O ambiente digital traz muitas oportunidades para os mais variados tipos de negócios, independentemente de seu porte ou segmento. O marketing digital possui estratégias acessíveis, que quando bem trabalhadas, trazem excelentes resultados para as empresas.
Por conta disso, muitas marcas investem em maneiras de construir uma presença digital positiva. É assim que o seu negócio vai alavancar as oportunidades e chegar ao conhecimento de um número maior de pessoas.
Não podemos nos esquecer de que o mundo está cada vez mais conectado, e isso por si só já justifica a necessidade de construir uma boa presença digital. Mas não basta apenas criar um site e um perfil nas redes sociais, é necessário saber se posicionar.
A busca da corporação deve ser por fortalecer sua presença digital, porque envolve diferentes medidas e investimentos. É um erro acreditar que isso não é necessário ou que a sua empresa não precisa seguir esse caminho.
Quem não está na internet acaba sendo esquecido pelas outras pessoas, portanto, é fundamental conhecer todas as ações que vão melhorar os resultados no ambiente digital.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância de estar bem posicionado no meio digital e de que maneira melhorar os resultados da sua empresa na internet.
Índice do Conteúdo
Importância de estar bem posicionado no meio digital
Hoje em dia, as organizações devem divulgar seus produtos e serviços e se relacionar com os consumidores por meio dos canais digitais. Embora os meios tradicionais continuem existindo, é impossível ficar fora da internet.
O comportamento do consumidor moderno também mudou muito, e hoje em dia é muito mais fácil obter informações e fazer pesquisas sobre produtos e serviços.
Por exemplo, quando alguém quer comprar bateria de 150 amperes para caminhão, basta pesquisar no Google para encontrar lojas, comparar preços e até mesmo entrar em contato com algumas empresas.
Tudo isso acontece com alguns cliques, o que fez com que as organizações percebessem que precisam estar presentes em um universo onde procurar soluções é cada vez mais rápido e fácil.
O marketing digital atende a essa necessidade e justamente por isso cresceu consideravelmente, transformando-se no principal recurso para divulgar marcas, produtos e serviços.
Ele também aumentou as chances de vendas, inclusive ter internet, uma modalidade que cresceu muito nos últimos anos e que futuramente substituirá as compras físicas.
Não construir uma presença digital é assumir o risco de não ser encontrado pelas pessoas e com isso perder oportunidades de vendas. Esse trabalho é realizado por meio de diferentes canais, dentre eles:
- Site;
- Blog;
- E-mail;
- Redes sociais;
- Buscadores.
Além dessas plataformas, um fabricante de baterias empilhadeira pode utilizar muitas outras, e com isso construir sua autoridade e se tornar uma referência perante a audiência.
Melhorando os resultados digitais
Agora que você já sabe qual é a importância de estar bem posicionado nos meios digitais, precisa saber como obter mais resultados com essas ações.
Uma boa estratégia de marketing digital faz toda a diferença na hora de conquistar mais clientes, além da possibilidade de fidelizar aqueles que já compram com você.
Mas mesmo diante de todas as facilidades que essas estratégias trazem, ainda existem empresas que investem em canais pouco segmentados, que não mensuram suas ações e que querem impactar uma grande quantidade de pessoas.
O grande diferencial do marketing digital é que ele atua de maneira totalmente segmentada e seu foco é impactar quem realmente tem potencial para se tornar cliente.
Para alcançar esse propósito e obter excelentes resultados nos meios digitais, algumas estratégias são imprescindíveis, tais como:
1. Investir em estratégias orgânicas
É muito comum ouvir empreendedores afirmando que não investem em marketing porque é caro, no entanto, este é um erro grave, principalmente diante das estratégias digitais orgânicas.
Embora elas demorem um pouco mais de tempo para surtir efeito, são extremamente baratas e duradouras. Por meio delas, uma loja de baterias moura consegue atrair tráfego orgânico para o site e aumentar as visualizações, sem precisar pagar.
Gerar tráfego orgânico é muito importante para quem quer reduzir os custos com as campanhas, e para potencializar ainda mais as práticas orgânicas, a companhia pode combiná-las com algumas estratégias pagas.
O investimento é baixo, mas, mesmo assim, os resultados são satisfatórios, possibilitando que a empresa consiga fechar bons negócios.
