As redes sociais são plataformas usadas por pessoas e empresas que se conectam para compartilhar interesses, objetivos e valores em comum. A internet fez com que essas redes ganhassem força e agora estão presentes na vida dos usuários diariamente.
Não é novidade para ninguém que o ambiente online é muito predominante e influencia as pessoas, e isso também se deve ao marketing digital e à transformação digital pela qual a humanidade está passando.
Atualmente, quase 4 bilhões de pessoas estão conectadas e essa vastidão já é motivo de sobra para que qualquer marca construa sua presença online. Entre as plataformas mais importantes para esse processo estão as redes sociais.
São canais que contam com cerca de 3 bilhões de usuários ativos, um número que tende a crescer ao longo do tempo. As redes sociais fazem melhorias constantes, além do surgimento de novas plataformas.
Diante da quantidade de usuários presentes nesses canais, já dá para imaginar o quanto eles são poderosos e os benefícios que podem trazer para os negócios.
Neste artigo, será abordada qual é a importância das redes sociais para as empresas e quais são as vantagens que elas podem trazer para as organizações.
Índice do Conteúdo
Importância das redes sociais para as empresas
As redes sociais são importantes para as empresas porque geram impactos positivos nas estratégias de comunicação e ainda funcionam como plataformas de anúncios para os produtos e serviços.
Uma coisa é fato, o mundo todo está conectado à internet e as redes sociais são responsáveis por boa parte da navegação. Para que o negócio alcance o sucesso, precisa estar presente nesses canais. É assim que ele vai conseguir:
- Conquistar autoridade;
- Mostrar autenticidade;
- Aumentar o tráfego no site;
- Aumentar as vendas;
- Fornecer suporte;
- Ter alcance direcionado;
- Analisar seu desempenho.
Com a ajuda das redes sociais, uma empresa de entrega de documentos motoboy consegue gerar autoridade, e isso é muito importante porque as pessoas buscam informações sobre tudo o que desejam comprar.
Independentemente de qual seja o interesse do usuário, ele procura no Google para saber um pouco mais como funciona esse produto ou serviço, qual é a reputação da empresa, como funciona e assim por diante.
Eles acessam os perfis das marcas nas redes sociais para saber um pouco mais sobre ela, por isso é importante ter um perfil completo, com conteúdos de qualidade e interagir com os seguidores.
Esse comportamento faz com que os usuários percebam que a organização é confiável, acessível e que realmente conhece aquilo que faz.
Deve-se procurar mostrar a experiência da organização, por meio de artigos relacionados ao mercado em que ela atua, sempre demonstrando os valores do negócio.
Uma pessoa interessada em adquirir caixa rígida personalizada não quer fazer negócio com empresas que falam apenas de seus produtos e não agregam conhecimento.
É necessário expor a personalidade da marca em tudo o que é divulgado nas redes sociais, como sua voz, a linguagem que usa e de que maneira ela se apresenta.
É muito importante saber usar o tom de voz ideal, ser amigável em saber se colocar no lugar do consumidor. As redes sociais são plataformas descontraídas, por isso é possível usar um pouco de humor nas publicações.
Isso faz os usuários perceberem que existe uma pessoa real por trás. Essas plataformas também ajudam a aumentar o tráfego do site, e isso acontece quando a companhia publica algum conteúdo em seu perfil.
Os seguidores podem clicar no link e acessar o blog ou site institucional, algo que aumenta o tráfego e o número de conversões.
Até mesmo as vendas podem ser beneficiadas, afinal, a companhia pode criar anúncios pagos sobre seus produtos e serviços e os links compartilhados vão direcionar os usuários para suas páginas de vendas.
Uma empresa de entrega de frutas e verduras a domicílio pode usar as redes sociais para melhorar o suporte e atendimento ao cliente, inclusive de maneira automatizada, com a ajuda de chatbots.
Basta responder rapidamente às perguntas dos seguidores, usar um sistema para rastrear comentários, reclamações e perguntas, ouvir críticas dessas pessoas e interagir com elas por meio de comentários e mensagens privadas.
A publicidade tradicional não ajuda a organização a impactar seu público da mesma forma que os anúncios nas redes sociais conseguem fazer.
Por outro lado, os anúncios pagos nesses canais ajudam a alcançar clientes em potencial, são capazes de aumentar as conversões e trazem excelentes retornos financeiros.
