Usufruindo de uma estratégia de marketing para impulsionar um empreendimento, o gestor de tráfego acaba sendo responsável por usar o formato digital do marketing como um meio para atrair visitantes para uma página na internet.
Muitas vezes feita com a ajuda de anúncios, a gestão de tráfego também pode ser denominada como gestão de mídia paga, por acabar trabalhando com canais pagos que possam impulsionar ainda mais a prática.
O profissional que realiza a tarefa, o gestor de tráfego, está sendo um dos mais importantes e valorizados dentro do mercado independentemente do nicho mercadológico, tanto de quem vence curso profissionalizante online mec, como de empresa de roupas.
Isso porque a tendência para os comércios venderem cada vez mais pela internet está maior, e para se ter um bom resultado com práticas que envolvam investimento financeiro, as empresas buscam por profissionais especializados no ramo.
Sendo responsável por fazer com que haja um tráfego em um site na internet, podendo ser um site tradicional ou um blog para os conteúdos da empresa, que atua no campo deve compreender e analisar os dados para saber quais são os melhores canais.
É preciso que o profissional saiba trabalhar no modo data driven, ou seja, a programação orientada por dados que permite a tomada de decisões com base em uma análise e interpretação de dados, tendo uma gestão voltada a partir dessa orientação.
Visto que dentre tantas possibilidades para a empresa escolher, é importante que seja escolhido o que pode dar uma melhor análise de dados, e que permita que haja otimizações no caso de crescimento de fluxo, ao ponto de que, por meio das métricas, seja visualizado.
Quem trabalha nesta área, também deve ter conhecimento em outros pontos do marketing digital para que saiba conciliar a gestão de tráfego junto às outras estratégias, para que possa equilibrar e impulsionar ainda mais a empresa dentro do seu nicho.
Desde o inbound marketing até a condução pelo funil de compras de uma impressora etiqueta ribbon, o gestor de tráfego pode fazer com que o processo de compra do consumidor seja conclusivo.
Para que isso ocorra e a estratégia da empresa obtenha êxito, outros pontos da função de um gestor de tráfego são:
- Desenvolver criação e otimização de mídia paga;
- Distribuir orçamentos nos canais;
- Estudar as palavras-chave;
- Fazer análises;
- Elaborar relatórios.
Embora algumas estratégias e pontos possam variar de empreendimento para empreendimento, afinal, uma empresa de compressor schulz 300 litros não possui os mesmos objetivos de uma rede farmacêutica, a base para o gestor é igualitária.
Grande parte dos relatórios que são elaborados pelos gestores após a análise podem incluir fatores como “por que” e “o que”, estando ligados ao motivo da criação e posteriormente, o que pode ser feito para que possa ser aprimorado.
Podendo ter mais pontos a serem trabalhados, um gestor de tráfego deve atender as necessidades que a empresa deseja e fazer com que possa se destacar no mercado através da internet.
Índice do Conteúdo
A importância do gestor
As transformações no mercado acabam fazendo com que os empreendimentos saibam se adaptar rapidamente para não serem ultrapassados ou deixar que as oportunidades passem, independentemente do segmento do qual se atua.
A tecnologia pode estar relacionada tanto na fabricação de um banner personalizado para lanchonete, como para a empresa que o produz, e o gestor de tráfego é um profissional que pode impulsionar ainda mais com os conhecimentos que possui.
Se um empreendimento deseja ser um destaque dentro do nicho digital, espaço que cada vez mais está ganhando e gerando ainda mais concorrência devido às campanhas e formas criativas de se atrair consumidores, o gestor pode contribuir com esse foco na empresa.
Atuando dentro de uma equipe de marketing, o gestor acaba ganhando uma importância porque seu modo de trabalho, tratando-se de mídias pagas, podem fazer com que mais da metade dos consumidores se sintam atraídos e embarque no funil de vendas.
Com isso, ter um início de conversão de lead e fazer com que esse usuário se torne um cliente fidelizado, as outras campanhas acabam chegando mais rapidamente até eles, e com isso, tornam-se parte de outras estratégias dentro do marketing da empresa.
A importância de se ter um gestor está relacionado ao fato de que, com as suas estratégias envolvendo mídias pagas, acabam atraindo mais leads para a empresa e com isso destacando-a mais dentro do mercado.
Tipos de especialidade para o gestor
Dependendo do objetivo que uma empresa de expositor de frutas para supermercado possui, existem diferentes categorias das quais um gestor pode atuar e se especializar mais, ainda usando outras bases do marketing digital.
