As ações de marketing são importantes para as empresas em qualquer época do ano, mas nos primeiros meses, principalmente em janeiro e fevereiro, elas são essenciais por causa dos desafios do período.
Isso acontece porque a maioria dos consumidores estão tentando reduzir as despesas, tanto por conta das compras de fim de ano quanto para pagar os impostos comuns nesse período, como IPVA, IPTU, material escolar e por aí vai.
Os consumidores estão mais fechados para as compras, tendo em vista todos os gastos que o início do ano traz para a população. Diante disso, as marcas se veem frente a um grande desafio.
A boa notícia é que as estratégias de marketing podem ajudar a reverter a situação e a despertar o interesse das pessoas em comprar algumas soluções. Mas elas só vão funcionar se a marca souber trabalhar com essas ações.
Fazer marketing é uma necessidade o ano todo, mas em períodos de baixa demanda, ele é imprescindível para os negócios, independentemente de seu setor ou tamanho.
Este artigo vai mostrar quais são os desafios e oportunidades de vendas comuns nos primeiros meses do ano e quais são as principais estratégias para aumentar as vendas.
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Oportunidades e desafio de vender no início do ano
A maioria das empresas costuma faturar no fim do ano, por conta de períodos como Black Friday e Natal, mas o início do ano representa um grande desafio para boa parte do setor.
É muito difícil alcançar as metas de vendas e manter o faturamento em alta, e isso acontece porque os meses de janeiro e fevereiro são conhecidos como uma época do ano difícil para vender.
Um fornecedor de embalagens personalizadas costuma potencializar as vendas de fim de ano para compensar o que vem com os meses de janeiro e fevereiro.
Quem não conseguiu aproveitar muito bem a época, pode investir em criatividade, um bom plano de ações e estratégias inteligentes que ajudam a faturar nesses meses costumeiramente negativos para os negócios.
No entanto, só vai conseguir chegar lá quem souber se programar com antecedência e descobrir maneiras de superar as dificuldades da época.
A primeira coisa é estudar como os concorrentes trabalham no início do ano e fazer um levantamento das estratégias que podem ser aplicadas no negócio.
Porém, além de fazer um levantamento sobre o que eles estão fazendo de bom, também é fundamental descobrir o que fazem de errado para evitar as mesmas ações e garantir uma experiência positiva para os clientes.
Uma das melhores ações é aproveitar as datas comemorativas de janeiro. O primeiro dia do ano não costuma compensar muito porque as pessoas estão aproveitando o feriado com familiares e amigos, mas é uma data perfeita para cultivar o relacionamento.
Uma empresa especializada em revitalização da pintura automotiva pode programar o disparo de e-mails desejando um feliz ano novo para seus clientes. Mas muitas outras datas fazem sentido para o comércio, como:
- 24 de janeiro (Dia do Aposentado);
- 25 de janeiro (aniversário de São Paulo);
- 30 de janeiro (Dia Mundial da Saúde);
- 14 de fevereiro (Dia de São Valentim).
Para aumentar as vendas no início do ano é uma boa ideia usar ações para essas datas, caso elas façam sentido para o negócio.
A tendência é que em março as coisas comecem a melhorar por causa do Carnaval e da volta às aulas. De qualquer forma, a companhia deve entender quais desses dias fazem sentido para o negócio e trabalhar com ações voltadas para eles.
Melhores estratégias para aumentar as vendas
Mesmo que nenhuma das datas anteriores faça sentido para a organização, ainda assim é necessário investir em algumas estratégias para aumentar as vendas nos meses de janeiro e fevereiro. Algumas dicas para isso são:
Fazer campanhas promocionais
Muitas lojas fazem descontos expressivos nos primeiros dias do ano e no Brasil, essa prática é tão comum quanto a Black Friday.
Uma empresa de sinalização de piso industrial pode fazer uma oferta exclusiva para janeiro, assim como as lojas podem fazer queima de estoque.
Para os meses de fevereiro e março, vale a pena criar uma campanha de indicação e ela costuma funcionar muito bem para o varejo, prestadores de serviços e negócios B2B.
São ações em que o cliente traz outro e recebe um desconto ou brinde, sendo este o melhor caminho para aumentar as vendas no início do ano e em vários outros períodos, caso o negócio necessite aumentar o faturamento.
