• Início
  • Marketing Digital
  • Jurídico
  • Contabilidade
  • Tecnologia e Inovação
  • Veja mais
    • Carreira e Recolocação
    • Mundo dos Negócios
    • Empreendedorismo
    • Futuro do trabalho
    • Recursos Humanos
    • Startup
    • Competências
    • Lideranças
    • Coaching
    • Educação e Inspiração
    • Linkedin e Networking
    • Gestão estratégica para empresas
    • Vendas
  • Contato

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Como Cobrar Pela Montagem de Móveis: Saiba Definir Preços na Zona Leste de São Paulo

Signo ascendente é igual ao solar: e agora?

Multas e Riscos: Por Que Não Fazer a Recarga do Extintor Pode Sair Caro

Facebook Twitter Instagram
TrendszoneTrendszone
  • Início
  • Marketing Digital
  • Jurídico
  • Contabilidade
  • Tecnologia e Inovação
  • Veja mais
    • Carreira e Recolocação
    • Mundo dos Negócios
    • Empreendedorismo
    • Futuro do trabalho
    • Recursos Humanos
    • Startup
    • Competências
    • Lideranças
    • Coaching
    • Educação e Inspiração
    • Linkedin e Networking
    • Gestão estratégica para empresas
    • Vendas
  • Contato
TrendszoneTrendszone
Home»Competências»Brand Publishing: como essa comunicação impacta positivamente?
Competências

Brand Publishing: como essa comunicação impacta positivamente?

JoãoBy JoãoUpdated:Nenhum comentário8 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Brand Publishing é uma estratégia que garante a exposição para a marca, sem que para isso ela dependa dos veículos de comunicação tradicionais.

É uma ação em que a organização cria seu próprio canal de notícias e assume o controle do fornecimento de conteúdo. Essa estratégia quebra paradigmas porque até pouco tempo a alternativa era patrocinar publicações de terceiros.

É importante entender seu conceito porque, hoje em dia, as organizações não precisam mais depender de alguns veículos de comunicação em massa para transmitirem suas mensagens.

A internet e a evolução digital, juntamente com o advento do smartphone, deram início a um processo de desintermediação de mídias. Ocorreu e ainda ocorre uma grande transição midiática que mudou a maneira como as marcas se relacionam com os consumidores.

Dentro desse contexto, uma das estratégias que mais se destacam é o brand publishing, e é cada vez mais necessário que ele esteja presente no planejamento de marketing das organizações.

Mas para trabalhar com essa técnica, é indispensável conhecer um pouco mais sobre ela. Este artigo vai mostrar de que maneira pode gerar impactos positivos para os negócios e como fazer para implementar essa técnica.

Índice do Conteúdo

O que é Brand Publishing

Brand publishing é um termo em inglês que significa “publicação da marca” e trata basicamente disso. É uma ação em que a organização publica conteúdos, mas essa definição não explica corretamente a complexidade da estratégia.

As marcas se tornam donas de seus espaços de mídia e não precisam mais depender de veículos tradicionais de comunicação para conversar com o público.

A comunicação de uma marca pode acontecer de várias maneiras, por exemplo, ao utilizar banner fachada de loja para divulgar uma promoção. Mas não para por aí.

Para fazer brand publishing do jeito certo, a companhia precisa de alguns elementos importantes, como:

  • Planejamento;
  • Tecnologia;
  • Conteúdo;
  • Distribuição;
  • Gestão de dados;
  • Integração.

Com base nisso, fica claro que essa estratégia está muito além de uma mera presença nas redes sociais.

Impactos positivos do Brand Publishing

Quando uma empresa decide trabalhar com brand publishing é porque quer demonstrar publicamente um grau de maturidade digital bem avançado.

É uma organização que possui um público bem definido e que já sabe muito bem quais são os temas e assuntos que essas pessoas gostariam de ver e quais são os temas pelos quais a marca será conhecida.

Com isso em mente, fica muito mais fácil desenhar uma estratégia de brand publishing. É muito importante que exista inteligência de mercado para saber em quais mídias os investimentos serão trabalhados.

Tudo o que envolve a marca, desde uma pintura para fachada de loja até suas estratégias de marketing, precisa ser voltado para o público-alvo.

Supondo que uma empresa seja conhecida por vender produtos para homens com mais de 60 anos, não faz sentido criar um perfil no TikTok porque a audiência é extremamente jovem.

