Iniciar um comércio eletrônico, uma loja on-line que vende bens ou serviços para clientes ou empresas, tornou-se um modo de negócio no novo mundo. Sendo assim, o modelo de negócio dos e-commerces vêm dominando a tendência do empreendedorismo.
Com uma população crescente nos ambientes digitais, as empresas podem economizar com processos comerciais e os consumidores podem aproveitar melhores ofertas e benefícios para a compra.
O comércio eletrônico também se tornou um grande negócio para muitos investidores, já que construir um e-commerce é um modelo de negócio barato capaz de vender produtos, como livros e obras de arte, sem muitos custos.
É um ambiente que também tem a capacidade de atender os clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de pessoal físico no atendimento.
Os empresários também podem alcançar uma grande variedade de clientes ao toque de um botão nos resultados de busca de milhões de usuários para oferecer uma moldura de PVC para teto.
De acordo com o estudo da PWC, o mercado de comércio eletrônico deverá crescer mais de 40% e atingir US $1,7 trilhão até 2023.
Isto significa que mais de 25% de todas as vendas a varejo serão feitas on-line. E não é apenas o volume crescente que está impulsionando este crescimento, é também a crescente sofisticação das operações de varejo.
Os varejistas estão competindo cada vez mais pela experiência do cliente, não apenas pelo preço e disponibilidade.
Pode ser difícil lucrar com as lojas físicas, no entanto, com negócios on-line, é possível ter um alcance muito maior e uma margem de lucro muito maior em relação às lojas físicas.
As lojas online também são muito mais baratas de se montar e manter, economizando com despesas básicas como aluguel, água, luz, impostos, entre outros gastos recorrentes.
Índice do Conteúdo
O que é um e-commerce
O termo e-commerce é uma palavra da língua inglesa que significa comércio eletrônico. Ele se refere à compra e venda de bens ou serviços utilizando tecnologias digitais para transferir informações.
Isto inclui desde a compra de um produto clicando no botão ‘comprar’ em um site, até o pagamento de itens usando uma carteira digital. A indústria do comércio eletrônico vale bilhões de dólares e está crescendo rapidamente.
E-commerce é o que pode ser descrito como a compra e venda de produtos ou serviços pela internet para um curso de formação de piloto comercial, por exemplo.
Existem muitos tipos diferentes de comércio eletrônico, desde sites de leilão até lojas virtuais especializadas em produtos específicos.Esta forma de comprar está se tornando cada vez mais popular.
A primeira transação de comércio eletrônico ocorreu em 1994, quando um homem nos Estados Unidos comprou um conjunto de tacos de golfe de um varejista britânico.
Uma plataforma de comércio eletrônico permite que os clientes comprem bens e serviços na web. Isto é conseguido através da integração do carrinho de compras e dos recursos de comércio eletrônico em um site já existente.
Para isso, é necessário um gateway de pagamento para processar a transação. Os clientes podem fazer as compras pagando por ela de várias maneiras, também sendo uma opção flexível para divulgar a manutenção em pc e notebook.
Estas incluem dinheiro na entrega, cartão de débito, cartão de crédito, PayPal, ou por outros meios, como transferência de dinheiro da conta ou usando um cartão presente.
4 benefícios ao investir em e-commerces
O crescimento explosivo do comércio eletrônico tornou-o uma oportunidade de negócios atraente para muitos empresários.
Nos últimos anos, é possível encontrar um aumento constante no número de pessoas que querem comprar, vender e comercializar bens e serviços on-line de terceirização de recepcionista, por exemplo.
O bom do comércio eletrônico é que não é preciso investir muito dinheiro se uma empresa já tiver um estoque de produto pré-definido.
Além disso, com os recursos de hoje em dia não é preciso conhecer demasiadamente sobre tecnologia e programação, o que torna o e-commerce um recursos extremamente acessível para qualquer empresa ou pessoa.
Com o comércio eletrônico se tornando uma parte mais regular da vida humana, os benefícios de investir no comércio eletrônico se tornam mais evidentes.
Ao investir em uma plataforma de comércio eletrônico, é possível posicionar-se adequadamente como um forte competidor na era do comércio digital.
