Desde a pré-história e até os dias de hoje, contar histórias é um dos principais fins da comunicação humana, seja para alertar para perigos ou gerar um convencimento do seu interlocutor. Atualmente o storytelling é responsável por continuar essa comunicação.
Reproduzir informações a partir de histórias se provou ao longo do tempo como a forma mais eficiente, não só para a transmissão da mensagem como na geração de uma conexão entre o emissor e o receptor da mensagem, ou seja, quem conta e que ouve ou lê a história.
Atualmente o storytelling, em tradução literal do inglês, o ato de contar história está relacionado de forma profunda com a comunicação de empresas e com o próprio conceito de marketing. Para vender é necessário contar histórias atrativas.
O principal potencial do ato de contar histórias está relacionado a sua capacidade de criar interesse no foco principal da história e conectar a narrativa de uma embalagem papel cartão com a demanda ou identidade de seu público-alvo.
Com isso, muitos sites hoje optam por criar uma identidade própria baseada em uma história que será contada através de suas páginas e da experiência do cliente com a marca.
Para isso, é preciso entender os conceitos ao redor do storytelling e como são aplicados.
É importante ressaltar que contar histórias não está necessariamente relacionado com relatar fatos do passado, mas sim propor uma interação a partir de uma narrativa bem construída a partir das informações presentes no site, texto, ou postagem em redes sociais.
Se antes a comunicação e a transmissão de histórias eram fundamentais para a educação dos mais novos e da sobrevivência da espécie, hoje ela é um elemento fundamental para a construção de uma presença digital bem estabelecida de empresas e marcas.
Gerar conexões, cativar uma audiência, encantar e atrair a atenção não são necessidades novas nem da comunicação humana geral nem do marketing, mas são cada vez mais necessárias para a sobrevivência de uma marca no mercado atual.
Diversas estratégias atuais de marketing digital incluem em seu planejamento um conteúdo, ou até toda a programação criativa com a modulação criada para estabelecer uma narrativa. Ou seja, contar uma história.
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O que é storytelling?
Contar histórias está tão relacionado com o que as pessoas são que boa parte das personalidades são desenvolvidas a partir de narrativas inspiradoras que geram identificação. Isso acompanha a humanidade desde a sua origem.
Isso significa que todo o nosso processo de comunicação está relacionado ao ato de contar histórias, essa realidade não seria diferente no marketing. Para se conectar com uma audiência hoje em dia é preciso mais que oferecer um produto, é necessário gerar conexão.
O termo comumente citado como storytelling não é uma questão apenas de demonstrar autoridade com um termo em inglês. Na verdade, a questão é que além do simples ato de contar histórias, o storytelling é responsável por gerar uma técnica discursiva cativante.
A ideia central para a aplicação de um storytelling para uma empresa de fono domiciliar é utilizar essas técnicas para criar comunicações que façam sentido para o público, seja por histórias literárias, textos, imagens ou outros recursos audiovisuais.
Antes mesmo de pensar na conversão em venda, uma empresa que planeja suas estratégias de marketing deve pensar na retenção das suas ações. Ou seja, quanto tempo ou quantos passos um visitante dá em sua trajetória de compra.
Quando o storytelling é aplicado, essa jornada se torna mais interessante a cada passo e como consequência a chance de conversão é maior. Contar histórias de testemunhas que já consumiram uma determinada marca pode favorecer muito as vendas.
O uso de histórias no marketing inclusive tem um respaldo científico para se provar eficiente. Como as histórias estão presentes na comunicação humana muito antes das estatísticas, é natural que narrativas sejam gravadas com mais facilidade que dados.
As histórias também geram um valor relevante para a comunicação, isso porque ela tem a capacidade de afetar os sentimentos da audiência. Até uma empresa de certificado de calibração balança pode envolver seu produto em uma narrativa que gere sentimentos.
Para entender a utilidade do storytelling é preciso entender que desde o nascimento da empresa até a venda dos produtos podem ser o centro de uma narrativa que inspire o público a consumir ou até motivar uma interação mais profunda com a marca.
Como aplicar o storytelling?
