O marketing de resultados é o emprego prático de ferramentas e estratégias que servem ao objetivo principal dessa estratégia, que é alavancar o aumento de conversões, aumentar o número de vendas e melhorar as métricas relacionadas aos resultados.
Para isso, o marketing de resultados se acorre à utilização de outras táticas consagradas pelo marketing, como o SEO, a nutrição de leads, o Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo e a produção de conteúdo.
Conhecê-lo mais profundamente exige que este artigo o explique os aspectos gerais, os atributos mais específicos e os pormenores que lhe rondam e que também constituem-no.
Por exemplo, será possível ver como esse marketing pode ser uma fonte de fortuna para as empresas de balcão térmico para alimentos e como ele pode ser indissociável da ideia de sucesso empresarial.
Índice do Conteúdo
Entenda o que é o marketing de resultados
À maneira que sugere o próprio nome é a estrutura na qual ele se baseia: os resultados. É claro, entretanto, que a palavra “resultados” têm um significado diferente para essa perspectiva de que se fala.
O resultado está relacionado a esta sucessão: do processo de angariação de visitantes, à suscitação de oportunidades, em seguida à conversão de leads, ponto que é crucial para o marketing de resultados, e, por fim, às vendas.
Não se pode falar de marketing de resultados sem que o cerne da discussão que o aborda seja, a obtenção de resultados, que, em termos teóricos e práticos, é a conversão de leads.
O marketing de resultados pode ser essencial a uma empresa de jóias que visa a conversão de uma soma grande de leads e potenciais clientes.
Apesar do seu aspecto sitiado e repleto de preciosismos, a verdade é que o marketing de resultados pode ser um operador valioso de ações de venda a qualquer empreendimento que tenha a pretensão de usá-lo para aumentar sua conversão.
Para esclarecer o modo de que esses elementos da sucessão ou da disposição anterior concorrem, é necessário conhecer as cinco etapas do marketing de resultados que devem ser aplicadas dentro de um empreendimento.
Cinco etapas para aplicar o marketing de resultados
Este artigo abordou qual o significado do marketing de resultados e de que forma ele age dentro de uma empresa.
No entanto, para que essa estratégia se permita ser mais bem contemplada, é fundamental conhecer, de forma mais detalhada, estas cinco etapas que constituem o marketing de resultados.
Uma empresa de switch e patch panel que empunha e se apodera desse montante de etapas poderá ser muito bem-sucedida em sua estratégia de resultados.
Atrair os visitantes
Vê-se, aqui, uma estratégia clássica do marketing de conteúdo, que encara a produção de conteúdo, noções de SEO e aquisição de tráfego como estratégias que são extremamente favoráveis à intenção de atrair visitantes.
Portanto, para atrair visitantes e lhes fazer conhecer a empresa de roselas vermelhas, é crucial criar conteúdo rico, que, ao mesmo tempo, seja acessível, compreensível e pertinente ao leitor.
Existem elementos de atributos bem diferentes, que são difíceis de serem acoplados um ao outro. Por isso, é importante contar com uma equipe qualificada de produção de conteúdo, que podem ser redatores, designers, revisores e analistas de SEO.
Profissionais pertencentes ao domínio de UX e da programação também são indispensáveis para uma boa constituição desse processo, pois eles são os responsáveis pela base estrutural que suporta um site.
Converter os visitantes em leads
Após se estabelecer o processo de atração de visitantes, é hora de transformá-los em leads. A fim de que isso seja possível, o negócio deve desenvolver métodos para captar dados e informações dos visitantes.
Landing pages, estudos de caso, formulários e newsletter são táticas frequentemente empregadas no processo de captação e recepção de dados pertinentes dos leads, os quais servirão para a consignação das fases seguintes.
Nesse passo, é preciso, igualmente, sondar-lhes as vontades, dores e desejos de compra e aquisição mais íntimos, visto que é por intermédio deles que será possível arar o terreno para a oferta e para a venda do produto ofertado pela empresa.
Proceder à preparação da venda
Ao conseguir deles informações pertinentes relativas às dores, anseios e necessidades de compra e de aquisição, é possível colocar as mãos à massa.
É importante ter em mente que, descobrir os anseios dos clientes não é um sinônimo para venda. O desejo pelo produto ou solução foi criado, agora o empreendimento precisa trabalhar para vender esse produto para o cliente.
Dito isso, o negociador utilizará o arcabouço de dados obtidos e as noções apreendidas e aprendidas anteriormente ao seu próprio favor de maneira a despertar o interesse dos potenciais compradores.
