
- Escolha o conteúdo e o canal que será postado
Depois de todos os passos acima, você já deve contar com uma extensa lista de termos que fazem relação com o negócio de clínica veterinária para cães.
Mas, antes de escolher os melhores termos, é essencial separá-los em dois tipos de categorias, os conteúdos comerciais e os conteúdos informacionais.
Os conteúdos comerciais, são os produzidos especificamente para falar em detalhes sobre os produtos ou serviços do negócio.
Por isso, esses tipos de conteúdo geralmente são publicados em páginas mais fixas dos sites, ou até mesmo nas landing pages.
Quando um usuário é atraído graças aos conteúdos que sanaram suas dúvidas, ele pode chegar mais facilmente aos produtos ou serviços que o site oferece.
Por isso, todo o processo de pesquisa é fundamental, até porque nem sempre o que a empresa acha é o que o seu público busca.
Já os conteúdos informacionais são os blog posts que são criados com o intuito de atrair o público para o site aguçando a sua curiosidade sobre um assunto específico.
A atração é nutrição de leads é feita principalmente para o público que nem sempre está pronto para realizar as compras naquele momento.
Por isso, esses conteúdos não almejam vender no primeiro contato, mas sim, atrair as pessoas e mostrar a autoridade do site para eles.
Com o passar do tempo, o negócio perceberá que a melhor ou uma das melhores estratégias para venda é não falar exatamente sobre o produto ou serviço que oferece.
- Faça a seleção das palavras-chave
Depois de entender onde e como pensar em boas palavras-chave fica mais fácil fazer uma seleção mais detalhada.
É preciso avaliar um ponto, se além de genérica a palavra-chave contar com um volume de pesquisa muito alto, mais difícil será para conseguir posicioná-la bem nos buscadores.
O famoso termo SEO, por exemplo, conta com mais de 30 mil buscas todos os meses nos buscadores, o que é um número muito alto.
Palavras desse tipo, com 3 ou até mais palavras levam o nome de cauda longa, para quem tem um site novo, o indicado é usar palavras-chave desse estilo.
Mas, o foco deve sempre ser um termo principal, e outros termos mais genéricos que tenham relação com os conteúdos que são postados na página.
Entretanto, lembre-se que além do termo principal, o Google vai posicionar o site de acordo com outras palavras que estejam presentes no decorrer do conteúdo.
Considerações finais
Para ter sucesso usando as estratégias de SEO o passo inicial é definir bem as palavras-chave que serão usadas tanto nas páginas do site quanto nos conteúdos postados.
Por isso, antes de tudo é preciso entender o que são palavras-chave e sua importância, além de conhecer os melhores passos para definir boas palavras-chave.
Não deixe de seguir cada um deles para poder gerar bons resultados de busca para o site do negócio, contando sempre com o conhecimento do público e a ajuda de ferramentas úteis.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.