A Comunicação Organizacional é um conceito que muitas empresas, instituições e entidades utilizam para gerar benefícios e maiores resultados.
O planejamento, organização e preparação de uma empresa é uma maneira de tornar todos os setores mais práticos, menos turbulentos e acabam melhorando todo o funcionamento da empresa e dos funcionários.
São estratégias diretas e indiretas que tendem a aumentar os resultados da performance, mesmo que não sendo diretamente, pois quando há uma organização, todos os setores atuam melhor.
Cada setor da empresa necessita de atenção e que sejam constantemente preparados, interligados e com um planejamento definido da melhor maneira possível.
Devido a isso, algumas técnicas e métodos são desenvolvidos ou aproveitados pelas empresas, com o foco em trazer resultados que tenham a possibilidade concreta de competir com seus concorrentes.
Os setores da empresa quando organizados de maneira mais fluída, consequentemente facilitam os setores mais complexos.
A Comunicação Organizacional tem um papel fundamental no planejamento e performance de empresas e instituições.
Índice do Conteúdo
O que é Comunicação Organizacional?
Como o próprio nome afirma, a comunicação organizacional é um processo que envolve preparação, organização e planejamento em relação ao processo de comunicação de todos os indivíduos, funcionários e colaboradores da empresa ou instituição.
Acontece sempre no contexto de uma empresa, de uma organização, é o planejamento de práticas, processos e métodos de comunicação interna (dos próprios funcionários e equipe) e externa (fornecedores e colaboradores).
A cada desenvolvimento desse método de comunicação, o mesmo tende a expandir suas funcionalidades e modo de utilização, podendo até atingir relações públicas (as relações com o público, consumidores e usuários) e estar presente em mídias sociais, através de marketing e publicidade.
Incluindo também conceitos acadêmicos de áreas da antropologia, sociologia, administração, ciências sociais, jornalismo, entre outras.
Para cada setor e funcionalidade, é viável estudar as possibilidades e métodos da área da comunicação organizacional.
Qual a função da Comunicação Organizacional?
A função da comunicação organizacional é de trabalhar conceitos, métodos e formatos de comunicação entre toda a equipe interna, externa e para com o público, consumidores e usuários, com o foco em ser organizacional em sua performance.
A organização é capaz de se comunicar com diversos públicos, e com base nela, alcançar novos resultados e patamares para a empresa ou instituição.
A função está em provocar uma visão, uma recepção por parte do público, por ter visualizado amplamente e sentindo o impacto do uso da organização em todos os setores de comunicação.
Além de ressaltar que a comunicação organizacional trata-se de inúmeras ações e atuações dentro de uma empresa que visam resultados além de só comunicar-se, mas sim, gerenciar crises internas e externas, facilitar processos de relações externas, motivar a performance dos colaboradores, desenvolver publicidades e criar uma relação de comunicação geral, indiretamente e diretamente, entre outros impactos.
Quais são os tipos de comunicação organizacional?
Comunicação Institucional
A comunicação institucional é utilizada por empresas que procuram resultados que atinjam além do consumidor, mas sim, os valores, uma visão empática para as causas humanitárias da sociedade, como por exemplo:
- intensificar e tornar presente a cultura do país ou região;
- respeitar as leis e os limites ambientais e tornar o público como sendo mais que um número, mas sim uma sociedade.
São casos de empresas que trabalham sua comunicação com base nesses processos, não sendo apenas uma venda, mas sendo um cuidado, empatia, uma mensagem humanitária.
Comunicação Interna
Os métodos de comunicação interna são trabalhados na própria empresa, na comunicação dos setores internos.
Quanto melhor for a comunicação, as trocas de experiências, de contato e de absorção da mensagem entre os próprios colaboradores e funcionários, melhores são as relações e consequentemente os resultados da empresa.
É uma forma de organizar uma comunicação harmoniosa entre a equipe, tornando as trocas mais reais e consequentemente, gerando maior qualidade de performance da equipe.
Comunicação Integrada
A comunicação integrada trata-se de desenvolver e organizar uma comunicação que integre todos os colaboradores, funcionários e envolvidos na empresa, articulando todas áreas e setores que envolvem a instituição.
Comunicação Mercadológica
A comunicação mercadológica trata-se de uma das mais relevantes e resultantes para a empresa.
É a comunicação que envolve o marketing e a publicidade, no qual o foco é para que os produtos e serviços sejam engajados e impulsionam o desejo de compra dos mesmos, através da comunicação.
A comunicação que será trabalhada com anúncios, promoções, publicidade para o público.
Qual a função da comunicação?
A comunicação é um processo que tem como base:
- a troca de informações;
- sensações;
- experiências;
- conteúdos entre dois ou mais indivíduos ou mesmo de uma instituição;
- empresa, para com o seu público, seus consumidores.
Quanto mais amplo, acessível, compartilhado, desenvolvido e presente para com o público for, maior serão os resultados e recepção dos consumidores em relação a mensagem que será passada.
Para isso, os métodos e técnicas de desenvolvê-la de forma organizacional, são utilizadas.