Desde que o marketing se consolidou como a ferramenta de comunicação mais rentável e positiva para grande parte das empresas, muito se falou dessas estratégias para empresas que negociam com o consumidor final, mas é preciso pensar também no mercado B2B.
O termo B2B representa o conceito em inglês Business-to-Business, ou seja, de negócio para negócio e identifica todas as empresas que vendem o seu produto ou serviço para outras organizações.
O termo oposto ao B2B é o B2C, vindo do Business-to-Consumers, ou em português, de negócios para o consumidor. Sobre essa área se discute bastante as ferramentas de marketing digital, mas existe espaço para os dois universos dentro dos meios digitais.
Normalmente, se tem a ideia de que a internet é um espaço para consultas e compras do dia a dia, geradas por impulso, desejo ou um convencimento rápido, essas características não casam com boa parte dos recursos investidos no mercado B2B.
Muitas vezes, o processo de persuasão no mercado entre empresas é mais lento uma vez que esse investimento é mais caro e precisa significar um crescimento para essa empresa compradora no futuro.
Uma das estratégias que se encaixam melhor no planejamento de marketing de uma imobiliária que faz sala planejada pequena simples para empresas é o Inbound Marketing. Essa estratégia é uma potente ferramenta de atração e com uma conversão muito eficiente.
O Inbound Marketing se baseia na oferta de uma proposta de valor inicial, uma isca ou uma amostra do potencial transformador do seu produto ou serviço para que as marcas que se aproximarem recebem uma primeira experiência inicial e gratuita com sua empresa.
Essa primeira experiência pode se dar a partir de um conteúdo educativo, ferramentas de apoio, tempo de teste ou outros recursos para oferecer esse primeiro encontro de qualidade e captar o contato dessa empresa para iniciar uma jornada de compra.
Índice do Conteúdo
Entenda o que é Inbound Marketing
O Inbound Marketing é uma das estratégias de marketing mais utilizadas por empresas que atendem outras organizações como uma realizadora de exame admissional de sangue, essa ferramenta trabalha em conjunto com o marketing de conteúdo.
Esse método pode ser entendido como um mecanismo de atração, através da produção e da promoção de materiais de qualidade acompanhado de uma breve apresentação e a identidade da marca as empresas buscam chegar a mais clientes.
Quando se trata de empresas que negociam com outras empresas, o Inbound Marketing se prova como uma das ferramentas mais eficientes, desde postagens em blogs e guias relacionados ao seu mercado de atuação podem ser utilizados.
A ideia central dessa estratégia é proporcionar a consumidores em potencial uma proposta de valor de entrada, ou seja, uma primeira experiência positiva com a marca para o cliente adquirir experiência e segurança na marca antes de comprar.
Além de atrair atenção do mercado a partir desse ponto extra de atenção além da simples conta, o Inbound Marketing se apresenta como uma potente ferramenta de quebra de objeções e de persuasão.
Uma das maiores demandas de uma empresa de empatação de mangueira antes da compra de um produto é a capacidade de prever como determinados serviços e produtos melhoram o seu dia a dia de trabalho.
Através da criação de conteúdo relevante e segmentado, uma empresa pode se comunicar diretamente com o seu consumidor em potencial, seja ele uma pessoa física ou uma pessoa jurídica que se interessa por um determinado serviço ou produto.
Dentro do planejamento de uma organização, essa ferramenta pode atuar de duas formas, tanto valorizando a longo prazo o seu produto quanto fortalecendo os laços com seus consumidores e fortalecendo a capacidade de aprimoramento da oferta de valor.
Como o Inbound Marketing age em empresas B2B
A estratégia chamada de marketing de atração, ou o Inbound Marketing, são ferramentas muito potentes para o aumento das vendas de empresas que negociam com outras empresas como uma construtora piso elevado para banheiro em escritório.
Essa onda acontece porque o marketing de atração tem um modelo focado na otimização tanto da captação de leads.
Ou seja, de consumidores interessados, quanto na conversão mais eficiente possível, demanda latente do mercado Business-to-Business, o chamado B2B.
Quem atua em segmentos dessa configuração deve ter em mente que sua base potencialmente compradora vai ser menor do que se ela se relacionasse com pessoas, por isso a taxa de conversão é tão relevante nesse meio de trabalho.
