Um call-to-action, ou chamada para ação, que também pode ser identificada como CTA no marketing digital, é um conteúdo projetado para solicitar uma resposta imediata ao espectador, leitor ou ouvinte.
Normalmente, os CTAs são uma sequência de palavras que influenciam as pessoas a fazer algo .
A ação que você deseja que as pessoas realizem pode ser das mais variadas, entre as quais:
- Baixar um e-book;
- Inscrever-se em webinar,
- Obter um cupom;
- Participar de um evento.
Um call-to-action pode ser colocado em qualquer lugar do seu marketing, seja em seu site para vender areia de gato biodegradável, em um e-book sobre animais de estimação, em um e-mail ou até mesmo no final de uma postagem no blog.
Índice do Conteúdo
O que é um call-to-action no Marketing Digital?
Um call-to-action no marketing digital é a ação desejada que você espera que o espectador conclua.
Para um conteúdo de fundo de funil, isso pode fazer com que eles se inscrevam ou comprem seu produto.
A chave para um call-to-action de marketing digital é alinhar o resultado desejado ao conteúdo certo. Alguns CTAs funcionam melhor com determinados conteúdos.
Os CTAs também têm como objetivo direcionar a jornada do cliente. Como isso lhes dá uma ideia clara do que esperar, os profissionais de marketing devem mencionar o que acontecerá se seguirem o call-to-action se eles procuram por cesta básica alimentar para atender a família.
Por exemplo, um CTA como “Inscreva-se em nosso webinar para saber como você pode obter mais receita” explica exatamente o que ocorrerá depois que o público-alvo clicar no botão.
Garantir que o CTA seja auto explicativo é o primeiro passo para motivar o público. Uma vez que o leitor ou espectador sabe o que esperar, é mais provável que parta para a ação.
A relevância do CTA no marketing digital
Os profissionais de marketing precisam obter altas taxas de conversão. A maneira mais rápida de fazer isso é com CTAs eficazes.
As campanhas de marketing são medidas pelas taxas de conversão, construção de reputação e reconhecimento da marca de uma empresa que faz intercâmbio agências de viagem especializadas.
Muitas campanhas de marketing têm métricas sobre inscrições de e-mail, compartilhamentos, cliques, entre outros KPIs (Key Performance Indicator), os indicadores-chave de desempenho.
Embora nem todas as peças de conteúdo sejam orientadas para vendas, o objetivo final acaba sendo direcionado a uma transação comercial.
Cada tipo de conteúdo precisa estar alinhado com o local em que esse cliente potencial está no seu funil de marketing para aumentar as vendas.
Benefícios do call-to-action no marketing digital
A estratégia de call-to-action leva à conversão de visitantes , ajudando a aumentar sua taxa de cliques .
Quanto melhor for sua taxa de cliques, melhor será sua classificação nas SERPs (Search Engine Ranking Page), isto é, nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa para quem procura por assistencia tecnica iphone são paulo, se o foco for eletrõnicos.
Como o CTA é um elemento chave em seu site, ele permite que o usuário saiba o que fazer em seguida.
Estima-se que os CTAs sejam lidos por 90% das pessoas que acessam um site. Se um CTA for escrito dentro do conteúdo, sua taxa de conversão aumenta em mais de 120%.
Dessa maneira, a falta de um CTA devidamente implementado, pode acontecer de o usuário não saber os próximos passos a serem seguidos e é mais provável que saia do site sem realizar a tarefa.
Sendo assim, tudo se resume ao tempo. Se você tem um produto que deseja vender e ele se enquadra na ampla categoria de tomada de decisão, provavelmente precisará produzir várias peças de conteúdo antes que ocorra um resultado.
Cada parte do conteúdo exigirá um call-to-action dedicado que se alinha com a posição do seu cliente potencial no funil.
Exemplos de call-to-action para se inspirar
Existem muitos exemplos diferentes de call-to-action que você pode usar, dependendo do estágio do processo de compra em que um indivíduo está e dos tipos de canais que você usa para comercializar seus serviços ou produtos.
No entanto, vale destacar alguns exemplos de call-to-action que estão presentes, recorrentemente, em um planejamento de marketing digital, e que muitas vezes são recomendados por profissionais do setor.
- Peça para comprar
Como proprietário de uma empresa ou empreendedor assessoria trabalhista, seu objetivo final é fazer com que alguém contrate seu serviço ou compre o seu produto, por isso é importante incluir call-to-action que incentivem o cliente em potencial a comprar.
