Cuidar da organização de conteúdos é fundamental para que o negócio tenha uma boa estratégia de marketing de conteúdo. A ferramenta é usada para isso é o calendário e deve ser trabalhada pela equipe de marketing.
Mas ele depende de um bom planejamento, pois assim vai funcionar como um guia para visualizar todas as peças durante um prazo e garantir o bom funcionamento das atividades.
As equipes, por sua vez, poderão alinhar as ações que serão realizadas em diferentes canais e ter acesso aos objetivos dos materiais divulgados.
Produzir conteúdos de qualidade é imprescindível nos dias de hoje, tendo em vista que o consumidor moderno está cada vez mais exigente. Para confiar em uma marca e comprar com ela, precisa sentir que ela é capaz de ajudá-lo.
O propósito da criação de conteúdos é justamente levar informação para audiência, educar os consumidores, auxiliá-los em seus problemas e desafios e mostrar que a organização possui as soluções que procuram.
Este artigo vai mostrar qual é o conceito de calendário de conteúdo, como elaborá-lo e quais são as vantagens de usar essa ferramenta para as estratégias de marketing digital.
Índice do Conteúdo
Entendendo o que é o calendário de conteúdo
Calendário de conteúdo, também conhecido como calendário editorial, é um documento usado para indicar a data de postagem e outras características das peças que vão formar a estratégia de marketing de conteúdo.
A função desse recurso é organizar o que deve ser feito e determinar os responsáveis pelas tarefas. A ferramenta serve como guia para alinhar as atividades aplicadas em diferentes canais, de acordo com as preferências do usuário.
Uma clínica de estética especializada em micropigmentação olhos superior vai usar o calendário para que as tarefas sejam completas e o conteúdo seja publicado de acordo com o que está presente no planejamento.
Ao mesmo tempo, o calendário se baseia em dados comportamentais dos usuários para potencializar a eficácia das peças.
Além do mais, é um verdadeiro alicerce que pode ser integrado com outras áreas, como a união entre vendas e marketing e estratégias de mídia paga.
Como criar um calendário de conteúdo
Para criar o calendário, é necessário considerar diferentes variáveis. Enquanto alguns são necessários, outros dependem das necessidades da equipe de marketing e das características da persona.
O foco dele deve ser a funcionalidade do recurso para evitar informações em excesso que podem confundir os profissionais envolvidos.
Muitos times de marketing preferem trabalhar com diferentes calendários voltados para ações específicas, além de outros materiais que envolvem todas as atividades. Dentre as informações mais importantes que devem estar presentes estão:
- Prazo;
- Datas;
- Canais;
- Tema;
- Formato;
- Delegação de tarefas;
- Processos;
- Textos;
- Etapas do funil.
A primeira coisa que uma clínica especializada em vibrolipo na papada precisa definir é o prazo de funcionamento, ou seja, uma data de início ao fim para o processo.
Depois da finalização, um novo material pode ser desenvolvido e poderá ou não ser acoplado na mesma planilha.
Também é necessário inserir as datas e elas devem ser adicionadas mesmo que não existam publicações programadas, facilitando a compreensão do funcionamento da estratégia e do calendário.
Os canais usados são elementos muito importantes para o calendário de conteúdo, pois são os locais onde os profissionais saberão em qual plataforma o material será publicado.
Para facilitar a classificação, os temas costumam ser inseridos, assim como categorias ou assuntos, aos quais os conteúdos se referem. A organização pode inserir detalhes sobre cada um em calendários alternativos para diferentes canais.
Outro detalhe muito importante para acompanhar o calendário editorial é o formato das publicações. É assim que os profissionais vão identificar em quais devem atuar.
A delegação de tarefas, por sua vez, mostra quem será o responsável pela realização, podendo criar um calendário detalhado que traz as informações necessárias em várias etapas do processo.
Um fabricante de ar condicionado Fujitsu inverter 36000 piso teto vai descrever os processos para saber em qual passo a execução da tarefa se encontra.
Quanto aos textos, nada mais são do que aquilo que será publicado em diferentes canais, como blog institucional, postagens nas redes sociais, roteiros de vídeos e outros formatos de mídia.
Mas além dos textos, outras peças podem ser incluídas no calendário, como imagens, vídeos e slides.
Para facilitar a criação dos materiais, é fundamental considerar a etapa do funil de vendas para a qual eles serão direcionados. Para a equipe, é uma forma de entender o objetivo da peça e quais esforços devem ser dedicados.
