As redes sociais são as plataformas mais visitadas hoje em dia. Capazes de moldar opiniões e hábitos de consumo, esses ambientes se tornaram palco de algumas das maiores expansões de negócios da história.
A rede social é um fenômeno que começou como um fórum pré-histórico nos anos 1990, uma plataforma gerenciada por uma empresa de tecnologia, caracterizada pelo seguinte:
- Usuários com contas ilimitadas;
- Cada usuário pode fazer publicações ilimitadas;
- Interação entre os usuários;
- Troca de mensagens dentro das plataformas.
Mas, apesar disso, as redes sociais estão ganhando um novo objetivo: as vendas. Isso porque o público de qualquer marca está presente em todas ou pelo menos algumas redes sociais.
De fato, até os pequenos empreendedores que fazem fantasia infantil anos 80 podem alcançar resultados incríveis quando decidem aparecer na maior rede social da atualidade, concretizando sua comunicação de forma radicalmente diferente.
O que tem acontecido recentemente é que as grandes marcas reconheceram o imenso potencial destas plataformas, pois são essencialmente uma fonte de geração de tráfego, substituindo a televisão e a rádio como meio para o conseguir.
Ou seja, o empreendedor ganha audiência ao ser destaque nas redes sociais. Nesse sentido, elas são uma ferramenta de marketing tão poderosa quanto qualquer outra ferramenta de marketing estabelecida, além de trazer vantagens bastante inusitadas.
Uma dessas vantagens é a segmentação de público, por exemplo, já que ali as marcas podem escolher quais públicos atingir.
Portanto, embora uma clínica veterinária especializada em odontologia para gatos, por exemplo, esteja pagando por anúncios, seu orçamento é mais bem gasto, pois poderá acompanhar os resultados em tempo real.
Ou os recursos de relatório que todas as redes sociais têm, que não apenas acompanham resultados e métricas, mas também servem de complemento para aumentar a divulgação das estratégias.
Com isso, uma empresa especializada em endereço fiscal para ecommerce está cada vez mais assertiva e clara sobre o que fazer em termos de marketing digital, isso pode ter um impacto significativo em seus resultados práticos.
Sendo assim, para vender nas redes sociais, os empreendedores precisam considerar alguns pontos e dicas importantes para de fato alavancarem suas vendas.
Índice do Conteúdo
Dicas importantes para vender nas redes sociais
A rede social tornou-se a principal plataforma acessada pelos consumidores em todo o país, respondendo por mais de 70% de todo o tráfego diário na web. O tempo médio de sessão para usuários em idade produtiva nesses sites é de três horas por dia.
Como a tecnologia facilitou a circulação de bens de consumo e transações financeiras, a presença das empresas nas redes sociais aumentou. Assim, uma marca que deseja permanecer neste espaço deve seguir alguns passos.
Entender os desejos do público-alvo
Uma companhia de pintura fachada prédio não tem como alvo um público diferente de uma loja de maquiagem, uma afirmação que qualquer um pode atestar. Portanto, não existe estratégia de marketing para redes sociais sem análise do usuário.
Acompanhar o caminho do usuário tem como objetivo entender quem são seus criadores de conteúdo preferidos, com quais publicações eles mais se envolvem e outros detalhes pertinentes.
O empresário pode começar com uma base de clientes existente na busca por essas informações e depois ir aumentando conforme os dados são coletados.
Uma hashtag é uma palavra-chave indicada por “#” que cria links automáticos para todas as publicações relacionadas a esse tópico. Em algumas redes sociais, os usuários podem seguir esses termos, então a postagem tem mais chances de ganhar impulso.
As hashtags permitem que a marca apareça na linha do tempo do usuário sem ser explicitamente seguido, mas sim pela própria palavra. Isso é crucial para aumentar a participação e atrair novos seguidores.
Realizar parcerias com outros negócios
Para profissionais independentes, as parcerias são extremamente importantes para alcançar um crescimento estável de longo prazo. Por exemplo, alguém que oferece um banner lanchonete pode formar uma parceria com uma lanchonete da região.
Isso valida seu conteúdo e aumenta o alcance. As parcerias são vitais para o desenvolvimento de práticas importantes, como a construção de links e distribuição de press kits para influenciadores.
Fazer ações promocionais para chamar atenção
Em uma loja de bebidas, por exemplo, as promoções podem ser um impulso para atrair novos clientes, pois esse tipo de publicação atrai rapidamente muitas avaliações e engajamento.
Competições, concursos e promoções são métodos que podem render recompensas rápidas como um kit cerveja brinde e benefícios duradouros, se empregados adequadamente.