Isto significa investir na oferta e experiência do cliente para melhor atender o público, proporcionando a eles uma experiência interativa e gratificante.
Há muitos benefícios para se investir em comércio eletrônico que uma empresa de dropshipping, por exemplo, pode aproveitar. Sendo os quatro principais:
- Maior alcance de clientes;
- Menor custo de campanhas comerciais;
- Automação de tarefas;
- Análise de dados.
Há uma série de benefícios para se investir em empresas de comércio eletrônico que uma empresa deve estar ciente antes de tomar uma decisão para divulgar um closet planejado com banheiro, por exemplo.
Isto apresenta certos desafios para as pessoas que investiram em empresas de comércio eletrônico. Os desafios que surgem na natureza da indústria e de como ela é utilizada.
Para um deles, é uma ótima maneira de alcançar uma base de clientes mais ampla. O comércio eletrônico cresceu exponencialmente durante a última década e está previsto um crescimento ainda maior.
Isto não significa apenas uma base de clientes mais ampla, mas uma base mais diversificada que inclui as gerações mais jovens que nem sequer existiam antes da tecnologia digital.
Passo a passo para criar um e-commerce
Há muitas plataformas que podem ser usadas para criar um website para um e-commerce, algumas delas com recursos gratuitos e pagos.
Mas, antes de criar um site e abrir um e-commerce, é necessário identificar o objetivo do projeto, bem como o nicho que ele atende, como uma empresa especializada na confecção de porta pivotante branca laqueada.
Definido o passo acima, é importante escolher um domínio, ou nome da marca, que represente bem o branding escolhido pela empresa.
Para isso, é necessário se concentrar em um tópico específico do mercado para oferecer informações úteis sobre ele. Para que as pessoas possam confiar no que a empresa oferece.
Assim, para criar um site de comércio eletrônico é muito simples. Basta seguir três passos simples, sendo eles: escolher um domínio; configurar a hospedagem e criar o layout do site.
Com a ajuda de um registrador de domínio, é possível comprar um nome de domínio para a empresa. Depois disso, a empresa contrata um servidor de hospedagem que inclui espaço no servidor, largura de banda para o site e suporte para o site.
A seguir, é preciso se inscrever em uma plataforma de comércio eletrônico. Algumas das plataformas mais populares são: Shopify, Bigcommerce, WooCommerce, e Magento, por exemplo.
Considerações finais
Muitas pessoas pensam que ter um site de comércio eletrônico é uma boa idéia, uma vez que é possível vender produtos e serviços de forma automática e abrangente para um rotulo bopp metalizado, por exemplo.
Além disso, a internet evoluiu tanto na última década e atualmente muitas pessoas preferem comprar os melhores produtos e serviços através de um computador ou telefone do que em lojas físicas.
Há muitas plataformas diferentes disponíveis no mercado que tornam muito fácil para uma pessoa criar um site de comércio eletrônico com muitas opções diferentes.
A melhor coisa de ter um e-commerce é que é possível criar uma conta e vender qualquer coisa on-line sem realmente possuir as despesas de uma loja física.
No passado, as pessoas tinham que ir até a loja para comprar as compras e outros produtos. Hoje, é muito mais conveniente que as pessoas comprem esses produtos na internet.
Isto porque as pessoas podem encontrar o tipo de produto que estão procurando e encontrá-lo em questão de minutos.
As pessoas também podem ler comentários sobre produtos de outros clientes e encontrar um produto que sabem que vão gostar em um grupo de tanatologia, por exemplo.
A Internet mudou a maneira como as pessoas fazem compras de bens e serviços. Agora elas podem navegar por uma variedade de produtos a qualquer hora do dia, a partir do conforto de suas casas.
Isto também proporcionou uma plataforma para as pequenas empresas se comercializarem a um público mais amplo, ainda que possa manter a segmentação de um público-alvo interessado nos produtos e serviços oferecidos.
A fim de aproveitar esta oportunidade, as pequenas empresas precisam estabelecer uma forte presença na web e oferecer um site de comércio eletrônico abrangente para os clientes.
Com a ajuda de uma empresa de design de site de comércio eletrônico, as pequenas empresas podem estabelecer uma presença on-line e aumentar a base de clientes para encontrar novas oportunidades de negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.