Muitas vezes, a melhor escolha é um blog ou um site institucional, uma excelente opção para começar a dar voz à marca.

Depois de definir a maneira como o conteúdo será distribuído, a organização precisa se aprofundar na estratégia, tendo como foco as mídias selecionadas.

Isso envolve a criação de editoriais, esboços, conteúdos seriados e um estudo das melhores palavras-chave para esses materiais.

Só depois de todo esse processo é que a organização vai criar modelos de testes, alinhar o tom de voz, definir os indicadores de desempenho, estruturar o fluxo de produção, entre outros pormenores.

O brand publishing traz muitos impactos positivos porque as redes sociais evoluíram muito nos últimos anos e isso mudou completamente a comunicação entre as organizações e os consumidores.

Uma das primeiras teorias da comunicação da história dizia que o público só aceitava o que era divulgado em jornais e propagandas, sem fazer muito filtro e possibilitando entendimentos variados por parte das pessoas.

Mas um fabricante de tapete cozinha sob medida precisa das redes sociais porque elas provaram que essa linha de raciocínio é muito equivocada. A verdade é que as pessoas entendem uma mensagem de acordo com o contexto ao qual estão inseridas.

Elas precisam de filtros baseados em seu histórico e de acordo com o tema e são afetadas pelo conceito prévio que possuem do mensageiro.

As redes sociais também provaram que as pessoas precisam ser ouvidas e querem se sentir parte de uma comunidade para tratar de determinado assunto.

Quando uma marca tem voz, consegue se aproximar dessas pessoas, mostrar que elas realmente são ouvidas e que suas dores podem ser resolvidas.

Manter bons canais de relacionamento com os clientes e estudar informações que ajudam a traçar estratégias é algo indispensável.

A informação é tanta que uma empresa de segurança para eventos pode descobrir que pessoas que gostam de refrigerante de limão, também gostam mais de videogame do que esportes e isso vai ajudar a construir o conteúdo perfeito.

Outro exemplo hipotético é pensar naquela pesquisa que diz que 65% dos consumidores com menos de 30 anos trocam o cartão de crédito porque a instituição financeira não tinha uma boa presença digital para se relacionar com o público.

Quando isso acontece, o brand publishing pode ser acionado para construir histórias que vão conectar o público com a marca.

Nesse contexto, o maior benefício dessa estratégia para uma empresa é que ela é capaz de conectar e aproximar o público de uma empresa, fazendo com que essas pessoas se sintam pertencentes a ela.

Isso é muito bom porque quem pertence usa, divulga para outras pessoas e evangeliza sobre a marca, seus produtos e serviços.

Mas como fazer Brand Publishing?

Antes de partir para a estratégia, uma empresa de aluguel de escritório por dia precisa entender que brand publishing não trata apenas da produção de conteúdo, embora isso seja uma etapa muito importante da ação.

Na verdade, para colocar essa estratégia em prática, é necessário trabalhar com um projeto de mídia robusto. Além disso, a organização precisa investir nas seguintes ações:

Planejamento e consultoria

O primeiro passo é integrar o departamento de comunicação e a equipe de desenvolvimento e manutenção do projeto em questão.

Uma das coisas mais importantes em uma estratégia de brand publishing é o fato de que os executivos de alto nível, assim como profissionais de vários departamentos, precisam ser ouvidos sobre as necessidades e anseios da marca.

Isso vai ajudar a traçar um plano tático sobre as melhores abordagens para o projeto, além de ser indispensável na construção de uma linha editorial.

Criar uma plataforma de publishing

Depois de fazer seu planejamento, um fabricante de drywall externo vai começar a construir sua plataforma. Isso precisa envolver a integração total entre os departamentos de comunicação e a área de tecnologia da informação.

É algo muito importante para a construção do projeto, além da necessidade de estar constantemente conectada para que a equipe possa trabalhar na evolução da plataforma.

As estratégias que precisam ser pensadas nessa etapa são SEO, performance, experiência do usuário, infraestrutura, desenvolvimento e manutenção.

Produzir conteúdo e fazer curadoria

Este é finalmente o início da etapa de produção de conteúdo e é quando o departamento de comunicação e a equipe de conteúdo trabalham juntos para estabelecer uma rotina de pautas, cronogramas e entregas.