Nesse passo, é essencial, além de agir estrategicamente, agir eticamente respeitando os dados e as informações do potencial consumidor, e de modo a, também, preservar e resguardar a sua integridade.
Efetuar a venda
Por exemplo, essa é a fase na qual um ofertante de produtos relativos à pulseira em tecido realiza uma parte do seu objetivo final: a venda.
Diz-se parte em virtude de não ser o fim das fases que compõem o marketing de resultados como uma tática.
Os atos empreendidos nas fases antecedentes a esta devem ser mantidos no leque de ação.
Isto é, o respeito, a atenção e o cuidado para com o cliente prosseguem sendo necessários, pois erros nessa fase podem significar a perda do cliente.
Pode-se não perder o cliente exatamente nesse processo, mas se pode perdê-lo em vendas posteriores a essa.
Analisar os resultados e repensar todos os processos
Nesse momento do marketing de resultados, pode-se dizer que todos os processos desenvolvidos levaram à consumação de uma boa tática de vendas.
Entretanto, o trabalho de um marketeiro que visa aos resultados é calcado nas bases da inesgotabilidade reflexiva, que deve, por seu papel, servir aos melhoramentos dos processos anteriormente realizados.
Ajustes, otimizações, automatizações necessárias: todos esses itens perfazem as hastes do leque de melhorias às quais um negócio de fita para arquear pallet, por exemplo, pode ou deve se submeter em caso de necessidade.
Quais ferramentas podem servir ao marketing de resultados?
Algumas ferramentas são capazes de tornar o marketing de resultados algo mais fácil de ser devidamente executado. Dentre as que podem existir, certamente se destacam estas:
- Publicidade efetuada on-line;
- Softwares de automação de processos;
- Softwares de automação de vendas;
- Softwares autorresponsivos, como chatbots e seus semelhantes.
Agora que se pode compreender os processos pelos quais um marketing de resultado pode ou precisa passar, além das ferramentas que são capazes de auxiliá-lo, questiona-se: qual a real força e a importância do marketing de resultados em uma empresa?
O poder de impacto que o marketing de resultados tem
Em um primeiro momento, pode não ser possível se perceber os impactos positivos que o marketing de resultados exerce sobre um negócio ou mesmo sobre uma própria estratégia de vendas.
Para que isso se esclareça de modo mais óbvio, elencam-se os seguintes benefícios de ceder espaço ao marketing de resultados em uma empresa de fresadora ferramenteira cnc, por exemplo:
- Maior foco na obtenção precisa de conversão de leads;
- Atração de muitos potenciais clientes;
- Compreensão bem-feita dos perfis dos compradores;
- Capacidade autorreflexiva dos próprios processos de venda;
- Mais vendas e mais sucesso de mercado;
O enfoque ao angariamento e à conversão de leads proporciona um rumo horizontal e preciso à empresa que o utiliza. Isso evita movimentos de digressão que culminam na perda de foco e de objetivo.
A atração de potenciais clientes ocorre em virtude dessa meta primordial que objetiva a conversão de leads.
A compreensão acerca dos perfis dos compradores é conquistada ao longo de todos os processos seguidos.
Uma vez que a venda é realizada, o negociador ou ofertador consegue pôr em prática o exercício da autorreflexão, que diz respeito ao repensamento das suas próprias etapas de venda: o que deu certo, o que deu errado e o que pode ser definitivamente melhorado.
Obviamente, isso não se aplica somente nos próprios processos de venda, mas o questionamento sobre as melhorias podem ser inscritos na reflexão sobre o próprio produto, o qual pode ser uma válvula de controle de fluxo unidirecional, por exemplo.
Todos esses benefícios são comportados pelos suprassumos do marketing de resultados, que é, além do sucesso de mercado, o aumento das vendas.
Considerações finais
Viu-se, neste artigo, o que é o marketing de resultados, quais as etapas que devem ser seguidas para aceder a uma boa realização deste, além de ferramentas que se mostram propícias à utilização dele para o benefício de um empreendimento.
Para além, pôde-se ver os impactos que ele exerce sobre um negócio e os benefícios que ele traz a empresas que dele se utilizam para vender mais e converter mais leads.
O seu sucesso não é grande por acaso ou à toa, visto que mesmo empresas nichadas como as de atendimento médico domiciliar particular têm cada vez mais recorrido à sua aplicação teórica, prática e pragmática.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.