Um dos modelos que mais vem ganhando público e busca são os que atuam com as mídias sociais. Por essas serem o ambiente que o mercado vem explorando cada vez mais devido às possibilidades, as atividades nas redes permitem criação de anúncios.
Esses, por sua vez, estão categorizados como Ads, tradução do inglês para anúncio, permitindo que as postagens neste formato apareçam mais segmentadas para os perfis que se encaixam dentro das estratégias de persona que a empresa possui.
Outro formato que também utiliza o Ads são as plataformas de busca digital. Por serem o primeiro local onde o usuário vai para buscar sobre determinados assuntos ou sanar dúvidas de melhor instalação para uma lona branca para toldo, se tornaram importantes.
As plataformas de busca, tanto pelos celulares, tablets ou computadores, possuem um sistema diferenciado das redes, isso porque tratam-se de palavras-chave, algo que pode acabar gerando uma competitividade dentro do ranking de busca.
Por isso, ter um conhecimento de técnicas que mesmo com mídia paga, podem atrair mais a atenção do usuário e iniciar o processo de conversão por meio do funil, é uma estratégia importante para o gestor.
O formato de multidisciplinar é quando o profissional atrai por diferentes canais, tendo um conhecimento em mais de uma ferramenta e utilizando-as para aumentar o tráfego que as páginas da empresa possui.
Unindo redes sociais e resultados que aparecem em plataforma de busca para um único ponto, com a estratégia de que ele possa ser o principal foco para a conversão de leads e o ambiente que aumentará as vendas.
Dicas sobre como se tornar um bom profissional
Para quem está iniciando na carreira ou planeja se especializar ainda mais como gestor, é importante que se busque algumas dicas que possam agregar na melhora do currículo como um gestor de tráfego.
01. Investir em cursos
Sendo um mercado que sofre transformações e novos meios para se realizar as estratégias, investir em cursos de marketing digital pode ser um bom modo para aprimorar os serviços de gestor ou então, aprofundar ainda mais para quem está iniciando.
Tanto no formato pago quanto gratuito, online ou presencial, os cursos envolvendo o marketing digital ou apenas algum departamento da área, acabam contribuindo para a criação e o desenvolvimento de um gestor.
02. Estar atualizado
Saber as tendências é importante dentro do cotidiano, porque é através delas que as transformações são feitas de modo lento ou até rápido. Por isso, saber o que ocorre nas redes é importante para um gestor.
Quais possuem maiores acessos ou qual é a mais utilizada para ter conteúdos de inovação podem contribuir para que um gestor saiba onde atuar, e onde uma empresa pode se encaixar melhor para conquistar um maior número de leads.
03. Conhecer ferramentas
Ter o conhecimento de ferramentas é importante em quaisquer áreas, desde para fazer uma madeira ecológica para fachada como também, para saber o que deve ser utilizado dentro de uma estratégia de marketing digital.
Quanto maior for o conhecimento das ferramentas que podem ser usadas para o tráfego pago, que possam gerar os relatórios e dados para análises, assim como os recursos que permitem a criação de conteúdos inovadores, melhor será para o gestor.
04. Produzir conteúdo
Para que um gestor que está começando no ramo, é importante que este profissional saiba produzir bons conteúdos e que estes, sejam inovadores para que um portfólio possa ser criado.
Por meio dessa coleção, uma empresa pode avaliar se o profissional se enquadra dentro do que ela planeja para o seu negócio, possibilitando a contratação para o seu departamento de marketing.
Considerações finais
Portanto, ter um gestor de tráfego dentro de uma equipe é um ponto importante para a empresa, isso porque esses profissionais são capazes de fazer com que haja um destaque entre os produtos ou serviços oferecidos, bem como, o nome da marca.
Podendo atuar com anúncios em plataformas de busca, redes sociais ou em ambos os casos, um gestor deve saber interpretar e trabalhar com os dados que são levantados, colaborando assim, com as próximas estratégias.
Atuando dentro de todos os formatos de nicho, desde uma fabricante de totem sinalizador até uma agência de carros, o gestor de tráfego deve saber usufruir dos canais e ferramentas que a tecnologia disponibiliza.
Deste modo, a empresa pode obter sucesso e o profissional acaba se tornando um dos mais requisitados dentro do departamento de marketing digital, sendo este um ramo que cada vez mais cresce dentro de todo segmento mercadológico.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.