A maturidade digital é um termo pouco conhecido em relação a outros termos como transformação digital, por exemplo.
Porém, ele se mostra tão importante quanto e cada dia mais essencial para que empresas de vários segmentos e do mundo todo sobrevivam.
O termo ficou um pouco mais popular com a chegada da pandemia do Covid-19 no ano de 2020, quando o mercado passou por grandes mudanças.
A maturidade digital diz respeito ao quanto uma empresa está preparada para usar novas tecnologias, seja de uma máquina que fabrica rótulo champagne personalizado ou qualquer outra.
Com isso em mente, este artigo explicará mais detalhadamente o que é a maturidade digital e sua importância em um negócio.
Além disso, dará algumas dicas de como aumentar o nível de maturidade digital de uma corporação, independentemente do seu segmento.
Índice do Conteúdo
Conceito de maturidade digital
A maturidade digital é a próxima etapa depois da transformação digital que é algo muito buscado por uma empresa que emite vistoria veicular laudo e tantas outras.
Esse novo momento é uma fase de transição onde novas tecnologias se tornam estáveis e entram em um segundo plano.
Quando a marca alcança a maturidade digital, os avanços já foram estudados e viram uma parte normal do dia a dia e dos processos.
O foco então começa a ser a capacidade e o preparo que todo o time tem para lidar com esse cenário novo sem tratá-lo como algo desconhecido.
Quando a marca que vende kit gnv 5 geração alcançar esse patamar, ela deve já ter o domínio das novas ferramentas digitais que ajudem a desenvolver as atividades do negócio.
A maturidade digital conta com uma série de níveis diferentes, cada um deles depende muito da integração que os negócios fazem com as novas soluções tecnológicas que surgem com o tempo.
Saiba por que a maturidade digital é necessária
A maturidade digital se mostra importante, pois quando um negócio alcançar esse nível de maturidade ele se torna mais proficiente no uso de novas tecnologias e se torna um diferencial importante no mercado em que atua.
Uma das vantagens que ajudam a mostrar a importância de alcançar essa maturidade digital é o aumento da produtividade.
A capacidade de fazer muito mais mesmo não tendo tantos recursos se torna um benefício valioso para a organização como um todo.
A digitalização de processos, por exemplo, ajuda a marca a alcançar melhores resultados, isso porque ela dependerá de menos recursos para a realização de uma tarefa.
Isso mostra que uma companhia fabricante de verniz para madeira escuro, por exemplo, se torna muito mais precisa quando não depende tanto do trabalho humano.
As pessoas estão sujeitas a erros, e isso é comum do ser humano, ainda mais com tarefas que são repetitivas, e esses erros podem acabar atrapalhando o andamento do negócio.
Organizações maduras têm a alta capacidade de usar as novas genealogias para fazer uma extensa análise de dados e um monitoramento completo de tarefas.
Isso ajuda a detectar as causas de problemas que acabam surgindo e atrapalhando o andamento e o dia a dia da empresa.
Outro ponto essencial é a possibilidade de a marca alcançar uma visibilidade maior no mercado em que ela atua, pois a presença virtual evita que um negócio de aluguel de container para construção civil seja esquecido pelas pessoas.
Até porque, quando uma empresa alcança a maturidade digital, ela consegue se comunicar com o seu público de uma maneira mais fácil.
Ela pode proporcionar, por exemplo, algumas experiências personalizadas que ajudam a melhorar os resultados de vendas.
Por último, a maturidade digital ajuda um negócio a aumentar a sua capacidade de adaptação, sendo mais capaz de abraçar a mudança e adotá-la sem nenhum medo ou rejeição.
A flexibilidade é uma parte importante do processo para o amadurecimento digital, isso porque ela permite a criação de estratégias mais ágeis que levam menos:
- Tempo;
- Dinheiro;
- Energia;
- Complicações.
Essas e diversas outras vantagens ajudam a mostrar a real importância da flexibilidade digital em uma empresa, independentemente do seu segmento.
Como aumentar a maturidade de uma marca?
Muitas pessoas até sabem o que é a maturidade digital, mas não sabem como aumentar o nível dela em uma empresa que faz pavimentação de asfalto, ou outros tipos de serviços.
