Brand Publishing é uma estratégia que garante a exposição para a marca, sem que para isso ela dependa dos veículos de comunicação tradicionais.
É uma ação em que a organização cria seu próprio canal de notícias e assume o controle do fornecimento de conteúdo. Essa estratégia quebra paradigmas porque até pouco tempo a alternativa era patrocinar publicações de terceiros.
É importante entender seu conceito porque, hoje em dia, as organizações não precisam mais depender de alguns veículos de comunicação em massa para transmitirem suas mensagens.
A internet e a evolução digital, juntamente com o advento do smartphone, deram início a um processo de desintermediação de mídias. Ocorreu e ainda ocorre uma grande transição midiática que mudou a maneira como as marcas se relacionam com os consumidores.
Dentro desse contexto, uma das estratégias que mais se destacam é o brand publishing, e é cada vez mais necessário que ele esteja presente no planejamento de marketing das organizações.
Mas para trabalhar com essa técnica, é indispensável conhecer um pouco mais sobre ela. Este artigo vai mostrar de que maneira pode gerar impactos positivos para os negócios e como fazer para implementar essa técnica.
Índice do Conteúdo
O que é Brand Publishing
Brand publishing é um termo em inglês que significa “publicação da marca” e trata basicamente disso. É uma ação em que a organização publica conteúdos, mas essa definição não explica corretamente a complexidade da estratégia.
As marcas se tornam donas de seus espaços de mídia e não precisam mais depender de veículos tradicionais de comunicação para conversar com o público.
A comunicação de uma marca pode acontecer de várias maneiras, por exemplo, ao utilizar banner fachada de loja para divulgar uma promoção. Mas não para por aí.
Para fazer brand publishing do jeito certo, a companhia precisa de alguns elementos importantes, como:
- Planejamento;
- Tecnologia;
- Conteúdo;
- Distribuição;
- Gestão de dados;
- Integração.
Com base nisso, fica claro que essa estratégia está muito além de uma mera presença nas redes sociais.
Impactos positivos do Brand Publishing
Quando uma empresa decide trabalhar com brand publishing é porque quer demonstrar publicamente um grau de maturidade digital bem avançado.
É uma organização que possui um público bem definido e que já sabe muito bem quais são os temas e assuntos que essas pessoas gostariam de ver e quais são os temas pelos quais a marca será conhecida.
Com isso em mente, fica muito mais fácil desenhar uma estratégia de brand publishing. É muito importante que exista inteligência de mercado para saber em quais mídias os investimentos serão trabalhados.
Tudo o que envolve a marca, desde uma pintura para fachada de loja até suas estratégias de marketing, precisa ser voltado para o público-alvo.
Supondo que uma empresa seja conhecida por vender produtos para homens com mais de 60 anos, não faz sentido criar um perfil no TikTok porque a audiência é extremamente jovem.
Muitas vezes, a melhor escolha é um blog ou um site institucional, uma excelente opção para começar a dar voz à marca.
Depois de definir a maneira como o conteúdo será distribuído, a organização precisa se aprofundar na estratégia, tendo como foco as mídias selecionadas.
Isso envolve a criação de editoriais, esboços, conteúdos seriados e um estudo das melhores palavras-chave para esses materiais.
Só depois de todo esse processo é que a organização vai criar modelos de testes, alinhar o tom de voz, definir os indicadores de desempenho, estruturar o fluxo de produção, entre outros pormenores.
O brand publishing traz muitos impactos positivos porque as redes sociais evoluíram muito nos últimos anos e isso mudou completamente a comunicação entre as organizações e os consumidores.
Uma das primeiras teorias da comunicação da história dizia que o público só aceitava o que era divulgado em jornais e propagandas, sem fazer muito filtro e possibilitando entendimentos variados por parte das pessoas.
Mas um fabricante de tapete cozinha sob medida precisa das redes sociais porque elas provaram que essa linha de raciocínio é muito equivocada. A verdade é que as pessoas entendem uma mensagem de acordo com o contexto ao qual estão inseridas.
Elas precisam de filtros baseados em seu histórico e de acordo com o tema e são afetadas pelo conceito prévio que possuem do mensageiro.