Fazer uma retrospectiva
Fazer uma retrospectiva é um compromisso que toda empresa precisa assumir, pois assim vai determinar quais são as prioridades para o ano novo.
Ao fazer isso, é fundamental responder algumas perguntas. Por exemplo, o gestor precisa saber se as metas foram alcançadas durante o ano, se os resultados estão dentro do esperado e qual foi o desempenho da sua equipe.
Um fabricante de película jateada para box deve verificar se a relação com o cliente e o mercado está dentro do planejado e o que poderia fazer diferente do que foi realizado ao longo do ano.
É muito importante analisar todas as ações para saber quais delas aumentaram as vendas e podem ser replicadas nos primeiros meses. A companhia vai listar o que deu errado e o que funcionou, além de reforçar aquilo que ajuda a corrigir as ações.
Reforçar os estoques
Independentemente de qual seja o setor de atuação da empresa, é necessário ter muito cuidado com o estoque para fazer saudoso e boas estratégias de vendas no início do ano.
Porém, antes de fazer qualquer promoção, é indispensável olhar para o estoque e entender suas possibilidades, com pelo menos um mês de antecedência.
Se uma loja de piso vinílico em placas perceber que ele está um pouco mais limitado, pode fazer promoções relâmpago. Elas são úteis quando a marca quer se desfazer de alguns itens, porém, é possível trabalhar com ações recorrentes.
No entanto, se esta for a opção, é imprescindível reforçar o estoque. A marca deve se organizar com cerca de trinta dias de antecedência, tendo em vista que muitos fornecedores costumam fazer recesso no mês de dezembro.
Motivar e capacitar a equipe
A equipe de vendas precisa estar sempre motivada, pois assim os profissionais terão capacidade de fechar mais negócios e vão ajudar a organização a crescer. Nesse processo, o papel do gestor é ganhar a confiança dos vendedores.
É essencial conhecer a equipe, entender as características individuais dos profissionais e desenvolver sua inteligência emocional.
Assim, a equipe de vendas de um fabricante de divisória corporativa será capaz de perceber e comunicar as emoções. Automaticamente, vão resolver conflitos e problemas com mais facilidade.
A capacitação é fundamental porque os profissionais se sentem desmotivados quando são cobrados por alguma tarefa que a empresa não ensinou a fazer. Eles precisam ser muito bem treinados em relação à rotina de trabalho para que não percam a motivação.
Mais do que treinar os vendedores, a companhia deve investir em seu desenvolvimento profissional, por meio de cursos de formação, assim, eles vão se sentir mais valorizados e reconhecidos.
Oferecer experiências positivas
Um fabricante de persianas tela solar precisa pensar na experiência do cliente porque este é um dos assuntos mais importantes atualmente e é impossível fidelizar um comprador se ele não tiver boas experiências.
A marca deve pensar na maneira como as pessoas se sentem desde o primeiro contato com a organização até o momento da compra. Atualmente, o contato com uma marca pode acontecer de várias formas, principalmente pela internet.
Esses canais devem ser usados para ações de pós-venda e para as estratégias de comunicação, sempre unificando a maneira como a organização se comunica e o modo como trata os consumidores.
Fazer campanhas atrativas
As campanhas atrativas são essenciais para aumentar o faturamento do negócio e uma das melhores ações para os meses de janeiro e fevereiro são as queimas de estoque.
Uma boa pintura de fachada de loja também ajuda a chamar a atenção das pessoas que passam em frente ao estabelecimento. Da mesma forma, vale a pena fazer uma campanha de indicação para aumentar a divulgação da marca.
Cada cliente que trouxer um novo consumidor para o negócio recebe algum tipo de recompensa, como descontos, brindes ou condições especiais de pagamento. Lembrando que essas estratégias só devem durar nos meses de janeiro e fevereiro.
Considerações finais
Boa parte dos consumidores costumam iniciar o ano com algumas dívidas por conta das compras de fim de ano. Além disso, as pessoas precisam arcar com algumas despesas extras que costumam aparecer nos meses de janeiro e fevereiro.
As lojas enfrentam um grande desafio nesse período, mas por meio das ações certas, conseguem chamar a atenção dos consumidores, despertar o interesse por seus produtos e serviços e melhorar o faturamento para começar o ano com o pé direito.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.