10 estratégias de marketing digital para pequenas empresas

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A tecnologia digital mudou drasticamente a maneira como as empresas operam hoje.

Agora, as agências de publicidade abordam suas campanhas publicitárias de uma maneira notavelmente diferente. 

Grandes empresas e marcas não são apenas as que se beneficiam do marketing online.

De fato, as pequenas empresas também podem se beneficiar imensamente dele. 

Portanto, hoje as empresas estão utilizando o universo digital para criar reconhecimento da marca, impactar e impulsionar os clientes.

O Marketing Digital tem um impacto inacreditável nas interações, hábitos e estilo de vida das pessoas. Vamos ver como: 

  • Com a crescente acessibilidade da internet, o número de pessoas online está aumentando todos os dias. Em 2018, aproximadamente 3,03 bilhões de pessoas (metade da população mundial) já estavam em algum tipo de mídia social;
  • Os mecanismos de pesquisa geram cerca de 93% de todo o tráfego do site;
  • 82% das pessoas usam seus telefones para fazer uma pesquisa online antes de decidirem comprar em uma loja;
  • 50% dos consumidores estão inclinados a uma determinada marca se o nome aparecer mais de uma vez durante a pesquisa.

As estatísticas acima mencionadas indicam claramente que o impacto do marketing digital é cada vez maior.

A boa notícia é que, como entidade comercial, você poderá escolher entre vários canais digitais para desenvolver o reconhecimento da marca e gerar leads. 

O desempenho de cada canal é mensurável e, portanto, você pode avaliar o resultado da sua empresa em cada canal e obter a melhor decisão. 

No entanto, as estratégias e os planos de marketing digital diferem dependendo do tipo de sua empresa, seja B2B ou B2C.

Primeiro, vamos prosseguir com as mudanças lideradas pelo marketing digital e como elas impactam a maneira como as empresas operam:

Comunicação com o cliente: As plataformas digitais e as mídias sociais permitiram uma comunicação fácil e instantânea entre a marca e o público. E o melhor é que ajuda a se conectar com o público global.

Distribuição de conteúdo: Você já pensou no volume de conteúdo distribuído via marketing digital?

A resposta é ‘Enorme’. Todos os dias, uma empresa pode compartilhar um grande conteúdo com o público através de mídias sociais, e-mails, aplicativos, boletins e assim por diante. 

Dessa forma, os profissionais de marketing podem espalhar facilmente sua mensagem para um grande público.

Informações do cliente: Com a ajuda da tecnologia, as empresas podem rastrear os dados dos clientes. A análise dos dados pode ajudar sua empresa a conhecer os gostos e preferências dos clientes. 

Com base nisso, você pode tomar decisões comerciais vitais. Digamos que você queira introduzir um novo produto e depois consulte as informações de um cliente.

Ao conhecer o padrão seguido nos dados, você poderá saber qual produto funcionará ou não.

Informações transparentes:
As informações do cliente são importantes para a empresa. Da mesma forma, hoje, os clientes também estão interessados ​​em tudo sobre a empresa da qual estão comprando. 

Se a marca compartilha suas informações e revela sua verdadeira personalidade online, os clientes sentem que a marca é transparente. Em resposta, os clientes ficam mais inclinados à lealdade à marca.

Incentivar inovações: O marketing digital oferece uma plataforma para alcançar os clientes de maneira inovadora.

Quando há uma forte concorrência no mercado, ter uma abordagem inovadora ajuda as marcas a se destacarem.


O marketing digital é criativo e ajuda você a acompanhar as tendências!

Embora existam pequenas empresas que atuam no marketing digital, também existem as que ainda o estão adiando devido a uma variedade de razões, como falta de tempo, falta de conhecimento ou limitação a um tipo específico de marketing. 

Alguns também acreditam que, como são uma pequena empresa, precisam de um pequeno número gerenciável de clientes.

Essa abordagem não é apropriada e pode se tornar um obstáculo ao seu crescimento.

Você também é quem ainda ignora os benefícios do marketing digital?

Então é melhor começar enquanto você lê as melhores razões pelas quais o marketing digital é importante.


10 principais motivos pelos quais você precisa agora

1. Oferece oportunidades iguais para todos os negócios

Você pode ver sua pequena empresa crescendo porque o marketing digital oferece oportunidades iguais para todas as empresas.

Não é uma estratégia restrita apenas a grandes corporações ou empresas multinacionais. 

