Telegram é um aplicativo de mensagens que serve para todos os tipos de usuários que queiram se comunicar de maneira rápida e fazer chamadas de voz e vídeo.
Ele foi lançado em agosto de 2013 para iOS, mas logo teve a versão de Android lançada no mês de outubro do mesmo ano. Desde então, cada vez mais pessoas passaram a usar a plataforma construída por desenvolvedores independentes.
É possível criar grupos que chegam a 200 mil membros, por meio de recursos básicos como respostas, uso de hashtag imenso e menções. Os donos dos grupos podem escolher administradores que vão ajudar a gerenciar a comunidade.
Quando o grupo é público, qualquer pessoa pode entrar e participar das conversas e é possível enviar GIFs animados, usar editor simples e figurinhas.
Assim como no caso do WhatsApp, o Telegram começou a fazer parte das estratégias de marketing, vendas e comunicação das empresas. Também se mostrou como uma plataforma válida para aumentar o alcance e vender ainda mais.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai mostrar como usar o Telegram para vender mais, como ele está crescendo no Brasil e de que maneira utilizá-lo para conversar com os clientes.
Índice do Conteúdo
Como usar o Telegram para vender mais
Para usar a ferramenta e aumentar as vendas, as empresas precisam investir em algumas estratégias básicas. São elas:
Criar um canal corporativo
Por meio de um canal corporativo na plataforma, apenas os administradores conseguem acessar funcionalidades de publicação e os demais membros acompanham os compartilhamentos.
É uma forma de evitar problemas como mensagens indesejadas e que fazem com que muitos usuários acabem desistindo de participar.
Uma empresa especializada em fechamento de varanda com vidro de correr pode criar um grupo público e aberto a qualquer pessoa que queira participar ou um grupo privado em que os membros precisam ser convidados.
As marcas podem trabalhar com estratégias de marketing em que os clientes VIPs participam de grupos feitos exclusivamente para eles e onde podem compartilhar conteúdos únicos.
Todas as publicações são assinadas pelo nome do canal, portanto, o nome da empresa, e não no nome da pessoa que gerencia a plataforma.
Usar chatbots
É possível usar chatbots no Telegram da mesma forma que no WhatsApp para agilizar e utilizar as conversas com os consumidores.
Trata-se de um software que funciona por meio de um aplicativo de mensagem que é programado e capaz de resolver questões simples, sem que para isso a empresa precise colocar um intermediário humano.
Com respostas automatizadas, o usuário consegue resolver questões simples do dia a dia e a qualquer momento. Um fabricante de persiana para escritório horizontal pode optar por um recurso com inteligência artificial.
Ele melhora ainda mais a interação entre o usuário e o sistema, trazendo uma experiência de qualidade. É possível usar conteúdos provenientes de outras redes sociais e plataformas como o blog para compartilhar no canal do Telegram.
Enviar conteúdo relevante
Desde que o marketing digital se estabeleceu entre as organizações, criar conteúdos relevantes se tornou uma necessidade, principalmente envolvendo diferentes canais e o Telegram é um deles.
O papel da empresa é oferecer valor aos clientes para que eles se mantenham interessados em seus produtos e serviços.
Em outras palavras, não se deve criar um canal apenas para publicar conteúdos promocionais e falar sobre as soluções da marca.
Assim como acontece com diversas outras estratégias, é necessário conhecer as características da persona e criar conteúdos que realmente chamem a atenção dessas pessoas.
O grande diferencial de vender pelo Telegram é a capacidade que a organização tem de gerar valor para a audiência e a partir de um relacionamento, oferecer produtos e serviços de maneira mais natural.
Fazer enquetes
É possível criar enquetes na plataforma para conhecer um pouco mais o público, saber quais são suas preferências e melhorar os produtos e serviços, com base em suas necessidades.
Para engajar as pessoas no dia a dia, um fabricante de kit box elegance cromado pode trabalhar com ações divertidas e interativas.
Em linhas gerais, é importante usar todas as funcionalidades do sistema para tentar engajar os usuários e melhorar ainda mais os produtos e serviços.
Crescimento do Telegram no Brasil
O Telegram já está presente em 65% dos smartphones brasileiros, tendo um aumento de 12% em 1 ano, de acordo com um levantamento realizado pela pesquisa intitulada Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageiras móveis no Brasil.
