Autoconhecimento: importância para desenvolvimento pessoal e profissional

Segundo a psicologia, o autoconhecimento é o ato do conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo, suas questões, medos, inseguranças, qualidades, perspectiva de passado, presente e futuro, confidências pessoais, entre outras informações de si mesmo. 

É um conhecimento que tem como ferramenta atuar positivamente em todos os setores da vida de uma pessoa, questões e dilemas pessoais, desenvolvimento profissional, perspectiva dos sonhos e objetivos, relacionamentos externos, autoestima, entre outras.

Todos, independente da forma como interpretam a sociedade, os seus  conhecidos, desconhecidos e a si mesmo, devem desenvolver o autoconhecimento. Não apenas como algo obrigatório, mas como uma  responsabilidade com a própria história e com o próprio futuro. 

O autoconhecimento é capaz de fornecer informações sobre si mesmo e a partir disso, é possível saber exatamente como agir, em quais situações investir a própria mente e saber se deslocar de situações e lugares que não lhe cabem  mais. 

O autoconhecimento é um estudo aprofundado sobre todas as questões que envolvem o nosso método de pensar e agir. Quando não há um autoconhecimento sobre nossas questões particulares, não sabemos distinguir preferências, como agir, como pensar, deixar ou não questões externas atingirem, definir metas e sonhos próprios e principalmente se colocar como uma prioridade. 

Autoconhecimento pode ser considerado uma revolução interna. Vamos conhecer mais sobre esse ato pessoal e tão relevante para a autoestima e valorização própria. 

Do que trata-se o autoconhecimento? 

O autoconhecimento trata-se de um estudo voltado para todas as questões pessoais e particulares que são as bases para o desenvolvimento, aprimoramento e interpretação de todas as outras áreas da vida de um indivíduo.

É um conhecimento adquirido sobre nós mesmos, estudos perante nosso jeito de pensar, agir, nossos objetivos, medos, anseios, inseguranças, preferências, entre outras questões particulares. Sendo uma maneira de determinarmos nosso propósito de vida, missão e a genuína felicidade. Só podemos ser felizes quando atingimos nosso autoconhecimento.  

Há uma certa complexidade no autoconhecimento, pois não é exatamente uma tarefa simples e que todos saibam fazer. É necessário um tempo dedicado em si mesmo e em algumas teorias de conhecimento próprio, para então atingir o autoconhecimento, além de claro, ser uma atitude que deve acompanhar sempre cada indivíduo, pois estamos em constante transformações. Principalmente quando envolve o psicológico. É uma forma de alcançar o bem estar, e sua essência mais pura enquanto indivíduo.  

Quais são os processos do autoconhecimento? 

Primeiramente é importante saber que os processos de autoconhecimento, são processos internos e pessoais, que apesar de possuírem influências externas e de terceiros, ainda é um processo completamente referente ao pessoal, íntimo. 

Os processos de autoconhecimento envolvem questionamentos internos, perguntas para si próprio para então obter respostas sobre sua própria essência. 

  • Quais são meus anseios?
  • Quais são meus sonhos?
  • O que eu gosto de fazer?
  • O que eu não gosto de fazer?
  • Quais são meus defeitos?
  • E quais as minhas qualidades?
  • Profissionalmente, onde pretendo estar daqui a 5, 10, 15 anos?
  • Qual meu sonho profissional? 

São questões que, com suas respostas, determinam a própria essência e a própria personalidade. É uma maneira de descobrir caminhos e o que pretendemos alcançar em nossas vidas, em todas as suas áreas.  

A frase “Conhece-te a ti mesmo” do filósofo ateniense Sócrates, trata-se da parte do processo mais interno e pessoal para o conhecimento de toda a personalidade do indivíduo. 

Conhecer a si mesmo é a mais pura manifestação de liberdade e autonomia, pois seremos capazes de tomar decisões, pensar e agir de acordo com a nossa percepção e não seguindo a visão de terceiros. 

Um método presente nos processos de autoconhecimento é a terapia, que a partir de um estudo profundo desenvolvido por um profissional, o indivíduo é capaz de conhecer a si mesmo, mesmo que tenha dificuldades.

Como desenvolver um autoconhecimento? 

O desenvolver do autoconhecimento nunca possui um fim, pois assim como o estado físico da água, nossas particularidades, intimidades, opiniões, sonhos, medos, inseguranças e anseios estão em constante mudança, nunca  permanecem os mesmos. 

Existem filósofos que determinam que ao fim da noite, já não somos os mesmos que éramos na manhã. Pois as experiências e contextos que vivenciamos mudam nossas posições. Então é importante saber que o desenvolver do autoconhecimento é constante, é diário, é permanente para toda a vida.  

Para então desenvolver o autoconhecimento, saiba que todos os processos de questionamentos particulares devem estar em constantes realizações, principalmente quando notamos mudanças bruscas e novas experiências que  tendem a mudar nossa percepção anterior. 

Desvende pontos evidentes de capacidades e habilidades que contribuem para o crescimento pessoal e  também profissional. Para desenvolver o autoconhecimento, questione suas maiores inseguranças e questões mais íntimas, e saia da sua zona de conforto.  

Quais as maiores dificuldades de desenvolver seu autoconhecimento? 

As maiores dificuldades de desenvolver seu autoconhecimento, é a própria atuação em se conhecer. Muitos indivíduos sentem-se inseguros em conhecer sua própria essência, em descobrir seus defeitos, suas qualidades, seus objetivos que podem ser divergentes dos seus semelhantes, sua personalidade que pode ser diferente dos seus conhecidos, entre outras questões.  

Para muitas pessoas, se conhecer é descobrir que você não é outra pessoa, você é apenas a sua essência, e isso pode assustá-los. Principalmente para pessoas que pretendem viver em sua zona de conforto, viverem na sombra da vida de outras pessoas, ou viverem vidas de outras pessoas. 

A dor de não se expressar, não se amar e não se respeitar, pode ser menor do que os desbravar os conflitos internos e consequentemente respostas, que o autoconhecimento irá fornecer.

Sugestões

Deixe um comentário