Saiba-o-que-é-KPI-e-como-escolher-os-melhores

O termo KPI ou Key Performance Indicador, é um termo presente como  uma estratégia de empresas e profissionais. Em qualquer área de atuação de  negócios, empresarial ou profissional, os planejamentos, organização de finanças e investimentos e principalmente, definir e preparar estratégias. 

As estratégias são essenciais para que haja além do valor mínimo da empresa para  suas suprir despesas, funcionários e fornecedores, a mesma tenha como se  sobressair em relação aos seus concorrentes diretos e indiretos, obtenha um destaque para seus clientes, inove-se, fixe-se como uma referência na área e  obtenha cada vez mais lucros. 

Mas, para realizar todas essas tarefas, é necessário que a equipe esteja  preparada, organizada e defina suas prioridades, setores que necessitam de  melhoria e atenção. 

As estratégias devem estar inseridas em todos os setores de uma empresa ou mesmo de um ramo profissional, desde a questão financeira,  dos fornecedores, matéria prima, marketing digital, setor de gerenciamento, entre outros. 

Devido a isso, inúmeros mecanismos, ferramentas, softwares e aplicativos são desenvolvidos para que sejam auxiliares, tenham maior garantia de acerto e ocupem menos tempo dos funcionários e profissionais.  

Juntamente com a necessidade de planejar e desenvolver estratégias, é  necessário sempre estar ciente dos seus desempenhos, alcances e resultados, essa ação de estar ciente das averiguações da empresa, é denominada indicadores-chave e métricas. 

Uma empresa que obtém métricas das suas atuações, desempenhos e resultados é uma empresa que possui as informações  de todos os seus investimentos e performances, seja um número positivo ou negativo, podendo ser no setor financeiro, marketing digital, concorrentes, um  novo produto/serviço, entre outros. 

O KPI é um desses mecanismos referentes às métricas.  

O que é KPI e para que serve? 

O termo KPI ou Key Performance Indicador, é referente a um mecanismo indicador-chave de desempenho inserido em uma ferramenta capaz de realizar a métrica de sucesso e de performances de um negócio. 

A sua funcionalidade é  oferecer as informações, dados e resultados de qualquer atuação, investimento e estratégias que uma empresa ou profissional gerou, podendo ser fornecida em intervalos de períodos estabelecidos pelos profissionais e sob qualquer setor, seja o financeiro, seja para analisar estratégias de marketing digital, ou para analisar as performances em relação aos concorrentes. 

Sua atuação em medir, ao ponto de indicar os resultados, varia de acordo com a definição da empresa e profissionais. 

É como uma base de indicador do desempenho dos setores, o KPI serve como uma visão que é estabelecida para a empresa, para que a mesma esteja ciente dos seus posicionamentos e os resultados que são estabelecidos a partir  dos mesmos. 

Sendo positivos, que atingiram lucros e sucesso em relação aos  concorrentes, ou mesmo investimentos que não foram feitos e recebidos de  maneira correta, pelo público. Podendo ser o indicador-chave de decisões  relevantes na empresa. 

Quais são os principais KPIs? 

Existem algumas variações de KPIs, que variam de acordo com o seu  objetivo e funcionalidade principal (mesmo que referente a um mesmo foco, que  é ser um indicador-chave), para cada setor da empresa, é indicado um tipo de KPI, que melhor irá realizar a performance desejada. São esses os principais KPIs: 

KPI de infraestrutura

Como o próprio nome já afirma, é o setor que trata de  toda a infraestrutura da empresa, na maioria dos setores que estão presentes  no funcionamento total da empresa, com foco maior nos setores que envolvem a tecnologia. 

Por meio de um software tecnológico, o mesmo possui a função de indicar e organizar todas as informações e dados referentes às áreas nas quais está inserido.

KPI de desenvolvimento

O KPI de desenvolvimento trata-se do KPI que  fornece as ferramentas que indicam as performances dos setores tecnológicos, como por exemplo, correção de erros em relação às plataformas (situações de bugs e quedas), suportes inseridos nas plataformas e softwares, conteúdos que serão inseridos nas plataformas e suas performances, controle de qualidade dos softwares e páginas, entre outros.