Além disso, é crucial que os empreendedores ou responsáveis pelas redes sociais de uma marca considerem os regulamentos sobre essas promoções que são colocados em cada setor.
Interagir com o público nos comentários
As avaliações são a primeira janela de contato para marcas e clientes em um perfil comercial na web. Perguntas, elogios, referências e todos os tipos de comentários interessantes sobre a organização são expostos.
Para as mídias sociais, a participação é essencial. Assim, para manter um fluxo de comentários tranquilo, responda ao seu público com consideração, seguindo a voz da marca estabelecida no planejamento estratégico da campanha.
Colocar CTAs bem encaixados
Um CTA (Call to Action) é um slogan colocado dentro de um verbo imperativo que convence o público a realizar alguma ação, seja seguir uma conta em uma rede social, assinar um serviço ou comprar um produto.
Essas frases são eficazes porque conseguem sintetizar informações importantes em poucas frases e direcionar o usuário a interagir com o conteúdo publicado, isso é de grande importância para os algoritmos dessas plataformas.
Usar o storytelling
Storytelling é resumido como a arte de contar histórias. Utilizando esquemas como o arco teatral, a técnica é muito eficaz na produção de peças publicitárias capazes de captar e manter a atenção do público por mais tempo.
Ao transformar as atividades de uma empresa que faz locação servidor nuvem em uma narrativa com começo, meio e fim, o negócio pega a publicidade e a transforma em entretenimento: quebrando a resistência do usuário e aumentando as interações.
Fazer otimizações no conteúdo para mobile
A abordagem difere para computadores desktop (desktops) e dispositivos móveis (como smartphones e tablets) devido a uma série de fatores, sendo o principal fator na produção de conteúdo o tamanho e o formato da tela.
Os desktops têm telas maiores que são semelhantes às televisões, são horizontais. Os smartphones, que respondem por 79,3% de todo o acesso à internet no país, possuem telas menores e verticais, o que tem um efeito na forma como as pessoas consomem conteúdo.
Para anunciar um portão de ferro automático, as empresas devem alterar seu conteúdo para considerar ambas as interfaces, mesclando diferentes plataformas de mídia social, com base no percentual de uso de cada dispositivo por seu público.
Fazer otimizações no texto e imagens
Cada rede social tem um feed separado. Em algumas plataformas, o limite de caracteres impõe uma quantidade reduzida de texto, o que agiliza as interações e aumenta a frequência de postagem do usuário.
Em outros casos, as imagens têm um papel preponderante. Os algoritmos são homenageados com imagens de maior resolução, cores e temperaturas mais uniformes. Devido à importância do impacto visual, é crucial focar na qualidade dessas mídias.
Definir um calendário editorial
Para ter uma estratégia de marketing de sucesso nas mídias sociais, não basta simplesmente criar conteúdo e lançá-lo aleatoriamente.
Ter um plano escrito que inclua ideias para cada postagem, dias e horários é crucial para criar um cronograma de postagem regular.
A regularidade das postagens é um dos fatores que os algoritmos consideram na hora de exibir o conteúdo. Além disso, ter um calendário pronto traz mais dinamismo à estratégia e maximiza o tempo gasto pela sua equipe.
Produzir conteúdo de valor para o público
O conteúdo é parte integrante de uma estratégia de marketing de mídia social. Por isso, é fundamental que as empresas produzam materiais relevantes que possam atrair, educar e entreter o público. Isso é crucial para o sucesso da sua marca.
Antes de criar conteúdo, ele deve ser planejado com base na persona da marca e onde ela está no processo de vendas. Mesmo que o objetivo das redes não seja promover produtos, adequar os materiais ao palco do público aumentará a participação deles.
Para ser significativo, o conteúdo deve satisfazer os desejos do público, não apenas da empresa. Assim, devem ser produzidos materiais que abordem as dúvidas e solicitações dos consumidores.
Além disso, se for benéfico para a estratégia, investir em anúncios pagos para ampliar o alcance das publicações é uma alternativa muito viável para todos os nichos de negócio.
Considerações finais
As redes sociais são plataformas versáteis que contêm uma variedade de funções e ferramentas gratuitas.
Com bilhões de usuários ativos e um grande volume de acessos, essas localidades são pontos de partida para muitos empreendimentos comerciais.
Reconhecer os recursos disponíveis em cada uma e como aproveitá-los para beneficiar as vendas é cada vez mais importante para líderes e gestores de pequenas, médias e grandes empresas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.