Crenças limitantes: o que são e como superar

Por João
0 Comente
Crenças limitantes: o que são e como superar

Você pratica com si mesmo, crenças limitantes? Sabe o peso negativo que a crença limitante pode causar no desenvolvimento profissional e pessoal? 

Primeiramente, é válido descobrir o real significado do termo “Crença limitante”, o modo que a mesma atua no psicológico e principalmente como impedir que esse pensamento de autos sabotagem e prejuízo pessoal atue em sua mente e seja um fator limitante para que os seus objetivos sejam alcançados e realizados.  

É comum que haja uma pressão social em relação ao desenvolvimento e conquista de objetivos, uma vez que além das dificuldades e obstáculos, a comparação com terceiros são os empecilhos para desenvolver uma visão e crença da própria capacidade, de maneira limitada. 

Uma visão que prevê apenas o básico, limita a segurança própria, confiança e impede que haja uma luta para conquistar seus próprios objetivos. Como o próprio nome afirma, é uma limitação aplicada como uma crença psicológica. 

Se você identificar-se com as afirmações e explicações posteriores sobre a crença limitante, é viável que dedique uma atenção para a própria autoestima, que vai além do estético, podendo atingir o intelectual e profissional. 

Algumas dicas de como impedir e acabar com essa crença serão inseridas neste artigo, mas, em casos extremos é importante fazer um acompanhamento profissional com terapeutas. Mas, o que de fato são as crenças limitantes? 

O que são crenças limitantes? 

As crenças limitantes são pensamentos negativos, que inicialmente podem ser do inconsciente e posteriormente podendo até tornarem-se uma ideia absoluta na cabeça, que as pessoas acreditam e que de alguma forma limitam a capacidade de desenvolver metas, objetivos, sonhos, desejos e podem até impedir atividades simples da rotina, como iniciar um novo hobbie. 

Essas crenças são concepções sobre a própria capacidade, que realizam um bloqueio para a realização de atividades, como uma forma de antes de iniciá-la, a ideia de incapacidade seja a primordial.  

A autossabotagem pode ser um sinônimo das crenças limitantes, pois é crer que você possui um limite na capacidade de iniciar novos objetivos, realizar  novas atividades, carreiras, estudos ou mesmo algo simples do dia a dia humano (como por exemplo, aprender a cozinhar uma nova receita). 

É ter consciência antes mesmo da tentativa, que você é incapaz de realizar algo. Pode ser um pensamento inconsciente, trabalhado de maneira indireta, ou pode ser uma concepção fixa diretamente na mente.  

Pode ser uma espécie de “proteção” do inconsciente para que você não saia da sua zona de conforto, permaneça apenas realizando e desenvolvendo apenas aquilo que já está habituado a realizar. As crenças limitantes são limitações na crença de que você pode conquistar e realizar algo se dedicando e investindo no seu objetivo. 

Como surgem as crenças limitantes? 

As crenças limitantes podem ter duas opções de desenvolvimento no  inconsciente humano. Primeiramente, pode ser resultado de uma pressão social e comparação constante com outros indivíduos, idealizando um pensamento de que apenas os outros serão bons o suficiente, dedicados o suficiente, bem sucedidos o suficiente e capazes de realizar objetivos, e que mesmo que você aprenda e dedique seu tempo, sua capacidade de realizar é limitada.  

Pensamentos que não possuem uma referência real, uma vez que todos podem tentar e dedicar-se em qualquer área e em qualquer atividade. Comentários e comparações de terceiros são gatilhos para desenvolver as crenças limitantes. 

Outra forma de surgimento das crenças limitantes, é através de alguma questão psicológica que o indivíduo já possui, seja baixa autoestima, insegurança, traumas, medos, laudos psicológicos, ou algo relacionado. 

Sendo uma questão que desenvolve uma hesitação para o desenvolvimento de novas atividades, hobbies, objetivos, entre outros. Dessa forma, uma questão já existente pode ocasionar a intensificação de autossabotagem psicológica.  

Principais exemplos de crenças limitantes

“Sou incapaz de iniciar uma nova faculdade em uma idade diferente da média dos alunos; sou incapaz de aprender” – Afirmação de crença limitante, uma vez que todos que possuem acesso ao conteúdo e seguem um ritmo de estudos, podem aprender e realizar sua formação superior.

“Sou incapaz de iniciar um novo relacionamento, visto que fui incapaz de ser amada em meu último relacionamento” – Afirmação de crença limitante, uma vez que traumas e desapontamentos passados não devem ser empecilhos para iniciar um novo relacionamento. 

“Não posso iniciar um sonho de trabalhar com gastronomia, uma vez que não sou capaz de cozinhar como meus colegas” – Afirmação de crença limitante, uma vez que a dedicação pode gerar resultados eficientes. 

Como acabar com as crenças limitantes?  

As crenças limitantes podem ser questões mais difíceis e profundas para realizar uma resolução, no qual apenas uma conversa pode não ser suficiente. A maior indicação para eliminar de vez, mas progressivamente, é um tratamento com um terapeuta. 

O psicólogo possui uma formação superior e de conhecimento capaz de realizar um tratamento, mesmo que progressivo, para eliminar pensamentos de crenças limitantes e com isso, aflorar o desejo e a confiança em desenvolver novos objetivos, sonhos e hobbies. 

São especialistas em ajudar na autoestima, neste caso, intelectual e de capacidade, que podem tornar fixa a ideia de que todos possuem a capacidade de realizar seus objetivos e sonhos. 

Sugestões

Deixe um comentário