No entanto, existem alguns passos simples e rápidos que podem ser seguidos e que podem ajudar muito a melhorar resultados, são eles:
1. Colocar a satisfação do cliente em foco
O objetivo principal de todo negócio, seja lá qual for o seu segmento, é garantir que o cliente tenha uma experiência positiva e satisfatória.
Ao criar uma experiência que seja simples porém agradável, como uma visão compartilhada de cada um dos membros da organização, pode ajudar muito a aumentar o nível da maturidade digital dela.
A partir dessa questão, tanto as interações humanas quanto as digitais que são úteis, positivas e imersivas podem ser melhor projetadas.
2. Elaborar estratégias com base nos dados
Ter o total domínio de dados ajuda a usá-los de uma forma altamente eficiente e a criar estratégias que deram mais, concretas, claras e precisas.
Quando essas informações são ativadas, elas podem ser incorporadas nos produtos e acabar alavancando a receita e o engajamento do cliente da corporação que vende marmita fitness com peixe, por exemplo.
3. Trabalhar com automação de processos
O terceiro passo conta com o uso e a construção de algumas ferramentas de automação de dados que ajudam a levar um conteúdo mais otimizado para grandes públicos.
Uma empresa madura tem a alta capacidade de fazer uma análise de dados completa e de seções tecnológicas na área de marketing.
Além disso, a automação usada permite criar mensagens mais personalizadas para cada cliente, o que ajuda a aumentar o engajamento deles.
As métricas acionáveis são pouco conhecidas, elas ajudam a gerar uma visão muito mais clara dos resultados obtidos das iniciativas.
No marketing, elas permitem, por exemplo, que a ativação dos clientes e os resultados sejam conectados, levando a uma análise mais fácil dos impactos de venda e da medição de ROI (Retorno Sobre Investimento) de uma campanha.
5. Contar com parcerias estratégicas
A busca por um desempenho melhor, na maioria das vezes, pode ser muito mais efetiva quando ela passa pela colaboração externa, através de parcerias com certos provedores de tecnologia ou até mesmo agências.
Em muitos casos, as famosas “mesas de performance”, podem ser criadas, nelas as equipes trabalham em conjunto com as parcerias que o negócio de impermeabilização sofá suede faz.
6. Promover a cultura data driven no negócio
O maior objetivo da cultura do data driven é acabar com o “achismo”, dando espaço para uma interpretação de dados que se baseia totalmente em decisões.
Esse tipo de pensamento, pode ser ótimo para cada um dos setores da empresa, ou seja, para a empresa como um todo de um modo geral.
Isso porque os gestores de cada uma das suas áreas podem achar caminhos e ações melhores para a realização das atividades do setor.
Considerações finais
A maturidade digital é o passo seguinte para uma empresa que já passou por todo processo de conhecimento da transformação digital.
Passar pela transformação digital torna a empresa mais competitiva, porém a maturidade digital que ela alcança depois pode ser um enorme diferencial contra seus concorrentes.
Adotar novas tecnologias em uma organização é de extrema importância, mas é mais essencial ainda saber usar essa novidade da melhor maneira para ajudar o negócio e suas atividades do dia a dia.
Quando uma empresa alcança um alto nível de amadurecimento no âmbito digital, ela ganha uma série de vantagens e benefícios muito significativos.
Dentre essas vantagens está o aumento da produtividade, a redução de custos, o aumento de facetas e até mesmo a melhora na relação com o público.
Empresas mais maduras digitalmente se posicionam melhor no mercado em que atuam quando se fala de imagem, já que se dão bem mais flexíveis.
Isso porque elas demonstram ser capazes de lidar bem com mudanças, sejam elas muito drásticas ou mais simples em um rumo.
Na perspectiva do cliente, níveis mais altos de maturidade ajudam a levar para cada um deles as melhores e também as mais relevantes experiências.
Essas experiências ajudam a melhorar os resultados em um modo geral, desde a relação com o público, até as vendas que ganham um aumento muito significativo.
Ou seja, quando um negócio atinge um nível válido de maturidade digital, ela pode alcançar benefícios que são positivos para ela, seus processos, sua relação com o público e suas vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.