O storytelling, ou de forma mais genérica o ato de contar histórias, está relacionado com muita intimidade em toda a comunicação humana. Por mais que não seja exatamente a relatoria de uma série de fatos, todos os processos de comunicação envolvem narrativas.
Essa característica essencial humana hoje é vastamente utilizada na cultura e no entretenimento por meio de músicas, livros e filmes e outras produções de áudio, vídeos ou textos. Era questão de tempo que isso fosse utilizado também no marketing e nas vendas.
Faz muito tempo que se vendiam apenas produtos e serviços como ariston aquecedores, o marketing atual se ocupa em gerar uma experiência de compra, seja no online ou offline. Esse processo busca facilitar a aquisição mas também propor uma narrativa de compra.
Se em matéria de narrativas existe a chamada jornada do herói e no marketing se explora o funil de vendas, ambos os ideais se convertem no que pode ser chamado de Jornada do Cliente.
Esse novo conceito explora nos momentos certos os discursos de vendas, os gatilhos de ações e as quebras de objeções. Todos esses elementos são propostos como uma narrativa, isso faz com que o consumidor siga sempre em direção a próxima parte.
Alguns pontos são facilmente explorados a partir do storytelling, esse conceito pode ser aplicado em:
- Materiais que contêm a história da empresa;
- Peças que valorizem a visão e a missão da empresa;
- Conteúdos que demonstrem a utilidade do produto ou serviço;
- Apresentação de relatos e testemunhos de clientes que já compraram.
Além de pensar em como produzir um conteúdo baseado em storytelling, é importante compreender como e onde distribuir essas informações. É necessário que o começo dessa jornada esteja exposta no espaço com mais alcance, como as redes sociais.
O restante da narrativa pode ser apresentado em outras plataformas através de uma estratégia de múltiplos canais como site, hotsite, mensagens diretas ou até na loja física.
Para estabelecer uma comunicação baseada no storytelling, é fundamental que se garanta um espaço de fluência e criatividade na produção. Só assim para incluir produtos como vidro laminado 8mm em uma narrativa interessante e que gere conversão de vendas.
Qual a necessidade do storytelling?
Muitos dos produtos que marcaram a sua vida são lembrados através de histórias de experiências negativas ou positivas. Processo parecido acontece com relatos que podem reforçar a confiança de uma marca ou gerar mais objeções.
Ambos os casos ocorrem porque as histórias são melhor processadas pelo cérebro humano. Isso faz com que seja possível comunicar com mais assertividade, a partir de uma comunicação baseada em narrativas.
Uma empresa de centrífuga para laboratório de análises clínicas pode sofrer para gerar engajamento em suas ações de marketing, o storytelling pode atender essa demanda ao contar histórias inspiradoras de cientistas que utilizam esses produtos.
O storytelling é muito eficiente em gerar conexões efetivas e afetivas com consumidores, a partir do momento que se conhece o público alvo e a persona da marca é possível desenvolver uma narrativa que atraia, retenha e converta clientes com mais assertividade.
Seja em um teatro para sipat ou em um post simples de redes sociais, é possível utilizar o recurso da narração de histórias para cativar a audiência, provocar sensações e convencer o público de agir e no caso do marketing, comprar mais.
Quando uma empresa se põe à mostra com uma história organizacional e de seus produtos bem estabelecidas e bem contadas, ela naturalmente encontrará seu espaço no mercado e a partir dele poderá ser lembrada por gerar essa conexão com a audiência.
Considerações finais
Contar histórias é um hábito que acompanha os seres humanos desde o seu surgimento. Com o tempo, esse processo foi sendo refinado e utilizado para diferentes necessidades, como educar, passar informações, entreter, encantar, conectar, convencer e vender.
O marketing atual estuda o conceito de storytelling como a forma de utilizar narrativas no processo de persuasão e de atração da atenção para vender mais. Assim, um mecânico de manutenção de aeronaves se conecta com seus clientes a partir de uma ou mais histórias.
Isso não significa necessariamente a presença de fatos ou até de contos inventados, mas de um modo de passar as informações que mantenham a lógica de sequência de fatos como em uma história.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.