Atualmente, está bem perto dos números do Messenger, recurso instalado em 70% dos aparelhos e que vem sofrendo uma queda nos últimos anos.
O Telegram, por sua vez, é mais comum entre pessoas de 16 a 29 anos, mas também é muito presente no dia a dia de indivíduos na faixa de 30 a 49 anos, além disso, 67% dos usuários são homens.
Um negócio especializado em venda de espelho pode usar o Telegram porque o percentual de abertura do aplicativo subiu de 25% para 28% e cerca de 50% dos usuários utilizam o recurso todos os dias.
Usando o Telegram para se comunicar com clientes
Além de vender, o Telegram é uma excelente ferramenta para se comunicar com os clientes. Para isso, a organização precisa investir nas seguintes estratégias:
Usar bots
Bots são robôs virtuais que interagem com o usuário para que possa resolver uma questão de baixa complexidade, sem que para isso seja necessário a intervenção de um atendente humano.
Por meio deles, fica muito mais fácil agilizar o atendimento uma vez que ajudam o usuário a resolver problemas e mantém os consumidores satisfeitos.
Criar enquetes
Para que as estratégias de marketing de uma clínica veterinária mais próximo de mim sejam realmente boas, é necessário conhecer muito bem o público. Isso envolve criar uma persona e direcionar bem os esforços.
Só que o mapeamento da persona pode sofrer algumas mudanças, pois conforme o tempo passa, é possível conhecer o cliente cada vez melhor. Isso é proveniente das interações nas redes sociais, conversas e e-mails recebidos.
A organização que presta atenção no cliente poderá conhecer melhor essas pessoas e de que maneira deve personalizar seu conteúdo e aprimorar seus produtos e serviços.
Entretanto, é perfeitamente possível assumir uma posição mais ativa e criar pesquisas para conhecer melhor o público e a enquete do Telegram é muito útil nesse sentido.
A organização pode criá-la por meio do bot, visto que o recurso está disponível como um tipo de anexo que pode ser enviado durante uma conversa. Basta clicar na opção “enquete” para definir os detalhes, como alternativas e perguntas.
Se uma empresa de serviço de copeira e garçom usar esse recurso com um bom planejamento, consegue descobrir detalhes sobre o que acontece com a persona e quais são suas preocupações, algo que aprimora ainda mais as estratégias de marketing.
Investir em marketing de conteúdo
Investir em marketing de conteúdo é muito importante para nutrir os leads, desde o primeiro momento em que uma pessoa conhece a empresa até a hora em que decide comprar e passando por diversas etapas dentro da jornada de compras.
É dentro desse período que ela vai desenvolver confiança e enxergar a empresa como autoridade naquilo que faz. Para gerar essa autoridade, é fundamental investir em conteúdo de valor que vai ensinando a cada nova publicação.
O blog de uma empresa de coleta de oleo de cozinha usado em condominio é o centro de sua estratégia de conteúdo, mas o Telegram também pode ser usado nesse sentido.
As informações publicadas no canal da marca fazem com que os seguidores caminhem pela jornada de compra até que estejam prontos para fechar negócio.
A diferença é que essas pessoas podem interagir com a empresa e passar a admirá-la ainda mais.
Criar canal de transmissão
É possível criar canais de transmissão com uma quantidade limitada de participantes e basta o usuário procurar a marca e solicitar a entrada.
Dentro do canal, somente a marca pode responder, sendo uma ótima maneira para publicar diversos tipos de conteúdo, como:
- Informações;
- Novidades;
- Promoções;
- Informativos.
Um fabricante de kit elegance cromado pode desenvolver uma comunidade na plataforma e promover a interação com os participantes.
Além de mensagens de texto, é possível enviar vídeos, áudios, links externos e até mesmo criar enquetes para conhecer um pouco mais a opinião dos participantes.
Considerações finais
O WhatsApp é conhecido como uma plataforma de mensagens instantâneas e que conquistou muitos usuários no mundo todo, mas o Telegram não fica para trás, sendo um recurso que cresce continuamente.
A plataforma já se mostrou como uma excelente ferramenta para os negócios por conta dos recursos exclusivos que oferece, algo que facilita as vendas e a comunicação com o público, tornando os resultados mais satisfatórios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.