Aprenda neste como é realizado a consulta IPVA.
Para ser uma alternativa de auxiliar, garantir um valor adicional e ser construção de uma base de apoio financeiro para o país, existem alguns impostos definidos para determinados produtos e serviços, que são cobrados em cada estado brasileiro (incluindo o Distrito Federal) com destinatário, o governo do Brasil.
São valores adicionados durante a compra desses produtos/serviços, ou cobrados mensalmente, semestralmente ou anualmente através de boletos, documentos ou por numerações. São valores que, quando considerados como um todo, auxiliam nas despesas de saúde, segurança, transporte, rodovias e educação.
É comum também existir os impostos sobre produtos para que os concorrentes tenham prioridade, assim como acontece com produtos estrangeiros para fortalecer o mercado brasileiro. Existem impostos que são fixados para determinados setores, e então são cobrados como um dever para com a população, seguindo um compromisso de datas e vencimentos.
São valores que possuem um destino definido e estão oficializados pela Constituição. Devido a isso, é essencial estar ciente desses impostos legais para que não tenha problemas futuramente com o governo brasileiro. O IPVA é um desses impostos definidos por lei.
Índice do Conteúdo
O que é o IPVA?
O IPVA, sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotivos, é um imposto cobrado anualmente pelo governo do Brasil (para os estados brasileiros e Distrito Federal) para proprietários de automóveis, sendo: carros, caminhões, ônibus, motos, e demais que encaixam-se na classe de veículos.
E como foi citado anteriormente, são impostos cobrados para ser uma base de investimento e custeamento de despesas relacionadas a saúde, segurança, educação, entre outras, e inclusive neste caso, podem ser investimentos para obras públicas relacionadas também às necessidades dos próprios veículos, como por exemplo: rodovias, sinalização, reformas, e demais necessidades.
Consulta IPVA: Como consultar o seu IPVA?
Para realizar a consulta dos débitos de IPVA disponíveis, é possível que seja feita no conforto de casa, através do site oficial do governo. O endereço digital para acessar todas as informações sobre o IPVA do seu veículo, incluindo: pagamentos, débitos, parcelamentos, vencimentos, bancos autorizados, é o site ipva.rs.gov.br.
A consulta do débito, de pagamentos e demais informações inseridas, está disponível na aba “Consulta Veículos (IPVA)”, podendo ter acesso a consulta das informações disponíveis. É possível também que a consulta do IPVA seja feita através do telefone oficial, de maneira gratuita. Ou mesmo que seja para um auxílio, para então poder realizar a consulta através do site oficial.
Os telefones para atendimento referentes ao IPVA são: 0800-0170110 (exclusivo para telefone fixo) ou (11)2450-6810 (exclusivo para telefone móvel), com atendimentos de segunda a sexta, das 8 às 19 horas.
Para consultar o IPVA pelo Renavam, o método é semelhante ao acesso através do outro site, mas neste caso, através do endereço digital portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva.
No qual possui a aba “Consultar Débitos”, que irá fornecer uma página que possibilita o acesso a consulta, através do número do Renavam e a placa do veículo.
Como emitir boleto IPVA?
Para emitir o boleto IPVA, o método de emissão está inserido também no site no qual a consulta dos débitos é realizada. O endereço do site é ipva.rs.gov.br, e na aba “Pagamentos”, no qual são disponibilizados todos os métodos de pagamentos oferecidos pelo portal, inclusive, para emissão do boleto para realizar o pagamento.
Como consultar multas?
As consultas de multas referentes ao IPVA também são realizadas através do site no qual é possível ter acesso aos pagamentos, consultas, entre outras informações.
O site que disponibiliza esse acesso é o ipva.rs.gov.br, que através da aba “Consultar Multas”, oferece todas as informações referentes às multas do IPVA do seu veículo.
O IPVA atrasado
Quando trata-se do pagamento do IPVA está atrasado, ou seja, já ter passado do seu período limite de vencimento, é possível consultar essa informação através do site.
O endereço portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva, fornece na aba “Mais informações/vencimento” todas as informações de como descobrir a data limite para o pagamento do valor estipulado do IPVA e evitar ocasionar o vencimento do pagamento.
As tabelas para as datas de pagamentos referentes ao modelo do veículo para o ano de 2021, estão inseridas no site. Basta acessar a aba na tabela referente ao seu veículo. Para veículos usados, a data é fornecida a partir do tipo de veículo e final de placa, para então serem publicadas por meio de decreto no mês de novembro.
Para veículos novos, o IPVA total ou mesmo só a primeira parcela, deverão ser pagas em até 30 dias após a data da emissão da Nota Fiscal de venda ao consumidor.
Mas, em caso de dúvidas, é possível tomar conhecimento de todas as informações nos endereços digitais citados acima, ou através do atendimento.