O termo KPI ou Key Performance Indicador, é um termo presente como uma estratégia de empresas e profissionais. Em qualquer área de atuação de negócios, empresarial ou profissional, os planejamentos, organização de finanças e investimentos e principalmente, definir e preparar estratégias.
As estratégias são essenciais para que haja além do valor mínimo da empresa para suas suprir despesas, funcionários e fornecedores, a mesma tenha como se sobressair em relação aos seus concorrentes diretos e indiretos, obtenha um destaque para seus clientes, inove-se, fixe-se como uma referência na área e obtenha cada vez mais lucros.
Mas, para realizar todas essas tarefas, é necessário que a equipe esteja preparada, organizada e defina suas prioridades, setores que necessitam de melhoria e atenção.
As estratégias devem estar inseridas em todos os setores de uma empresa ou mesmo de um ramo profissional, desde a questão financeira, dos fornecedores, matéria prima, marketing digital, setor de gerenciamento, entre outros.
Devido a isso, inúmeros mecanismos, ferramentas, softwares e aplicativos são desenvolvidos para que sejam auxiliares, tenham maior garantia de acerto e ocupem menos tempo dos funcionários e profissionais.
Juntamente com a necessidade de planejar e desenvolver estratégias, é necessário sempre estar ciente dos seus desempenhos, alcances e resultados, essa ação de estar ciente das averiguações da empresa, é denominada indicadores-chave e métricas.
Uma empresa que obtém métricas das suas atuações, desempenhos e resultados é uma empresa que possui as informações de todos os seus investimentos e performances, seja um número positivo ou negativo, podendo ser no setor financeiro, marketing digital, concorrentes, um novo produto/serviço, entre outros.
O KPI é um desses mecanismos referentes às métricas.
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O que é KPI e para que serve?
O termo KPI ou Key Performance Indicador, é referente a um mecanismo indicador-chave de desempenho inserido em uma ferramenta capaz de realizar a métrica de sucesso e de performances de um negócio.
A sua funcionalidade é oferecer as informações, dados e resultados de qualquer atuação, investimento e estratégias que uma empresa ou profissional gerou, podendo ser fornecida em intervalos de períodos estabelecidos pelos profissionais e sob qualquer setor, seja o financeiro, seja para analisar estratégias de marketing digital, ou para analisar as performances em relação aos concorrentes.
Sua atuação em medir, ao ponto de indicar os resultados, varia de acordo com a definição da empresa e profissionais.
É como uma base de indicador do desempenho dos setores, o KPI serve como uma visão que é estabelecida para a empresa, para que a mesma esteja ciente dos seus posicionamentos e os resultados que são estabelecidos a partir dos mesmos.
Sendo positivos, que atingiram lucros e sucesso em relação aos concorrentes, ou mesmo investimentos que não foram feitos e recebidos de maneira correta, pelo público. Podendo ser o indicador-chave de decisões relevantes na empresa.
Quais são os principais KPIs?
Existem algumas variações de KPIs, que variam de acordo com o seu objetivo e funcionalidade principal (mesmo que referente a um mesmo foco, que é ser um indicador-chave), para cada setor da empresa, é indicado um tipo de KPI, que melhor irá realizar a performance desejada. São esses os principais KPIs:
KPI de infraestrutura
Como o próprio nome já afirma, é o setor que trata de toda a infraestrutura da empresa, na maioria dos setores que estão presentes no funcionamento total da empresa, com foco maior nos setores que envolvem a tecnologia.
Por meio de um software tecnológico, o mesmo possui a função de indicar e organizar todas as informações e dados referentes às áreas nas quais está inserido.
KPI de desenvolvimento
O KPI de desenvolvimento trata-se do KPI que fornece as ferramentas que indicam as performances dos setores tecnológicos, como por exemplo, correção de erros em relação às plataformas (situações de bugs e quedas), suportes inseridos nas plataformas e softwares, conteúdos que serão inseridos nas plataformas e suas performances, controle de qualidade dos softwares e páginas, entre outros.
KPI prático
É o KPI que analisa o setor referente aos detalhes dos comportamentos, características, categorias dos usuários estabelecidos nos resultados e para então trabalhar nas estratégias. O KPI prático fornece dados sobre:
- usuários;
- páginas;
- landing pages;
- novos visitantes;
- conteúdos mais acessados;
- interações de novos ou visitantes recorrentes;
- palavras chave, entre outras informações.
KPI primário
É o setor que indica os principais resultados diretos que são recebidos pela empresa, é o resultado que indica se a estratégia inserida gerou lucros e trouxe um crescimento (ou não), para a empresa.
Fornecendo resultados de posicionamentos e performances de tráfego, lead, investimentos, conversões, entre outros. É o que KPI que mais interessa aos superiores e profissionais de uma empresa.
KPI secundário
São indicadores-chave que fornecem resultados referentes às principais estratégias desenvolvidas pelos profissionais e funcionários, como resultados que reforçam os que são fornecidos pelos KPIs primários. Os KPIs secundários fornecem dados referentes a:
- acessos nas páginas;
- assinantes;
- custos por usuário;
- origem do tráfego;
- interações, entre outros dados;
KPI Marketing
O Marketing Digital é um dos setores que devem estar inseridos em uma empresa, assim como nas estratégias e investimentos que devem ser prioridades, para que obtenha-se resultados e possua uma competição equivalente aos concorrentes.
O marketing digital é uma vertente do marketing no qual possui foco em atuar em sistemas digitais e virtuais, como foco na internet, televisão, redes sociais, e mídias sociais, baseando-se em estratégias de tendências.
São os indicadores-chave de leads, acessos de novos ou recorrentes visitantes, taxas de conversão de usuários que virão a tornarem-se consumidores, interações nas mídias sociais, feedback do público, entre outros.
KPI Inbound
O KPI Inbound trata-se da utilização dos mecanismos de KPI para fornecer as informações, dados e indicadores-chave referentes a estratégia de marketing denominada Inbound.
A estratégia de Inbound foi desenvolvida para estabelecer conteúdos, publicações, legendas, posts de anúncios e publicidades, textos, entre outros, e posteriormente os interesses, resultados e vendas estabelecidas a partir desses conteúdos.
É uma forma de definir estratégias para anunciar, divulgar e engajar acessos de clientes em potencial, por um custo mais baixo para fornecer lucros, de maneira orgânica ou não.
Para obter os melhores resultados e ter um controle nas melhores estratégias, é interessante trabalhar a junção das ferramentas de controle de indicadores-chave fornecidos pelo KPI, a partir dos dados e planejamentos das estratégias de Inbound. É a junção de um controle de informações e resultados, para com uma estratégia que irá gerá-los.
KPI Financeiro
O setor financeiro é um dos mais relevantes e definidos como prioridades de uma empresa. O financeiro engloba:
- investimentos;
- faturamentos;
- despesas;
- rentabilidade (investimentos que possuem resultados);
- dívidas, lucros, entre outros.
Para isso, é necessário obter o controle de todos os dados, todas as métricas e médias, e então trabalhar os melhores métodos de controle.
Os KPI financeiros são mecanismos que irão auxiliar na gestão e então desenvolver procedimentos para o melhor aproveitamento dos investimentos e obtenção de lucros. É uma forma profissional, com maiores chances de acertos e controle das finanças sem perdas.
Os KPI são mecanismos essenciais, que ajudam a organizar, planejar, preparar e investir nas informações e dados, de maneira que tenham maiores chances de acertos e resultados.
O planejamento é a chave para determinar o que será necessário e benéfico para a empresa, sem perder e sim obter lucro.