As pequenas empresas podem realmente alavancar seus negócios com a ajuda do marketing digital.

Eles podem estar em perfeita concorrência com as empresas estabelecidas.

Além disso, eles podem usar o marketing digital ao envolver clientes diferentes em plataformas diferentes.


2. A forma econômica de marketing

O marketing digital não exige grandes investimentos. As pequenas empresas podem encontrar canais digitais que funcionam e não exigem muito custo para serem gastos.

O marketing digital, portanto, se torna um raio de esperança para as pequenas empresas.


3. Ajuda nas conversões

As conversões podem ser rastreadas através da compreensão do tráfego que se transforma em assinantes, leads e negócios.

Boas notícias: as conversões com marketing digital são maiores quando comparadas a outras formas de marketing. 

Portanto, as pequenas empresas devem se esforçar para desenhar estratégias digitais fortes que visem a conversões mais altas.


4. Aumenta a receita

Uma estratégia de marketing digital bem-sucedida gera mais conversões. A receita também aumenta como resultado de taxas de conversão mais altas.

As empresas que usam mídias sociais geram 78% mais negócios em comparação às empresas que não usam marketing de mídia social. 

A resposta do email marketing também é alta. Uma combinação de marketing de conteúdo com outras estratégias de marketing gera uma alta resposta e afeta a receita.


5. Segmentando o público certo

Uma das razões pelas quais o marketing digital está conquistando o marketing tradicional é que ajuda a direcionar um segmento específico.

As interações feitas com o público-alvo são orientadas a resultados. Eles ajudam a alcançar objetivos predeterminados. 

Com o marketing por email, é possível segmentar diretamente uma pessoa específica.

Portanto, o marketing digital é considerado a mais alta forma personalizada de marketing.


6. Ajuda no marketing móvel

O marketing digital também inclui marketing móvel. Não há dúvida de que as pessoas estão cada vez mais usando telefones celulares atualmente.

As empresas, portanto, estão tornando seus sites responsivos no celular.


7. Aumenta a reputação da marca

Toda empresa inicia com o objetivo de atrair mais clientes. O mesmo se aplica ao marketing digital.

Você pode começar com o objetivo de obter o máximo possível de cliques em seus sites e plataformas de marketing. 

Gradualmente, mais pessoas começam a reconhecer sua marca e, quando você oferece exatamente o que elas procuram, a reputação de sua marca aumenta.

Isso também ajuda a conquistar a confiança de seus clientes.


8. Marketing de influência

Ferramentas de mídia social como YouTube, Twitter, Instagram e Facebook têm o poder de influenciar o público em geral.

A inclusão de ferramentas de mídia social deu origem a influenciadores. 

Essa raça específica de influenciadores tem o poder incrível de influenciar a decisão do público em geral.

Portanto, as empresas não precisam mais apoiar celebridades para aumentar as vendas do produto ou serviço. 

A beleza do marketing influente é que mesmo pessoas comuns, sem credenciais extras, também podem se tornar influenciadores e gerar interesse para milhões de pessoas.


9. Influencia os compradores

O marketing digital estabelece uma mistura de técnicas digitais que afeta a decisão dos clientes em potencial.

A frase de chamariz ou CTA orienta os usuários sobre o que fazer em seguida. Se você der instruções claras e CTA’s adequados, poderá realizar mais conversões.


10. Dá resultados mensuráveis

Com a ajuda de ferramentas específicas, você pode medir facilmente os resultados de cada plataforma de marketing digital.

Isso o ajudará a avaliar o desempenho e a tomar decisões. Para conhecer algumas ferramentas essenciais, leia: 10 ferramentas indispensáveis de marketing digital.

Conclusão

Olhando para a lista acima de razões, as pequenas empresas devem definitivamente optar pelo marketing digital.

Muitas startups e pequenas empresas adotam métodos tradicionais de marketing, mas os resultados com métodos tradicionais são muito lentos e conseguem atrair clientes apenas em nível local. 

Visto que o grupo de clientes em potencial encontrado online é comparativamente muito grande em relação aos clientes em potencial que são segmentados localmente.

Com o marketing digital, as pequenas empresas podem atrair um grande número de audiência.

É uma maneira econômica de transformar seus negócios. 

Portanto, é aconselhável para as pequenas empresas utilizar o potencial do marketing digital e avançar nos negócios.

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