KPI prático

É o KPI que analisa o setor referente aos detalhes dos comportamentos, características, categorias dos usuários estabelecidos nos resultados e para então trabalhar nas estratégias. O KPI prático fornece dados sobre: 

  • usuários;
  • páginas;
  • landing pages;
  • novos visitantes;
  • conteúdos mais acessados;
  • interações de novos ou visitantes recorrentes;
  • palavras chave, entre outras informações. 

KPI primário

É o setor que indica os principais resultados diretos que são  recebidos pela empresa, é o resultado que indica se a estratégia inserida  gerou lucros e trouxe um crescimento (ou não), para a empresa. 

Fornecendo resultados de posicionamentos e performances de tráfego, lead,  investimentos, conversões, entre outros. É o que KPI que mais interessa aos  superiores e profissionais de uma empresa.

KPI secundário

São indicadores-chave que fornecem resultados referentes às principais estratégias desenvolvidas pelos profissionais e funcionários,  como resultados que reforçam os que são fornecidos pelos KPIs primários. Os KPIs secundários fornecem dados referentes a: 

  • acessos nas páginas;
  • assinantes;
  • custos por usuário;
  • origem do tráfego;
  • interações, entre outros  dados;

KPI Marketing 

O Marketing Digital é um dos setores que devem estar inseridos em uma  empresa, assim como nas estratégias e investimentos que devem ser  prioridades, para que obtenha-se resultados e possua uma competição equivalente aos concorrentes. 

O marketing digital é uma vertente do marketing  no qual possui foco em atuar em sistemas digitais e virtuais, como foco na internet, televisão, redes sociais, e mídias sociais, baseando-se em estratégias de tendências. 

São os indicadores-chave de leads, acessos de novos ou recorrentes visitantes, taxas de conversão de usuários que virão a tornarem-se consumidores, interações nas mídias sociais, feedback do público, entre outros. 

KPI Inbound 

O KPI Inbound trata-se da utilização dos mecanismos de KPI para fornecer as informações, dados e indicadores-chave referentes a estratégia de  marketing denominada Inbound. 

A estratégia de Inbound foi desenvolvida para estabelecer conteúdos, publicações, legendas, posts de anúncios e  publicidades, textos, entre outros, e posteriormente os interesses, resultados e vendas estabelecidas a partir desses conteúdos. 

É uma forma de definir estratégias para anunciar, divulgar e engajar acessos de clientes em potencial,  por um custo mais baixo para fornecer lucros, de maneira orgânica ou não. 

Para obter os melhores resultados e ter um controle nas melhores estratégias, é interessante trabalhar a junção das ferramentas de controle de indicadores-chave fornecidos pelo KPI, a partir dos dados e planejamentos das  estratégias de Inbound. É a junção de um controle de informações e resultados, para com uma estratégia que irá gerá-los.  

KPI Financeiro 

O setor financeiro é um dos mais relevantes e definidos como prioridades  de uma empresa. O financeiro engloba:

  • investimentos;
  • faturamentos;
  • despesas;
  • rentabilidade (investimentos que possuem resultados);
  • dívidas, lucros, entre  outros. 

Para isso, é necessário obter o controle de todos os dados, todas as  métricas e médias, e então trabalhar os melhores métodos de controle. 

Os KPI financeiros são mecanismos que irão auxiliar na gestão e então desenvolver procedimentos para o melhor aproveitamento dos investimentos e obtenção de lucros. É uma forma profissional, com maiores chances de acertos e controle das  finanças sem perdas.  

Os KPI são mecanismos essenciais, que ajudam a organizar, planejar, preparar e investir nas informações e dados, de maneira que tenham maiores chances de acertos e resultados. 

O planejamento é a chave para determinar o que será necessário e benéfico para a empresa, sem perder e sim obter lucro.

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