O tráfego pago é uma ferramenta que possibilita que qualquer empresa, independente do seu tamanho ou segmento de atuação, consiga alcançar uma audiência muito acima daquilo que ela conseguiria obter de forma únicamente orgânica.
De certo modo, isso significa dizer que, a depender da circunstância do negócio, será não apenas necessário, mas fundamental trabalhar uma estratégia de tráfego pago.
Vendendo cuba esculpida cozinha ou mesmo fornecendo a prestação de serviços contábeis, as mais variadas empresas estão se mostrando cada vez mais dependentes das estratégias voltadas ao marketing digital, de modo a depender da gestão de tráfego.
É justamente por isso que, quanto mais cedo se adquirir conhecimento a respeito das melhores formas de usar essa tática, seja para vender um telhado com telha tégula em uma loja de materiais de construção, melhor será para as novas companhias.
Por esta razão, e para que seja possível não apenas aprofundar no conhecimento dessa abordagem do marketing, como também implementá-la ainda hoje em um negócio, será de grande utilidade utilizar este artigo para obter melhor conhecimento sobre o tema.
Ilustrando seis, dentre as principais, vantagens do seu uso, será possível mostrar como a gestão de tráfego pode otimizar as vendas dos mais variados produtos, desde peças personalizadas como totem para empresas até alimentos em uma rede de fast food.
Por fim, ainda será possível mostrar a velocidade em que essa estratégia entrega os resultados, bem como o nível de elevação que se obtém nos setores de vendas, na exposição e construção de autoridade da marca.
Índice do Conteúdo
6 vantagens do tráfego para as empresas
Definido de forma resumida, o tráfego pago consiste em uma tática cujo objetivo é movimentar os acessos de um site, de uma loja ou mesmo de uma landing page por meio de anúncios de marketing divulgados em plataformas de mídias sociais.
É importante dar destaque ao fato de que existe uma grande diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico, pois essa distinção têm grande peso quando se pensa em qual usar para aumentar as vendas de madeira madeira rack com painel em uma loja, por exemplo.
Em contraste com o tráfego orgânico, o tráfego pago pede o uso de estratégias de marketing digital em conjunto com um investimento financeiro específico para proporcionar bons resultados.
Por intermédio do pagamento, o público-alvo encontra e acessa a página principal de quem está investindo nessa tática.
Assim, a depender do canal em que será feita a divulgação, os custos podem ser distintos. Nesse caso, cabe à marca confeccionar um orçamento para o tráfego pago, bem como criar o anúncio conforme os seus objetivos.
No fim dessa confecção, deverá ser realizado o pagamento de acordo com os cliques ou com as visualizações recebidas.
Mas a forma realmente adequada de se compreender o funcionamento da gestão de tráfego é por meio dos frutos que ela proporciona. Por esta razão, é possível citar, dentre as principais vantagens conhecidas, seis grandes benefícios. São eles:
- Potencialização da presença digital;
- Retorno rápido;
- Potencialização da efetividade das campanhas;
- Aumento da precisão da segmentação;
- Baixo investimento no início;
- Possibilidade de acompanhar as métricas.
Por meio do tráfego pago, um anúncio pode maximizar a visibilidade da empresa e atrair mais visitantes em um período bem curto de tempo, o que também proporciona um maior reconhecimento de marca, podendo ser usada na venda de estufa refrigerada para bolo.
Outro grande benefício de investir no tráfego é a possibilidade de construir campanhas mais pontuais, com metas mais específicas, como as que são preparadas para a Black Friday.
Também são alguns exemplos disso o lançamento de um produto ou uma nova coleção, bem como os anúncios de ofertas que são feitos visando o aumento da receita, entre outros.
Em linhas gerais, as ferramentas de tráfego pago possuem uma grande capacidade de segmentação.
As mais comuns, em geral, incluem a divisão tanto por palavras-chave, interesses, informações demográficas, quanto por ocupação, canais de mídia e públicos personalizados, bem como alguns outros semelhantes.
Para iniciar no investimento em tráfego pago, não são necessárias numerosas somas de dinheiro.
Na realidade, é o contrário, é possível começar nestes projetos com pouco investimento. Basta definir o orçamento desejado, seja ele um valor diário, mensal ou mesmo vitalício, durante o tempo que a campanha durar.
Por fim, o tráfego pago também possui o benefício do acompanhamento de métricas feito quase em tempo real, possibilitando que o anunciante adapte rapidamente suas táticas conforme os resultados obtidos.
