A produção de conteúdos é uma das ações mais poderosas e mais subestimadas do marketing digital de todos os nichos do mercado. E quando se fala em desvalorização, é possível abarcar tanto quem não cria conteúdos quanto quem os faz de forma errada.
É justamente por esse motivo que, independente do ramo de atuação, e ainda que se trabalhe com móveis planejados sala, todas as empresas do atual cenário necessitam produzir conteúdo da forma adequada.
As grandes instituições já possuem essa consciência. Citando qualquer exemplo no mercado, é possível atestar que, dentro da produção de conteúdo, existe um grande toque de psicologia humana, de forma que em cada peça sempre está presente a empatia.
Seja vendendo imóveis na loja física ou no curso Nr 01 online, é preciso que o setor de marketing da corporação cuide para que as peças publicitárias que são disponibilizadas nas redes e nas plataformas já entreguem, por si só, muita coisa valiosa totalmente de graça.
Isso é muito necessário, pois não há nada que agregue mais valor e confiança ao cliente do que achar parte das suas soluções nas mãos de uma empresa que ainda nem cobrou nada.
Por esta razão, e para que a produção de conteúdo de uma rede de fast food possa ser levada tão à sério quanto uma reforma de lanchonetes, este artigo terá como objetivo a conscientização a respeito desse tema e das suas formas de atuação.
Apontando a forma correta de começar e de escolher o método de abordar o público, será possível mostrar como direcionar a comunicação para o coração dos consumidores ideais de forma proveitosa.
Além disso, serão dados alguns argumentos em prol da importância que essa estratégia possui para as mais distintas empresas do mercado.
Índice do Conteúdo
Método correto de começar a produzir conteúdo
Na era digital que o mundo está vivendo, o uso da web continua a se tornar mais e mais consistente com o passar dos anos.
Diante disso, os empreendedores e gestores de marketing precisam estar sempre atualizados e entender o que pode gerar mais resultados para eles.
Nos dias de hoje, a maior parte dos consumidores utiliza o Google Chrome e outros mecanismos de pesquisa para a obtenção de soluções para os seus problemas ou desejos, isto é, produtos ou serviços, como até mesmo uma estante de gesso para TV.
Mediante a isso, o conteúdo digital se transformou em uma parte importante do marketing digital. Quando alguém desenvolve uma tática eficiente, cria conteúdo de valor e envolve e leva seus leitores a se tornarem clientes fiéis, significa que ela teve sucesso.
Dessa forma, de fato, a criação de conteúdo digital é algo essencial para qualquer companhia. Entretanto, não é raro observar que muitas delas não conseguem sucesso com este tipo de estratégia logo de cara.
A grande questão é que muitas instituições não sabem por onde começar a investir em conteúdo para o marketing digital da empresa e, em diversas ocasiões, realizam ações que não surtem efeito nenhum.
Diante disso, é assertivo e muito oportuno ressaltar que, para construir um método de produção de conteúdo, é preciso conhecer as próprias circunstâncias da companhia. Porém, existem algumas regras universais para esse objetivo. Elas são:
- Conhecer o próprio público;
- Estipular as metas a serem alcançadas;
- Caprichar nas chamadas para a ação;
- Produzir conteúdos que valem a pena.
Conhecer muito bem quem é o próprio público antes de criar qualquer peça de conteúdo garantirá que a empresa tenha maior poder de engajamento e conversões. Entretanto, muitas companhias ainda não conseguem resolver esta questão.
Quando alguém sabe o que pretende alcançar com a sua produção de conteúdo digital, é muito mais simples criar diferentes formatos de peças e textos que estão de acordo com as metas específicas do negócio.
Não importa se a postagem em questão será feita no blog ou nas redes sociais, Independente desse fator, ela sempre precisará contemplar pelo menos um CTA, que é a sigla para aquilo que os técnicos de marketing conhecem como Call To Action.
Também conhecido em língua portuguesa como chamada para ação, o recurso serve para criar um maior incentivo para que os leitores tomem alguma atitude em conformidade com os seus objetivos, ainda que seja uma peça para uma empresa de portaria eletronica.