As redes sociais também provaram que as pessoas precisam ser ouvidas e querem se sentir parte de uma comunidade para tratar de determinado assunto.
Quando uma marca tem voz, consegue se aproximar dessas pessoas, mostrar que elas realmente são ouvidas e que suas dores podem ser resolvidas.
Manter bons canais de relacionamento com os clientes e estudar informações que ajudam a traçar estratégias é algo indispensável.
A informação é tanta que uma empresa de segurança para eventos pode descobrir que pessoas que gostam de refrigerante de limão, também gostam mais de videogame do que esportes e isso vai ajudar a construir o conteúdo perfeito.
Outro exemplo hipotético é pensar naquela pesquisa que diz que 65% dos consumidores com menos de 30 anos trocam o cartão de crédito porque a instituição financeira não tinha uma boa presença digital para se relacionar com o público.
Quando isso acontece, o brand publishing pode ser acionado para construir histórias que vão conectar o público com a marca.
Nesse contexto, o maior benefício dessa estratégia para uma empresa é que ela é capaz de conectar e aproximar o público de uma empresa, fazendo com que essas pessoas se sintam pertencentes a ela.
Isso é muito bom porque quem pertence usa, divulga para outras pessoas e evangeliza sobre a marca, seus produtos e serviços.
Mas como fazer Brand Publishing?
Antes de partir para a estratégia, uma empresa de aluguel de escritório por dia precisa entender que brand publishing não trata apenas da produção de conteúdo, embora isso seja uma etapa muito importante da ação.
Na verdade, para colocar essa estratégia em prática, é necessário trabalhar com um projeto de mídia robusto. Além disso, a organização precisa investir nas seguintes ações:
Planejamento e consultoria
O primeiro passo é integrar o departamento de comunicação e a equipe de desenvolvimento e manutenção do projeto em questão.
Uma das coisas mais importantes em uma estratégia de brand publishing é o fato de que os executivos de alto nível, assim como profissionais de vários departamentos, precisam ser ouvidos sobre as necessidades e anseios da marca.
Isso vai ajudar a traçar um plano tático sobre as melhores abordagens para o projeto, além de ser indispensável na construção de uma linha editorial.
Criar uma plataforma de publishing
Depois de fazer seu planejamento, um fabricante de drywall externo vai começar a construir sua plataforma. Isso precisa envolver a integração total entre os departamentos de comunicação e a área de tecnologia da informação.
É algo muito importante para a construção do projeto, além da necessidade de estar constantemente conectada para que a equipe possa trabalhar na evolução da plataforma.
As estratégias que precisam ser pensadas nessa etapa são SEO, performance, experiência do usuário, infraestrutura, desenvolvimento e manutenção.
Produzir conteúdo e fazer curadoria
Este é finalmente o início da etapa de produção de conteúdo e é quando o departamento de comunicação e a equipe de conteúdo trabalham juntos para estabelecer uma rotina de pautas, cronogramas e entregas.
Dentro de uma empresa especializada em fechamento de varanda com vidro de correr, é uma etapa que permeia a duração do projeto todo, tendo em vista que o conteúdo é o produto central e aquilo que vai chegar até o público.
Em um bom projeto de brand publishing, é fundamental que a produção de conteúdo possua uma equipe de redação que trabalhe com processos inteligentes, produzindo materiais originais, com alta volumetria e consistência.
Indexar e distribuir conteúdos
Este é o momento de garantir que todo o material criado chegue até o público certo, dentro de uma lógica em que a distribuição precisa ser impulsionada para gerar tráfego, focar na captação de dados e finalmente gerar negócios.
Trabalhar com distribuição impulsionador ajuda a gerar tráfego e aumentar o reconhecimento da marca, além de ser uma estratégia que trabalha com indexação orgânica de diferentes termos por ano para liderar alguns temas.
Considerações finais
Para uma gráfica especializada em impressão folder 2 dobras, investir em brand publishing é muito importante para que o negócio consiga levar conteúdos de valor para a audiência e em uma plataforma exclusiva.
Isso melhora muito a comunicação da marca com os consumidores, independentemente do segmento de atuação do negócio.
Seguindo o passo a passo mostrado ao longo deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil colocar a estratégia em ação e obter todos os benefícios que só o brand publishing pode trazer para o negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.