Dentro de uma empresa especializada em fechamento de varanda com vidro de correr, é uma etapa que permeia a duração do projeto todo, tendo em vista que o conteúdo é o produto central e aquilo que vai chegar até o público.

Em um bom projeto de brand publishing, é fundamental que a produção de conteúdo possua uma equipe de redação que trabalhe com processos inteligentes, produzindo materiais originais, com alta volumetria e consistência.

Indexar e distribuir conteúdos

Este é o momento de garantir que todo o material criado chegue até o público certo, dentro de uma lógica em que a distribuição precisa ser impulsionada para gerar tráfego, focar na captação de dados e finalmente gerar negócios.

Trabalhar com distribuição impulsionador ajuda a gerar tráfego e aumentar o reconhecimento da marca, além de ser uma estratégia que trabalha com indexação orgânica de diferentes termos por ano para liderar alguns temas.

Considerações finais

Para uma gráfica especializada em impressão folder 2 dobras, investir em brand publishing é muito importante para que o negócio consiga levar conteúdos de valor para a audiência e em uma plataforma exclusiva.

Isso melhora muito a comunicação da marca com os consumidores, independentemente do segmento de atuação do negócio.

Seguindo o passo a passo mostrado ao longo deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil colocar a estratégia em ação e obter todos os benefícios que só o brand publishing pode trazer para o negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Branding carreira Conteúdos programados coworking escritório de coworking estratégia gestão estratégica Identidade visual instagram linkedin marketing Marketing Digital SEO Vendas whatsapp
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleInteligência Artificial: o que ela pode trazer ao seu negócio?
Next Article Webinar: Quais vantagens que esse tipo de apresentação pode gerar?
João

Related Posts

IA pode incrementar desempenho das empresas e seu uso tende a crescer

Tecnologia assistiva na vida de pessoas com deficiência

Saúde financeira empresarial: 7 estratégias eficazes!

Qual a melhor profissão para sair do Brasil?

Leave A Reply Cancel Reply

Veja Mais

Como Cobrar Pela Montagem de Móveis: Saiba Definir Preços na Zona Leste de São Paulo

Signo ascendente é igual ao solar: e agora?

Multas e Riscos: Por Que Não Fazer a Recarga do Extintor Pode Sair Caro

Amputação do reto: quando a cirurgia é indicada?

Recomendados
Conteúdos de Parceiros

Como Cobrar Pela Montagem de Móveis: Saiba Definir Preços na Zona Leste de São Paulo

A profissão de montador de móveis exige habilidade, responsabilidade e atenção aos detalhes. No entanto,…

Uncategorized

Signo ascendente é igual ao solar: e agora?

O Sol e o Ascendente são dois posicionamentos importantes na astrologia. Cada um deles representa…

Uncategorized

Multas e Riscos: Por Que Não Fazer a Recarga do Extintor Pode Sair Caro

Quando foi a última vez que você verificou o extintor de incêndio do seu carro…

Health

Amputação do reto: quando a cirurgia é indicada?

Procedimento pode ser necessário em casos avançados de câncer colorretal, como o da cantora Preta…

Lifestyle

Biquíni duplo é a aposta das famosas na moda praia

Veja como a tendência tem sido usada por celebridades  No mundo da moda, há tendências…

Health

Tecnologia e sexo podem andar juntos

Confira como as inovações tecnológicas estão transformando a experiência sexual O mercado erótico no Brasil…

Sobre Nós:
Sobre Nós:

Se você é um entusiasta da tecnologia, um ávido leitor de notícias ou simplesmente deseja se manter atualizado sobre os assuntos mais relevantes do momento, o nosso site é o lugar certo para você.

Veja Mais

Como Cobrar Pela Montagem de Móveis: Saiba Definir Preços na Zona Leste de São Paulo

Signo ascendente é igual ao solar: e agora?

Multas e Riscos: Por Que Não Fazer a Recarga do Extintor Pode Sair Caro

Recomendados

Como Cobrar Pela Montagem de Móveis: Saiba Definir Preços na Zona Leste de São Paulo

Signo ascendente é igual ao solar: e agora?

Multas e Riscos: Por Que Não Fazer a Recarga do Extintor Pode Sair Caro

Trendszone© 2023. Todos direitos reservados por Webtrends · Política de Privacidade

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.