Só para citar um exemplo, é possível oferecer um guia de produto de graça, em troca de um endereço de e-mail, da mesma forma que também se pode incentivar que os usuários descubram mais acerca de um determinado produto ao clicarem em uma página.
Para que seja possível fornecer mais uma última dica de ouro, a última orientação que se pode dar a quem deseja atuar com assertividade neste âmbito é ter em mente que o conteúdo precisa ser, acima de tudo, algo extremamente valioso.
Não se trata de ser valioso de qualquer forma, mas de fazer muito sentido para as pessoas que compõem o público-alvo da empresa.
Isso significa o mesmo de dizer que o conteúdo em questão deve ser relevante e interessante para as pessoas que configuram potenciais clientes.
Por onde começar?
Para quem acabou de iniciar, a primeira coisa a se fazer é estar nas redes sociais, uma vez que esse critério é tão importante que, a depender do tipo de público, é necessário, inclusive, apostar na presença em uma rede diferente para cada nicho.
Entretanto, a não ser que o gestor tenha muito tempo e recursos ilimitados, é preciso existir a convicção de que não se pode estar em todas as redes sociais ao mesmo tempo e esperar que seja humanamente possível colher todos os grandes resultados.
Se a instituição é pequena, é importante concentrar-se em somente uma ou duas mídias sociais.
É bom procurar pelas opções onde o público é mais presente e onde o envolvimento com o conteúdo se mostra maior, ainda que o assunto seja relacionado à pet shop banho e tosa perto de mim.
Além disso, é importante criar conteúdo otimizado para os motores de busca. O conteúdo de um site e blog pode gerar bastante resultados, sobretudo de forma orgânica, que é aquela que não é paga.
Entretanto, para que seja possível que isso aconteça, o conteúdo da empresa deve ser otimizado para os motores de busca, como é o caso do Google.
Em linhas gerais, o conteúdo precisa ser único, simples de ler, ser bastante útil e estar de acordo com as técnicas da estratégia de SEO, que nada mais é do que uma tática conhecida como Otimização dos Mecanismos de Busca, em português.
Essa técnica nada mais é do que uma forma de engajar um site, por meio de palavras-chave, de modo que ele esteja localizado cada vez mais no topo dos resultados encontrados no Chrome, com base naqueles termos que são digitados no buscador.
Direcionando o conteúdo ao público-alvo
Finalmente, quando se fala em direcionamento da comunicação na direção do público que consome o conteúdo de uma empresa, é preciso começar dizendo que, antes de tudo, essa companhia precisa descobrir as dores e os desejos da sua audiência.
O primeiro passo para conseguir publicar conteúdo de alto valor para a atração de visitantes é responder ao questionamento de quem é a audiência da marca, e que tipo de pessoa é que comprará, no final de todo o funil de relacionamento, o produto que ela oferece.
Tendo as informações necessárias acerca de quem é o público, e de quem a empresa deseja que acesse o seu blog, será possível descobrir as dores e desejos que esse mesmo público-alvo possui, ainda que ele deseje uma simples impressão planta baixa.
Porém, é preciso dizer que isso significa, em última instância, descobrir que tipo de dor a audiência está procurando sanar, e como é que a empresa poderá servir de auxílio neste sentido.
Por que isso é importante para uma marca?
O conteúdo que é produzido para este tipo de estratégia digital pode ser considerado, atualmente, como o principal canal de transmissão entre uma oferta e o interesse do consumidor da empresa em questão.
Isso se dá em virtude do fato de que é através dele que os dados que a companhia precisa transmitir podem chegar de modo mais simples e rápido no local desejado, ainda que o serviço oferecido pela empresa seja a reabilitação CNH provisória.
Dessa forma, um empreendedor precisa conhecer a importância de um conteúdo para se tornar referência no seu segmento de atuação.
Considerações finais
Através do aprofundamento no conhecimento das formas eficazes de produção de conteúdo, é possível se destacar rapidamente dentre os amadores, tornando-se um profissional.
Por meio deste artigo, foi possível observar a real importância de produzir conteúdo de forma assertiva, para que se possa alavancar um negócio com uma boa estratégia digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.