2. Analisar os resultados
De nada adianta ter muito dinheiro para investir em marketing digital, se você não vai mensurar os resultados obtidos. O grande diferencial do marketing é que os pequenos negócios podem obter excelentes resultados, investindo pouco, mas mensurando muito.
Não adianta obter várias informações sem saber quais foram os resultados da estratégia, e é assim que a companhia vai melhorar suas ações.
Quando uma empresa anuncia, por exemplo, painel canaletado com base no Google, tem acesso a um relatório que informa qual foi o resultado obtido por meio da campanha. É possível até mesmo saber quantas pessoas ligaram para o número do anúncio.
Os resultados de estratégias por meio das redes sociais também são mostrados por essas plataformas, para que a empresa possa saber se está investindo nas ações certas.
Caso a marca perceba que seus investimentos não estão trazendo bons resultados, pode saber qual foi o erro e modificar a campanha o quanto antes.
Isso também pode ser feito com uma ferramenta de e-mail marketing para saber quais mensagens receberam mais cliques, quem são os destinatários que abrem os e-mails, quem se cadastrou, dentre outras possibilidades.
Tudo isso vai mostrar o que precisa ser feito para melhorar a performance e valorizar ainda mais os investimentos da organização.
3. Trabalhar todos os estágios do funil
Quando o assunto é marketing digital, é fundamental trabalhar o funil de vendas, que abrange desde o momento em que a pessoa conhece a empresa até a hora da compra.
Uma boa estratégia pode influenciar o consumidor até que ele descubra que precisa de uma solução, como chinelos personalizados infantis. Só que para fazer isso, é necessário criar conteúdos apropriados para cada etapa do funil de vendas.
É comum ver empresas cometendo o erro de criar materiais apenas para a primeira etapa, mas os clientes que estão em outras fases do funil acabam sendo menos influenciados pela empresa.
Entretanto, com as estratégias certas de marketing digital, é possível influenciar os compradores em cada etapa e com isso obter os melhores resultados.
É assim que a companhia vai se tornar parte importante da experiência do consumidor, conquistar novos clientes e fidelizá-los.
Isso acontece porque as estratégias de marketing digital acreditam que o consumidor pode ser um divulgador da marca, portanto, além de convencê-lo a comprar um produto ou serviço, o incentiva a recomendar a solução para outras pessoas.
4. Saber quem é seu público
Uma empresa de locação de uniformes só vai aproveitar todo o potencial das estratégias de marketing digital se souber quem é o seu público-alvo. Ou seja, precisa saber quem são as pessoas que realmente comprariam com ela.
O marketing tradicional atinge um público variado, sem direcionar as ações. Por exemplo, no caso de um anúncio de rádio, qualquer ouvinte vai ser impactado por um anúncio.
Por conta disso, o número de conversões é razoavelmente mais baixo do que as conversões geradas no marketing digital.
Isso porque as estratégias digitais definem muito melhor o público que a companhia pretende alcançar, fazendo com que a marca chegue ao conhecimento de potenciais compradores.
É claro que uma empresa de frete para fiorino quer chegar ao conhecimento de um número considerável de pessoas, mas vale muito mais a pena falar com as pessoas certas porque isso potencializa os resultados e reduz os custos.
A marca também evita ser inconveniente e insistir com pessoas que não têm o menor interesse naquilo que ela vende, voltando seus esforços para quem realmente importa.
5. Escolher as métricas certas
Por fim, é muito importante definir as métricas certas para saber o que funciona ou não em suas estratégias de marketing.
Existem algumas ferramentas que ajudam a analisá-las e defini-las, como no caso do Google Analytics. Ele é totalmente gratuito e ajuda uma empresa de transporte mudança intermunicipal a potencializar seus resultados digitais.
Considerações finais
As estratégias digitais são fundamentais para qualquer empresa que queira se destacar no mercado atualmente, tendo em vista que os consumidores modernos estão cada vez mais conectados.
Elas se utilizam de vários canais e meios, e como vimos ao longo deste conteúdo, existem várias maneiras de potencializar os resultados e fazer valer a pena todo o investimento.
Para quem está começando agora, pode ser um pouco difícil compreender como fazer esse trabalho, e neste caso, um bom profissional de marketing pode ajudar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.