Com o desenvolvimento, ascensão e popularização da internet e da tecnologia, está cada vez mais possível realizar inúmeras tarefas e atividades que antes necessitavam de burocracia, isenção de outras atividades, se deslocar e consequentemente, gastar mais tempo.
A acessibilidade da internet tornou-se um aliado para inúmeros setores do dia a dia, desde educação, financeiro, acesso a informações e conteúdos, resoluções de problemas, entre outras. Atualmente quase tudo pode ser resolvido através de um smartphone ou computador com acesso à internet.
As questões burocráticas e financeiras são uma das mais beneficiadas, pois o que antes carregava compromissos, horários marcados, filas de atendimentos em bancos e lotéricas, atualmente podem ser resolvidos e realizados em apenas um clique, através de um aparelho com acesso à internet e o cadastro realizado na plataforma referente ao destinatário.
Os pagamentos, as definições de compromissos, responsabilidades, investimentos e financiamentos são feitos de forma rápida, prática e no conforto de casa.
A Conectividade Social pode ser considerado um exemplo bem validado e presente na atualidade. A Conectividade Social é um recurso eletrônico que é utilizado pelos usuários para fazer a transmissão de informações referentes a Caixa Econômica Federal e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
O FGTS é um benefício criado com o objetivo de proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa, e através da Conectividade Social poderá ser acessado sem burocracias, filas e atendimentos presenciais, agora com as funções que possuem o benefício de segurança de protocolos, acessibilidade e funcionalidade.
Índice do Conteúdo
Qual a função do FGTS?
O FGTS, denominado Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é um benefício oferecido pelo governo em parceria com a Caixa Econômica Federal para todos os trabalhadores registrados em regime CLT, empregados domésticos, trabalhadores rurais e trabalhadores temporários.
É um recurso criado como uma forma de oferecer um auxílio para trabalhadores demitidos sem justa causa. É um benefício advindo de uma porcentagem que a empresa empregadora deposita e que será oferecida posteriormente.
É possível acessar esse recurso em situações de demissão sem justa causa, aposentadoria, fechamento da empresa empregadora, término de contrato, doenças graves e algumas situações específicas. Para saber quando sacar, em quais situações será disponibilizado o FGTS, as informações são disponibilizadas no acesso da Conectividade Social.
Como ter acesso a Conectividade Social?
Para ter o acesso a Conectividade Social, o mesmo é feito de maneira bem simples, mas antes do acesso em si, é necessário realizar uma atividade para que o acesso seja aprovado e todas as funcionalidades estabelecidas e oferecidas.
Para iniciar o acesso, é necessário possuir o Certificado Digital padrão ICP-Brasil para empregado (neste caso para trabalhadores registrados e que encaixam-se nas regras do FGTS), disponibilizado por qualquer autoridade Certificadora (credenciada ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).
Posteriormente à emissão do Certificado, já é possível acessar o site oficial da Conectividade Social. O endereço virtual da Conectividade Social é conectividade.caixa.gov.br, e através do cadastro realizado no mesmo, será possível acessar todas as funções, ferramentas e benefícios. Inclusive o acesso ao FGTS, consultas de saldo, disponibilidade de saques e afins.
Como consultar o saldo do FGTS pela Conectividade Social?
Para consultar o saldo do FGTS pela Conectividade Social, o tutorial básico é referente ao acesso padrão da Conectividade Social já informado anteriormente.
Primeiramente é necessário possuir o Certificado, neste caso, de empregado, que será disponibilizado por qualquer autoridade Certificadora (credenciada ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). Com o Certificado pronto, basta acessar ao site oficial.
O site oficial da Conectividade Social pode ser acessado em qualquer dispositivo, sem a necessidade de fazer download de programas ou softwares, apenas acessar o endereço virtual da plataforma.
O endereço do site é conectividade.caixa.gov.br, e nele, podem ser acessados inúmeras funções, desde FGTS, saldo, consultas, datas de liberar o pagamento, entre outros.
A Conectividade Social para MEI?
O acesso de Conectividade Social para MEI (Microempreendedor individual), segue o mesmo padrão referente ao acesso de Conectividade Social de trabalhadores.
É necessário emitir o Certificado, mas neste caso, o é direcionado para MEI, disponibilizado por qualquer autoridade Certificadora (credenciada ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).
E posteriormente ao acesso liberado pela Caixa Econômica Federal, basta acessar ao site conectividade.caixa.gov.br, no qual serão disponibilizadas todas as ferramentas e funcionalidades referentes ao FGTS.