Quando se trata de marketing de conteúdo, há muitas que fornecem muito valor por meio das redes sociais, podcasts, vídeos e blogs. No entanto, eles quase nunca pedem a alguém para comprar.
As pessoas não vão comprar de você a menos que você diga a elas para fazê-lo.
A call-to-action mais óbvia para incentivar as vendas é “Compre agora”, mas você, dependendo do que está vendendo, também pode considerar frases que incluam as palavras “Livro”, “Cadastre-se” ou simplesmente recorrer à ação direta de “Compre”.
- Solicite um e-mail de resposta
Se você estiver usando e-mail marketing, então esta é uma call-to-action que você deve considerar.
Conseguir que alguém responda a um e-mail sobre o areia de gato biodegradável, por exemplo, tem vários benefícios.
Em primeiro lugar, ajuda seu e-mail a não acabar na pasta de spam, porque se alguém está lhe enviando um e-mail mostra que você é uma pessoa importante para eles e é uma conversa de mão dupla.
Em segundo lugar, se você fez uma pergunta antes de pedir a alguém para responder, está obtendo insights para ajudar a entender melhor seus leads, os clientes em potencial.
Em terceiro lugar, se oferece a oportunidade de desenvolver um relacionamento direto entre empresa e cliente.
Por outro lado, se milhares de pessoas responderem, você pode ter um problema.
No entanto, se sua lista ainda for pequena o suficiente, pedir que seus assinantes respondam ao seu e-mail é uma maneira de transformar um relacionamento de 1 para muitos em um ambiente controlado.
Com o crescimento dos negócios comerciais, vale recorrer a ferramentas digitais, como o CRM (Customer Relationship Management), ou gerenciamento de relacionamento com o cliente, para auxiliar no planejamento de call-to-action mais amplo.
- Leia a postagem completa
Esta é uma call-to-action a considerar se você administra um blog.
Embora seja frequentemente usado em email marketing, você pode usá-lo em outras formas de marketing de conteúdo.
Você coloca a seção inicial de uma postagem no blog e direciona as pessoas ao seu site para a postagem completa sobre uma produtora de televisão que desenvolve roteiros e é especialista em anúncios visuais.
Isso é benéfico porque você está levando as pessoas ao seu site.
Talvez na postagem do blog você ofereça uma atualização de conteúdo que os coloque em sua lista de e-mails, ou você possa ter um pop-up para ingressar no seu mailing geral.
E, mesmo que eles não se juntem à sua lista de e-mails, você provavelmente terá a configuração do Google Adwords Pixel ou do Facebook Pixel para obter informações sobre essa pessoa, e passar a ter a capacidade de direcioná-la com publicidade no futuro.
- Marcar pessoas nas redes sociais
Essa é uma maneira de obter engajamento em seu conteúdo de rede social e, com sorte, fazer com que mais pessoas visualizem seu conteúdo.
Qualquer call-to-action que faça com que as pessoas comentem seu conteúdo é fundamental.
As plataformas de rede social gostam que as pessoas vejam conteúdo relevante para elas e, por comentários de pessoas em sua postagem, isso mostra que é valioso.
Além de obter esse engajamento, você também está ampliando o número de pessoas que verão sua postagem.
Se alguém for marcado em uma postagem, receberá uma notificação e, na maioria dos casos, verificará a postagem. Isso significa que o público em potencial é mais amplo que seus seguidores.
- Comente abaixo
A verdade é que as plataformas de rede social desejam envolver as pessoas o máximo possível, assim como você quer que seja com seu produtora de televisão, se for o caso, ou sua marca de laticínios.
Enquanto outros podem sentar e esperar que as pessoas comentem, você, sendo um empreendedor inteligente e envolvido nos negócios, pode pedir às pessoas que comentem suas postagens.
Isso é usado com mais frequência no Facebook e no Instagram, mas também é válido incluir em blogs e vídeos do YouTube.
Conclusão
Quando usados estrategicamente, os botões de call-to-action podem ser um recurso viável para ajudá-lo a expandir seus negócios de forma sustentável.
Eles oferecem ao seu público motivos claros e convincentes para dar os próximos passos e mostrar a eles exatamente como fazê-lo.
Por fim, a implementação dessas e de muitas outras práticas simples de call-to-action, somada a diferentes estratégias de marketing digital, ajudam você a começar a capturar leads de qualidade de maneira rápida e eficaz por meio do seu site.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.