Vantagens do calendário de conteúdo
As vantagens trazidas pelo calendário de conteúdo para a equipe de marketing ou até mesmo para uma única pessoa que se responsabiliza pelo trabalho são as mesmas de fazer o planejamento para qualquer atividade.
Para que uma confecção de camiseta duas cores masculina possa publicar materiais valiosos, precisa de organização. Ao trabalhar com o calendário de conteúdos ela consegue se organizar e ainda ter vantagens como:
Melhora na frequência das publicações
Uma das coisas mais importantes para o marketing de conteúdo é a frequência das publicações nos diferentes canais usados pela marca.
O papel do calendário editorial é organizar as pautas que serão produzidas, Datas de publicação e os responsáveis pelas atividades.
Ao fazer esse alinhamento, a equipe de marketing consegue obter um bom planejamento e aumentar a frequência das postagens.
Facilita o alinhamento do time de marketing
Por meio do calendário de conteúdo, o planejamento será documentado, e assim como acontece com outros componentes da estratégia de marketing de conteúdo, podendo ser compartilhado com a equipe.
Dessa forma, a equipe estará alinhada aos prazos, divulgação, data de lançamento, temas e outros pormenores fundamentais.
Evita postagens repetidas
Um consultório de nutricionista para terceira idade precisa estar atento porque conforme o blog ganha volume, as chances de ter materiais duplicados são muito maiores.
Isso acontece quando duas ou mais páginas falam sobre o mesmo tema e usam a mesma palavra-chave no texto.
O Google costuma penalizar conteúdos duplicados e qualquer profissional que trabalhe com SEO sabe que é extremamente negativo ter páginas que falam sobre os mesmos temas repetidas vezes.
Isso acaba prejudicando a relevância dos materiais e o posicionamento que vão ocupar no ranking de pesquisas. Mas se a empresa usa o calendário de conteúdos, as publicações e palavras-chave ficam registradas e podem ser consultadas sempre que necessário.
Variação nos formatos dos conteúdos
Com o calendário editorial, a marca poderá consultar os materiais que já foram produzidos e publicados em seus canais, assim, também pode avaliar os formatos usados e diversificá-los.
Um fabricante de piercing de titânio nariz pode investir em diferentes opções, como artigos, vídeos, e-books, webinars, cases de sucesso, infográficos e relatórios de pesquisa.
Fazer essa variação é importante para levar em consideração o fato de que as pessoas gostam de consumir tipos diferentes, além do mais, enquanto algumas gostam de leituras longas, outras preferem formatos dinâmicos, como os vídeos.
Diversificar os materiais postados no blog da empresa aumenta as chances de agradar os visitantes. Além do mais, a variação dificilmente cansa o leitor e consegue conquistar pessoas com gostos variados.
Visão completa para a equipe de marketing
O calendário de conteúdo permite que todos os profissionais do time de marketing saibam como está a criação de materiais e as datas em que eles precisam ser publicados.
A ferramenta também pode ser compartilhada com a alta gestão da companhia, permitindo o acompanhamento do trabalho em tempo real.
Reduz atrasos
Por meio desse recurso, uma clínica veterinária perto de mim garante que todos os materiais sejam planejados com antecedência.
É uma forma de acompanhar em quais etapas do processo de produção eles se encontram e possibilitar que sejam finalizados a tempo, cumprindo assim o cronograma estipulado previamente.
É justamente por isso que essa ferramenta se mostra como uma das melhores maneiras de diminuir as chances de atrasos nas postagens dos conteúdos.
Materiais relevantes para a persona
Com a ajuda do calendário editorial, a organização consegue produzir materiais relevantes para cada persona, de maneira equilibrada.
Sem esse controle, a equipe corre o risco de se perder no meio de tantas publicações e não consegue controlar o volume das postagens direcionadas para cada perfil de cliente ideal e cada etapa do funil de vendas.
Considerações finais
Uma empresa de portaria virtual precisa produzir materiais ricos e relevantes para sua audiência, mas esse trabalho precisa ser muito bem organizado para manter um fluxo adequado e alimentar constantemente os canais usados pela companhia.
O calendário de conteúdos vai ajudar nesse processo, por meio de todos os elementos mostrados ao longo deste texto.
Elaborá-lo é a melhor forma da empresa ter total controle sobre as estratégias de marketing de conteúdo e alcançar o sucesso esperado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.