Quanto mais competição houver dentro de um ambiente, melhores deverão ser os mecanismos de atração para os clientes. Por isso, entender como utilizar o clickbait de forma positiva pode ser essencial.
No léxico do marketing moderno a atração tem sido cada vez mais o termo do momento e, por isso mesmo, acaba fundamentando milhares de estratégias.
Isso vai desde a produção de conteúdos até a manutenção de redes sociais destinadas a estabelecer um relacionamento com o público.
Não há nada mais importante para a manutenção de boas práticas no ambiente digital do que ser atraente para possíveis clientes. Por causa disso, uma estratégia tem sido cada vez mais utilizada pelas empresas: o inbound marketing.
Ela é a responsável por fundamentar uma série de posturas que garantirão que seu público se atraia por ela.
Se, por exemplo, houver a necessidade de atrair contratantes para o serviço de reparo filtro de piscina, esse tipo de estratégia pode ser de muito valor.
Partindo de uma rede social que posta vídeos com storytelling sobre cada um dos serviços prestados, essa empresa conseguirá atrair seguidores para as suas páginas.
Esse é um ponto muito importante, uma vez que outros fatores garantirão que aquele mercado reconheça a marca.
Sendo assim, pode até ser que aqueles seguidores nem tenham piscina em casa. O que fundamenta esse consumo, portanto, é o bom conteúdo que há ali.
É claro, isso pode gerar algum tipo de ruído no sentido de que aquele não é necessariamente o público contratante.
No entanto, é assim que uma marca consegue se posicionar e criar uma rede de credibilidade no mundo digital.
Uma empresa que fornece vitro de madeira para cozinha pode, nesse sentido, por causa da visibilidade que o conteúdo anterior obteve, citar o serviço de reparo de piscina.
Manter uma boa relação com os pares na web pode garantir uma série de benefícios. Mas é preciso ir além e entender quais são as vantagens de utilizar alguns mecanismos de atração para uma marca.
- Atração de leads;
- Qualificação de leads;
- Visibilidade da marca;
- Aumento de vendas.
Há uma série de benefícios que as estratégias de inbound marketing podem trazer, essas são apenas algumas. Atrair leads é o primeiro aspecto fundamental que essa estratégia consegue trazer para a empresa.
Essa categoria do mercado diz respeito aos possíveis clientes que uma empresa tem atraído para a sua plataforma.
Entretanto, não basta apenas manter essa postura, é preciso qualificar esses leads para que, assim, ele consiga se tornar um cliente.
Uma loja de cartucho impressora, por exemplo, pode atrair uma série de leads a partir de seus conteúdos em blog.
Porém, o intuito não é apenas ser uma plataforma informativa, mas, sim, de promoção da marca e direcionamento para venda.
Nesse sentido, ainda é possível dar visibilidade para a empresa através de um conteúdo fora de suas plataformas.
Isso pode ser feito por links patrocinados ou vídeos em redes sociais, onde uma fábrica de cloro para piscina fale um pouco sobre os benefícios deste produto.
Obviamente, quanto mais interessante for aquele tipo de postagem, maior será o grau de interação daquele público com o conteúdo.
Por fim, essa estratégia tem a capacidade, em última instância, de elevar o número de leads convertidos em clientes. Em outras palavras, gerar atração é, também, aumentar o número de vendas de uma empresa.
Índice do Conteúdo
O que é clickbait?
Administrar mecanismos de atração nem sempre pode ser uma tarefa fácil. Na verdade, há uma grande responsabilidade quanto a isso.
Enquanto a publicidade convencional está preocupada em gerar algum tipo de necessidade, o marketing digital se propõe a ser atraente.
Diante da alta competitividade que há nas plataformas onlines, essa acabou sendo uma estratégia inevitável. Afinal de contas, em uma vitrine com muitas opções de bolos, aquele que parece mais apetitoso acaba atraindo mais compras.
Metaforicamente, o ambiente digital pode ser utilizado como se fosse uma padaria virtual, onde todos estão tentando atrair o olhar do cliente.
É nesse momento que o clickbait acaba surgindo como uma possibilidade de manter essa dinâmica intensificada.
Essa estratégia funciona como uma isca de cliques. Ou seja, a partir de uma série de artifícios, o usuário irá clicar em um conteúdo da empresa.