Por fim, o negócio consegue saber se seus anúncios funcionam ou não, tendo em vista que pode analisar o desempenho em tempo real. Isso melhora a campanha e ainda consegue valorizar o investimento realizado.
Vantagens das redes sociais para os negócios
Ao usar as redes sociais em suas estratégias de marketing, um fabricante de cobertor microfibra branco casal tem acesso a várias vantagens, e dentre as que mais se destacam estão:
Conscientização de marca
Um dos maiores benefícios desta plataforma é o aumento da conscientização da marca. As redes sociais possuem milhões de usuários em algumas alcançam até mesmo a marca dos bilhões, como no caso do Instagram e do Facebook.
Por essa razão, elas devem ser usadas como ferramentas que preenchem lacunas e ajudam a organização a se expor para um novo público, aumentando, assim, a conscientização da marca.
Clientes mais fiéis
Algumas pessoas estão dispostas a escolher uma empresa em detrimento de outras de modo consistente, mas também existem consumidores que estão dispostos a mudar de marca, dependendo de algumas condições.
Empresas de destaque conseguem lidar muito bem com essa questão e possuem uma legião de compradores fiéis e que continuam adquirindo seus produtos e serviços, independentemente de qualquer coisa.
Só que a lealdade dos clientes que o fabricante de escada revestida de mármore conquistou não aconteceu da noite para o dia. Porém, as redes sociais podem ajudar muito a alcançar esse objetivo.
Elas facilitam a interação de maneira consistente com o público, permitindo que a marca responda às suas perguntas em tempo real e, com isso, construa uma base de clientes fiéis.
Humaniza a companhia
As redes sociais também são excelentes canais para humanizar a empresa e mostrar que ela não está preocupada apenas em vender e lucrar.
Isso é importante porque, hoje em dia, as pessoas se preocupam muito com a personalidade e o caráter de uma marca. Elas não analisam apenas o que compram, mas também com quem estão comprando.
É necessário desenvolver uma voz para a marca, que seja consistente em todos os perfis das redes sociais. É assim que um fabricante de placa de isopor contrapiso vai humanizar sua marca e se aproximar dos consumidores.
Ser lembrado pelos clientes
As redes sociais funcionam 24 horas por dia, o que significa que o negócio pode manter uma comunicação constante com os seguidores.
Hoje em dia, as pessoas são bombardeadas por anúncios, mensagens e conteúdos de publicidade, porque aperta a concorrência e pode fazer com que o negócio fique em segundo plano.
A presença nas redes sociais ajuda a corporação a estar sempre perto de seu público, mesmo quando as pessoas não estão interessadas em comprar.
Clientes mais engajados
As redes ajudam a companhia a melhorar seu atendimento ao cliente e essa interação reduz os riscos de perdê-lo.
Tanto é que, de acordo com o relatório da Gartner, a rotatividade de clientes pode aumentar em 15% se não forem respondidas nas redes sociais.
Se uma loja de bateria de caminhão de 150 amperes recebe uma mensagem no privado, deve respondê-la o quanto antes e entender qual é a necessidade do contato.
Comunicação mais rápida
Às vezes, a velocidade das redes sociais pode prejudicar as estratégias publicitárias, como no caso do Twitter que é atualizado o tempo todo e faz com que alguns conteúdos sejam negligenciados, mas essa rapidez também pode ser favorável.
Por exemplo, se a corporação estiver lidando com uma grande quantidade de problemas relacionados ao atendimento ao cliente, poder atender as pessoas pelo chat e em tempo real facilita muito a rotina.
Aumenta as vendas
Por fim, com a ajuda das redes sociais, um fabricante de coberturas para estacionamentos consegue aumentar suas vendas.
Tanto é que o próprio Instagram já possibilita que os usuários comprem os produtos expostos no feed de notícias com alguns cliques.
No Facebook, o usuário pode clicar no anúncio e ser rapidamente direcionado para o site de vendas para finalizar a compra.
Considerações finais
As redes sociais são plataformas muito importantes para qualquer negócio que queira estabelecer um bom relacionamento com clientes e potenciais clientes.
Devem fazer parte do planejamento de marketing da corporação, uma vez que estão de acordo com a maioria dos perfis de consumidores e ainda facilitam a comunicação entre as marcas e os usuários.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.