Isso possibilita que ele faça correções e ajustes de rota extremamente rápidos, em busca dos objetivos traçados, ainda que o principal objetivo da campanha de uma empresa que comercializa produtos em atacado seja dobrar as vendas de etiqueta tag para roupas.
Grandes resultados em um curto tempo
É verdade que é possível obter resultados incríveis e duradouros com o tráfego orgânico, Entretanto, é preciso salientar que dá um grande trabalho produzir conteúdo para um e-commerce.
Além do mais, em geral, se faz necessário cativar o público com o tempo, o que torna todo o processo bem mais demorado.
Em contrapartida, não é preciso esperar tanto quando se está fazendo uso do tráfego pago. Um simples anúncio é capaz de alavancar a visibilidade de uma loja virtual e atrair mais visitantes em um curto período de tempo.
É exatamente isso que pode aumentar também o reconhecimento da marca. Ademais, as plataformas de tráfego pago recebem o dinheiro e, em troca, oferecem ao projeto um espaço VIP nos resultados de busca, redes sociais e até mesmo outros sites da internet.
Ao fazer o investimento no tráfego pago, não é mais necessário se preocupar em gerar leads com conteúdo de grande qualidade, nem em desenvolver estratégias como as de SEO marketing para o projeto.
Alimentar o site, blog ou perfil nas redes sociais o tempo todo com conteúdos de valor pode ser difícil se a equipe ainda é pequena. É justamente por esta razão que o tráfego pago pode acabar sendo uma alternativa menos custosa para o negócio.
Nem toda empresa possui orçamento para manter anúncios rodando o ano inteiro, e não há nada de errado com isso. O fator crucial nesse cenário é entender qual o momento certo para veicular a propaganda.
Outra vantagem do tráfego pago é exatamente o poder de criar campanhas mais pontuais, com objetivos mais específicos.
Como já foi dito, tanto para se preparar para a Black Friday, lançar um produto ou coleção, quanto para anunciar ofertas para o aumento da receita, é possível criar essas campanhas. E elas são vantajosas até mesmo em uma loja que vende reparo filtro de piscina.
Aumento das vendas e da exposição da marca
De uma forma geral, os anúncios podem auxiliar na melhora de diversos KPIs de um comércio eletrônico. Entretanto, também é levado em consideração que, no fim das contas, o que todo mundo quer é vender mais.
Esta é uma das principais vantagens do tráfego pago. Os anúncios possuem o poder de dar aquele último auxílio nos leads que estão mais para o fundo do funil de vendas, potencializando, dessa forma, as conversões da loja virtual.
Ao pensar nas buscas que são feitas nos mecanismos de busca, é possível refletir em quantas vezes as pessoas já utilizaram esta ferramenta para procurar um produto sem nem saber de que marca deveriam comprar.
Ao pôr um anúncio de um e-commerce no topo dos resultados de pesquisa do navegador, fazendo uso das palavras-chaves certas, é possível se colocar no caminho certo para a otimização da taxa de conversão.
Compreender como funciona o tráfego pago é, em linhas gerais, conhecer as alternativas que se tem de pagar por cada um dos anúncios.
De uma forma geral, as plataformas proporcionam duas alternativas apenas que são: ou pagar por clique ou pagar pelas impressões.
Independente do modo que for escolhido, as plataformas constróem uma espécie de leilão entre os anúncios.
Quanto maior for o lance neste leilão, maior será o destaque que o anúncio vai ter dentro da plataforma, ainda que seja para uma empresa que vende uma cor específica de tinta que é usada para a pintura prédio condomínio.
É verdade que o tráfego orgânico proporciona uma grande presença digital para a marca, mas é o tráfego pago que garante que ela seja visualizada por mais pessoas em um espaço menor de tempo.
Desse modo, torna-se possível gerar identificação com o público, aumentar o reconhecimento da marca e elevar o número de vendas da empresa.
Considerações finais
Por meio do aprofundamento no conhecimento das estratégias de uso do tráfego pago, é possível proporcionar uma mudança considerável ao próprio negócio.
Por esta razão, todos aqueles que desejam alcançar sucesso no mercado digital precisam se esforçar para conhecer as melhores formas de anunciar nas redes.
A utilização correta de uma estratégia de tráfego pago pode ser o ponto de partida ideal para uma empresa que deseja se destacar nos mecanismos de busca durante um curto espaço de tempo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.