Se, por exemplo, uma empresa que oferece forros de madeira para telhado estiver buscando se estabelecer através dessa prática, ela, certamente, irá fazer uso de títulos e imagens muito sensacionalistas.
Coisas como “o forro mais resistente do Brasil” ou outros gatilhos superlativos podem acabar funcionando como uma forma de atrair cliques.
Mas é importante entender que essa prática nem sempre é muito bem vista pelo mercado e, por isso mesmo, é necessário esclarecer.
O clickbait engana as pessoas?
Essa pode ser uma questão um pouco espinhosa e de grande dificuldade de afirmar algo de forma taxativa. O certo é que há uma série de práticas que, em grande medida, torna o clickbait uma ferramenta enganosa.
Por seu aspecto de gerar curiosidade instantânea, essa estratégia acaba sendo mal vista por parte do público.
É muito comum encontrar em sites de vídeo, por exemplo, algum thumbnail com alguma imagem que dá a entender uma coisa que o vídeo, de fato, não mostrará.
Outra forma clássica de se identificar um clickbait enganoso é naquelas matérias de “veja como esse ator está hoje” e a foto sugere que essa pessoa perdeu tudo.
Essa é uma forma de prometer algum tipo de matéria que, via de regra, não será nada daquilo que o usuário achou na hora do clique.
Evitar esse tipo de conteúdo, então, acaba sendo determinante para que a marca não passe uma má impressão para seus consumidores.
Saiba como utilizá-lo de forma positiva
Diante da grande má fama que esse tipo de postura ganhou dentro do ambiente digital, é preciso entender como utilizar o clickbait de forma saudável para o público e para a empresa.
Para que isso ocorra, é imprescindível ter em mente alguns questionamentos que vão nortear a boa prática nesse âmbito:
O conteúdo apresenta o que está no título?
Entender se o título se relaciona com o conteúdo é o primeiro ponto essencial de qualquer relação de atração de leads.
Uma companhia que faz entrega de documentos, por exemplo, pode até usar algumas hipérboles para enaltecer o seu serviço, mas, de forma alguma, oferecer o que não pode em seus títulos.
O título está completo?
Outro ponto crucial é se aquele título apresentar todas as informações de forma clara e completa.
Na verdade, esse é o caso dos clikbaits que falam a verdade em tudo que está escrito, mas omite uma série de outros fatores.
Por essa razão, não prometer o que não se pode oferecer vai muito além do que é dito, é preciso considerar o que está sendo ocultado também.
A imagem de referência tem a ver com a matéria?
A promessa para o leitor ou expectador alguma coisa não é apenas feita por elementos textuais. O uso da imagem, nesse sentido, acaba sendo um dos fatores que podem dar a entender algo que não está sendo dito dentro do conteúdo.
Na verdade, há um, nesse sentido, um velho conhecido dos mais variados públicos possíveis. Trata-se, então, de uma prática de utilizar imagens que não condizem com o produto veiculado.
Esse tipo de postura já gerou muitos prejuízos do ponto de vista da publicidade comum e, também, no inbound marketing.
O exagero será bem-vindo?
Esse é o momento em que o produtor de conteúdo irá se perguntar qual o grau de exagero que ele poderá utilizar.
Isso vai depender da dinâmica estabelecida com o público. Se, por exemplo, a intenção for vender adesivo de parede diferente, pode ser que caibam algumas figuras de hipérboles.
No entanto, é preciso que todas as figuras de linguagens adotadas estejam de acordo com o produto ou serviço anunciado.
Considerações finais
A busca pela atração tem moldado todo ambiente comunicacional que as empresas estão inseridas. É a partir dela que as marcas conseguem se estabelecer dentro das dinâmicas do ambiente digital.
Entender, portanto, quais são os principais recursos utilizados pelo inbound marketing para obter atração é fundamental. Nesse sentido, o clickbait aparece como uma ferramenta munida de uma certa polêmica e que precisa ser bem utilizada.
Há uma certa desconfiança do público quanto a esse recurso, uma vez que ele se baseia no exagero para atrair cliques.
Se bem utilizado, uma corporação que dá aulas para que se obtenha habilitação PCD moto, por exemplo, pode atrair uma série de usuários para o seu conteúdo.
Porém, é preciso saber como efetuar uma chamada honesta e que não faça o cliente se sentir lesado ao clicar naquele conteúdo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.