Ao vender para outras empresas, os setores de marketing não devem se esforçar em gerar desejo no seu público, mas sim apresentar sua marca como uma boa opção de mercado, reforçar o poder transformador do seu produto ou serviço e demonstrar credibilidade.
Parte do trabalho do Inbound Marketing consiste em observar o mercado e identificar quais são as empresas que podem potencialmente se interessar pelo trabalho da sua marca, ao verificar essa possibilidade a taxa de sucesso já é aumentada.
Ao focar no conjunto de estratégias certas uma empresa consegue canalizar seus esforços na criação e na distribuição de conteúdo qualificado para atrair esses parceiros ideais. Esse conteúdo, seja informativo, educativo ou de uso prático deve ser segmentado.
Isso significa que uma empresa que vende fone de ouvido em atacado pode manter um blog sobre saúde laboral auricular ou sobre como os sons afetam o ambiente de trabalho, o Inbound Marketing abre centenas de possibilidades.
Importância do Inbound Marketing para empresas B2B
O Inbound Marketing, ou marketing de atração, é um modelo excelente de gestão de marketing para empresas no geral. Contudo, seus benefícios são ainda mais presentes quando se trata do mercado onde uma empresa negocia com outras empresas.
É essa estratégia que permite que uma empresa que vende etiquetas de preço de adesivo para box de banheiro consiga valores de investimento mais baixos que a média e um alcance maior e com maior taxa de assertividade do que outras estratégias de marketing.
Quando se fala na adesão desse planejamento, se está falando também de um processo fundamental de implementação estratégica da comunicação da empresa junto ao seu público, seja ele uma pessoa física ou jurídica.
Entre os benefícios da estratégia de marketing de atração para as empresas que negociam com outras organizações, estão:
- Captação de um público segmentado;
- Aumento da visibilidade de marca;
- Aumento da proximidade com o cliente;
- Maior alinhamento entre o setor de marketing e vendas;
- Criação de um ciclo de vendas mais curto e eficiente;
- Redução do custo por aquisição;
- Valorização do ROI;
- Aumento do ticket médio.
Quando uma empresa de fechamento de sacada automatizado passa a adotar uma estratégia de Inbound Marketing, é essencial que ela esteja alinhada com os canais de contato certos para que o conteúdo seja distribuído da forma mais eficiente possível.
A partir do momento que os resultados dessa estratégia aparecem, é preciso manter uma frequência de criação de conteúdo, uma vez que se trata de um relacionamento entre uma marca e a sua base consumidora.
A curto e a longo prazo, esse trabalho vai seguir enriquecendo o valor da sua marca, atraindo mais parceiros em potencial e valorizando seu produto ou serviço cada vez mais, aumentando sua credibilidade com os clientes.
Considerações finais
Como visto, o Inbound Marketing também pode ser encontrado sendo citado como marketing de atração, isso porque essa estratégia se baseia no oferecimento de uma oferta inicial modelada para atrair clientes em potencial e seguir gerando conteúdos relevantes.
Essa estratégia se baseou em um quesito sempre essencial para o mercado B2B onde empresas vendem para outras empresas e a manutenção do relacionamento entre elas é essencial.
Para uma marca especializada em transporte de equipamentos pesados manter as vendas, é preciso investir em uma lógica que mantenha seus parceiros conectados. Ao oferecer uma boa oferta inicial e garantir doses temporárias dessa solução é ideal.
Uma das formas mais comuns de aplicar essa estratégia de marketing no dia a dia de uma empresa do segmento Business-to-Business é por meio de um blog bem estruturado, tanto em questões estéticas quanto de conteúdo.
Afinal, além de garantir mais alcance a partir de estratégias de SEO, seu conteúdo é extremamente relevante.
Quando uma organização trabalha atendendo as demandas voltadas a pessoas jurídicas, é fundamental entender que esse processo deve ser muito mais preciso do que quando para as pessoas físicas.
Além de contar com muito mais objeções e menos compras por impulso, já que toda compra de uma empresa é fruto de um estudo de mercado, essa proposta gera muito menos leads e depende de um sucesso maior na taxa de conversão.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.